sexta-feira, 20 de março de 2026

JOÃO CAMPOS REORGANIZA ESTRUTURA DA PREFEITURA E APOSTA EM NOMES ESTRATÉGICOS PARA ACELERAR TURISMO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO NO RECIFE

Em mais um movimento que reforça o ritmo de ajustes administrativos em sua gestão, o prefeito do Recife, João Campos, anunciou nesta quinta-feira (19) mudanças importantes no primeiro escalão da Prefeitura. A secretária de Cultura, Milu Megale, e o secretário de Desenvolvimento Urbano e Licenciamento, Felipe Matos, passam a acumular interinamente funções em áreas consideradas estratégicas: Turismo e Lazer, e Desenvolvimento Econômico, respectivamente.

A decisão, segundo o gestor municipal, tem como objetivo fortalecer a integração entre setores que dialogam diretamente com o crescimento da cidade. Em declaração, João Campos destacou que ambos os nomes já demonstraram capacidade técnica e alinhamento com as diretrizes da administração. “São quadros experientes da nossa gestão, que chegam nessas secretarias para dar continuidade e impulsionar ainda mais o trabalho exitoso que integra o conjunto de ações da nossa gestão”, afirmou.

A escolha por soluções internas revela uma estratégia clara de continuidade administrativa, evitando rupturas e garantindo fluidez em projetos em andamento. No caso de Milu Megale, o acúmulo das pastas de Cultura e Turismo não apenas amplia sua atuação, como também fortalece uma conexão que já vinha sendo construída nos bastidores da gestão. Publicitária de formação, Milu possui trajetória consolidada nas áreas de marketing, cultura e turismo, com experiências que vão desde a atuação como secretária de Turismo de Pernambuco até sua passagem pela diretoria de Marketing da Empetur.

Sua gestão à frente da Cultura no Recife tem sido marcada por iniciativas que integram diferentes áreas, especialmente Educação, Turismo e Economia Criativa. Esse modelo de atuação tem contribuído para consolidar o Recife como um dos principais polos culturais do país, além de reforçar seu reconhecimento internacional, a exemplo do título concedido pela Unesco como Cidade Criativa da Música. Agora, à frente também do Turismo e Lazer, a expectativa é de que esse diálogo se intensifique, potencializando eventos, valorizando o patrimônio cultural e ampliando o fluxo turístico na capital.

Já Felipe Matos assume interinamente a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, acumulando a função com a pasta de Desenvolvimento Urbano e Licenciamento. Com perfil técnico e experiência consolidada na gestão municipal, Matos tem desempenhado papel central no planejamento urbano do Recife. Sua atuação envolve desde o licenciamento de obras até a formulação de políticas de ordenamento territorial e infraestrutura.

Nos bastidores da Prefeitura, a avaliação é de que a chegada de Matos ao Desenvolvimento Econômico pode contribuir para uma maior articulação entre crescimento urbano e atração de investimentos. A modernização dos processos de aprovação de projetos, uma das marcas de sua gestão, tende a dialogar diretamente com a necessidade de tornar o Recife mais competitivo e atrativo para novos negócios, gerando impacto direto na criação de empregos e renda.

As mudanças também evidenciam uma tentativa da gestão de otimizar a máquina pública, reduzindo sobreposições e estimulando a sinergia entre áreas complementares. Turismo, cultura e desenvolvimento econômico, por exemplo, passam a operar de forma ainda mais integrada, o que pode resultar em políticas públicas mais eficientes e alinhadas com o potencial da cidade.

Em um momento em que o Recife busca consolidar sua posição como referência regional em inovação, cultura e desenvolvimento urbano, a reconfiguração do secretariado surge como uma aposta na capacidade técnica da equipe já existente. A expectativa é que, com maior agilidade e integração, a gestão consiga acelerar projetos estratégicos, ampliar oportunidades e fortalecer a imagem da capital pernambucana no cenário nacional e internacional.

Nenhum comentário: