quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

Helicóptero cai em estacionamento de emissora de TV em Osasco




Um helicóptero que prestava serviços para a RedeTV! caiu em Osasco, na Grande São Paulo, na tarde desta quarta-feira (24). A aeronave, segundo informações do site G1, estava perto do heliponto, quando despencou sobre veículos em um estacionamento. Segundo o Corpo de Bombeiros

MPPE recomenda suspensão das festividades em Quipapá pelos atrasos na folha de pagamento dos servidores

- O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou ao prefeito de Quipapá, Cristiano Lira Martins, que não realize gastos com o Carnaval e festividades do município enquanto a folha de pagamento dos servidores efetivos, contratados, temporários e comissionados do município estiver em atraso. A inadimplência é referente ao mês de dezembro de 2017, como também na remuneração das férias.


De acordo com os termos da recomendação, o atraso no pagamento de salário de servidores, contratados, temporários, comissionados ou efetivos, deveria implicar na redução de despesas, sendo os gastos com festas em detrimento do pagamento da folha de pagamento de salários uma violação dos princípios norteadores da administração pública.

Outra medida recomendada pelo MPPE foi a priorização dos gastos municipais, realocando as despesas com festas e shows para o pagamento da folha de pessoal, uma vez que a falta de pagamento gera dificuldades aos servidores em prover seu sustento, bem como, arcar com as necessidades básicas de suas famílias. Portanto, cabe ao gestor do município que passa por dificuldades financeiras alocar devidamente as verbas municipais, provendo, pelo menos, o mínimo possível para os servidores sobreviverem.

Além da realocação e prioridade dos gastos, o MPPE também requisitou que, no prazo de cinco dias, a gestão municipal informe a Promotoria de Justiça de Quipapá quanto à situação da folha salarial de todos os servidores municipais. Também deve ser informado à Promotoria o acatamento ou não da recomendação expedida, para que possam ser tomadas quaisquer outras medidas legais.

Pernambuco tem dois casos registrados de Malária



Um deles é uma mulher missionária, de São Paulo, que esteve em Fernando de Noronha, no início do mês. Ela chegou ao Estado vindo de Angola, na África

Por: Renata Coutinho, da Folha de Pernambuco


Parasita que causava malária apenas em macacos está relacionado a casos humanos ocorridos na região de Mata Atlântica do Rio de JaneiroFoto: Rio de Janeiro/Arquivo/Fábio Massalli


A malária, doença também transmitida por mosquitos e que provoca um recente surto no interior da Bahia, teve os dois primeiros casos registrados em Pernambuco este ano. Um deles acabou sendo confirmado. Trata-se de uma mulher, natural de São Paulo, que chegou no arquipélago de Fernando de Noronha na primeira quinzena do mês. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES), a paciente é missionária e chegou a Pernambuco vinda de Angola, no continente africano. A mulher já teve alta e deixou o território pernambucano. 

A SES informou que a missionária, após apresentar os sintomas da doença, buscou atendimento médico no Hospital São Lucas, em Noronha, e foi transferida para o Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC), onde ficou sendo tratada. A pasta ainda destacou que não há registro de transmissão da doença no território pernambucano e que as pessoas que acabam contraindo a enfermidade tiveram passagens por outros estados ou países. No mapa de transmissão da doença no Brasil, o Ministério da Saúde coloca Pernambuco fora de risco para a enfermidade. 

O boletim nacional sobre a enfermidade em áreas extra-amazônicas indica que, de janeiro a setembro de 2017, Pernambuco teve nove casos confirmados de malária informados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan).
O infectologista do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC), Filipe Prohaska afirmou que a alguns pacientes em anos anteriores chegaram até a unidade com quadro suspeito da doença. E que não é incomum a notificação de possíveis doentes. O médico destaca que não há qualquer informação de transmissão local da malária e os casos que aparecem no hospital são importados de áreas endêmicas do Brasil ou de outros continentes, como o africano. “Pernambuco não tem zona de malária. O mosquito não vive aqui. Os riscos são baixíssimos. Praticamente inexistente”, tranquilizou. 

O vetor em questão é a fêmea da espécie Anopheles, infectada por um tipo de protozoário. No Brasil, esse mosquito é mais comum em regiões do Norte. Prohaska comentou ainda que, mesmo nacionalmente, o tipo de malária circulante no País é o P. vivax, conhecidamente mais branda. A doença tem sintomas como febre alta e calafrios, mas nela os calafrios vêm a cada três ou quatro dias. “Os sintomas da malária são bem característicos. As pessoas que vêm de regiões endêmicas como Norte do País e África já têm a orientação procurarem o Hospital Oswaldo Cruz para fazer testes se apresentarem esses sintomas. 

No HUOC temos um teste rápido que identifica se o paciente tem a doença ou não e ainda é capaz de dizer o subtipo. Se o teste rápido dá positivo fazemos ainda outro exame chamado ‘gota espessa’, que fecha o diagnóstico para o início do tratamento”, explicou. Para a malária não há vacina e nem imunidade prévia. Ou seja, é possível contrair a doença mais de uma vez

terça-feira, 23 de janeiro de 2018

Duplo homicídio em Paudalho

Dois adolescentes são mortos a tiros na Estrada em Paudalho



 

Os jovens não resistiram aos disparos e morreram no local


Foto: Reprodução

JC Online


Um duplo homicídio foi registrado no final da manhã desta terça-feira (23) no Sítio Sabiá, em Chã de Cruz, Zona Rural de Paudalho, na Região Metropolitana do Recife. Os jovens estavam em uma moto quando foram atingidos por disparos de arma de fogo. 


De acordo com a Polícia Militar (PM), tudo indica que as vítimas eram um casal de irmãos. Gabriel Almeida Silva, de 15 anos, e Camila Vitória Almeida Silva, de 13 anos, morreram no local.






Os corpos dos adolescentes foram encaminhados ao Instituto Médico Legal (IML), em Recife.


Suspeitos

Próximo ao local do crime, três homens foram detidos em atitude suspeita pela Polícia Militar (PM). Os suspeitos estavam em um veículo modelo Corsa, de cor prata, na comunidade Vera Cruz, também em Camaragibe. A PM começou a seguir o carro, que estava com uma placa falsa, preso com ligas, tapando a placa verdadeira. 

Os suspeitos tentaram fugir e, durante o percurso, arremessaram para fora do carro uma sacola. A PM conseguiu cerca-los.


Uma quarta pessoa, que também foi detida, teria pego a sacola arremessada pelos suspeitos. A Polícia acredita que na bolsa estavam armas, mas o homem, que não teve sua identidade revelada, informou que só havia uma roupa. 

Os suspeitos encaminhados à Central de Plantões da Capital, onde serão interrogados


Homem morre após cair de veículo na zona rural de Caruaru

Vítima tinha 44 anos e quebrou o pescoço na queda. 
Foto: Reginaldo Souza/Rádio Jornal Caruaru


NE10 Interior


Um homem morreu em um acidente, na estrada que dá acesso ao distrito de Gonçalves Ferreira, na zona rural Caruaru no Agreste de Pernambuco .


De acordo com a Polícia Militar, primeiro se suspeitava que a vítima, identificada como Claudionor Pereira de Andrade, de 44 anos, teria sido vítima de um homicídio, mas no local foi verificado que ele teria sofrido um acidente, ao cair de um veículo de transporte alternativo que era dirigido pelo irmão dele. Ainda de acordo com a PM, Claudionor quebrou o pescoço ao cair e morreu no local, o corpo dele foi encaminhado para o IML de Caruaru.


Os familiares da vítima, que estavam no veículo devem prestar depoimento para esclarecer o caso


Homicídio entre Paranatama e Garanhuns

ERA TEMIDO VULGO CIDINHO: Homem é executado na zona rural de Garanhuns/PE





Um homicídio foi registrado no final da tarde desta terça-feira- 23 de janeiro de 2018, Zona Rural de Garanhuns/PE.

De acordo com as primeiras informações o crime de morte aconteceu nas proximidades da fazenda Fójos, na Zona Rural de Garanhuns, onde vitimou Alcides Nogueira da Silva, (Vulgo Cidinho) 38 anos, ex-presidiário, que  foi assassinado com vários disparos de arma de fogo por indivíduos, não identificados, que após o crime tomaram destino ignorado.


Cidinho tinha várias passagens pela polícia, de acordo com algumas informações ele era bestante temido na região.

A Polícia Militar foi acionada fez buscas nas proximidades porém sem êxito, a Polícia Civil foi acionada para realizar os procedimentos legais, e o corpo da vítima será encaminhado ao IML de Caruaru/PE.

Matéria sujeita a acréscimo de informações


Agreste em Alerta

FAB investiga queda de Globocop no Pina; sargento não estava em missão



De acordo com a FAB, sargento não estava no voo em missão oficial


JC Online


Acidente aconteceu na Zona Sul do Recife
Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem


A Força Aérea Brasileira (FAB) confirmou, por meio de sua assessoria de imprensa, que a 1º Sargento Lia Maria Abreu de Souza, morta na queda do Globocop na manhã desta terça-feira (23) no Recife, não estava em missão oficial da aeronáutica. Mais cedo, o dono da empresa proprietária do helicóptero já havia explicado que a mulher havia sido convidada para participar do voo.

De acordo com a FAB, o Segundo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA II) já está investigando "os fatores contribuintes para o acidente". A Polícia Federal fará a investigação do que pode ter causado o acidente. De acordo com a nota, a sargento Lia era do efetivo do Terceiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA III).

- Bobby Fabisak/ JC Imagem


Destroços foram retirados do mar por banhistas - Bobby Fabisak/ JC Imagem


Corpos foram retirados com a ajuda da população - Bobby Fabisak/ JC Imagem


- Bobby Fabisak/ JC Imagem


- Bobby Fabisak/ JC Imagem


- Cortesia


- Cortesia


- Cortesia


- Bobby Fabisak/ JC Imagem


- Bobby Fabisak/ JC Imagem


- Bobby Fabisak/ JC Imagem


- Bobby Fabisak/ JC Imagem


- Bobby Fabisak/ JC Imagem


- Bobby Fabisak/ JC Imagem


- Bobby Fabisak/ JC Imagem


- Bobby Fabisak/ JC Imagem


- Bobby Fabisak/ JC Imagem


- Bobby Fabisak/ JC Imagem


- Bobby Fabisak/ JC Imagem


- Diego Nigro/JC Imagem


- Diego Nigro/JC Imagem


- Diego Nigro/JC Imagem


Dono da empresa que alugava o helicóptero à Globo também é pai do operador de imagens Miguel Brendo - Diego Nigro/JC Imagem


Miguel estava no helicóptero e foi socorrido com vida e levado ao HR - Diego Nigro/JC Imagem


Parentes de Miguel aguardam notícias - Diego Nigro/JC Imagem


- Bobby Fabisak/ JC Imagem


- Bobby Fabisak/ JC Imagem


- Bobby Fabisak/ JC Imagem


- Bobby Fabisak/ JC Imagem


- Bobby Fabisak/ JC Imagem


- Bobby Fabisak/ JC Imagem


- Bobby Fabisak/ JC Imagem


Destroços foram retirados do mar por banhistas - Bobby Fabisak/ JC

"A militar participava do voo a convite da empresa Helisae e não estava em missão oficial da Aeronáutica", informou a FAB. Na nota, a Força Aérea Brasileira lamentou o ocorrido e informou que está prestando apoio aos familiares da militar.

A Polícia Civil também iniciou as investigações sobre o acidente. A delegada Beatriz Leite e agente da delegacia de Boa Viagem estiveram no local e começaram a colher os primeiros depoimentos.

publicidade

De acordo com o dono da Heliase, o também piloto Wagner Monteiro, Lia foi convidada a participar do voo na noite da última segunda-feira (22). "Tinha uma convidada do controle, uma controladora de voo. Sempre existe uma forma de diálogo com os órgãos de controle, para a gente poder atender à televisão e também atender ao controle aéreo. Esse era o motivo da controladora no voo", afirmou o empresário, informando que outros controladores voaram no Globocop na segunda-feira.

Tragédia

O Globocop caiu por volta das 6h desta terça-feira (23) na Praia do Pina, na Zona Sul do Recife. A aeronave sobrevoava a região para gerar imagens ao vivo para o telejornal Bom Dia Pernambuco, da Rede Globo Nordeste. Logo no início do jornal, a emissora transmitiu as imagens do helicóptero que estava com três pessoas a bordo. Chovia muito no momento do acidente.

Na queda, além da sargento Lia, morreu o piloto do helicóptero, Daniel Galvão. O operador de imagens, Miguel Breno, de apenas 21 anos, que também estava na aeronave, foi socorrido por moradores e levado pelo Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU) para o Hospital da Restauração, no centro do Recife. De acordo com a unidade de saúde, o estado de saúde do rapaz é considerado grave

Controladora de Voo morta em queda do Globocop foi convidada ontem



Rádio Jornal

A sargento da Aeronáutica e controladora de Voo Lia Maria Abreu de Souza, de 34 anos, é uma das duas vítimas fatais do acidente aéreo envolvendo o helicóptero, que prestava serviços de imagem à Rede Globo Nordeste, na manhã desta terça-feira (23). Lia estava dentro da aeronave com mais duas pessoas. "Eu falei com ela ontem a noite e à convidei. Ontem mesmo outros controladores coaram com a gente", afirma. Saiba mais na reportagem de Marcela Maranhão:

A reportagem da Rádio Jornal conversou com comandante Wagner Monteiro, um dos sócios da Heliase, dona da aeronave que operava o Globocop. De acordo com ele, era de praxe convidar controladores de voo para participar das operações. "Sempre que fazemos esse tipo de voo para o jornalismo, é solicitado que a gente sobrevoe certas áreas. Sempre existe uma forma de diálogo com os órgãos de controle e nós temos convidado o controle para atender à televisão e à segurança aérea", explica.

Wagner afirmou ainda que a aeronave tinha passado por revisão há uma semana. "Meu filho estava fazendo as câmeras", diz. "Eu particularmente voei o dia inteiro nesse helicóptero ontem. Fiz o Bom Dia Pernambuco, fiz o NETV 1ª edição. Estava tudo em dia", afirma. "É lamentável que isso aconteça. A gente tem que saber o que aconteceu. Helicóptero não é feito para cair", desabafa.