segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Quase 800 homicídios registrados em Pernambuco em menos de dois meses


Raphael Guerra

Homicídios em alta continuam desafiando a polícia. Foto: JC Imagem/Arquivo

Em menos de dois meses, quase 800 homicídios já foram registrados em Pernambuco. E os números não param de crescer. No último fim de semana, foram pelo menos 42 crimes contra a vida. As estatísticas foram contabilizadas pela editoria de polícia da Rádio Jornal.


Da madrugada do domingo (25) até a madrugada desta segunda-feira (26), a polícia somou pelo menos 24 assassinatos – sendo 13 no Interior. O resultado está bem acima da média diária que o Estado vem registrando nas últimas semanas.

Somente em janeiro, 448 mortes foram contabilizadas pela Secretaria de Defesa Social (SDS). Já em fevereiro, segundo dados preliminares da Rádio Jornal, foram pelo menos mais 333.

Para reduzir a violência, a Secretaria de Defesa Social anunciou, no último dia 15, que 20 novos delegados foram designados para investigar os homicídios registrados na Região Metropolitana do Recife. O objetivo é diminuir o déficit de profissionais e aumentar a produtividade.

O Governo do Estado também pretende adquirir armamento estrangeiro para combater as organizações criminosas.

INQUÉRITOS ATRASADOS

De acordo com a Polícia Civil, somente três em cada dez inquéritos de homicídios abertos em 2017 foram concluídos. Ao todo, 5.093 inquéritos de homicídio foram abertos no ano passado para investigar mortes violentas registradas no Estado. Destes, 1.660 foram remetidos à Justiça. Um total de 32,6% de taxa de resolução. O Ronda JC teve acesso ao levantamento por meio da lei de acesso à informação.

PUBLICIDADE

A assessoria da PCPE informou que “a meta é esclarecer todos os Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI) e retirar de circulação os homicidas envolvidos. A taxa de resolução de inquéritos, com autoria definida, chega a ser quatro vezes maior que a média nacional”.

Nos três primeiros anos da gestão do governador Paulo Câmara (2015 a 2017), Pernambuco registrou 13.795 assassinatos. Se comparado com o mesmo período do segundo mandato do ex-governador Eduardo Campos (2011 a 2013), quando 9.928 mortes foram contabilizadas, houve aumento de 39%. O ano de 2017 fechou como o mais violento da história.

PERFIL DAS VÍTIMAS

Levantamento da SDS, divulgado pelo Ronda JC, apontou que 95% dos homicídios registrados no Estado têm como vítimas negros e pardos. Para especialistas, esse resultado não é surpresa e demonstra a desigualdade, com ausência de políticas públicas, que persiste na sociedade. Confira análise.

Número alto de homicídios no Litoral Sul de Pernambuco afasta turistas



TV Jornal



Os recentes casos de violência registrados nas cidades do Cabo de Santo Agostinho e São José da Cora Grande, no Litoral Sul de Pernambuco, estão afetando a circulação de turistas. Em muitas praias, o número de cadeiras vazias já chama a atenção, e muitos comerciantes temem ficar no prejuízo.


“Quem não tem medo? Qualquer cidadão tem medo dos fatos que vêm acontecendo aqui”, contou o barraqueiro Clélio José da Silva. Entre os visitantes que ainda não abriram mão do lazer, o medo tem sido algo muito presente. “A gente vem para poder curtir e para esquecer essa violência, mas vem preocupado”, disse Luis Siqueira, motorista.


Na madrugada da última quarta-feira (21), três homens foram assassinados a tiros dentro de uma pousada, em Enseada dos Corais. No mesmo dia, um homem foi morto em um local próximo, e a causa da morte estaria relacionada ao triplo homicídio. Na quinta-feira (22), o corpo de um líder comunitário foi encontrado com tiros na cabeça em um matagal. Em 2016, o município do Cabo de Santo Agostinho registrou 153 homicídios. Já em 2017, foram 198 mortes, o que mostra um aumento de 45 ocorrências.


Já em Sao José da Coroa Grande, um triplo homicídio e uma chacina que terminou na morte de cinco pessoas deixaram os moradores e comerciantes aterrorizados. “É o que nós fazemos sempre né. Orar a Deus, porque a violência está muito grande”, afirmou a técnica de enfermagem, Valdenira Soares.


Resposta

Por meio de nota, a Secretaria de Defesa Social (SDS) informou que, desde dezembro de 2017, vem reforçando o policiamento ostensivo no Litoral Sul, com a criação da 10 Companhia Independente da Polícia Militar, situada em Tamandaré. Ainda segundo a nota, com a posse de novos agentes civis, foi criada no Cabo de Santo Agostinho a Delegacia de Repressão ao Narcotráfico, para investigar a comercialização de drogas.


Por fim, segundo a resposta dada pela SDS, logo depois dos crimes acontecerem foram deslocadas forças de segurança à região, que atuaram nos crimes dos dois municípios. Em São José da Coroa Grande, dois adolescentes já teriam sido apreendidos e uma pessoa presa, por suspeita de envolvimento nas mortes da cidade


Prefeita Pernambucana doa casa com própio salário a família extremamente pobre



Mais a certeza que temos em nossa região é que a prefeita Reyna Carla, da cidade de Passira Agreste pernambucano, vizinha da nossa Limoeiro, fez uma casa para “Dona Dos Anjos”, uma senhora que morava e vive em extrema pobreza, em uma casa de taipa no sitio Bebedouro, Zona Rural do município. Fazer uma casa chega a ser normal por um gestor de qualquer município, o diferente e que chamou nossa atenção é que a prefeita fez a casa da senhora, com seus próprios proventos (salários), usando da prefeitura de Passira, apenas a mão de obra.

 A prefeita ainda tem ajudado com matérias alguns outros agricultores, que tem uma condição melhor que dona Dos Anjos e estão construindo suas residências, tudo sempre com seus Salários. Ação como esta, fica de exemplo, para muitos políticos e gestores que até fazem casas, mais com recursos estaduais e federais o que é normal. Ou seja, atiram muitas vezes com a pólvora alheia como diz um ditado popular antigo.

É por estas ações que a prefeita tem feito a diferença na Região além de sanear o Município e transformar em um canteiro de obras, passar a ser exemplo, pra muitos comandantes nestes municípios circunvizinhos a Passiva.

FOLHA DE LIMOEIRO

Uma morte por hora nas últimas 24h em Pernambuco



Foram registrados, desde o início de 2018, 780 assassinatos em Pernambuco


Rádio Jornal

Imagem: Pixabay

Muitas violência em Pernambuco nas últimas 24h. Foram registrados 24 homicídios no Estado entre a manhã desse domingo (25) e a manhã desta segunda-feira (26): 13 mortes no interior e outras 10 na Região Metropolitana do Recife (RMR). 

As mortes mais recentes foram em Abreu e Lima, no Grande Recife. Moisés Lopes do Nascimento, 19 anos, ex-interno da Funase, foi assassinado a tiros na Rua Manoel Santana por dois homens em uma motocicleta. Ele estaria evolvidos com o tráfico de drogas. A outra vítima foi o combeira Fagner Luis Silva do nascimento, 29 anos, filho de policial militar. Ele foi atingido por balas dentro enquanto dirigia e caiu morto no pátio da feira da cidade. Os dois teriam sido executados pelos mesmos criminosos.

Números em PE

Desde o início de 2018, 780 pessoas foram assassinadas em Pernambuco, sendo 407 no Interior e 373 no Grande Recife

Projeto de Lei normatiza práticas de higiene em hotéis de Pernambuco

O texto estabelece multa de até R$ 10 mil, em caso de descumprimento. (Imagem: Sabrina Nóbrega/Alepe)


A Comissão de Desenvolvimento Econômico e Turismo da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) deu parecer positivo a uma proposta que prevê multa para estabelecimentos de hospedagem que não cumprirem normas de higienização. O texto é de autoria do deputado João Eudes (PDT).


O Projeto de Lei nº 1780/2018 determina, além da lavagem, o transporte seguro dessas peças, bem como a apresentação em sacos plásticos. Entre os itens que deverão seguir o padrão de higiene estão lençóis, toalhas, travesseiros, fronhas e tapetes de banheiro. Hotéis, pousadas, albergues e motéis também estão sujeitos à norma.


“Verificou-se que um grande número de estabelecimentos de acomodação temporária ou rotativa possuía irregularidades sanitárias decorrentes, entre outros fatores, da falta de higiene adequada em lençóis e toalhas”, apontou o texto.


Em caso de descumprimento, o projeto estabelece, além de advertência, multa de até R$ 10 mil, ou o dobro do valor em casos de reincidência. Para efetiva prática, além da aprovação em Plenário, a matéria dependerá de sanção e regulamentação do Poder Executivo


Suicídio em Bom Conselho

EM BOM CONSELHO: AGRICULTOR DE 33 ANOS COMETEU SUICÍDIO




Por volta das 05h30 de ontem (25.02.18), o efetivo policial da Cidade de Bom Conselho, foi informado que nas proximidades da rua “O”, no bairro de Vavá , havia acontecido um possível suicídio.

A guarnição  chegando ao local foi constatou  a veracidade da informação,  a vitima, o agricultor JOSÉ CARLOS FERREIRA MENDES, 33 anos, residente na localidade, estava morto no portão da sua residência, o mesmo por  motivo desconhecido  usando uma corda se enforcou.

A Policia Militar fez o isolamento do local e acionou a Policia Civil, que realizou o levantamento cadavérico e encaminhou o corpo ao IML de Caruaru

Mulher morre após ser atingida por tiros e pedradas em Caruaru

Marido dela foi assassinado nas escadarias do Monte Bom Jesus no domingo (25).

Por G1 Caruaru

Uma mulher de 35 anos morreu após ter sido atingida por tiros e pedradas em Caruaru, no Agreste de Pernambuco. De acordo com a Polícia Militar, ela foi levada para o Hospital Regional do Agreste (HRA). O serviço social da unidade de saúde informou que ela não resistiu aos ferimentos e morreu na madrugada desta segunda-feira (26).

De acordo com a Polícia Militar, o marido da vítima foi assassinado a tiros nas escadarias do Monte Bom Jesus, em Caruaru, no domingo (25). Ele foi encontrado com hematomas na cabeça.

Segundo informações da Polícia Civil, o homem foi morto a pedradas. Ninguém foi preso por nenhum dos dois crimes até a publicação desta matéria

Jungmann na Segurança e general Silva Luna na Defesa




Jungmann será o novo ministro da Segurança Pública. No lugar de Jungmann na Defesa assume o general Joaquim Silva e Luna


Colunado Estadão – Andrezza Matais


O presidente Michel Temer escolheu o ministro Raul Jungmann para assumir o novo ministério da Segurança Pública. No lugar de Jungmann na Defesa assume o general Joaquim Silva e Luna (foto), atual secretário-geral da pasta. Ele foi chefe do Estado Maior do Exército e é general do Exército da reserva.


A decisão foi tomada ontem e o anúncio será feito nesta segunda-feira, 26. O ministério será criado por Medida Provisória.


O nome do ministro Jungmann sempre foi o preferido do governo para a nova pasta que será responsável pela Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Departamento Penitenciário Nacional e  Secretaria de Segurança Pública, hoje vinculadas ao Ministério da Justiça.


O ministério é mais uma medida do governo dentro do pacote para reforçar a segurança pública. A primeira foi a intervenção na segurança do Rio de Janeiro, informação também revelada pela Coluna.


O presidente se reuniu ontem com Jungmann no Palácio do Jaburu, além dos ministros Eliseu Padilha (Casa Civil), Moreira Franco (Secretaria de Governo), Sergio Etchegoyen (GSI) e o deputado Darcisio Perondi (MDB-RS), vice-líder do governo. (Colaboraram Tânia Monteiro e Vera Rosa