segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Grave acidente deixa dois mortos na BR-101

Duas pessoas morrem e uma fica ferida em acidente na BR-101


O acidente aconteceu por volta das 16h, no Cabo de Santo Agostinho


JC Online



Duas pessoas morrem e uma fica ferida em acidente na BR-101
Foto: Cortesia

No começo da tarde desta segunda-feira (26), duas pessoas morreram e uma ficou ferida depois de dois caminhões colidirem no quilômetro 90, da BR-101, no Cabo de Santo Agostinho, no sentido litoral. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), um dos caminhões perdeu o controle do veículo e acabou colidindo com outro na via.


Caso

Segundo a PRF o condutor do caminhão da Coca-Cola seguia no sentido Recife, quando foi trancado por outro caminhão, perdeu o controle do veículo e cruzou o canteiro central. Em seguida colidiu de frente contra um caminhão branco.

publicidade

DUAS PESSOAS MORREM E UMA FICA FERIDA EM ACIDENTE NA BR-101 - Foto: Divulgação/PRF


DUAS PESSOAS MORREM E UMA FICA FERIDA EM ACIDENTE NA BR-101 - Foto: Divulgação/PRF


DUAS PESSOAS MORREM E UMA FICA FERIDA EM ACIDENTE NA BR-101 - Foto: Divulgação/PRF


DUAS PESSOAS MORREM E UMA FICA FERIDA EM ACIDENTE NA BR-101 - Foto: Cortesia


DUAS PESSOAS MORREM E UMA FICA FERIDA EM ACIDENTE NA BR-101 - Foto: Cortesia


DUAS PESSOAS MORREM E UMA FICA FERIDA EM ACIDENTE NA BR-101 - Foto: Divulgação/PRF


DUAS PESSOAS MORREM E UMA FICA FERIDA EM ACIDENTE NA BR-101 - Foto: Divulgação/PRF

Vítimas

O passageiro do caminhão da Coca-Cola e o motorista do caminhão branco faleceram. O passageiro do caminhão branco ficou ferido e foi socorrido pelo helicóptero da PRF, com o apoio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), para o Hospital da Restauração.

Serviço

Em caso de acidente, o motorista ou as testemunhas devem entrar em contato com os órgãos de trânsito dos municípios. Na Região Metropolitana do Recife, os principais telefones são:

LocaisTelefoneRecife0800.081.1078Olinda(81) 3305.1021Jaboatão3342.1857Cabo(81) 3521.6763Paulista(81) 98181.2070Camaragibe(81) 3458.2983BRs191PEs190Quando há vítimas192 e 193

Prefeito de Palmeirina e Deputado Claudiano entregam ambulância a população

COM ESFORÇO E PARCERIA, PREFEITO E DEPUTADO ENTREGAM AMBULÂNCIA À POPULAÇÃO DE PALMEIRINA


Veículo moderno supre uma lacuna de 03 anos sem serviço de ambulância para a
população palmeirinense.

A população do município de Palmeirina vivenciou um momento emocionante na manhã dessa segunda feira (26), quando recebeu das mãos do seu gestor municipal, Prefeito Marcelo Neves (PSB), uma ambulância zero quilômetro, para atender as famílias palmeirinenses.

O equipamento, que parece tão comum aos demais municípios, era uma demanda antiga dos moradores em razão da ausência absoluta de um veículo de socorro naquela localidade, há mais de três anos. Para se ter uma ideia do sofrimento da população, a última vez que o município adquiriu uma ambulância foi no ano de 2008, sendo que a mais de três anos o município não contava com esse tipo de transporte. A gestão anterior chegou a locar um veículo de transportes de pacientes mas a mesma só esteve disponível, à serviço do povo, durante dois anos.

Prefeito Marcelo Neves e Deputado Claudiano (ao volante)
fazem entrega da ambulância à Palmeirina.

A aquisição da ambulância foi possível mediante luta do Prefeito Marcelo neves junto ao Deputado estadual Claudiano Filho (PP), que utilizou emenda parlamentar para resolver essa demanda municipal. Após a entrega do veículo à secretaria de saúde do município, Marcelo Neves, o Deputado Claudiano e correligionários fizeram uma caminhada até a feira livre municipal, sendo saudados pelos moradores que demonstraram agradecimento pela atitude do governo.

Vereador Toinho Santana, Sec. de Saúde Santelmo Neves,
Dep. est. Claudiano Filho, Prefeito Marcelo Neves e o
Vereador Mizé. 

Segundo a senhora Maria José de Melo, que até o ano passado morava no povoado Cachoeira Dantas e agora reside no centro da cidade, “Palmeirina fez uma aposta certa e agora nós ganhamos ainda mais confiança no prefeito, pois ele sofre quando a cidade sofre e é uma pessoa igual a gente” e completou: “Estamos felizes com a ambulância e sabemos que outras coisas vão chegar pra nós!”.    

Para Marcelo Neves o momento é de arregaçar as mangas e iniciar um trabalho de resgate da qualidade de vida do palmeirinense: “A ambulância que conseguimos através da emenda do deputado Claudiano, mostra nossa disposição em cuidar bem dessa nossa gente, que acredita no nosso trabalho, começando esse cuidado pela saúde das pessoas, que é o bem mais importante que podemos oferecer!” . O gestor fez questão de agradecer ao Deputado pelo presente para o povo e se disse esperançoso com os novos tempos que chegaram para o município que administra.

Marcelo Jorge

Ex-prefeito de Ribeirão vai sair candidato a uma vaga Assembleia pelo Progressistas


O empresário e ex-prefeito de Ribeirão, Clovis Paiva, aceitou o convite de filiação do partido Progressistas (PP), presidido regionalmente pelo deputado federal Eduardo da Fonte, e confirmou sua pré-candidatura a deputado estadual.

Paiva foi o vereador mais votado na história do município de Ribeirão, tendo sido eleito também, por dois mandatos, como prefeito da cidade, localizada na Mata Sul pernambucana.

“O deputado federal Eduardo da Fonte coloca emendas na grande maioria das prefeituras. Nesse novo desafio quero ser um soldado do partido e sei que juntos vamos contribuir muito pelo estado de Pernambuco”, comentou o novo filiado.

Por Fabiana Gonçalves

Morcegos vampiros estão bebendo sangue humano em Pernambuco


Em um artigo publicado na revista Acta Chiropterologica, os pesquisadores documentaram pela primeira vez a presença de sangue humano nas fezes do morcego-vampiro-de-pernas-peludas (Diphylla ecaudata).

 

D. ecaudata é uma das apenas três espécies de morcegos exclusivamente hematófagas, ou seja, que se alimentam unicamente de sangue - as outras são Desmodus rotundus e Diaemus youngi. Esta espécie de focinho curto habita as florestas das Américas Central e do Sul, e também o sul do México.

 

O estudo foi realizado com uma colônia do Parque Nacional do Catimbau, na caatinga de Pernambuco, a cerca de 300 km do Recife, e a súbita preferência pelo sangue humano foi uma surpresa, afirmou o co-autor da pesquisa, Enrico Bernard, à revista New Scientist: "ssa espécie não é adaptada para se alimentar do sangue de mamíferos”.

 

De fato, acreditava-se que a espécie se alimentava exclusivamente de aves e sua dieta era tida como a mais especializada entre as três variedades. No entanto, "nossos resultados sugerem que a dieta do D. ecaudata é mais flexível do que esperávamos”, escreveram os pesquisadores.

 

O fato de o sangue humano agora fazer parte do cardápio do morcego é uma perspectiva preocupante. O animal pode transmitir a raiva e o Brasil já tem um histórico de ataques de morcegos vampiros.

 

Os pesquisadores acreditam que a mudança se deve à escassez de presas. "A ocorrência de ataques a seres humanos e a ausência de sangue de espécies nativas podem refletir a baixa disponibilidade de aves selvagens no local do estudo, reforçando o impacto das atividades humanas sobre os processos ecológicos na região”, concluem

Alagoas - Ação antecipada da FPI do São Francisco flagra irregularidades no Sertão



Laticínio foi interditado por funcionamento irregular no Sertão alagoano


Wanessa Santos

Mesmo faltando uma semana para o início oficial da oitava etapa da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) do São Francisco, fiscais do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL) já autuaram, interditaram e apreenderam. Isso foi possível devido uma estratégia das equipes que, uma semana antes, foram a campo no intuito de flagrar alguns infratores.

A ação aconteceu no Sertão, nos municípios de Major Isidoro, Craíbas e Monteirópolis, e envolveu órgãos como o IMA/AL, o Batalhão da Polícia Ambiental (BPA), a Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) e o Ministério Público Estadual (MPE/AL), e resultou em um total de R$ 121.250,00 em multas.

Um total de 13 autos de infração foram lavrados, a maioria por falta de licença de funcionamento. Um deles foi dado por razão do abate clandestino de um animal, em local inapropriado, para fins comerciais. Os fiscais constataram que o referido abate não ocorria em grande escala, tendo sido um caso isolado daqueles infratores, o que não os isenta de serem responsabilizados pela irregularidade.

Os técnicos do IMA emitiram ainda quatro termos de interdição para estabelecimentos que produziam laticínios irregularmente. Os mesmos produtores de laticínios receberam outros quatro termos de apreensão por manterem pocilgas de maneira irregular. Os proprietários ficaram como fiéis depositários dos animais, porém, sem autorização para comercializá-los. Eles deverão comparecer ao IMA para resolver a situação.

Início da FPI

A oitava edição da FPI do São Francisco tem início, oficialmente, no próximo domingo (4) e vai até dia 17 de março. A ação contará com 10 equipes, cada uma delas composta por integrantes de diversos órgãos como: Ministério Público Federal – Procuradoria da República no Estado de Alagoas (MPF/AL), Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Polícia Rodoviária Federal (PRF/AL), Polícia Militar de Alagoas (PMAL), MPE/AL, IMA/AL, BPA,  Adeal, entre outros.

A FPI tem a finalidade de diagnosticar os danos ambientais na Bacia do Rio São Francisco e adotar medidas preventivas e de responsabilização dos agentes causadores desses danos

Polícias Militar e Civil realizam operação na Feira do Troca em Santa Cruz do Capibaribe

Na ação, celulares, bicicletas, motos e carros roubados foram apreendidos e levados à Delegacia de Plantão.

Por G1 Caruaru

Bicicletas foram apreendidas durante operação (Foto: Divulgação/Polícia Civil)

As Polícias Militar e Civil realizaram na manhã desta segunda-feira (26) uma operação na Feira do Troca em Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste de Pernambuco. De acordo com o delegado Júlio Porto, 37 pessoas foram encaminhadas à delegacia, e seis delas vão responder um Termo Circunstancial de Ocorrência (TCO), por receptação de produtos roubados. As outras pessoas foram liberadas.

Ainda segundo a Polícia Civil, celulares, bicicletas, motos e carros foram apreendidos durante a operação e levados para a Delegacia de Plantão.

A ação, que teve como objetivo apreender objetos furtados e roubados, contou com mais de 100 policiais, além da Guarda Municipal e agentes de trânsito do município.

Manga nasce com formato estranho e intriga moradores no Sertão de Pernambuco

Uma manga com "chifres" e traços que lembram olhos, boca e nariz está assustando os moradores da zona rural de Petrolina. Para algumas pessoas, isso é coisa do outro mundo.

Por Emerson Rocha, G1 Petrolina

Uma manga vem tirando o sono dos moradores do Núcleo 7 do Projeto Senador Nilo Coelho, na zona rural de Petrolina, Sertão de Pernambuco. O motivo para tanto espanto está na aparência da fruta. Afinal, não é todo dia que aparece uma manga com dois “chifres” e traços que lembram olhos, boca e nariz.

Manga estranha é colhida na zona rural de Petrolina

O primeiro a se assustar com essa estranha novidade foi o trabalhador rural Cristiano Carvalho, de 28 anos. Foi ele que colheu a manga. “Eu estava limpando a árvore, quando tirei uma galha, vi a manga. Na hora pensei que fosse um camaleão, mas camaleão não tem chifres. E a manga também não. Aí, quando olhei direito, tirei o talo, vi que era uma manga mesmo. Mostrei a meu colega e ele também tomou um susto”, conta o trabalhador rural, lembrando que em quase 15 anos atuando nas fazendas do Vale do São Francisco nunca tinha visto nada igual.

A manga encontrada na zona rural de Petrolina é bem diferente das outras (Foto: Emerson Rocha)

Após colher a manga, Cristiano decidiu levá-la para a pequena vila onde mora, para ver o espanto dos vizinhos e parentes. No local, existem outras 13 casas. A mãe do trabalhador rural, a aposentada Maria das Dores, não queria que o filho guardasse a estranha fruta dentro de casa. “Ele chegou dizendo: “mãe, vem ver o que eu achei”. Eu disse: “misericórdia, leva isso pra lá”. Fiquei toda arrepiada. Ele me falou que ia botar ela na geladeira para não murchar e eu pedi que não botasse. Minha netinha estava aqui e disse que não entra mais só na cozinha de noite”, diz dona Maria.

A vizinha de Cristiano, Josefa Peixoto, não quer conta com a manga estranha. Para ela, isso é coisa de outro mundo. “Isso é coisa do demônio. Tem o formato do diabo. É incrível uma coisa dessas. Eu não quero nem que entre lá em casa. Gosto nem de pegar. É horrível, acho feio. Credo”.

O engenheiro agrônomo Pedro Xisto esteve na fazenda onde a manga foi colhida. Após analisar a árvore e outras frutas que estão no mesmo pé, ele observa que “o fruto é verdadeiro, não existe nenhum tipo de montagem. Observamos o fruto com cautela, não tenho dúvida que é verdadeiro”, garante.

Engenheiro agronomo analisa a árvore onde a manga apareceu (Foto: Emerson Rocha)

Xistos explica que as frutas podem apresentar má formação. “A má formação de frutas é comum, mas como ela não é comercializada, é destinada para a indústria, fica pouco vivenciada pela comunidade local. O fruto mal formado existe em uma proporção de 0,001% aqui nas empresas de exportação de manga”. O Vale do São Francisco é responsável por 95% das mangas exportadas in natura do Brasil. As frutas da região são vendidas para a Europa, Ásia e Estados Unidos.

Para o agrônomo, o que pode ter acontecido com a manga encontrada na zona rural de Petrolina foi um problema na fase inicial de formação do fruto. “Ocorreu algum tipo de falha na polinização, fazendo com que ocorresse um crescimento no local indesejado, formando um fruto de má qualidade para a comercialização de frutas. Apesar dessas estruturas crescerem de uma forma errônea, esse fruto é comestível”.

Após encontrar a manga, Cristiano virou uma celebridade entre os vizinhos (Foto: Emerson Rocha)

Apesar da explicação do profissional, garantindo que a manga estranha é comestível, a mãe de Cristiano já se decidiu. “Não comeria essa manga de jeito nenhum”, garante dona Maria.

Sobe para 5 número de supostas vítimas de estupro na UPA da Imbiribeira

Médico teria estuprado pacientes durante atendimento na UPA da Imbiribeira. Foto: Divulgação

O chefe da Polícia Civil de Pernambuco, Joselito Kehrle, afirmou nesta segunda-feira (26) que subiu para cinco o número de vítimas que procuraram a Delegacia da Mulher para denunciar o médico ortopedista de 35 anos suspeito de estupros na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Imbiribeira, na Zona Sul do Recife. Os casos estão sob sigilo. Das cinco mulheres, três já prestaram depoimento à polícia. Outras duas serão ouvidas nesta segunda-feira.


“Há grandes possibilidades de que estejamos diante de ‘serial’, um criminoso que age repetidamente. O perfil dele foge muito do usual, porque geralmente esses criminosos são pessoas próximas às vítimas. Por ele ser médico, acreditamos que ele aproveitava a posição e a possibilidade de contato físico para praticar a violência contra as vítimas. É importante que elas procurem a Delegacia da Mulher para denunciar. Equipes vão estar preparadas para recebê-las”, afirmou Kehrle.

O chefe da Polícia Civil informou ainda que, com base nos depoimentos das vítimas e de testemunhas, o médico deve ser indiciado pelos crimes. Ele ainda não se apresentou à polícia.

Até agora, o que se sabe é que a primeira foi uma jovem de 18 anos, que teria sido estuprada na manhã da quarta-feira (21), e a outra foi uma universitária de 32 anos, que tomou coragem de procurar a polícia após a repercussão do caso. A primeira vítima fez exames sexológicos no Instituto de Medicina Legal (IML). Os resultados ainda não foram divulgados.

PUBLICIDADE

O homem suspeito de estupro na UPA da Imbiribeira é médico há nove anos. Ele se formou pela Universidade do Rio Grande do Norte e especializou-se na área de ortopedia e traumatologia, com ênfase em cirurgias. Além da UPA, ele também trabalha em clínicas particulares.

O nome do profissional está sendo mantido em sigilo pela Polícia Civil até que as investigações sejam concluídas e seja comprovado se ele praticou ou não os abusos sexuais. O inquérito deve ser concluído em até 30 dias. Até lá, os investigadores estão ouvindo testemunhas, como colegas de trabalho, para traçar o perfil do médico.

O médico foi afastado das funções, por determinação da direção da UPA da Imbiribeira. O Conselho Regional de Medicina (Cremepe) também confirmou que abriu sindicância para investigar a conduta do profissional, que pode perder o direito de exercer a profissão.

DENÚNCIAS

A Ouvidoria da Mulher funciona 24 horas por dia, por meio do número: 0800.281.8187. Qualquer tipo de violência relacionada ao sexo feminino pode ser denunciada nesse telefone