sexta-feira, 4 de janeiro de 2019

Governador faz primeira agenda no sertão

Governador leva todo secretariado para o Sertão e coloca a questão da água como prioridade

Será o primeiro ato do socialista no segundo mandato. Paulo Câmara assinará a ordem de serviço para o inicio do Sistema Adutor de Custódia

O governador de Pernambuco Paulo Câmara (PSB) comandará, nesta sexta-feira (04/01), o primeiro ato do seu segundo mandato, tendo como foco a questão hídrica, tema que foi amplamente debatido por ele na campanha eleitoral. A primeira atividade do socialista será no Sertão do Moxotó com a assinatura da Ordem de Serviço para o início do Sistema Adutor de Custódia. A intervenção encerrará, quando finalizada, o quadro de pré-colapso no abastecimento de água em que a cidade se encontra, beneficiando 40 mil pessoas. Na ocasião, Câmara estará acompanhado de todos os secretários que compõem a nova equipe de governo.

"As obras de água continuarão sendo uma prioridade no nosso segundo governo. Vamos seguir investindo muito para fortalecer o abastecimento dos pernambucanos que convivem com dificuldades na área. E faço questão de levar todo o meu novo secretariado para a assinatura dessa ordem de serviço para reforçar que o nosso compromisso com a melhoria da qualidade de vida das pessoas tem que nortear o trabalho de todos os servidores do governo de Pernambuco", destacou Paulo Câmara.

O Sistema Adutor de Custódia será implantado a partir do Reservatório de Moxotó, em Sertânia, na mesma região, e levará água de qualidade para cerca de 40 mil custodienses. Ao todo, serão investidos R$ 31 milhões do Tesouro Estadual. A expectativa é de que as obras sejam concluídas em 12 meses.

A intervenção consiste no aproveitamento da captação no canal de aproximação construído na saída do Reservatório de Moxotó, da Transposição do Rio São Francisco, além da estrutura da Estação Elevatória (EB-01) da Adutora de Moxotó, na qual serão implantadas as bombas do Sistema Adutor de Custódia. Esta Estação Elevatória irá bombear o reforço de água para o sistema de abastecimento da cidade de Custódia, no total de 85 l/s, através de uma tubulação de ferro fundido com diâmetro de 400 mm até a Estação de Tratamento de Água de Custódia.

Para este mesmo empreendimento deverá ser ampliada a Estação de Tratamento de Água para a capacidade de tratamento de até 85 l/s, além da implantação de trechos curtos de Adutoras de Água Tratada que alimentarão os Reservatórios Existentes. Com a entrega da obra, a população da cidade de Custódia terá o fornecimento de água regularizado através de tubulações diretamente para suas residências. Antes da assinatura da Ordem de Serviço, o governador e sua equipe de Governo visitam a Estação Elevatória Rio da Barra, em Sertânia.

Serviços:

10h – Visita a Estação Elevatória Rio da Barra

Local: Bruta 01 – Rio da Barra – Sertânia/PE (às margens da Barragem do Moxotó – Eixo Leste da Transposição do Rio São Francisco)

11h30 – Assinatura da Ordem de Serviço de implantação do Sistema Adutor para a cidade de Custódia a partir do Reservatório do Moxotó

Local: Quadra do Colégio Ernesto Queiroz – Rua Major Esperidião de Sá, S/N, Custódia/PE

Criança de três anos morre afogada no Rio Una, em Barreiros

Rio Una, em Barreiros - Foto: Diego Nigro/JC ImagemAFOGAMENTO

Ela chegou a ser levada para o hospital da cidade, mas não resistiu


Uma criança de três anos morreu afogada na tarde quinta-feira (3) no Rio Una, na cidade de Barreiros, na Mata Sul de Pernambuco. Ela chegou a ser levada para o hospital da cidade, mas não resistiu.

Socorro

De acordo com informações da recepção da unidade hospitalar, a mãe da menina teria ido lavar roupa no rio, quando a perdeu de vista. A criança foi socorrida por populares e deu entrada no hospital por volta das 17h. O Corpo de Bombeiros não foi acionado para a ocorrência.

Gasolina reduz preço pelo 2° dia seguido, já Garanhuns tudo na mesma

Petrobras reduz pelo 2º dia seguido preço da gasolina nas refinarias


Nesta sexta-feira (4), a empresa negocia o litro do combustível a R$ 1,4537.

Por: Agência Brasil 

PetrobrasFoto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil


Pelo segundo dia seguido, a Petrobras reduz o preço da gasolina vendida nas refinarias. Nesta sexta-feira (4), a empresa negocia o litro do combustível a R$ 1,4537. Nessa quinta (3) a estatal já havia reduzido o preço de R$ 1,5087 para R$ 1,4675.

De acordo com a Petrobras, a política de preços da empresa para a gasolina e o dieselvendidos às distribuidoras “tem como base o preço de paridade de importação, formado pelas cotações internacionais destes produtos mais os custos que importadores teriam, como transporte e taxas portuárias, por exemplo”.

Segundo a estatal, essa “paridade é necessária porque o mercado brasileiro de combustíveis é aberto à livre concorrência, dando às distribuidoras a alternativa de importar os produtos”.

Petrobras informa ainda que “o preço considera uma margem que cobre os riscos (como volatilidade do câmbio e dos preços)”.


Garanhuns


Em Garanhuns Postos formam cartel, seguram o preço e aumentam o lucro.

Com a tendência de baixa dos últimos meses do Petróleo, os consumidores de Garanhuns, não vem sentindo no bolso essa diferença, os donos de Postos da cidade parecem ter formado um cartel e estabelecido o preço final do produto, hoje um dos mais caros em Pernambuco, para se ter uma ideia o preço por litro de gasolina na cidade custa R$4,35 em 99% dos postos, o que significa uma diferença de quase 0,60 centavos por litro comparado a cidades próximas como Cachoeirinha.

Garanhuns que outrora era elogiado graças a concorrência de ter uma das gasolinas mais baratas do Brasil, hoje sofre com os altos preços e o tabelamento do combustível. 

Pior que a população fica refém dos preços e lucros abusivos de um produto que muitas vezes não tem sequer a qualidade mínima que deveria ser oferecida ao consumidor final.

quinta-feira, 3 de janeiro de 2019

Menino cai de bicicleta e morre atropelado em São Bento do Una

Um menino de 11 anos morreu vítima de acidente na tarde desta quinta-feira (3), em São Bento do Una, no Agreste de Pernambuco.

Cauã Justino da Silva, estava andando de bicicleta com dois amigos na PE-180, quando pegou um bigu em um caminhão, caiu e sofreu ferimentos graves tendo morte imediata, o motorista do caminhão que seguia para Pesqueira não teve como evitar o acidente, ele prestou esclarecimentos e foi liberado e mesmo não tendo culpa do acidente se prontificou a ajudara família da vítima com as despesas do funeral.

O corpo foi encaminhado para o Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru

Velório e sepultamento de família morta em acidente aconteceu em Paulista

Velório da família de pastor ocorre sob forte comoção


Estavam presentes na cerimônia familiares, amigos e fiéis da igreja evangélica A Ponte

Por: Portal FolhaPE, com informações de Edu Rolemberg 

Velório da família do Pastor Guilherme Alves (de preto na Foto), na Câmara dos Vereadores de PaulistaFoto: Anderson Stevens / Folha de Pernambuco


Dor, lágrimas e muita comoção marcaram o velório da família Alves, na tarde desta quinta-feira (3), na Câmara Municipal dos Vereadores do Paulista, no Centro do município, região metropolitana do Recife. 

Marcelo Ferreira Alves, sua esposa Edna Severina Alves e o filho adotivo do casal Levy Ferreira Alves foram vítimas do capotamento de um carro que realizava transporte por aplicativo na noite da última terça-feira (1º), no quilômetro 54,3 da BR-101,  no bairro de Jardim Paulista, no Paulista, na Região Metropolitana do Recife (RMR). Eles voltavam da casa do pastor Guilherme Alves - também filho do casal - no bairro de Boa Viagem, zona sul da capital, onde teriam ido comemorar a virada de ano. 

Estavam presentes na cerimônia familiares, amigos e fiéis da igreja evangélica A Ponte, localizada no Cais do Apolo, no bairro Recife, onde Guilherme Alves atua como pastor. Além do casal e do filho Levy, o jovem Douglas Alex de Lima - também filho adotivo do casal - foi sepultado na tarde desta quinta-feira, às 15h, no Cemitério de Santo Amaro, região central do Recife.

O motorista de aplicativo George Ricardo de Oliveira foi sepultado às 11h30 desta quinta-feira (3), no cemitério Parque da Flores.

Relembre o caso
Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente aconteceu por volta das 19h20 dessa terça-feira (1º) depois que o condutor George Ricardo perdeu o controle do carro, invadiu o canteiro central da rodovia e caiu em um córrego de aproximadamente cinco metros de profundidade. 

Duas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram encaminhadas ao local do acidente, mas todos faleceram antes da chegada do socorro. Segundo peritos do Instituto de Criminalística (IC), a alta velocidade do carro pode ter causado o acidente.

Velório da família do Pastor Guilherme Alves (de preto na Foto), na Câmara dos Vereadores de Paulista

Terra indígena no Pará é invadida por madeireiros



Estadão Conteúdo

Um grupo de madeireiros avançou nesta quinta-feira, 3, sobre a terra indígena Arara, localizada nos municípios de Uruará e Medicilândia, no Pará. A situação atual é tensa e há riscos de conflitos entre os invasores e os indígenas que vivem na região próxima à rodovia Transamazônica, a BR-230.


A invasão foi confirmada à reportagem pela diretora de proteção territorial da Fundação Nacional do Índio (Funai), Azelene Inácio. “Estamos acompanhando a situação. Uma equipe de servidores locais da Funai já foi deslocada para a área”, disse.

Uruará e Medicilândia são municípios paraenses vizinhos a Altamira, onde está em construção a hidrelétrica de Belo Monte. Nos últimos anos, a região tem sido alvo constante de invasões por madeireiros e grileiros, por conta do grande volume de madeiras nobres que a área ainda possui. As terras indígenas são, atualmente, os principais alvos dos invasores por serem aquelas que detêm as florestas mais preservadas.

Em março de 2017, uma operação conjunta da Funai, Ibama e Polícia Federal foi realizada na região, por causa de tentativas de loteamento de uma área próxima à Transamazônica. O loteamento foi abandonado. A terra indígena Arara teve seus limites homologados por meio um decreto publicado em dezembro de 1991, pelo então presidente Fernando Collor. Sua área total é de 274 mil hectares.

Tarifas do Pedágio Rota do Atlântico tem reajuste de 10,96%

TARIFA DO PEDÁGIO ROTA DO ATLÂNTICO TEM REAJUSTE DE 10,96%

Novos valores da Rota do Atlântico entram em vigor a partir da 0h de sexta-feira (4), segundo texto publicado no Diário Oficial de Pernambuco desta quinta-feira (3).
Por G1 PE
As tarifas de pedágio cobradas pela Concessionária Rota do Atlântico, no Grande Recife, ficam 10,96% mais caras a partir da 0h de sexta-feira (4). O aumento, autorizado pela Agência de Regulação de Pernambuco (Arpe), foi publicado nesta quinta-feira (3), no Diário Oficial. Em 2018, o reajuste ficou em 4,29%.
A Rota do Atlântico dá acesso ao complexo Industrial de Suape e ao Litoral Sul de Pernambuco. Ela engloba as Rodovias PE-09 e VPE-052.
O trecho sob concessão começa na BR-101 Sul, nas proximidades do Hospital Dom Helder Câmara, no Cabo de Santo Agostinho, passa pelo contorno do Cabo e segue até a PE-038, no distrito de Nossa Senhora do Ó, em Ipojuca.
O reajuste da tarifa de pedágio da rodovia, este ano, é mais do que o dobro da inflação prevista para o Brasil, em 2018. De acordo com o mercado financeiro, a meta era fechar o ano na casa dos 3,69%, conforme o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).
De acordo com a nova tabela de tarifas, automóveis, caminhonetes e furgões passam a pagar R$ 8,10. O valor anterior para essas categorias era de R$ 7,30.
Para caminhão leve, ônibus, caminhão e furgão com dois eixos e rodagem dupla, a tarifa sai de R$ de 14,60 para 16,20.
O pedágio mais caro é cobrado para caminhão com reboque e caminhão com semirreboque de nove eixos e com rodagem dupla. Esses motoristas deixam de pagar R$ 65,70 e passam a desembolsar R$ 72,90.
A tarifa mais barata é para motocicleta, motoneta e bicicleta a motor com rodagem simples. Ela custava R$ 3,70 e sobe para R$ 4,10.
Justificativa
De acordo com o diretor de regulação econômico-financeira da Arpe, Fred Maranhão, o índice de reajuste foi estabelecido por causa da necessidade de reequilíbrio do contrato de concessão, em virtude da lei de isenção de pagamento para veículos com eixos suspensos.
"Essa foi uma decisão tomada depois do movimento nacional dos caminhoneiros, em maio de 2018. O contrato inicial não previa que veículos deixariam de pagar pedágio, caso trafegassem com eixos suspensos", afirmou Maranhão.
Segundo ele, foram feitos três pedidos de reequilíbrio contratual. A regulação nesse caso é realizada pela Arpe e pelo Complexo de Suape.
"Caso não existisse essa norma de isentar os eixos suspensos, o reajuste da tarifa de pedágio seria de 2,74% e ficaria abaixo do acumulado do IPCA, que foi de 4,05%. O valor-base sairia de R$ 7,30 para R$ 7,50", observou.
Rota
Por meio de nota, a Rota do Atlântico informou que a tarifa de pedágio é uma das formas de remuneração dos mais de R$ 350 milhões investidos pela Concessionária até o momento, para garantir a agilidade e a segurança na prestação de serviço.
Ainda segundo a concessionária, o valor engloba o Serviço de Auxílio ao Usuário (SAU), 24 horas, que conta com o suporte de inspetores de tráfego, guinchos leve e pesado, ambulância com resgatistas e viaturas de inspeção de tráfego, que pode ser acionado pelo telefone de emergência 0800.031.0009.
A Rota do Atlântico justificou que o reajuste do valor da tarifa ocorre a cada 12 meses, contados do início da cobrança de pedágio, em 2014, com base no IPCA.
A concessionária disse também que, para o atual reajuste, foram considerados os efeitos da Lei 13.711/2018, que determinou a isenção da cobrança de eixos suspensos em todos as rodovias do país.
Confira a nova tabela
Novos valores de pedágio
Categoria Tipo de Veículo Número de Eixos Rodagem Tarifa
1 Automóvel, caminhonete e furgão
2 Simples 8,10
2 Caminhão leve, ônibus, caminhão e furgão 2 Dupla 16,20
3 Caminhão, caminhão com semirreboque e ônibus  3 Dupla 24,30
4 Caminhão com reboque e caminhão com semirreboque  4 Dupla 32,40
5 Caminhão com reboque e caminhão com semirreboque  5 Dupla 40,50
6 Caminhão com reboque e caminhão com semirreboque 6 Dupla 48,60
7 Caminhão com reboque e caminhão com semirreboque 7 Dupla 56,70
8 Caminhão com reboque e caminhão com semirreboque 8 Dupla 64,80
9 Caminhão com reboque e caminhão com semirreboque 9 Dupla 72,90
10 Automóvel ou caminhonete com semi-reboque 3 Simples 12,20
11 Automóvel ou caminhonete com reboque 4 Simples 16,20
12 Motocicleta, motoneta e bicicleta a motor 2 Simples 4,10
Fonte: Diário Oficial de Pernambuco

De camisa rosa, Haddad ironiza fala de Damares Alves: Foi mal!

Reprodução/Facebook

Ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos anunciou hoje uma "nova era" em que "meninos vestem azul e meninas vestem rosa"; internautas, desde então, têm postado fotos irônicas de homens vestindo rosa e mulheres vestindo azul, como fez o ex-prefeito Fernando Haddad. Confira a repercussão

O ex-prefeito Fernando Haddad (PT), que concorreu à presidência no segundo turno contra o presidente eleito, Jair Bolsonaro, ironizou na tarde desta quinta-feira (3) uma fala feita mais cedo pela ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves.

A pastora evangélica, em seu discurso de posse, anunciou o que chamou de uma “nova era”: “meninos vestem azul e meninas vestem rosa”, disse, entusiasmada.

Haddad, então, rebateu com uma foto que postou em suas redes sociais usando uma camisa rosa. “Relendo o maior educador brasileiro com a camisa da cor errada. Foi mal!”, escreveu o ex-prefeito, que estava lendo o livro “Educação para a Democracia”, de Anísio Teixeira