quinta-feira, 4 de maio de 2023

ÁLVARO ACOMPANHA DESPEDIDA DO IRMÃO CARLOS DO TCE, COM CARTA DE DESPEDIDA

Álvaro Porto acompanha despedida de Carlos Porto do TCE e divulga carta de gratidão ao irmão
 
O presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Álvaro Porto (PSDB), acompanhou, nesta quarta-feira (03.05), a sessão do Pleno que acabou se constituindo na despedida do conselheiro Carlos Porto, seu irmão, do Tribunal de Contas do Estado.

Marcada pela emoção, tanto do conselheiro e dos demais integrantes da corte, como também de funcionários do TCE, a cerimônia enfatizou a produtiva carreira de Carlos Porto. Foram mais de 50 anos dedicados ao serviço público, destes, 32 vividos no tribunal.

Além de Álvaro Porto, participaram da despedida os dois filhos do conselheiro, Eduardo e Carlos, a irmã Carmem Silvia e o sobrinho Gabriel. A sessão foi presidida pela conselheira Teresa Duere, em substituição a Ranilson Ramos, que se encontra em período de férias.

Carlos Porto agradeceu o carinho dos familiares e se despediu com o sentimento de dever cumprido. “Depois de mais de 50 anos de serviço público, sendo 50% da minha vida dedicada a esta Casa, saio com sentimentos positivos”, disse, emocionado.

Decano da Instituição, assumiu a presidência da Casa por quatro ocasiões, sendo o último mandato no biênio 2016-2017. Ocupou todos os cargos no Conselho do TCE. O último deles, a direção da Escola de Contas do Tribunal. O conselheiro teria mais dois anos no órgão, mas decidiu antecipar sua aposentadoria, que deveria acontecer em 2025, quando ele completará 75 anos.

Álvaro Porto, que atribui sua entrada vida pública ao irmão, salienta que Carlos é referência em vários aspectos da vida. 

Em nota, o presidente da Alepe ressalta:

“Carlos Porto construiu uma história brilhante de dedicação ao serviço público, sempre se pautando pela ética e fidelidade às suas convicções. Para mim foi e permanece sendo uma inspiração e um exemplo a ser seguido. Tanto na Assembleia quanto no TCE, Carlos manteve uma conduta firme e marcada pelo diálogo e cultivo de boas relações.

Ocupou a presidência do Tribunal por quatro vezes guiado pela sensatez que o cargo exige e nunca se deixou seduzir pelos encantos fáceis do poder.
No âmbito familiar, sempre soube cuidar dos seus, com atenção e afeto. Junto aos seis irmãos, usou sua grande sabedoria para manter a família unida.

Para mim, pessoalmente, exerceu e exerce grande influência na carreira política. É com ele que converso em busca de orientações e conselhos. Só tenho a agradecer pela compreensão e capacidade de ouvir e ajudar. Em nome de toda a família, quero expressar o nosso muito obrigado carregado de orgulho e admiração”.

Deputado estadual por três mandatos, entre 1979 e 1990, Carlos Porto foi nomeado conselheiro do Tribunal de Contas do Estado em 1990, pelo então governador Carlos Wilson. Ainda estudante de Direito, nos anos 1970, foi servidor da Prefeitura do Recife. Em seguida, foi assessor jurídico e também diretor de Assistência ao Cooperativismo do Governo de Pernambuco.

Durante a sessão desta quarta, Teresa Duere encaminhou ao Pleno um pedido, aprovado por unanimidade, de concessão da Medalha Nilo Coelho, maior honraria da Casa, ao conselheiro Carlos Porto, por todos os serviços prestados por ele à Casa e ao controle externo. A solenidade ocorrerá no próximo mês de junho, sendo, portanto, a despedida oficial do conselheiro do TCE.

Com a aposentadoria, as funções exercidas pelo conselheiro Carlos Porto ficarão sob a responsabilidade de um conselheiro substituto, de acordo com o art. 90 § 2º da Lei Orgânica do TCE. A ocupação efetiva da vaga acontecerá após eleição do novo conselheiro pela Assembléia Legislativa.


Com informações da assessoria do TCE


Foto: Lucas Patrício

MARCIA CONRADO ENTREGA MAIS UM SISTEMA SIMPLIFICADO DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA

Márcia Conrado entrega mais um Sistema Simplificado de Abastecimento de Água
Dentro das comemorações dos 172 anos de Serra Talhada, a prefeita Márcia Conrado (PT), inaugurou, nesta quarta-feira, mais um Sistema Simplificado de Abastecimento de Água, dessa vez, no distrito de Varzinha. Em dois anos e quatro meses, este já é o oitavo sistema simplificado entregue na gestão de Márcia, beneficiando mais de 2 mil pessoas da zona rural.
O equipamento entre hoje contou com investimentos de R$ 150 mil e vai levar água para as torneiras de 80 famílias de Varzinha. "A gente sabe o quanto a água é um bem preciso e a diferença que faz na vidas de pessoas como senhor Missais, que que agora não precisa mais andar quilômetros com a lata de água da cabeça para abastecer sua casa. Água é dignidade e estamos lutando para que todos da nossa cidade possam ter águas nas suas torneiras", afirmou a prefeita Márcia Conrado.
"Não tem palavras para dizer o tanto que é importante essa água para nós. Ninguém fez uma coisa tão importante como Márcia fez. É uma riqueza pra gente aqui de Varzinha", disse a morada Maria do Carmo.
O ato de inauguração do Sistema Simplificado contou com a presença da secretária de Obras e Infraestrutura, Gabriella Pereira; e diversas as lideranças da região, a exemplo de Zildo e Michel; os vereadores Agenor de Melo, Zé Raimundo, Rosimério de Cuca, Romerio do Carro de Som, Jaime Inácio, Ronaldo de Dja, André Maio, Manoel Enfermeiro, Nailson Gomes e Antônio da Melancia.


--
Assessoria de Imprensa
Jumariana Oliveira 

EVENTO ESCREVE MULHERES PARA RECEBIMENTO DE MICROCRÉDITO

Empreende Mulher | Evento inscreve mulheres para o recebimento de novo microcrédito
Iniciativa da Secretaria da Mulher contará também com entrega de certificados, lançamento de novo curso com desfile inclusivo, entre outras atividades
A Secretaria da Mulher de Garanhuns (SecMulher) realiza no dia 25 de maio, às 16h, no Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti, o evento “Empreende Mulher”. Na ocasião, será feita a entrega de certificados dos cursos de corte e costura, costura customizada, costura artesanal e da oficina de defesa pessoal. Pré-inscrição para o novo incentivo financeiro do Fundo Dona de Mim e lançamento do novo curso de produção de cangas com desfile inclusivo também serão realizados. 

“Nosso intuito ao realizar esse evento é para que as mulheres de Garanhuns, primeiro, tenham conhecimento das mudanças de vida que as oficinas ofertadas pela Secretaria estão operando na vida de quem participou; ao mesmo tempo em que retomaremos com as novas inscrições para o fundo Dona de Mim, um incentivo que fez a diferença na vida de muitas empreendedoras. Estamos todas ansiosas por esse encontro”, destaca a secretária da Mulher, Betânia Monteiro. 

Fundo Dona de Mim – O evento também contará com a participação da representante do grupo Mulheres do Brasil, Roseana Faneco Amorim, anunciando o lançamento do novo microcrédito de R$ 2.000,00 para 350 microempreendedoras que possam manter ou iniciar uma atividade geradora de renda. As interessadas devem participar do evento onde receberão uma senha para que posteriormente realizem a inscrição na sede da Secretaria da Mulher. Após triagem e inscrição, as empreendedoras terão o valor debitado na conta, com 4 meses de carência para começar a pagar e parcelas de cerca de R$ 176,00. 

Arte: Anderson Carlos

IZAÍAS COMEMORA PL DE EMPRÉSTIMO DO GOVERNO DO ESTADO

Líder do Governo, deputado Izaías Régis, comemora aprovação de PL de empréstimo do Governo do Estado
Projeto de Lei que autoriza empréstimo de 3,4 bilhões em instituições financeiras foi aprovado em duas sessões, com quebra de interstício, no Plenário Eduardo Campos 
O Projeto de Lei do Executivo, passou na manhã de hoje pelas Comissões de Finanças, Orçamento e Tributação; e de Administração, onde foi aprovado por unanimidade. Ontem, já havia passado pela Comissão de Justiça. Das comissões seguiu direto para votação na Reunião Ordinária, na tarde de hoje, sendo aprovado por todos os deputados presentes. 
“Agradeço à Comissão de Justiça, Comissão de Finanças e à Comissão de Administração por termos juntos aprovado a autorização de empréstimo do Governo do Estado para Pernambuco. E agora aqui no plenário, termos também a unanimidade dos presentes. Pernambuco precisa desse recurso, e tínhamos que aprovar com urgência. Foi uma vitória da sensatez, da responsabilidade e da disposição de dois poderes em trabalharem juntos pelo bem comum dos pernambucanos e pernambucanas.”
Régis também destacou que a governadora Raquel Lyra deverá ouvir os deputados para que esse recurso, uma vez contratado, possa chegar em forma de obras e serviços estruturadores a todas as regiões do Estado. “A governadora em sua fala na visita à Alepe, para apresentação do projeto, evidenciou a construção de um novo hospital regional em Garanhuns, como uma das obras que serão feitas nos investimentos em saúde, por meio desse empréstimo. E tenho certeza, que irá buscar atender às demandas das outras regiões, ouvindo os anseios da população, mas também por meio dos seus representantes, que estão nesta Casa.”

Na Lupa 🔍 Quinta 04/05/23, Blog do Edney

BLOG DO EDNEY
NA LUPA 🔎 


Por Edney Souto.


JOÃO CAMPOS AVANÇA RUMO A REELEIÇÃO QUE PODE RESGATAR O LEGADO DO PSB NO FUTURO 

A eleição de João Campos é sem dúvida o grande divisor de águas para as oposições em nosso estado. Uma reeleição vai dar ao jovem prefeito do Recife, João Campos(PSB), a capilaridade necessária para que o mesmo assuma o protagonismo central de líder absoluto das oposições em nosso estado. João, uma vez reeleito, terá amplas condições de unificar o campo contra a atual governadora Raquel Lyra(PSDB), porém isso não vai lhe dar um passeio até a cadeira central do Palácio do Campo das Princesas. Há muito chão a frente. Raquel Lyra está centrada e decidida a ser a melhor governadora que Pernambuco já teve. Para isso vai por em prática um grande plano de gestão. Quem conhece Raquel Lyra, que nunca perdeu uma eleição na vida, sabe que com ela o PSB não terá vida fácil. Porém, João Campos estará ali na espreita, observando o xadrez político com a habilidade inata que herdou do pai. As pesquisas quantitativas marcam posição de reeleição para João vamos ver: 

PARANÁ PESQUISAS- O prefeito de Recife, João Campos (PSB), venceria a disputa pela reeleição em 2024. A primeira pesquisa foi feita através de levantamento do Paraná Pesquisas divulgado nos primeiros dias do mês de abril deste ano. João teria 36,6% das intenções de voto na capital de Pernambuco. A vantagem é superior a 20 pontos percentuais em relação à ex-deputada Marília Arraes (Solidariedade), que marcou 14,5% das intenções. Os dois se enfrentaram no 2º turno das eleições de 2020, quando Campos venceu com 56,27% dos votos.

SIMPLEX PESQUISAS - Faltando pouco mais de um ano para a eleição municipal, o blog do Elielson em parceria com CBN divulgou a primeira rodada de números na corrida eleitoral no Recife, aferidos pelo instituto Simplex. A amostra, que ouviu 1.066 entrevistados, entre os dias 24 e 26 de abril de 2023, considerando uma margem de erro de 3% e possuindo um grau de confiança de 95%.
O prefeito João Campos (PSB), aparece como o grande favorito na sua sucessão no próximo ano. A sondagem apresenta o gestor com uma larga vantagem em todos os cenários, com a grande maioria deles apontando para uma vitória em primeiro turno.

ESPONTÂNEAS- O primeiro recorte, que traz a resposta espontânea do eleitor recifense sobre a sucessão da capital pernambucana, João Campos desponta com quase o triplo da soma de todos os outros candidatos, com 25% de intenção de votos. O segundo colocado, o ex-ministro Gilson Machado registrou 1,6%, a deputada estadual Dani Portela aparece com 1,4%, o deputado estadual João Paulo fica com 1,2%, a ex-deputada Marília Arraes surge com 0,9%, a vice-governadora Priscila Krause tem 0,8%, entre outros. Em um cenário pouco provável, que reúne praticamente todos os nomes ventilados para a sucessão do Recife, João Campos, ainda assim, abre, em votos válidos, mais de 30 pontos percentuais para a segunda colocada, a deputada Marília Arraes.

JOÃO/PRISCILA KRAUSE- Em uma provável disputa com a vice-governadora Priscila Krause (apontada como um dos nomes que poderiam ser defendidos pela governadora Raquel Lyra), com o ex-ministro Gilson Machado e com Dani Portela, o prefeito do Recife registra 69,7%, resolvendo o pleito com folga no primeiro turno.  

JOÃO TEM MENOR REJEIÇÃO - Em um cenário em que o secretário estadual de Turismo, Daniel Coelho, no lugar de Priscila Krause como possível candidato com o apoio da governadora Raquel Lyra, o atual prefeito do Recife levaria no primeiro turno com 71,1%, também em votos válidos. Importante colocar ainda que no quesito rejeição, o prefeito João Campos também é o melhor posicionado, possuindo a mais baixa entre os principais nomes ventilados par a sucessão do Recife. O socialista tem 29% dos entrevistados dizendo que jamais votaria nele. Marília Arraes obteve 50%; João Paulo 47,4%; Gilson Machado 41,7%; Dani Portela 39,1%;

CENÁRIO COM DANIEL- Já em um cenário com Daniel Coelho e o deputado André Ferreira substituindo Gilson Machado, João Campos venceria, mais uma vez, no primeiro turno com 71,6%.  Dentro de um cenário com mais nomes da chamada direita, Priscila Krause, Daniel Coelho e André Ferreira, além de Dani Portela, da esquerda, o prefeito João Campos aparece com 65,4% dos votos válidos, também com vitória no primeiro turno.

JOÃO CAMPOS TURBINA - O prefeito do Recife, João Campos, não tá de brincadeira e já recebeu aval do Senado para um empréstimo de 2 bilhões que será investido na requalificação urbana, sobretudo da periferia e das comunidades mais simples. Sabido, ele vai direto na fonte e busca do povo, sem intermediários,  e no foco certo para consolidar o seu nome na galeria dos grandes e populares prefeitos da cidade do Recife. Pelópidas Silveira, Jarbas e Arraes são os que ficaram na memória do povão. João Campos já escreve este protagonismo em direção a esta galeria de notáveis. É isso aí.

quarta-feira, 3 de maio de 2023

EUA QUEBRA O SILÊNCIO SOBRE SUPOSTA FRAUDE EM CARTÃO DE BOLSONARO

Ao ser questionado durante entrevista coletiva nesta quarta-feira (3) sobre a possibilidade de o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ter cometido crime ao entrar em solo americano com um cartão de vacinação adulterado, o vice-porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, Vedant Patel, disse que “visto e registros são sigilosos” e que não vai “discutir casos específicos”.

O que posso dizer é que, naquela época, havia a exigência de estar vacinado para entrar nos Estados Unidos. A papelada e a documentação apropriadas são necessárias para entrar nos EUA, mas não direi nada além disso”, disse Patel.  
O vice-porta-voz pontuou ainda que não vai especular ou entrar nos detalhes de uma investigação que está em andamento no Brasil. “Não que eu saiba qualquer coisa que eu possa falar daqui, mas, se tivermos alguma informação adicional, falaremos”, afirmou Patel.

A Polícia Federal (PF) investiga a atuação de um grupo ligado a Bolsonaro que teria inserido dados falsos de vacinação contra a Covid-19 nos sistemas do Ministério da Saúde. Segundo a PF, a suposta falsificação do certificado de vacinação tinha o objetivo viabilizar a entrada do ex-presidente nos Estados Unidos

TORCIDA DO SPORT JÁ LOTA A ILHA DO RETIRO, GARANHUNS ESTÁ PRESENTE

A final da Copa do Nordeste, entre Sport e Ceará, nesta quarta-feira (3), ainda tem tempo para começar, mas a torcida do Leão já comparece em peso na Ilha do Retiro. Horas antes do jogo, a torcida leonina já está em peso no estádio. Inclusive com caravanas de Garanhuns e do Agreste

A festa é muito grande da torcida. Ciente disso, o som do estádio puxa a torcida com vários gritos de guerra em prol do Leão.

Sport x Ceará começa às 21h, na Ilha do Retiro.
Garanhuns está presente!









"APENAS EU FUI VACINADA" DIZ MICHELE

(crédito: Ed Alves/CB/DA.Press)
Após a Polícia Federal fazer busca e apreensão na casa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), a ex-primeira dama Michelle afirmou, no Instagram, que apenas ela se vacinou. "Ficamos sabendo, pela imprensa, que o motivo seria 'falsificação de cartão de vacina', do meu marido e de nossa filha Laura. Na minha casa, apenas eu fui vacinada", escreveu a presidente do PL Mulher.

Michelle ainda afirmou não saber o motivo da operação da PF e que o advogado do casal não teve acesso aos autos. Além disso, ela postou um versículo bíblico: "Eu confio no Senhor. Obrigada, amado da minh'alma", disse.

O ex-presidente Jair Bolsonaro também se pronunciou após a operação. O político nega ter adulterado o cartão de vacinação e afirma que não tomou a vacina contra a covid-19.

Com 16 mandados de busca e apreensão e seis mandados de prisão preventiva cumpridos em Brasília e no Rio de Janeiro, a Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta quarta-feira (3/5), a Operação Venire.
A corporação fez busca e apreensão em um endereço de Bolsonaro, na capital federal; além de ter prendido o ex-ajudante de ordens do ex-presidente, o tenente-coronel Mauro Cid Barbosa. Bolsonaro deve prestar depoimento ainda hoje. O aparelho celular de Jair e Michelle foram apreendidos, conforme informou o jornal O Globo.

De acordo com a PF, "as inserções falsas, que ocorreram entre novembro de 2021 e dezembro de 2022, tiveram como consequência a alteração da verdade sobre fato juridicamente relevante, qual seja, a condição de imunizado contra a covid-19 dos beneficiários. Com isso, tais pessoas puderam emitir os respectivos certificados de vacinação e utilizá-los para burlarem as restrições sanitárias vigentes imposta pelos poderes públicos (Brasil e Estados Unidos) destinadas a impedir a propagação de doença contagiosa, no caso, a pandemia de covid-19".