sexta-feira, 5 de maio de 2023

SANCIONADA A "LEI DOS EMPRÉSTIMOS" QUE VAI ALAVANCAR PERNAMBUCO

Governadora Raquel Lyra sanciona lei que autoriza o Executivo a contratar empréstimos de até R$ 3,4 bilhões para realizar investimentos em Pernambuco"
A governadora Raquel Lyra sancionou, na noite desta quinta-feira (4), a lei que autoriza o Executivo pernambucano a contratar empréstimos de até R$ 3,4 bilhões com bancos nacionais e internacionais. A proposta foi aprovada em dois turnos na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) na última quarta-feira (3).

Com a sanção da norma, o Estado poderá incrementar significativamente investimentos em áreas como saúde, educação, segurança e infraestrutura, por exemplo. Devido à queda da principal fonte de arrecadação do Estado, o ICMS, e do desequilíbrio nas finanças herdado da gestão anterior - um déficit primário de R$ 567 milhões e um orçamento menor em pelo menos R$ 7 bilhões -, os empréstimos possibilitarão reforçar o orçamento público e realizar obras e ações. 

"Com esse dinheiro vamos conseguir chegar na ponta, garantindo mais estradas, segurança, água, saneamento para quem vive na cidade e na zona rural, e com isso começar a mudar Pernambuco de verdade. Nós estamos trabalhando incansavelmente para trazer mais qualidade de vida para a nossa gente", afirmou Raquel Lyra.

A governadora foi à Alepe no último mês de abril para entregar o projeto de lei aos deputados estaduais pernambucanos. No texto, a chefe do Executivo estadual apresentou aos parlamentares sua ideia de contratar um empréstimo de até 90 milhões de dólares junto ao Banco Internacional para a Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD) para o Projeto de Saneamento Rural de Pernambuco (PROSAR-PE), e outro de até 200 milhões de dólares visando investimentos no programa Juntos Pela Segurança. A recuperação das estradas que cortam o Estado também foi citada como prioridade dentro do projeto.

Foto: Janaína Pepeu/Secom

Na Lupa 🔍 Sexta 05/05/23, Blog do Edney

BLOG DO EDNEY
NA LUPA 🔎 


Por Edney Souto.


O FRACO PROTAGONISMO DO PT PERNAMBUCANO CONTRASTA COM LULA PRESIDENTE 

Na coluna já falamos várias vezes sobre o “complexo de existencialismo” do PT em nosso estado. Um partido que tinha tudo para dar as cartas na mesa da política pernambucana vive rebaixado comparado a partido nanico porque seu dirigente maior prática o narcisismo político. É inadmissível que uma sigla forte a nível nacional e que nunca perdeu o respeito popular não consiga se fortalecer para absolutamente nada aqui em Pernambuco. 

SENADORES- Possui dois senadores na Casa Alta, sendo Humberto Costa o “rei” de mão de ferro da sigla que casa e batiza na sigla, mas que não permite o seu crescimento para que tudo fique eternamente na sua órbita. O PT se presta a eleger e reeleger Humberto Costa para o Senado, onde diga-se de passagem caro leitor, exerce um mandato fraquinho pois não tem se destacado em absolutamente nada. Já Tereza Leitão chegou há pouco e ainda está atordoada pela chegada, pois nos bastidores se comenta que ela mesma no começo não acreditava em vitória nas urnas. Foi surpreendida pelo conjunto da obra dentro e fora do PT. Para Tereza Leitão está cedo para análises, porém Humberto Costa já traça a sua terceira eleição para continuar no Senado e chegar a 24 anos de mandato no salão azul. 

CARGOS FEDERAIS - Sem indicar nada pra lugares estratégicos, o PT pernambucano tá pior que “cego em tiroteio” pois não sabe para onde ir, com quem ir e de que forma ir. Enquanto isso os partidos da base do centrão estão fazendo a festa e ainda pautando as votações de interesse público na Câmara Federal em Brasília. Com o “Centrão” de olho e braços abertos o PT local não avança pois o apetite por cargos desse conjunto sempre foi insaciável. Mas aí vem uma pergunta clara e objetiva que sempre nos faz os mais antenados com a política estadual. Para que dar cargos ao PT de Pernambuco se na prática só irão ser contemplados aliados de Humberto Costa ? A resposta é óbvia, não serve pra nada. 

LULA NO COMANDO- Se o PT do nosso estado tivesse projeto de poder, muita coisa poderia ser diferente. Não se entende como é que o PT que hoje em nosso estado é uma Federação com PV e PCdoB nunca fez a estrutura para ter a maior bancada na ALEPE e muito menos na Câmara dos Deputados em Brasília. Não pense que isso seria impossível porque não é. Mas, não interessa ao “cacique mor” só PT ter aqui 6 ou 7 Federais e chegar na Assembleia Legislativa de Pernambuco a ter uma bancada acima de 10 deputados. Não interessa de jeito nenhum, pois isso diminuiria  a força do senador Humberto Costa e daria margem ao surgimento de nomes oxigenados na política local. Nem pensar. Com Lula no comando da Presidência da República a lógica mostra que havendo uma sintonia o PT estadual poderia dar um grande salto em vários sentidos. Mas isso nunca vai acontecer pois do jeito que a sigla é hoje, atende aos caprichos de Humberto Costa e pronto. Só serve pra isso. Infelizmente essa é a realidade. 

FRACA ATUAÇÃO - Agora observem que não é só no campo político que nada acontece ao redor do PT estadual. Há uma fraca atuação para que Pernambuco receba investimentos e força através das ações administrativas do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva(PT). Não se vê um projeto de longo alcance e não há nada novo que possa dar brilho a sigla no estado. Com a presidência do Brasil nas mãos o PT poderia irrigar Pernambuco de obras e ações estruturadas e de impacto elevando-se seus líderes e fazendo nascer novos nomes que fortaleceriam a sigla e daria a robustez necessária para apitar no cenário pernambucano com força, gerando enormes bancadas no legislativo. 

PREFEITOS NÃO - Não caro leitor aqui Na Lupa, o PT não tem nenhum interesse em eleger prefeitos no estado. Enquanto no PP (Progressistas) o deputado federal Eduardo da Fonte fala em lançar 80 candidaturas próprias no estado todo e em todas as regiões, o PT tá nem aí pra nada nem pra ninguém. O PT leia-se Humberto Costa, só quer uma coisa: a reeleição para o Senado em 2026 e pasmem, nada mais. Essa falta de interesse tem feito com que os postulantes em 185 cidades escolham outras siglas para disputar as prefeituras do interior. Há ainda outra coisa interna: a burocracia para se ter um diretório municipal é uma novela interminável. Sem falar que os “caciques locais” que fazem parte dos órgãos são os mesmos há décadas. Literalmente é o fim da picada. É isso aí. Sigamos!

quinta-feira, 4 de maio de 2023

SÁBADO TÊM DIA D DE MULTIVACINAÇÃO EM ARCOVERDE

Dia D de Multivacinação acontece em Arcoverde neste sábado (06)
A Prefeitura de Arcoverde, através da Secretaria de Saúde e do PNI Municipal, estará promovendo neste sábado (06/05), o Dia D de Multivacinação em todas as unidades de saúde do município, das 8h às 17h. A iniciativa também ficará disponível na sede do PNI e da repartição, que ficam na Av. Cel. Antônio Japiassú, 777 – Centro (antigo DNOCS).
A campanha consiste em imunizar a população contra a Covid-19 e demais vacinas do calendário nacional de rotina, com exceção da vacina contra a gripe, que é direcionada para os seguintes grupos prioritários: idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, crianças a partir de seis meses e menores de seis anos, gestantes, puérperas, professores, pessoas com comorbidades ou com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo ou rodoviário com passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema de privação de liberdade, população privada de liberdade com mais de 18 anos, adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.   

Como documentos necessários deverão ser levados o Cartão do SUS e a Caderneta de Vacinação.

PERNAMBUCO VIVE A CELEBRAÇÃO DE UM INVESTIMENTO BILIONÁRIO

Pernambuco celebra investimento bilionário do Grupo Heineken, que vai gerar empregos e desenvolvimento sustentável para o Estado
O aporte será de R$ 1,2 bilhão, com geração de mil postos de trabalho para a planta localizada no município de Igarassu
Pernambuco atraiu um novo investimento que vai gerar emprego e renda, além de implementar ações sustentáveis para o Estado. O Grupo Heineken anunciou que vai triplicar a capacidade produtiva de três marcas de cervejas na sua planta localizada em Igarassu, na Região Metropolitana do Recife (RMR), com investimento que somará R$ 1,2 bilhão e garantirá mil postos de trabalho. A unidade pernambucana também vai se tornar a primeira da companhia a antecipar a meta de consumo de água. A formalização do aporte ocorreu nesta quinta-feira (4), em cerimônia no Palácio do Campo das Princesas com a governadora Raquel Lyra e representantes do Grupo Heineken.

“O Estado celebra o anúncio desse investimento bilionário do Grupo Heineken com a certeza de que a companhia não só ampliará suas atividades em Pernambuco, como também irá melhorar a eficiência da utilização dos recursos naturais. É uma expansão que vai trabalhar a geração de oportunidade conectada ao desenvolvimento sustentável, com a redução de emissão de carbono, reutilização da água e diminuição do consumo de energia”, ressaltou Raquel Lyra. 
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Guilherme Cavalcanti, destacou o novo ciclo de crescimento do polo de bebidas de Pernambuco, um dos mais tradicionais da economia local. “Na contramão da crise, vemos os grandes players do setor, como a Heineken, anunciando investimentos em ampliação da produção no Estado, o que evidencia a resiliência do setor, a atratividade de Pernambuco como ambiente de negócio e a sua posição estratégica privilegiada para o atendimento dos mercados do Norte e Nordeste”, analisou.

Apenas no segmento de cervejarias, o polo de bebidas tem 12 unidades de produção de cervejas e chopes, que totalizam 2,4 mil postos de trabalho diretos. Boa parte delas conta com incentivos fiscais, por meio do Programa de Desenvolvimento de Pernambuco (Prodepe), coordenado pela secretaria e Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe).
A companhia irá impulsionar o portfólio puro malte, com a ampliação da produção das marcas Amstel, Devassa e Tiger, e definirá a antecipação de sua meta de consumo de água para 2.9 hl/hl (1 hectolitro = 100 litros). A unidade de Igarassu também vai operar com 100% de energias renováveis, incluindo a utilização de caldeiras de biomassa com reaproveitamento dos efluentes tratados, retroalimentando seu sistema energético.
 
Para o período de obras, o grupo vai criar 700 postos de trabalho, e após a finalização das intervenções, serão geradas 130 vagas diretas, totalizando mais de mil colaboradores. A previsão é de que as obras sejam finalizadas até 2024.

“Há dez anos chegamos ao Brasil com a marca Heineken e expandimos o portfólio mainstream puro malte que se tornou uma referência de qualidade e sabor para os consumidores. Essa aceitação transformou o mercado brasileiro em um dos protagonistas nos resultados globais da companhia, o que nos permite expandir nossos investimentos no Brasil”, afirmou Maurício Giamellaro, CEO do Grupo Heineken no Brasil.
Pernambuco também será beneficiado por programas de impacto social por meio do Instituto Heineken. O projeto visa contribuir para o equilíbrio das comunidades da região e para a melhoria nas oportunidades de trabalho aos profissionais catadores, vendedores ambulantes e jovens em situação de vulnerabilidade.

O município de Igarassu foi o primeiro a receber um programa do instituto, que formou 150 jovens no último ano por meio do WeLab, uma jornada de aprendizagem pessoal e profissional gratuita, que capacita jovens de 18 a 24 anos em situação de vulnerabilidade social.

A partir das ações anunciadas pela companhia, o investimento prevê a modernização e implementação de tecnologias para ganho de eficiência energética e hídrica, geração de emprego e renda, além de iniciativas que visam o desenvolvimento socioeconômico e impacto social para as comunidades onde a indústria está inserida.

Estiveram presentes no evento os secretários estaduais Guilherme Cavalcanti (Desenvolvimento Econômico), Ana Luíza Ferreira (Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha), Coronel Hercílio Mamede (Casa Militar), Almir Cirilo (Recursos Hídricos e Saneamento), Daniel Coelho (Turismo e Lazer), Evandro Avelar (Mobilidade e Infraestrutura), Aloisio Ferraz (Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca), Rodolfo Costa Pinto (Comunicação), Túlio Vilaça (Casa Civil), Regina Célia (Mulher), Simone Nunes (Desenvolvimento Urbano e Habitação), Carolina Cabral (Desenvolvimento Social, Criança, Juventude e Prevenção às Drogas), Lucinha Mota (Justiça e Direitos Humanos) e Eduardo Vieira (Chefe de Gabinete).
 
Também marcaram presença o deputado federal Mendonça Filho; os deputados estaduais Joãozinho Tenório, Eriberto Filho, Mário Ricardo, Antônio Moraes e France Hacker; a administradora de Fernando de Noronha, Thallyta Figueirôa; o presidente da Adepe, André Teixeira Filho, e a prefeita de Igarassu, Elcione Ramos, e o vice-presidente de Sustentabilidade e Assuntos Corporativos do Grupo Heineken, Mauro Homem.

Fotos: Janaína Pepeu/Secom


DELEGADO ROSSINE FALA A LAJEDO TV WEB SOBRE OS 74 ANOS DE LAJEDO


Em entrevista ao jornalista Jota, o EX-PREFEITO, ex-vereador, ex-delegado de polícia de Lajedo Delegado Rossine fala do seu carinho para com o município, e sua trajetória na cidade.
Hoje suplente de Deputado, e citado inclusive a disputar o cargo que exerceu na cidade, em outros municípios, ele fala sobre assuntos diversos de forma espontânea, simples e direta como sempre foi...
Confira!




ÁLVARO PORTO RECEBE O TÍTULO DE CIDADÃO DE CAMARAGIBE

Alvaro Porto recebe título de cidadão garantindo mais trabalho por Camaragibe
 
Ao receber título de cidadão de Camaragibe, nesta quinta-feira (04.05), o deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Álvaro Porto (PSDB), se comprometeu a intensificar as ações em favor do município. Externando a gratidão ao autor da proposta, vereador Toninho (PP), afirmou que o mesmo espírito de luta com que trabalha pelo Estado norteia sua atuação em defesa dos municípios pernambucanos.
“Para Camaragibe, destinamos emendas para a Saúde, brigamos por moradia, recuperação de rodovias e restabelecimento do mercado público. E vamos continuar, juntamente com Toninho, a prefeita (Nadegi Queiroz, Republicanos) e o deputado João de Nadegi (PV), buscando recursos e soluções para o município que hoje conta com mais de 158 mil habitantes, espalhados em bairros como Tabatinga, Santa Monica, Céu Azul, Primavera, Vila da Fábrica, Viana, Timbi, Aldeia, Vila Rica, Alberto Maia e tanto outros”, salientou.
Toninho destacou, em discurso, que a parceria com Porto tem sido proveitosa para o município, principalmente para o Projeto Amigo 10, iniciativa voltada para ações sociais, idealizada por ele. “O deputado abriu portas importantes para a nossa cidade. É um homem comprometido com a política, que acreditou na nossa parceria. E a gente está aqui ampliando o Projeto Amigo 10. Álvaro Porto não só destravou ações do governo para Camaragibe. Hoje é mais uma força política da cidade na Alepe, junto com o deputado João de Nadegi”.
A prefeita destacou que tem acompanhado o empenho político de Porto em benefício de Camaragibe e que a cidade está sempre de portas abertas para recebê-lo. “Eu, como prefeita, agradeço ao deputado pela forma como vem conduzindo na presidência da Assembleia. De forma séria, com trabalho e honestidade”, disse.
Por sua vez, João de Nadegi afirmou ver em Porto um político firme, aberto ao diálogo, mas, acima de tudo, justo. “Hoje ele dirige a Alepe com firmeza, com justiça e em harmonia com o Executivo estadual. Tenho certeza de que o deputado vai honrar o título de cidadão de um município guerreiro e altivo como Camaragibe”, destacou.
Porto, que estava acompanhado da esposa, prefeita de Canhotinho, Sandra Paes (PSDB), agradeceu aos demais vereadores por terem aprovado a indicação de Toninho e estendeu a gratidão ao povo de Camaragibe que, segundo ele, sempre lhe recebeu com atenção. “Na verdade, o título de cidadão concretiza o sentimento de pertencimento que sempre tive em relação Camaragibe. Isso por que, cada vez que retorno aqui, sou cercado de carinho por esse povo acolhedor”.
Dirigindo-se a Toninho disse que se a parceria entre os dois já era sólida, agora se tornou uma rocha. “Você, com o seu Projeto Amigo 10, tem feito muito pela população de Camaragibe. E saiba que pode contar comigo para ampliar as iniciativas que tanto contribuem para a melhoria de vida das pessoas”.
 
Fotos: Lucas Patrício

IZAÍAS COMEMORA APROVAÇÃO DE SUAS CONTAS NO TCE-PE

Deputado Izaías Régis tem contas aprovadas por unanimidade pela segunda câmara do TCE-PE
 
O deputado Izaías Régis, no que diz respeito à sua gestão como prefeito do município de Garanhuns, recebeu mais uma boa notícia. A Segunda Câmara do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco aprovou, por unanimidade, a Prestação de Contas de Gestão da Prefeitura Municipal de Garanhuns, referentes ao exercício financeiro de 2017, tendo como interessados: o próprio Izaías Régis Neto, entre outras pessoas. O processo número 18100320-0, e as contas do atualmente, deputado Izaías Régis, foram consideradas regulares com ressalvas.

Cada aprovação do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco, às contas da gestão na Prefeitura de Garanhuns, do hoje deputado estadual Izaías Régis, e ainda por unanimidade, reforça a seriedade, comprometimento e eficiência com que o ex-prefeito conduziu a Prefeitura Municipal de Garanhuns. 

O julgamento do processo número 18100320-0, foi mais uma vitória para o deputado Izaías Régis e sua equipe de trabalho. Vale destacar a importância de uma gestão transparente e responsável, visando sempre a melhoria do município e o bem-estar da população. 

Com mais essa aprovação, o deputado Izaías Régis Neto se consolida como um líder político comprometido com a transparência e a ética.

Por: Jaqueline Menezes

AO VIVO - ANUNCIO DO INVESTIMENTO DO GRUPO HEINEKEN EM PERNAMBUCO