sábado, 6 de maio de 2023

GOVERNO LANÇA CONVOCATÓRIA DE ESPAÇOS DO FIG 2023

Governo do Estado lança a Convocatória de Ocupação do FIG 2023
Os interessados podem se inscrever no período de 10 a 19 de maio de 2023
Está no ar a Convocatória de Ocupação de Espaços do 31º Festival de Inverno de Garanhuns – FIG 2023, evento promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PE) e Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe). As inscrições são voltadas para pessoas que desejam compor as programações do Espaço de Arte e Artesanato, em parceria com a Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (ADEPE), a Diretoria Geral de Promoção de Economia Criativa (DGPEC-ADEPE) e da Praça da Palavra – espaço que conta também com apoio da Companhia Editora de Pernambuco (CEPE). Os interessados podem se inscrever no período de 10 (quarta-feira) a 19 de maio de 2023 (sexta-feira). Clique aqui e confira o edital na íntegra.
Pessoas físicas, jurídicas e coletivos podem encaminhar propostas nos segmentos Artesanato e Literatura. As inscrições deverão ser realizadas através da plataforma Mapa Cultural: www.mapacultural.pe.gov.br. Para participar, é preciso ter acima de 18 anos, ser pernambucano ou comprovar residência no estado há, pelo menos, um ano ou ter título de “Cidadão/Cidadã Pernambucano/a” concedido pela Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (Alepe) e comprovar atuação na área/categoria há, pelo menos, seis meses.

No segmento de Artesanato (www.mapacultural.pe.gov.br/oportunidade/1008), serão aceitas propostas individuais e coletivas, nas categorias Arte Popular, Artesanato Tradicional, Artesanato Não-Tradicional, Manufatura Artesanal e Artesanato Contemporâneo-Conceitual, a serem incorporadas nos 20 estandes do Armazém de Artes e Negócios.

Já para o polo de Literatura (www.mapacultural.pe.gov.br/oportunidade/1007), serão consideradas inscrições de propostas apresentadas por livreiros, sebistas, cordelarias, editoras e selos independentes, cartoneiras e artesãos do livro. Os participantes irão ocupar dois estandes na Praça da Palavra.

Para a presidente da Fundarpe, Renata Borba, “a convocatória para a ocupação de espaços do Festival de Inverno de Garanhuns é um estímulo à produção criativa e aos fazedores de cultura de Pernambuco”.

“Vamos transformar a Praça da Palavra em um grande memorial de acolhimento, proliferação e multiplicação da obra ímpar e original do poeta Miró da Muribeca, que é o homenageado deste ano! E o Armazém de Artes e Negócios traz essas possibilidades do artesão fazer interação com outros municípios, estimulando a Economia Criativa em mais um dos espaços maravilhosos que irão funcionar no FIG”, ressalta o Secretário de Cultura do Estado, Silvério Pessoa.
FIG 2023 - Neste ano, o maior festival multicultural do Brasil chega à 31ª edição. O FIG, promovido pelo Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PE) e da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), acontecerá em julho, fomentando as seguintes áreas: artes circenses, artes visuais, audiovisual, cultura popular, dança, design/moda, fotografia, gastronomia, literatura, música, patrimônio cultural e teatro.

Assessoria de Comunicação
Secretaria de Cultura de Pernambuco
Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco - Fundarpe


GRAVE ACIDENTE MATA JOVEM ESTUDANTE DE DIREITO EM PARANATAMA

Um estudante de Direito, identificado como sendo Esdras Carvalho, de 22 anos, acabou morrendo após colidir na traseira de um caminhão, na BR 423, à altura do KM 113, nas proximidades do Sítio Mocos, em Paranatama. 

Esdras voltava de Garanhuns, onde estudava Direito, na Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (Aesga), quando houve a colisão. Diante da gravidade do acidente, foi necessário aguardar a chegada do Corpo de Bombeiros para realizar o resgate da vítima, que ficou presa às ferragens, mas, Esdras não resistiu aos ferimentos e foi no local devido à gravidade dos ferimentos. O SAMU também foi acionado para auxiliar no socorro e constatou o óbito. 
Esdras era um jovem bastante conhecido na região, pela sua prestatividade e decência. O jovem era filho do Pr. Erivan Carvalho, titular da Igreja Batista de Paranatama, e genro do prefeito do município, Valmir do Leite. 

Após uma perícia realizada pelo Instituto de Criminalística IC, o corpo será encaminhado para a perícia a tanatoscópica em Caruaru. O caso será investigado pela polícia civil.
O caminhão envolvido no acidente, modelo Mercedes Benz, de cor amarela de placas KGR-OA41, do município de São João, se envolveu em um outro acidente Na madrugada do dia 24 de dezembro de 2022, onde vitimou o jovem Daniel Ferreira da Silva, de 30 anos, o caminhão estava parado no acostamento no momento do acidente. Daniel trabalhava no Soul Music Bar, no bairro Heliópolis, em Garanhuns. O acidente aconteceu na mesma rodovia próximo a Paranatama. O caminhão não apresenta restrições e nem débitos.

Via Agreste em Alerta

Na Lupa 🔍 Sábado 06/05/23, Blog do Edney

BLOG DO EDNEY
NA LUPA 🔎 


Por Edney Souto. 


CARLOS PORTO SAI DE CENA MAS DEIXA LEGADO ATIVO NO TCE E NA ALEPE E SEU NOME É FORTE PARA VÁRIAS OPÇÕES INCLUSIVE PARA CÂMARA FEDERAL 

O presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, se fez presente no ato de despedida de Carlos Porto no TCE/PE. 

A sessão foi emocionante tanto por parte do conselheiro Carlos Porto, como ainda pros demais integrantes da corte, colegas e companheiros do Conselheiro que pediu a sua aposentadoria. Carlos Porto e querido por parte dos funcionários do TCE, pois como presidente do órgão e na sua vida dentro da Casa sempre cuidou com carinho de todos. Foi enfatizado que Carlos está a mais de 50 anos dedicados ao serviço público, tendo sido inclusive deputado estadual por três mandatos na Assembleia Legislativa de Pernambuco e como Conselheiro já somava 32 anos de atuação no órgão de fiscalização e controle. 

DESPEDIDA- Além do seu irmão deputado estadual Álvaro Porto, que é o presidente da ALEPE (Assembleia Legislativa de Pernambuco), também participaram da despedida os dois filhos do conselheiro, Eduardo Porto (cotado para ser eleito na vaga do pai) e Carlos Porto Filho, além da irmã Carmem Silvia Porto e o sobrinho Gabriel Porto (ex-prefeito de Canhotinho). A sessão de despedida foi presidida pela conselheira Teresa Duere, em substituição a Ranilson Ramos, que se encontra em período de férias. Carlos Porto agradeceu o carinho dos familiares e se despediu com o sentimento de dever cumprido. 

FALA CONSELHEIRO- “Depois de mais de 50 anos de serviço público, sendo 50% da minha vida dedicada a esta Casa, saio com sentimentos positivos”, disse, emocionado Carlos Porto. 
Decano da Instituição, assumiu a presidência da Casa por quatro ocasiões, sendo o último mandato no biênio 2016-2017. Ocupou todos os cargos no Conselho do TCE. O último deles, a direção da Escola de Contas do Tribunal. O conselheiro teria mais dois anos no órgão, mas decidiu antecipar sua aposentadoria, que deveria acontecer em 2025, quando ele completará 75 anos. Porém resolveu antecipar a aposentadoria e aproveita o momento que o seu irmão pedido o legislativo estadual para passar o cargo que ocupa há 32 pra o seu filho, o atuante e experiente advogado Eduardo Porto. 

IRMÃO SE ESPELHA- Álvaro Porto, que atribui sua entrada vida pública ao irmão, salienta que Carlos é referência em vários aspectos da vida. Em nota, o presidente da Alepe ressaltou a importância do irmão em sua vida política.

FALA ÁLVARO PORTO- “Carlos Porto construiu uma história brilhante de dedicação ao serviço público, sempre se pautando pela ética e fidelidade às suas convicções. Para mim foi e permanece sendo uma inspiração e um exemplo a ser seguido. Tanto na Assembleia quanto no TCE, Carlos manteve uma conduta firme e marcada pelo diálogo e cultivo de boas relações. Ocupou a presidência do Tribunal por quatro vezes guiado pela sensatez que o cargo exige e nunca se deixou seduzir pelos encantos fáceis do poder. No âmbito familiar, sempre soube cuidar dos seus, com atenção e afeto. Junto aos seis irmãos, usou sua grande sabedoria para manter a família unida. Para mim, pessoalmente, exerceu e exerce grande influência na carreira política. É com ele que converso em busca de orientações e conselhos. Só tenho a agradecer pela compreensão e capacidade de ouvir e ajudar. Em nome de toda a família, quero expressar o nosso muito obrigado carregado de orgulho e admiração_”.
Deputado estadual por três mandatos, entre 1979 e 1990, Carlos Porto foi nomeado conselheiro do Tribunal de Contas do Estado em 1990, pelo então governador Carlos Wilson. Ainda estudante de Direito, nos anos 1970, foi servidor da Prefeitura do Recife. Em seguida, foi assessor jurídico e também diretor de Assistência ao Cooperativismo do Governo de Pernambuco.

MEDALHA NILO COELHO- Durante a sessão desta quarta feira passada, Teresa Duere encaminhou ao Pleno um pedido, aprovado por unanimidade, de concessão da Medalha Nilo Coelho, maior honraria da Casa, ao conselheiro Carlos Porto, por todos os serviços prestados por ele à Casa e ao controle externo. A solenidade ocorrerá no próximo mês de junho, sendo, portanto, a despedida oficial do conselheiro do TCE.
Com a aposentadoria, as funções exercidas pelo conselheiro Carlos Porto ficarão sob a responsabilidade de um conselheiro substituto, de acordo com o art. 90 § 2º da Lei Orgânica do TCE. A ocupação efetiva da vaga acontecerá após eleição do novo conselheiro pela Assembléia Legislativa.

VIDA PÚBLICA- Em reserva os amigos de Carlos Porto observam que o conselheiro está ainda jovem e goza de saúde para atuar em outros campos. Alguns apostam que o caminho natural para Carlos Porto seria disputar uma vaga na Câmara Federal em 2026, onde colocaria a disposição de Pernambuco todo o seu potencial intelectual e a sua experiência municipalista diante de 32 anos acompanhando os calos e desafios dos inúmeros prefeitos de Pernambuco. Porém que fique bem claro que ninguém da família Porto ou o próprio Carlos Porto falou sobre isso em momento algum. Essas colocações vieram de amigos que consideram que o conselheiro que se aposenta ainda tem muito potencial para dar a vidas pública. 

EDUARDO PORTO 1 - Eduardo Lyra Porto de Barros, tem mais de quinze anos de exercício da advocacia. Já trabalhou em gestões de prefeituras, como Olinda e Jaboatão, sendo também advogado particular para alguns prefeitos e ex-prefeitos. É casado com uma juíza federal. Sempre atuou como advogado de forma eficiente e possui uma carreira vasta de clientes em todo o estado de Pernambuco e também em outros locais da federação. Do ponto de vista técnico chegará ao TCE com vasta experiência, o que vai se somar ao atual quadro. Porém será o conselheiro mais jovem do colegiado e deverá passar pro menos 40 anos na função. 

EDUARDO PORTO 2 - Eduardo Porto já exerceu a função de Procurador Geral do Município do Jaboatão dos Guararapes/PE desde Fevereiro/2021, advogado, sócio do Escritório de Advocacia Porto & Rodrigues”, foi Assessor de Desembargador no TJPE, foi Procurador do Estado de RR, com atuação nos Tribunais Superiores, foi Delegado da Policia Civil de PE, foi Procurador Geral de Olinda/PE, Formado em Direito pela UNICAP, Pós-Graduado em Direito Público pela ESMAPE, Pós-Graduado em Direito Administrativo pela UFPE, concluiu Curso de Extensão em Compliance no INSPER/SP.

CAMINHO AO TCE - Os candidatos passam por sabatina na Comissão de Constituição e Justiça, o que deve ser a etapa mais fácil para Eduardo Porto, pois ele que é considerado um técnico de notório conhecimento jurídico conhece todo o funcionamento do TCE.  Após essa etapa o nome vai a plenário, em votação secreta. No entanto, na vaga de Carlos Porto, o panorama até agora é que não haja disputa e que o seu filho seja eleito por aclamação, no sentido figurado. 
A votação secreta foi sacramentada em projeto de resolução votado e aprovado na Casa. A eleição de Eduardo Porto é antes de tudo uma Homenagem a Álvaro Porto, o seu tio que recuperou o protagonismo da Assembleia Legislativa de Pernambuco, ao estilo Guilherme Uchôa.

MP-RJ IDENTIFICA REPASSES DE R$ 2 MILHÕES AO CHEFE DE GABINETE DE CARLOS BOLSONARO

MP-RJ identifica repasses de R$ 2 milhões a chefe de gabinete de Carlos Bolsonaro - Laudo do Ministério Público do Rio de Janeiro identificou repasses de R$ 2 milhões ao chefe de gabinete do vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos) feitos por funcionários do gabinete do filho do ex-presidente Jair Bolsonaro na Câmara Municipal. As transferências foram feitas num intervalo de dez anos (2009 a 2018) e reforçam os indícios da prática de "rachadinha" no gabinete de Carlos em modelo semelhante ao apontado pela Promotoria no antigo gabinete do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) na Assembleia Legislativa. A investigação, ainda não concluída, busca analisar se esse dinheiro foi repassado de alguma forma para Carlos, seja em espécie, seja por meio de pagamento de contas pessoais. Informações iniciais indicam que Jorge Fernandes, atual chefe de gabinete, pagou alguns boletos do vereador. Os repasses, revelados nesta quinta-feira (4) pelo jornal O Globo e confirmados pela Folha, foram identificados a partir da quebra de sigilo bancário de 25 servidores ou ex-servidores de Carlos na Câmara, e de cinco empresas.

sexta-feira, 5 de maio de 2023

CÂMARA FEDERAL APROVA INCLUSÃO DE PADRE CÍCERO ENTRE OS HERÓIS E HEROÍNAS DA PÁTRIA

A Câmara dos Deputados aprovou, ontem quinta-feira (4), a inclusão de Padre Cícero no Livro de Heróis e Heroínas da Pátria. O projeto é de autoria do deputado federal cearense, José Guimarães (PT), que comemorou a aprovação.

"Uma grande vitória! Esse reconhecimento que a Câmara dos Deputados faz é uma questão de justiça ao Padre Cícero Romão Batista, que é referência e fez tanto pelo Cariri e todos aqueles que são devotos da fé inspiram em Padre Cícero, uma mensagem de esperança e fé cristão", disse.

O Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria, também conhecido como "Livro de Aço", fica no Panteão da Pátria, na Praça dos Três Poderes e reúne importantes nomes da história do País. Entre os heróis e heroínas, estão Tiradentes, Anita Garibaldi, Zumbi dos Palmares e Machado de Assis.

BIOGRAFIA DE PADRE CÍCERO
Padre Cícero foi uma importante liderança política e religiosa em Juazeiro do Norte, no Cariri. Após se tornar vigário da capela da então Vila de Juazeiro, ele passou a lutar pela emancipação do território em relação ao Crato.

Depois de ser emancipada, a cidade foi comandada por ele, que foi eleito prefeito de Juazeiro. Ele chegou ainda a ser nomeado vice-governador do Ceará, apesar de nunca ter exercido o cargo.

No dia 1º de março de 1889, ocorreu pela primeira vez um fenômeno, que viria a se repetir diversas vezes: quando a beata Maria de Araújo recebeu a comunhão das mãos do Padre Cícero, a hóstia consagrada teria se transformado em sangue na boca da beata.

O episódio foi a origem de peregrinações de devotos à cidade de Juazeiro do Norte, que continuam a ocorrer até os dias de hoje, com romarias anuais para o Cariri cearense.

Contudo, comissão conclui que não houve milagre. Com a confirmação pelo Vaticano, Padre Cícero acabou acusado de manipulação da fé e foi suspenso da ordem, ficando proibido de celebrar missas até o final da vida, já que nunca conseguiu reverter a pena.

Contudo, os devotos e outras autoridades religiosas fizeram movimentos pela reabilitação de 'Padim Ciço', que tem ganhado concretude nos últimos anos.

Em 2022, o Vaticano iniciou o processo de canonização de Padre Cícero, autorizado pelo Papa Francisco. O aceite foi assinado no dia 24 de junho de 2022, no qual foi dado abertura ao processo de beatificação, tendo Padre Cícero recebido o título de servo de Deus.

BRASIL CONTRA AS PRAGAS

Aumento de pragas - Para tentar conter o avanço das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti, o governo federal lançou, ontem, a campanha “Brasil unido contra a dengue, zika e chikungunya”. Os números do Ministério da Saúde dos quatro primeiros meses do ano assustam. Comparado com o ano passado, houve crescimento de 289% nos casos de zika, 40% nos de chikungunya e 30% nos de dengue — com 333 mortes. Além de intensificar a ação dos agentes e as campanhas educativas, haverá foco em novas tecnologias desenvolvidas no país contra a proliferação dos mosquitos.

PROGRAMA BOLSA ATLETA GARANHUNS REFORMULADO É LANÇADO

Prefeitura reformula e lança "Programa Bolsa Atleta Garanhuns", que irá beneficiar atletas e paratletas do município
Beneficio é direcionado a competidores de modalidades olímpicas, paralímpicas, não olímpicas e não paralímpicas, com títulos conquistados entre janeiro de 2021 e abril de 2023
Com o intuito de incentivar a prática esportiva no município, a Prefeitura de Garanhuns, através da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), lançou nesta quarta-feira (03), o "Programa Bolsa Atleta Garanhuns". De acordo com o edital publicado no site oficial do Governo Municipal, serão 35 alunos/atletas beneficiados nesta primeira etapa do projeto, com valores entre R$ 300,00 e R$ 1.320,00, em três categorias. São elas: Estudantil Estadual, Atleta Nacional e Atleta Garanhuns. 

Para participar, é necessário possuir idade mínima de 13 anos, na época da competição, onde o atleta conquistou o (os) título (s). Outras obrigatoriedades devem ser atendidas de acordo com o chamamento, que está disponível no portal da prefeitura, na aba "Editais". As inscrições serão realizadas até o dia 26 de maio de 2023, exclusivamente na sede da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), localizada no Parque Euclides Dourado, sempre das 08h às 14h.

De acordo com o titular da pasta, Carlos Tevano, o programa é um avanço no quesito incentivo ao esporte. "Estamos dando um grande passo. A Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer, tem se empenhado para que possamos dar o devido apoio aos nossos atletas, que em muito dos casos, não tinham o incentivo necessário para desbravarem no mundo esportivo. Com o irrestrito apoio do prefeito Sivaldo Albino, Garanhuns tem se destacado nos últimos anos, com as inúmeras ações voltadas para à inclusão social", destaca. 

Para o chefe do Poder Executivo, o lançamento do programa é uma forma de garantir condições ideais para prática esportiva. "Não temos dúvidas que estaremos apoiando de forma efetiva, quem leva o nome da nossa amada e querida Garanhuns para os quatro cantos do país, e por que não dizer, do mundo. É mais que justo incentivarmos o esporte em suas diversas modalidades. Desde que assumimos a missão de garantir uma melhor qualidade de vida a todos os garanhuenses, buscamos incansavelmente, ofertar aos desportistas do nosso município, condições necessárias para suas práticas", pontua Albino. 

O edital do "Programa Bolsa Atleta Garanhuns", pode ser lido na íntegra, através do link: https://garanhuns.pe.gov.br/editais/visualizar/index/publicacoesarquivos/d57c0337-e52c-4073-80a8-231acfae3c1a/b.atleta.pdf

Texto: Allan Gustavo
Arte: Anderson Carlos

O "SEGUNDO IRMÃO" DE BOLSONARO "MORTO" PARA O EXÉRCITO

'Segundo irmão' de Bolsonaro - O militar reformado e advogado Ailton Gonçalves Moraes Barros, preso na quarta-feira em operação da Polícia Federal (PF) por fraudes em comprovantes de vacinação para Covid-19, já foi chamado de "segundo irmão" pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, um dos beneficiados pelo esquema. Ailton, que foi candidato a deputado estadual pelo PL, partido de Bolsonaro, também acompanhou o então presidente durante a votação no segundo turno de 2022, na Vila Militar, Zona Oeste do Rio. Às vésperas do primeiro turno, Ailton divulgou um áudio enviado por Bolsonaro no qual o então presidente se referia a ele de forma carinhosa, citando um relacionamento de longa data entre ambos. Em sua passagem pelo Exército, Ailton esteve lotado no 8º Grupo de Artilharia de Campanha Paraquedista, em Deodoro, onde Bolsonaro atuou na década de 1980. "Ailton, você sabe, você é um velho colega meu, paraquedista. Tu é meu segundo irmão, né? Primeiro é o Hélio Negão, depois é você. Tu sabe do carinho que tenho contigo, da nossa amizade", diz Bolsonaro no áudio.
Morto para o exército - Ailton Gonçalves Moraes Barros, ex-major preso por suspeita de fraudar comprovantes de vacinação e responsável por plano de golpe de Estado, é considerado “morto” pelo Exército. Conhecido como “segundo irmão” do ex-presidente Jair Bolsonaro, ele foi expulso da Força em 2006 por seguidas transgressões, como prisões entre 1997 e 2006. A informação é da coluna de Ancelmo Gois no jornal O Globo.
Ele foi considerado “indigno” para seguir como oficial. Seu nome aparece no sistema remuneratório do governo federal, o nome do ex-major aparece com direito a pensão. A beneficiária é Marinalva Leite da Silva Barros, identificada como “viúva” de Ailton, que recebe mensalmente R$ 22.481,28 desde 2008.
O bolsonarista foi preso na última quarta (3) pela Polícia Federal por suspeita de participar de esquema de falsificação de dados de vacinação contra Covid-19. Autointitulado “01 do Bolsonaro”, ele concorreu como deputado estadual pelo PL-RJ em 2022.
A corporação ainda teve um acesso a um áudio em que combina um golpe de Estado com Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro. Ele pedia que o então comandante do Exército, Freire Gomes, lesse um pronunciamento e decretasse um regime militar “fora das quatro linhas”