sábado, 6 de maio de 2023

VENDEDORA DE QUENTINHA É PEÇA CHAVE NO CASO DAS RACHADINHAS

Vendedora de quentinha é peça-chave em caso que apura rachadinha - A ex-servidora Juciara da Conceição Raimundo da Cunha é considerada pelo Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ) uma das principais peças no suposto esquema de rachadinha no gabinete do vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos). Lotada por 11 anos e cinco meses na Câmara do Rio, entre agosto de 2007 e janeiro de 2019, Juciara é a segunda ex-funcionária que mais fez transferências ao chefe do gabinete de Carlos, Jorge Luiz Fernandes, conhecido como Jorge Sapão. Os saques ocorreram entre 2009 e 2018. Ex-moradora de uma comunidade pobre cercada por barricadas do tráfico em Cordovil, na Zona Norte do Rio, Juciara só não fez mais transferências do que a mulher de Jorge, Regina Célia Sobral Fernandes, responsável pelo envio de R$ 814 mil em 304 lançamentos. Postagens nas redes sociais mostram que Regina e Juciara mantêm relação de proximidade. Hoje, Juciara aparece como proprietária de uma empresa de fornecimento de quentinhas: a Jucilegal. O comércio está registrado no mesmo endereço da residência de Jorge Sapão e Regina Célia, em um condomínio na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio. Ao longo dos anos em que trabalhou com o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) com salário de R$ 10 mil mensais, Juciara participou de um esquema de repasse sistemático de dinheiro. Ao todo, segundo o MP, ela fez 219 transações bancárias para o chefe de gabinete, totalizando R$ 647 mil, e 28 transferências para Regina, o equivalente a R$ 40 mil. Em algumas ocasiões, o casal mandou dinheiro de volta para Juciara: Regina enviou 11 créditos (R$ 17 mil); Jorge, 71 (R$ 110 mil)

LULA PEDE FIDELIDADE AO CONGRESSO

Lula libera verbas e convoca ministros e siglas em busca de fidelidade no Congresso - Após a primeira derrota sofrida no Congresso, o governo agora prepara um pacote bilionário de benesses para ser distribuído entre integrantes da base e aliados em potencial, além de ajustes na articulação política, a fim de evitar novas frustrações. A estratégia está calcada num tripé: liberação de emendas parlamentares, reuniões lideradas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva com líderes partidários alinhados ao Palácio do Planalto e pedido para que ministros exijam fidelidade de seus correligionários na Câmara e no Senado — parte deles já começou a ser cobrada. Desde que assumiu seu terceiro mandato, Lula tem enfrentado dificuldades para arregimentar uma aliança confiável no Legislativo. As novas iniciativas ocorrem depois de uma reunião entre o petista e o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), que já fez críticas públicas à articulação do Planalto. Na tentativa de reverter o cenário, a partir de segunda-feira, interlocutores de Lula avisarão a um grupo de 180 parlamentares (120 deputados e 60 senadores) sobre a liberação de R$ 1,6 bilhão em emendas do Ministério da Saúde. Outro lote do mesmo valor será encaminhado a uma segunda ala, entre os dias 15 e 31. Na ocasião, o Congresso já deverá ter se debruçado sobre o novo arcabouço fiscal, projeto considerado prioritário pelo governo. O Executivo vai priorizar emendas com menor valor para ampliar o número de atendidos já nesta primeira rodada.

MUTIRÕES DO "CUIDA PE" SEGUE ATENDENDO MULHERES COM PROCEDIMENTOS NO DOM MOURA

Cuida PE: Mutirões já alcançaram 40 mulheres no HRDM
Neste sábado, mutirão atendeu 23 pacientes
O Hospital Regional Dom Moura (HRDM) realizou, neste sábado (06), o segundo mutirão de procedimentos incluídos no Programa Cuida PE, iniciativa do Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (SES). Ao todo, 23 mulheres foram atendidas, sendo 15 com inserção ou retirada de Dispositivo Intrauterino (DIU) e outras oito que passaram por procedimento cirúrgico para tratamento de lesões precursoras de câncer do colo do útero. Somadas ao mutirão do mês de abril, as ações já beneficiaram 40 mulheres da região.
A diretora-geral do HRDM, Jaqueline Calado, ressalta que a programação de mutirões, neste mês de maio, vai continuar. “Nossa intenção é permanecer realizando mutirões de atendimentos que estejam com demanda represada ou em fila de espera. Isso faz parte da proposta do programa Cuida PE, zerando as filas de espera. Até o final de maio, esperamos alcançar mais mulheres de toda nossa região”, pontua.
As pacientes do Agreste Meridional, interessadas em realizar procedimentos, precisam de solicitação médica. A orientação é buscar sua unidade de saúde de atendimento ou o setor de Regulação de seu município de residência para que a solicitação seja enviada para a V Gerência Regional de Saúde (Geres), que regula os procedimentos e, posteriormente, realiza o agendamento junto ao Hospital Dom Moura.

CIDADES DE ÁGUAS BELAS E PARANATAMA DE LUTO

As cidades de Paranatama e Águas Belas estão de luto pela morte do jovem estudante de direito, funcionário público Esdras Carvalho de Melo, de apenas 22 anos, jovem muito querido em ambas as cidades vítima de um acidente que ceifou sua vida na noite de ontem, sexta, 05/05, nas proximidades do Sítio Mocós em Paranatama. 

O carro em que o jovem trafegava colidiu na traseira de um caminhão, onde o mesmo teve morte instantânea.
Esdras era filho do Pastor Erivan, neto de Sr. Cícero Barbeiro, de Águas Belas, ele era noivo da filha do prefeito de Paranatama Valmir do Leite, que decretou de imediato luto oficial de três dias no município.

O velório acontece na Igreja Batista de Paranatama onde ele frequentava, e o sepultamento, será no Cemitério São Luiz Gonzaga, as 17:00, naquele Município.

A Equipe Blog do Edney, presta condolências e envia um forte abraço à família e amigos nesta hora tão difícil. Força a todos!

RAQUEL COMEÇA A LIBERAR EMENDAS IMPOSITIVAS

Raquel Lyra começa a liberar emendas parlamentares a conta-gotas
Os municípios beneficiados são os de Casinhas, Flores, São Bento do Una e São Caetano

Governadora precisou revogar portaria que criava comissão para fiscalizar emendas destinadas a entidades privadas

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), começou a liberar, aos poucos, as emendas impositivas dos deputados estaduais, uma reivindicação que começou a ser cobrada com mais rigidez no mês passado. Estima-se que o valor liberado soma quase de R$ 3 milhões, o que ainda é pouco em relação ao montante destinado para o Poder Legislativo. Os recursos autorizados e apurados inicialmente pela Folha de Pernambuco vão para investimentos em saúde nos municípios de Casinhas, Flores, São Bento do Una e São Caetano.

A polêmica
As emendas foram autorizadas pela secretária estadual de Saúde, Zilda Cavalcanti. No início de abril, ela criou arestas com os deputados quando disse que abriria uma comissão para fiscalizar as emendas parlamentares destinadas a entidades privadas. Os legisladores se sentiram desrespeitados. Na época, a governadora Raquel precisou revogar a portaria dessa que instalava tal.

Pela Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2023, os 49 deputados teriam direito a receber R$ 156,7 milhões para destinar a seus redutos eleitorais em forma de obras ou ações. Cada legislador teria um orçamento de R$ 3,1 milhão para aplicar em 13 áreas de sua escolha. E a reserva parlamentar inicialmente proposta para este ano correspondia a 0,5% da Receita Corrente Líquida (RCL) de 2021. 

Mudanças
Contudo, no mês passado, houve mudanças feitas pela Casa. À revelia do Palácio das Princesas, o texto aprovado na Assembleia Legislativa em abril, a partir da emenda nº 23/2022 do deputado estadual Alberto Feitosa (PL), prevê um aumento escalonado das emendas que vai de 0,7% a 1,2% da RCL até 2026. A PEC foi aprovada nos termos de um Substitutivo. Agora, ao menos 50% ( cinquenta por cento) dos créditos decorrentes das emendas parlamentares serão destinados a ações e serviços públicos de saúde. Antes, era 30%.

Valores
Do total de quase R$ 3 milhões já liberados pelo Governo do Estado para os deputados, R$ 1,2 milhão vai para o município de Flores, localizado no Sertão, onde está prevista a construção da Unidade de Atenção Especializada em Saúde e compra de equipamentos e materiais para a mesma área. Cerca de três emendas, que totalizam R$ 1 milhão, tem como destino o município de Casinhas - também para aquisição de equipamentos hospitalares. 

Há um valor destinado de R$ 340 mil para São Bento do Una para aquisição de materiais permanentes para unidade básica de saúde e outra de R$ 199,9 mil para o mesmo tipo de compra em São Caetano e ampliação de 10 novos leitos. Nas publicações do Diario Oficial, não há nomes dos deputados que foram beneficiados.

Assinatura
Além da secretária de Saúde, Zilda do Rego Cavalcanti, as emendas foram autorizadas pelo presidente do Conselho de Secretário Municipais de Saúde COSEMS-PE, Artur Belarmino de Amorim. O líder do Governo na Assembleia, Izaías Régis (PSDB), não foi encontrado pela reportagem até o fechamento desta matéria para comentar o assunto. Alguns deputados foram procurados para falar sobre as emendas, pediram reserva, e alegaram não saber detalhes.

MARINA SILVA INTERNADA COM COVID

A Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, foi internada na manhã deste sábado, 06, no Insitituto do Coração, em São Paulo. Ela testou positivo para Covid-19 e apresenta também sintomas de sinusite.

Fontes ouvidas pela reportagem de VEJA garantem que os exames laboratoriais apresentaram quadro estável e que os pulmões não foram afetados,  mas ela foi mantida no hospital para observação, sob os cuidados do cardiologista Sérgio Timerman.

Marina Silva foi  contaminada por mercúrio, durante adolescência no Acre. Desde então, passou a ter um quadro de saúde delicado

O CISMADO

A operação da PF de busca e apreensão na casa de Jair Bolsonaro e que prendeu três de seus assessores mais próximos — entre eles, Mauro Cid, que foi seu ajudante de ordens — é a mais contundente evidência, até agora, de que o ex-presidente enfrentará um desafio enorme para manter seus direitos políticos e a sua liberdade. A nova frente no cerco judicial ao capitão investiga se houve fraude em cartões de vacinação de Bolsonaro, de sua filha mais nova e de alguns de seus assessores com o objetivo de incluir a informação de que eles tomaram a vacina contra a Covid-19 e, assim, permitir que fossem obtidos os certificados de vacinação exigidos para a entrada nos Estados Unidos. VEJA apurou que, em conversas com colegas militares, Mauro Cid admitiu ter fraudado o cartão de vacinação dele, da mulher e das filhas, mas nada disse a respeito da adulteração dos documentos do ex-pre­sidente. Bolsonaro teve o celular apreendido — e os investigadores esperam encontrar no aparelho provas para as múltiplas investigações que cercam o ex-presidente. Desconfiado por natureza, o capitão costuma trocar de celular de três em três meses, assim como seus filhos. Por isso, seus auxiliares apostam que nada de grave será descoberto. O tempo dirá quem tem razão.

TSE CASSA PREFEITO DE BRUSQUE E TORNA "VÉIO DA HAVAN" INELEGÍVEL

TSE cassa prefeito de Brusque (SC) e torna Luciano Hang inelegível - O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) decidiu nesta quinta-feira (4) cassar os mandatos do prefeito de Brusque (SC), Ari Vequi (MDB), e do vice-prefeito, Gilmar Doerner (Republicanos), por abuso de poder econômico nas eleições municipais de 2020. Por 5 votos a 2, a corte eleitoral tornou ambos inelegíveis, assim como o empresário Luciano Hang. O colegiado entendeu que Hang usou a estrutura de sua empresa, a rede de lojas Havan, para fazer campanha em favor do candidato. Hang atribui suas postagens à "liberdade de expressão" e afirma que expôs "aquilo que achava mais apropriado" para Brusque. "Respeito o Tribunal Superior Eleitoral, mas tenho a convicção de que nada fiz de errado, pois sei que apenas manifestei a minha opinião como qualquer cidadão", afirma o empresário em nota. A prefeitura de Brusque não se manifestou.