segunda-feira, 8 de maio de 2023

MEMÓRIA - RAFAEL PEIXOTO RELATA MOMENTOS AO LADO DE GIVALDO CALADO

Garanhuns Triste com a Notícia, mas, Feliz em ter esse Grande Homem, que foi, é e sempre será um exemplo, com essas três fotos posso falar um Pouco, um pouco mesmo do que foi Givaldo Calado de Freitas para Minha Pessoa.

Givaldo calado foi um grande empreendedor, pensava muito a frente, um empresário que ajudou muito nossa cidade em desenvolvimento, em geração de empregos e renda para Garanhuns, nos ultimos eventos da nossa cidade, no seu Hotel Palace um dos melhores de Garanhuns e Pernambuco, podemos ver passar grandes nomes da música brasileira exemplo como Fagner, Bel marques entre outros.

Nos  esportes ajudou muitos, principalmente o Futebol Amador e Profissional de nossa cidade, lembro que uma das muitas conversas que tivemos ele falava do meu Pai Laércio Peixoto, dizendo que meu pai dedicava uma grande parte de sua vida ao Futebol de Garanhuns e Região, Givaldo era amigo do Ex Presidente da FPF ( Federação Pernambucana de Futebol) in memória Carlos Alberto e dentre algumas vindas para Garanhuns Carlos Alberto ficava instalado no Hotel Pallace, mas não para aqui, Givaldo ajudou a AGA em 2000 e por muito tempo, Givaldo ajudou o Tigre, Givaldo ajudou e muito o Sete de Setembro, Givaldo ajudou em muito o amador de nossa cidade, ele era Caminhante dos Amigos do Parque.

Na Política era genro do Ex Prefeito Amílcar, Givaldo foi Vereador de nossa cidade, foi candidato a Prefeito, falando em política também ajudou e muito todos, todos mesmo, quem em Garanhuns não participou de encontros, palestras, reuniões políticas e partidárias no Auditório de seu Hotel, na area da Piscina?

Eu por exemplo em 2004 e 2008 de algumas reuniões do Partido Verde na época comando por pessoas como os Saudosos Zé Carlos Espinhara e Adolfo Lopes.

Em 2010 começou ho Hotel Pallace uma formação de um grande grupo para apoiar a candidatura a Deputado Estadual de José Luis Sampaio conhecido por todos como (Zé da Luz) Givaldo era um de seus coordenadores de campanha, campanha essa que foi Majoritária em Garanhuns passando de 15 Mil Votos e sendo o mais votado da cidade em 2010.

Em 2012 da mesma forma no Hotel Pallace foi nossa primeira reunião para candidatura de Zé da Luz e Gedesio Barros para Prefeito e Vice Prefeito, não tivemos a vitória nas urnas mas tivemos vitória política e  que na época levou êxito levando a Casa Raimundo de Moraes pela primeira vez três nomes novos de nossa política, Professora Nelma, Alcindo Correia e Gil Pm.

Em 2014 No Hotel Pallace formamos um grupo político, pensando nas eleições de 2016 é bem verdade, grupo esse coordenado pelo ex- Prefeito Luiz Carlos que tinha como amigo e assessor meu amigo Marcel Nougueira, muitos amigos mais antigos um pouco  carinhosamente o chamam de ( Fiuzinha) eu com todo respeito que o tenho lhe coloquei o nome Coronel, pela sua forma de comandar com muito jeito todos, na época 2014 Apoiamos as candidaturas de Claudiano Filho para Deputado Estadual e Tadeu Alecar Deputado Federal esse hoje Secretário do Ministério de Justiça, mais uma vez obteveram uma grande gotação e foram eleitos na época.
Em 2016 eu Rafael Peixoto tive o prazer de receber a missão chamada pelo Deputado e amigo Claudiano Filho de assumir a presidência do PSDB na cidade de Garanhuns, missão essa que fiz graças a DEUS bem feita, na época tinhamos um Grupo de Mulheres e Homens de Bem que sonhava com  uma vaga na Casa Raimundo de Moraes, e também discutirmos um nome para Chapa Majoritária no nosso grupo lançamos os nomes de nossa Chapa Proporcional e também tínhamos o nome do amigo empresário e Ex Secretário de Turismo Ivan Gomes Jr. para Chapa Majoritária e alí começamos a discutir um nome para Prefeito e Vice Prefeito, não só o nosso Partido PSDB, mais tínhamos outros a exemplo de nosso amigo e presidente do PP a época Givaldo Calado.

Assim em 2016 tínhamos os Partidos Amigos da Frente Popular comandados por,

PSB Dr Nivaldo Azevêdo 
PSDB Rafael Peixoto e Ivan jr
PP Givaldo Calado 
PPS Sivaldo Albino 
PSD Claudomira 

Era uma Eleição que todos nós sabíamos que o Prefeito atual tinha uma enorme vantagem para reeleição, mas tínhamos juntos uma missão de formar as chapas de vereadores e de trazer dois nomes para não ter um WO para Prefeito.

Na época o próprio Givaldo Calado colocava seu nome a disposição e durante algumas reuniões ficou quase certo de ser nosso candidato, na época o PSB era o Partido principal por ter o Governador do Estado no comando e decidiu que o candidato a Prefeito na época era Sivaldo Albino com o amigo Carlos Tevano de vice, nosso Candidato Ivan Jr na época tirou sua candidatura e nós em reunião decidimos apoiar o candidato da época Izaias para sua reeleição e tentar levar mais um novato para Casa Raimundo de Moraes e mais uma vez DEUS abençoando conseguimos nosso objetivo, que na época muitos duvidaram, levamos Tonho de Belo na época a ser Vereador.
Em 2018 Recebi a Missão de comandar o PP Garanhuns foto acima, para juntos lutar para reeleição do Deputado Estadual e amigo Claudiano, Givaldo Calado mais uma vez ofertava o Auditório do seu Hotel foto acima.
Juntamos um Grupo excelente com 3 Vereadores da época, Zaqueu, Bethânia e Gil Pm.
Alguns suplentes que em 2020 chegaram a ser Vereador.
Alguns jovens em 2018 como o jovem na época Matheus Martins, o Empresário Erivan Pita, o Amigo Luizinho Roldão que por acaso hoje esses três são atuais Vereadores de nossa cidade, sendo um Vice-Presidente da Casa e outro hoje Presidente da Câmara onde está sendo velado o corpo do nosso sempre amigo Givaldo Calado, bem na época graças a DEUS conseguíamos juntos uma grande vitória eleitoral conseguindo todos juntos mais de 3300 votos para o Deputado Estadual Claudiano Filho.

Em 2019 fui chamado pelo Deputado Estadual Sivaldo Albino para um projeto para 2020 e aceitei mais uma vez a missão desta vez de comandar o PSD e juntos tentar montar três chapas de vereadores e levando o nome de Sivaldo para prefeito em 2020 e assim fizemos montamos todos juntos no comando do amigo Sivaldo os partidos, PSB, PSD e PDT, que mais a frente ganharíamos aliados como foi o Caso do PT Garanhuns que trouxe além da chapa proporcional o nome do candidato e hoje Vice Prefeito Dr Pedro Veloso e durante muitas reuniões também o apoio do partido comandado por Givaldo Calado o Avante que se formou um exército em nome da chapa majoritária e roporcional e mais uma vez com as Graças ee DEUS conseguimos a vitória e diga se de passagem uma grande VITÓRIA levando 6 novos nomes para Casa Raimundo de Moraes eles, PSB; Luizinho Roldão, Jonny Albino, Damasio Cardoso. PSD; Matheus Martins,  Erivan Pita PT; Fanny das Manas
E os amigos hoje Prefeito e Vice Prefeito,
Sivaldo Albino e Pedro Veloso.
Fiz um grande relato de tudo que passei no futebol, na vida social e maior na política, na época todos esses partidos e grupos políticos não tínhamos sede nem condições financeiras para Aaugar um auditório e sempre, sempre, sempre o amigo Givaldo Calado nos ofertava  mesmo as vezes não estando no mesmo grupo na mesma idéia, mas repito sempre ele ofertava o Auditório do seu Hotel e mais, não deixava faltar nada do cafezinho, da água a toda tecnologia que vocês pensarem.

Quantos e quantos amigos não participaram de encontros descontraídos na casa do amigo Givaldo na sua piscina, no seu escritório no seu salão de recepção, que ele fazia questão de juntar no dia de domingo para juntos comer aquele sarapatel e aquela tripinha e ele e sua esposa Emília sempre felizes e muito simpáticos com todos, independente de classe social.

Descansa em paz amigo, meus Sinceros sentimentos para Givaldinho e todos seus filhos e netos, que o bom DEUS conforte a todos.

Vai na Paz.

Rafael Peixoto
Presidente do PV - Garanhuns

PASTORES DA UNIVERSAL SÃO CONDENADOS A 21 ANOS DE CADEIA POR ASSASSINATO DE ADOLESCENTE

PASTORES- Os pastores evangélicos Fernando Aparecido da Silva e Joel Miranda foram condenados pelo assassinato de Lucas Terra, adolescente de 14 anos. O crime aconteceu em 2001, em Salvador, Bahia. A sentença do tribunal do júri foi lida pela juíza Andrea Teixeira Lima Sarmento. Após três dias de julgamento os dois pastores evangélicos foram condenados por matar e queimar o corpo do adolescente.

Cada um dos evangélicos teve uma pena principal de 18 anos de prisão em regime fechado, mas tiveram as penas agravadas pelo motivo torpe, emprego de meio cruel e impossibilidade de defesa da vítima, elevando as penalidades para 21 anos. A defesa dos acusados vai entrar com recurso. Segundo o Ministério Público da Bahia, eles podem recorrer em liberdade. O terceiro pastor também foi acusado. Silvio Roberto Galiza, foi julgado e condenado em 2004 a 18 anos de prisão, cumpriu cerca de 7 anos preso, foi para o regime aberto.


JULGAMENTO- Na época, o crime chocou a população e causou grande repercussão por envolver religiosos importantes da Igreja Universal do Reino de Deus. O adolescente Lucas Terra frequentava o templo da Igreja Universal do Reino de Deus no bairro Rio Vermelho, em Salvador, onde eles presidiam os cultos.

Conforme a investigação, Lucas Terra foi morto após flagrar dois dos pastores mantendo relações sexuais dentro do templo, no bairro Rio Vermelho, na capital baiana. O menino foi dominado, agredido, estuprado e teve o corpo queimado quando ainda estava vivo. Seu corpo foi encontrado carbonizado em um terreno baldio. A perícia apontou que ele foi queimado vivo no interior de uma caixa de madeira. O principal suspeito na época, o pastor Silvio Galiza, tinha sido afastado da igreja por ter sido flagrado dormindo ao lado de adolescentes que frequentavam o templo.

Antes de desaparecer, o menor ligou para o pai e disse que estava com o pastor. Em 2006, dois anos após ser condenado pelo homicídio, Galiza delatou os outros dois pastores.


MÃE DE LUCAS - Após a leitura da sentença, Marion Terra, mãe do adolescente fez um desabafo público, registrado em redes sociais. "Hoje (27) foi o dia da minha vitória. Eu quero agradecer a todos da imprensa que, incansavelmente, nunca se calaram, nunca foram omissos, sempre foram a nossa voz. Essa vitória não é só minha, não é só do Carlos, não é só do Lucas, essa vitória é de todas as mães da Bahia.

De todas as famílias que, muitas vezes, perdem os filhos e se deparam com poderosos economicamente, e levam 22 anos, como nós levamos, e às vezes nem têm direito à justiça", disse. A reportagem do Estadão entrou em contato com a Igreja Universal do Reino de Deus, através da assessoria de imprensa, e aguarda retorno. 

(Do Estadão)

SEQUESTRADOR PRESO, MATOU VÍTIMAS PORQUE AS CONHECIA, DIZ POLÍCIA


O homem que foi preso neste final de semana em Barra do Gil, em Vera Cruz, na Ilha Itaparica, suspeito de participação nos sequestros, mortes e ocultação dos cadáveres de dois trabalhadores da construção civil, conhecia as vítimas e, por isso, decidiu matá-las, mesmo depois dos resgates terem sido pagos.

Os sequestros aconteceram em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), em dias diferentes do mês de outubro de 2022. O suspeito confessou os crimes e informou aos policiais o local onde os corpos das vítimas foram enterrados.

“Ele estava sendo investigado há alguns meses por suspeita do crime de extorsão mediante sequestro com resultado morte. Conseguimos dar cumprimento ao mandado de prisão dele”, disse o delegado Adailton Adan, do Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco), em entrevista à TV Record Itapoan.

O homem, que não teve o nome divulgado, teria cometido os crimes na companhia de mais duas pessoas, que já haviam sido presas. “Eles escolheram suas vítimas pela facilidade, conheciam as vítimas, ou seja, as vítimas eram conhecidas dos seus algozes. Em entrevista que fizemos, eles disseram que executaram as vítimas para não serem reconhecidos”, completou o delegado.

Um dos trabalhadores é o mestre de obras Cleber Maia Fraga, de 38 anos, sequestrado no dia 28 de outubro de 2022, na localidade do Caji. A família afirma que o homem foi abordado por três homens encapuzados, armados e com coletes que possuíam emblemas da polícia. Os sequestradores exigiram R$ 10 mil pela liberdade do refém. Durante as negociações, foram enviadas fotos de Cleber com os olhos vendados e as mãos e pés amarrados.

ARPEN-PE INTEGRA CAMPANHA "REGISTRE-SE!" E IRÁ EMITIR DOCUMENTOS


Arpen-PE integra Campanha  “Registre-se!”, que irá emitir gratuitamente documentos para pessoas em situação de rua, em todo o Brasil
A partir de hoje (8), a campanha  “Registre-se! irá emitir - de forma gratuita - documentos como carteira de identidade nacional, título de eleitor e segunda via das certidões de nascimento e de casamento para pessoas em situação de rua, em todo o Brasil.

Em Pernambuco, todos os RCPN’s, irão recepcionar pedidos de emissão de certidão via Central de Informações do Registro Civil (CRC) para a emissão de certidão digital. O atendimento será realizado em horário estendido ao longo de toda a semana – até sexta-feira, dia 12 -, sempre das 8h às 18h.

A Semana Nacional do Registro Civil é uma iniciativa da Corregedoria Nacional de Justiça - com apoio da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de Pernambuco (Arpen-PE). “A campanha tem como objetivo erradicar o sub-registro civil de nascimento no país e ampliar o acesso à documentação civil básica a todos os brasileiros, conforme estabelecido no Provimento nº 140/2023 – CNJ”, explica o  presidente da Associação dos Registradores das Pessoas Naturais de Pernambuco (Arpen/PE), Marcos Torres.

Segundo o IBGE, cerca de 3 milhões de brasileiros não possuem certidão de nascimento. Sem o documento, o cidadão não consegue comprovar sua filiação e nem acessar os seus direitos básicos garantidos por Lei. “A base de todas as outras documentações de um cidadão passam pelo registro civil de nascimento. A certidão também é essencial para a obtenção de outros documentos, além de garantir o acesso a benefícios governamentais e a projetos públicos”, ressalta Marcos.

Durante a Semana Nacional do Registro Civil, pessoas em situação de rua e/ou vulnerabilidade social, egressos do sistema prisional e imigrantes, a emissão de documentos será feita de maneira gratuita, em acordo estabelecido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Foto: Pixabay
Via Comunicação Digital


EM IBIRAJUBA PREFEITA MARIA IZALTA NEGA O PISO AOS PROFESSORES


Em Ibirajuba os professores da rede municipal estão sofrendo que no linguajar popular se diz “comendo o pão que o diabo amassou”, pois a prefeita Maria Izalta não está nem aí para o Piso Nacional do Magistério, uma Lei federal que faz justiça aos professores de todo o Brasil. 
O blog recebeu no nosso canal de comunicação a denúncia desta manobra e publicamos aqui o que está ocorrendo para que a população possa acompanhar e ter ciência dos fatos. Vamos lá: 
PISO A MENOR- O projeto de Lei Complementar Municipal nº 006/2023, encaminhado pela prefeita do município de Ibirajuba, Maria Izalta Silva Lopes Gama, em 07 de março, estabelece reajuste complementar do Piso Salarial Profissional do Magistério da Educação Básica, fixando-o em 3.845,63 (três mil oitocentos e quarenta cinco reais e sessenta e três centavos), conforme previsto na Lei Municipal nº 315/2022. Mas, a tabela de vencimentos do ANEXO V - A, inicia com um valor de 3.594,05 (três mil quinhentos e noventa e cinco reais e cinco centavos), sendo este inferior ao valor indicado no Art. 2º do referido projeto, que é de 3.845,63 (três mil oitocentos e quarenta cinco reais e sessenta e três centavos).
BURLANDO A LEI- Na verdade Isso indica uma incoerência com o que está expresso no inciso I da legenda da referida tabela, que diz: 
“I - o vencimento inicial da Classe A não será inferior ao valor fixado por lei Federal”. Isso também ocorre nas demais tabelas de vencimentos ANEXO V - B e ANEXO V - C, que indicam os vencimentos proporcionais as demais jornadas de trabalho de 180 e 150 horas / semanais.
PROFESSORES RECLAMAM - Diante dessa redução salarial, os professores da rede municipal de ensino junto ao Sindicato dos Professores no Estado de Pernambuco - SINPRO-PE, têm se mobilizado para que as tabelas de vencimentos do referido projeto sejam corrigidas por meio de esclarecimentos dados aos representantes do Legislativo Municipal, e também de solicitações de reuniões em caráter de urgência com Executivo Municipal, via ofício. Anexo abaixo.
PREFEITA NÃO RESPONDE - Porém, todas as solicitações não foram respondidas pelo Executivo Municipal.
Depois de quase dois meses de luta dos professores para a correção dos valores apresentados nas tabelas de vencimentos do projeto de Lei Complementar Municipal nº 006/2023, mesmo assim ele foi aprovado em 1ª votação por 5 a 3 votos, em 02 de maio.

O Blog do Edney se coloca à disposição de todos os envolvidos, inclusive da gestão municipal caso queira acrescentar alguma colocação.

WALDEMAR E SEBASTIÃO OLIVEIRA ESTÃO FECHADOS COM DUQUE PARA PREFEITO

A reportagem do Farol conversou com o Deputado Federal e vice-líder do governo Lula na Câmara dos Deputados, Waldemar Oliveira (AVANTE), o popular Dema, no feriado de 6 de Maio. Ele estava acompanhado do ex-vice-Prefeito João Duque Filho (Duquinho), do vereador Vandinho da Saúde, além de pré-candidatos a vereadores, familiares e militantes da legenda, em uma tenda montada na Rua Enock Ignácio.

Na entrevista o deputado discorreu sobre vários temas, entre eles, os números das pesquisas de opinião divulgadas nas últimas semanas que apontam uma queda vertiginosa na aprovação da gestão Márcia Conrado (PT).

“Olha, eu acho que a prefeita [Márcia Conrado] está tentando trabalhar, mas também tem muita mídia positiva a favor dela. Eu acho que a oposição também tá firme em seus posicionamentos aqui em Serra Talhada, temos bons nomes para sugerir aqui para Serra Talhada. Temos grandes nomes para sugerir à população. Um grande nome é o do ex-prefeito Luciano Duque que tem se colocado a disposição como um pré-candidato. Acho que pode ser um bom candidato Luciano Duque como uma grande opção à prefeita Márcia Conrado”, disse o deputado federal

Ainda durante a entrevista, ‘Dema’ falou sobre os projetos do AVANTE para 2024 e a possibilidade do apoio do seu grupo a candidatura do deputado estadual Luciano Duque (Solidariedade) a prefeito nas próximas eleições.

“Claro, por que não?! Luciano já foi nosso aliado. Apoiamos ele pra vice-prefeito de Carlos (Evandro). Tenho uma relação muito boa com ele. Falo com ele toda semana. A gente tem uma congruência de idéias muito positiva. O interesse é o desenvolvimento e o melhor para Serra Talhada. A gente está conversando bastante sobre o tema, nada concreto ainda. O que eu posso dizer a vocês é que o AVANTE vai ter chapa aqui em Serra Talhada, vai ter candidato. O AVANTE tem fundo eleitoral, partidário, disposição para investir em Serra Talhada. Vamos vir com um AVANTE forte e Luciano pode ser o candidato com o apoio do AVANTE”, assegurou.

SEBASTIÃO OLIVEIRA
No final da entrevista Waldemar Oliveira falou sobre seu irmão, o ex-deputado Sebastião Oliveira, que segundo ele, “também vê com bons olhos o nome de Luciano Duque”.

“Sebastião é o atual presidente estadual do AVANTE, está muito feliz organizando AVANTE no estado, participando do AVANTE nacional… Acho que Sebastião é um grande nome, mas no momento, nas discussões que eu tive com ele, ele não tem demonstrado interesse em ser candidato a prefeito de Serra Talhada. Inclusive, SE manifestou que o candidato tem que partir daqui de Serra Talhada. Ele também vê com bons olhos o nome de Luciano Duque”, finalizou.

Via Farol de Noticias

Na Lupa 🔍 Segunda 08/05/23, Blog do Edney

BLOG DO EDNEY
NA LUPA 🔎 


Por Edney Souto. 


LULA VOLTA AO BRASIL E PRECISA DA ARTICULAÇÃO NO CONGRESSO PARA EVITAR DERROTAS 

O Congresso Nacional não está para brincadeira, dessa maneira o presidente Luiz Inácio Lula da Silva precisa atuar pessoalmente na articulação politica do seu governo para evitar surpresas desagradáveis ao longo da semana e sobretudo para não colocar em risco as mudanças na área econômica que pretende implantar e ainda possui pressa para tentar iniciar a Reforma Fiscal, dificílima do ponto de vista prático. É muita coisa num espaço curto de tempo. Uma impressão ficou clara: o ministro Padilha não está conseguindo dominar a articulação política do governo. Vamos lá: 
ARTICULAÇÃO - Uma tarefa urgente para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que regressou, na madrugada deste domingo (7/5), a Brasília, depois de passar três dias no Reino Unido para participar da coroação do rei Charles III. Sem agendas oficiais no Palácio da Alvorada, ele inicia a semana com o desafio de reorganizar a base aliada no Congresso Nacional. Lula vai precisar agir pessoalmente e usar o que sabe fazer na vida que é articular e negociar. Desde os tempos de sindicato no ABC paulista que Lula convive com a arte de negociar. No momento o Ministro Alexandre Padilha ainda não disse a que veio. 

DERROTADO - Como mostrado pelo site  Metrópoles na última semana, o governo Lula foi surpreendido por duas derrotas na Câmara dos Deputados. A primeira foi a votação que abre brecha para a derrubada da regulamentação do marco legal do saneamento básico, assinada pelo presidente. A segunda foi o adiamento da votação do PL das Fake News. Importante caro leitor aqui Na Lupa, que se saiba que essa derrota de Lula na questão do saneamento foi uma vitória do Brasil. A legislação aprovada anteriormente é moderna e pode fazer o país avançar nesse quesito. Pelo menos nessa questão esse colunista do Blog do Edney discorda do governo federal. 

NEGÓCIOS- Nesta semana, as conversas com ministros e congressistas em torno da liberação de emendas parlamentares serão turbinadas. Aqui será uma negociação de altos valores para se aprovar projetos do interesse do governo de Luiz Inácio Lula da Silva(PT). 
Na semana passada, antes de embarcar para Londres, Lula recebeu, na residência oficial, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). Durante o encontro, os dois discutiram a relação entre o Executivo e o Legislativo e a liberação de emendas parlamentares. O Congresso Nacional agora só se mexe mediante emendas. Ninguém sabe onde o Brasil vai parar desse jeito. 

BRONCA PESADA - Outra questão que vai demandar atenção e empenho de Lula(PT) será  na escolha de membros e no encaminhamento em relação às Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs) do 8 de janeiro e do MST, aliado histórico do PT. Ainda que o governo consiga garantir maioria nos colegiados, o foco do que será debatido nas comissões preocupa o governo, especialmente num momento em que há pressa para aprovar matérias econômicas, como o novo arcabouço fiscal e a reforma tributária. Além disso há uma preocupação grande com a questão de como esses temas serão tratados na mídia e os holofotes que essas CPIs irão gerar e que pode causar impacto sob a opinião pública. 

ACELERAR NOMEAÇÕES - Todo mundo sabe que o governo federal precisa acelerar as nomeações de cargos de segundo e terceiro escalão, de interesse de partidos do Centrão e usados como moeda de troca para apoio no Congresso. A reorganização da base política passa por essa questão e aqui em Pernambuco para se ter uma ideia espera-se a nomeação de Marília Arraes pra alguma função importante e ainda está pendente o fato de o Republicanos terem indicado Samuel Andrade para a Codevasf. Esses são apenas dois pequenos exemplos de como a coisa está atrasada. Lula precisa desatar esse nó. 

ATENDENDO HUMBERTO- Nesta segunda (8/5), Lula sanciona, no Palácio do Planalto, o projeto de lei que inclui a Política Nacional de Saúde Bucal – Brasil Sorridente, na Lei Orgânica da Saúde.
A política vai garantir acesso universal, equânime e contínuo aos serviços de saúde bucal, que passam a integrar o SUS definitivamente. O Brasil Sorridente é um programa criado em 2004 e mais um do pacote de políticas que vêm sendo recriadas pelo governo. Uma das suas principais diretrizes é combater a dificuldade de acesso à saúde bucal, principalmente para a população mais vulnerável e em regiões de difícil acesso.

SEM PRIVATIZAÇÃO REFINARIA ABREU E LIMA PODE DUPLICAR CAPACIDADE DE PRODUÇÃO

PE: Fora da lista de privatizações, Refinaria Abreu e Lima pode duplicar capacidade de produção
Segundo Rogério Almeida, do Sindipetro PE/PB, obras na refinaria podem aumentar produção de 130 para 260 mil barris/dia
A Refinaria vai receber investimento para a produção do Diesel R, também chamado de Diesel Verde - Divulgação/Petrobras

No início de abril, o o governo retirou sete empresas do Programa Nacional de Desestatização (PND) e três do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), sendo uma destas a Petrobrás. A medida foi comemorada pela categoria dos petroleiros, que denunciava os retrocessos atrelados a este modelo de gestão.

Para entender a medida e quais as ações que estão sendo retomadas na Petrobrás com o retorno de investimentos em refinarias no Nordeste, como a Refinaria Abreu e Lima, localizada em Pernambuco, o Brasil de Fato conversou com Rogério Almeida, coordenador do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Petróleo de Pernambuco e Paraíba (SindipetroPE/PB). Confira:

Brasil de Fato Pernambuco: Nos primeiros dias de janeiro, o presidente Lula (PT) retirou oito estatais da lista de privatização, dentre elas a Petrobrás. O que esse processo de desprivatização representa para a empresa? 

Rogério Almeida: Isso fazia parte do programa do governo Lula, até então candidato, que [prometeu] rever essas questões das privatizações da Petrobrás e dentre elas a que estava na lista de ser privatizada, a Refinaria Abreu e Lima junto com o terminal Aquaviário de Suape. Ia ser uma perda gigantesca aqui para o povo de Pernambuco.

O governo Lula ganhou as eleições, está com um projeto de governo em andamento. Dentro da Petrobrás está tendo um pouco de dificuldade para barrar as privatizações porque sete pólos foram colocados na lista de privatização, que foram dois pólos terrestres no Rio Grande do Norte de exploração de petróleo; mais três no Espírito Santo e a refinaria Lubnor lá no Ceará. O conselho de administração ainda era do governo anterior e estava com essa linha de privatização.

Dia 27 de abril teve a assembleia onde foram substituídos esses conselheiros. São oito conselheiros substituídos e aí sim entra a indicação do governo federal. Com esses oito conselheiros e a gente vai rever o plano de negócios da Petrobrás e, revendo esse plano de negócios, com certeza vai cair a ampliação do parque de refino, vão suspender todas as privatizações efetivamente e aí a gente vai ter mais fôlego e mais expectativa de crescimento.

Pelo visto, essa medida teve impacto aqui em Pernambuco, pois a Refinaria Abreu e Lima que estava na mira da privatização, agora receberá investimento para conclusão da sua planta. Quais os impactos dessa retomada da Refinaria aqui no estado?

Com essa obra do SNOX [unidade de abatimento de emissões, com a função de tratar os gases resultantes do processo de produção de combustíveis com baixo teor de poluentes, tais como o Diesel S-10] em andamento desde o ano passado, essa planta vai pegar as emissões de poluentes de SOX [óxidos de enxofre] e transformar em ácido sulfúrico para venda. É mais um produto que vai sair da refinaria. Além disso, já teve empresa que ganhou o processo de licitação para ampliação da produção da Refinaria Abreu e Lima, que a gente está chamando de Revamp do Trem 1, ou seja, quando eu falo trem, são as duas refinarias, Trem 1 e Trem 2. O Trem 1 está com a produção de 115 mil barris de petróleo, a máxima dele, e está trabalhando um pouco abaixo disso agora por conta das emissões de poluentes por controle do CPRH [Agência Estadual de Meio Ambiente de Pernambuco], mas ele pode processar até 115 mil barris.

O que vai ser essa Revamp do Trem 1? Vai ser o aumento dessa carga de 115 mil pra 130 mil barris. Além disso, a terceira grande obra vai ser a continuidade do Trem 2 que está 70% concluído. A licitação deve entrar agora no meio deste ano para duplicar a produção da refinaria. Com o Trem 2 a gente vai processar 260 mil barris de petróleo por dia, uma das maiores produções e refino de petróleo do Brasil.


Abreu e Lima é a única refinaria brasileira totalmente construída com tecnologia nacional / Reprodução

Tudo isso vai trazer empregos e desenvolvimento aqui pra nossa região, que até então vinha tendo esse grande desenvolvimento do Porto de Suape e infelizmente nos últimos quatro anos e foram sendo paradas todas as obras, todos os investimentos. Os estaleiros pararam de produzir navios e isso também é uma promessa do governo Lula e provavelmente devem ser retomados os estaleiros aqui em Pernambuco para produzir navios para a Petrobrás.

A refinaria vai receber investimento para a produção do Diesel R, o chamado Diesel Verde, que está no início da sua implementação. O que seria isso?

Veio agora uma notícia, muito boa, de que vai ser uma planta de produção de biocombustível usando óleo vegetal e também possivelmente de origem animal, gordura animal aí se transformando em biodiesel. Esse biodiesel deve ser incorporado na produção de diesel da Refinaria abreu e Lima - lembrando que nós já produzimos o diesel mais limpo do Brasil e exportamos para a Europa.

Esse diesel tem um baixo teor de enxofre e com essa implementação do biocombustível à base de óleo vegetal e gordura animal provavelmente vai ser uma referência para essa nova geração de diesel limpo e biodegradável.

Para encerrar nossa entrevista, quais são as expectativas da categoria para esse novo governo?

A categoria petroleira está muito esperançosa com essa retomada, tanto dos investimentos aqui no nosso estado, na refinaria Abreu e Lima, quanto na Transpetro que também está com a perspectiva de demandas de navio, porta-navio, ou seja, vai reativar os estaleiros aqui em Pernambuco e também a ampliação do terminal aquaviário de Suape que a gente está solicitando aos gestores.

A gente tem a Transnordestina, que é um exemplo importante, e está voltando a sair do papel a conclusão de Salgueiro até Suape, porque o trecho que está mais adiantado e concluído é até Pecém, no Ceará. Concluindo esse trecho a gente vai ter uma ligação diretamente do Porto de Suape com o Porto de Pecém. A gente tem também outra solicitação inclusive de um um terminal terrestre da Transpetro para distribuir combustível a preço mais barato para o interior. A gente fez a solicitação para que fosse instalado em Salgueiro,  justamente na "encruzilhada do Nordeste", onde tem a bifurcação na Transnordestina. Seria um grande avanço para desenvolver aquela região também do interior.

Além disso, a categoria vai continuar com suas lutas de rever as perdas que nós tivemos nos últimos seis anos, perdas salariais, de direitos. Nós estivemos aqui contra a privatização e nesse processo de resistência a gente teve que abrir mão de muitas coisas nos nossos acordos coletivos. Então é hora da gente recuperar, a categoria está engajada para esse processo e a gente deve estar construindo agora um novo acordo coletivo. A partir de junho e até setembro a categoria vai estar na linha de frente fazendo seu papel de exigir a retomada desses direitos.