quarta-feira, 10 de maio de 2023

Na Lupa 🔍 Quarta 10/05/23, Blog do Edney

BLOG DO EDNEY 
NA LUPA 🔎 


Por Edney Souto.


EM SERRA TALHADA SUCESSORES NÃO REZAM CARTILHA DOS SEUS APOIADORES


CRIATURA E CRIADOR-  Todo mundo sabe que a relação do deputado estadual Luciano Duque (SD) e a prefeita Marcia Conrado (PT)já não existe mais e que o momento atual é só um
jogo de peças no xadrez político. Porém inteligente como sempre foi e político de verdade Duque sabe que em caso de rompimento entre criatura e criador ganha mais quem foi traído. Por isso, e nós não estamos julgando ninguém, que até agora não foi de fato tornado oficial o referido distanciamento político de ambos. Luciano Duque tem mostrado que possui uma paciência formidável é que não deixa jamais as emoções se sobressair acima da razão.

MANDATO DE DEPUTADO- Luciano Duque faz um excelente mandato de deputado estadual e sua atuação na Assembleia Legislativa de Pernambuco é verdadeiramente eficiente. Duque sabe usar bem a tribuna e colocar em discussão temas que de fato interessa as suas bases políticas e a Pernambuco. Sua atuação parlamentar tem sido de destaque assim como sua participação nas comissões temáticas da ALEPE tem sido de grande relevância. Nós podemos dizer que Luciano Duque está a vontade no mandato no legislativo. 

DA FOLHA - O médico Sebastião Oliveira e Luciano Duque foram adversários nas últimas eleições no município, mas dividiram o mesmo palanque na última eleição estadual em 2022, também quando o então deputado foi vice de Marília Arraes (SD). Então Duque já votou em Sebá e a retribuição pode vir já no ano que vem, uma vez que, em um vídeo publicado em sua conta do Instagram, um animado ex- adversário, em tom descontraído, afirmou com um sorriso no rosto: "Cortando o cabelo, né?! Para dizer que vou apoiar Duque em Serra Talhada".


DUQUE COMEDIDO
- Observando as entrevistas do deputado estadual Luciano Duque(SD) é fácil perceber que ele nunca falou abertamente é muito menos internamente com ninguém. Duque nunca disse 
que é candidato, embora ele seja a melhor opção do seu grupo para a função. Todo mundo sabe também que Luciano Duque não está hoje tão próximo da prefeita que ele elegeu, mas não por culpa dele e muito mais pelas ações e omissões da sua sucessora em relação a ele. Gestos passados falam por si mesmo. 

GESTOS - A exoneração, a pedido da ex primeira dama, Karina Rodrigues (esposa do deputado Luciano Duque) da pasta de Desenvolvimento Social, o distanciamento do deputado e a aproximação da prefeita junto ao médico e ex-prefeito, Carlos Evandro (PSB), principal adversário político de Luciano Duque, tem sido interpretado como um sinal para que Luciano Duque se pronuncie sobre o rompimento com a prefeita Márcia Conrado, que também é a presidente da AMUPE (Associação dos Municípios de Pernambuco). 

LEI DO RETORNO- no Blog do Itamar foi relembrado o rompimento do então prefeito Luciano Duque com o seu criador, o médico Carlos Evandro: “Para muitos, Luciano Duque está pagando com a mesma moeda, o que fez com o ex-prefeito Carlos Evandro, que em 2012 lutou com unhas e dentes para indicar o ex-petista à sua sucessão. Na defesa de Duque, Evandro bateu de frente com o ex-deputado federal Inocêncio Oliveira e até  com o governador à época, Eduardo Campos(PSB). No final, Luciano foi o candidato da sucessão de Carlos Evandro, venceu o pleito e poucos meses depois rompeu politicamente. Em tempo Duque era vice-prefeito e com o apoio de Carlos se elegeu. Não se sabe até hoje o motivo que levou os dois a se afastarem. Mas Maquiavel nos dar uma pista no seu livro “O Príncipe”, quando coloca que “ninguém governa o governante”, foi assim com Carlos Evandro e está sendo assim com Márcia Conrado.

terça-feira, 9 de maio de 2023

ISABELLA DE ROLDÃO TEM AGENDA NA FRANÇA E MOSTRA POLÍTICAS PÚBLICAS DO RECIFE EM NANTES

Comprometida com o desenvolvimento de uma cidade não sexista e inclusiva, a Prefeitura do Recife, através da vice-prefeita Isabella de Roldão, apresentou, em Nantes, na França, nesta terça-feira (9), uma série de políticas públicas aplicadas na capital pernambucana que estão alinhadas com a proposta de uma cidade que tenha mais presença feminina nos espaços públicos. O conceito está incluído no Plano Recife 500 anos, que desenvolve ações estruturadoras até 2037, quando a cidade será a primeira capital do Brasil a completar 500 anos. 

DEBATE NO EXTERIOR- A apresentação de Isabella aconteceu durante "O Grande Debate: Construindo nossas cidades, juntos vamos inventar a vida de amanhã", no auditório da Escola de Arquitetura da cidade francesa. "Essa incrível parceria entre Recife e Nantes me possibilita uma rica troca de conhecimentos e experiências em um tema muito importante: a Igualdade de Gênero", afirma a vice-prefeita.

FALA ISABELLA DE ROLDÃO - "Assim como Nantes, o Recife tem o compromisso de construir uma cidade não sexista, acolhedora e democrática. De maneira transversal, temos alguns projetos e ações com o intuito de tornar o ambiente urbano menos desigual. Por exemplo: temos o Centro Clarice Lispector, as Salas das Mulheres, o Programa Maria da Penha vai à Escola e o Cria Esperança", continua a vice-prefeita do Recife Isabella de Roldão. Outro programa destacado por Isabella durante sua apresentação foi o "Programa Pertencer", que foca na população de maior vulnerabilidade social através do desenvolvimento de ações voltadas  para o empoderamento da mulher.
EM NANTES- A comitiva oficial da Prefeitura do Recife participou de uma série de compromissos nesta terça-feira em Nantes. A delegação esteve no bairro da Republique e foi apresentada ao projeto urbano Labo Diva; Isabella e comitiva também estiveram no local onde a Prefeitura do Recife apoiará a intervenção urbana na cidade francesa.

MULHERES DE MINISTROS DE LULA RECEBEM 37,5 MIL EM CARGOS

Desde janeiro, cinco mulheres de ministros do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva foram nomeadas para cargos na administração pública federal em Brasília ou indicadas para tribunais de contas estaduais, conforme apuração do Estadão.
Entre esses casos, está o da enfermeira Aline Peixoto, esposa do ministro da Casa Civil, Rui Costa, que foi indicada após seu marido assumir o cargo no ministério. Em março, Aline Peixoto assumiu o cargo de conselheira do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia.

Isso gerou insatisfação entre aliados próximos do ministro da Casa Civil. Inclusive, o senador Jaques Wagner (PT-BA), um aliado de primeira hora de Lula, manifestou sua opinião de que a vaga deveria ser preenchida por um parlamentar.
“Nada contra a pessoa física, só defendi um conceito”, justificou numa entrevista ao site Metro 1, de Salvador. “Eu digo que é desnecessário, pode ser tantas coisas. Só tem esse caminho?”, emendou Fátima Mendonça, mulher de Wagner, em entrevista ao site Bahia Notícias.

No início do ano, a ex-deputada federal Rejane Dias, esposa do ministro Wellington Dias, responsável pela pasta de Desenvolvimento Social, foi nomeada para o Tribunal de Contas do Estado do Piauí. As remunerações das esposas dos ministros variam entre R$ 35.462,22 e R$ 37.589,96, podendo ultrapassar os R$ 50 mil com benefícios e indenizações.
Ainda conforme apuração do Estadão, desde janeiro deste ano, outras três mulheres de ministros do governo de Lula foram nomeadas ou promovidas para cargos em Brasília.

LUTO - RITA LEE MORRE AOS 75 ANOS

As redes sociais da cantora fizeram um comunicado nesta manhã: "Comunicamos o falecimento de Rita Lee, em sua residência, em São Paulo, capital, no final da noite de ontem, cercada de todo o amor de sua família, como sempre desejou". O velório será aberto ao público, no Planetário do Parque Ibirapuera, na quarta-feira (10), das 10h às 17h.

Ela foi diagnosticada com câncer de pulmão em 2021 e vinha fazendo tratamentos contra a doença.

PROGRAMA CHAPÉU DE PALHA COMEÇA A CADASTRAR TRABALHADORES RURAIS DE CANA-DE- AÇÚCAR

Trabalhadores rurais da cana-de-açúcar iniciam o cadastramento no Programa Chapéu de Palha 2023
Interessados podem solicitar o benefício até o dia 2 de junho, de acordo com o cronograma de cada município
O Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional, abriu o cadastramento para os trabalhadores rurais da cana-de-açúcar no Programa Chapéu de Palha 2023. Os interessados devem procurar os polos de cadastramento até 02 de junho.

Para ser beneficiário do Programa é necessário ser trabalhador da cana-de-açúcar, bituqueiro(a) rurícola, ruralista, cabo rural ou safrista no último contrato e ser residente dos municípios pernambucanos contemplados pelo Programa da Cana-de-açúcar.
Os interessados em fazer o cadastramento ainda devem ter mais de 18 anos e ter exercido a atividade canavieira registrada por no mínimo 30 dias corridos no período de 36 (trinta e seis) meses anteriores ao início do cadastramento.

Além disso, para ter direito ao benefício também é necessário não estar recebendo seguro-desemprego ou pensão pelo INSS. Já aqueles profissionais entre 18 e 24 anos que estejam desempregados por conta da entressafra, podem se cadastrar desde que atendam aos demais requisitos do Programa, mesmo que existam outros beneficiários no domicílio.
Os documentos necessários são: comprovante do PIS ou NIS; RG, CPF, comprovante de residência, carteira digital de trabalho, cadastro nacional de informações sociais (CNIS) atualizado e carteira digital de trabalho expedida até 15 dias anteriores ao cadastro. Dúvidas e outras informações através do telefone: 0800.282.5158. O atendimento funciona das 8h às 17h.

EDUARDO DA FONTE EXIGE FISCALIZAÇÃO DO TCU E COMISSÃO DE DEFESA DO CONSUMIDOR SOBRE A ANEEL

Eduardo da Fonte propõe fiscalização do TCU e da Comissão de Defesa do Consumidor sobre a ANEEL
Deputado exige que ANEEL se posicione e preste contas ao Brasil sobre outros possíveis reajustes
 
Como representante da Comissão de Defesa do Consumidor, o deputado federal Eduardo da Fonte, protocolou, nesta segunda-feira (8),  pedido para que seja realizado Ato de Fiscalização e Controle, com auxílio do Tribunal de Contas da União (TCU), sobre a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). 

Em Reunião Ordinária na Câmara dos Deputados, no último dia 26 de abril, ao lado do deputado Celso Russomanno, o pernambucano exigiu que a ANEEL se posicione e preste contas ao Brasil sobre reajustes da Celpe. 

“É um verdadeiro absurdo a informação que a ANEEL deverá conceder um reajuste à Celpe de mais de 9%; quando a própria Celpe pede aumento de 7,58%”, afirmou Eduardo da Fonte.

O documento pede para que sejam verificados se existe possível conflito de interesse ou atuações em desconformidade com o previsto legalmente e, em caso afirmativo, se houve repercussão negativa para os consumidores de energia elétrica.

MORRE AOS 37 ANOS EX- DEPUTADO FEDERAL DAVID MIRANDA

O ex-deputado federal David Miranda morreu na manhã desta terça-feira (9), aos 37 anos, no Rio de Janeiro.

A notícia foi informada por seu marido, o jornalista Glenn Greenwald, pelas redes sociais.

“É com a mais profunda tristeza que comunico o falecimento do meu esposo, David Miranda. Ele faria 38 anos amanhã. Sua morte, esta manhã, ocorreu após uma batalha de 9 meses na UTI. Ele morreu em plena paz, cercado por nossos filhos, familiares e amigos”, escreveu Glenn, no Twitter.

CASO SERRAMBI: MÉDICO LEGISTA DIZ QUE CENA DO CRIME PODE TER SIDO MONTADA

Estudo feito por perito do caso de Maria Eduarda Dourado e Tarsila Gusmão mostra divergências em laudos e parecer realizados na época; uma das vítimas pode ter sido estrangulada antes de ser alvejada por tiro. Um dos casos de maior repercussão na história recente de Pernambuco continua sem solução, mesmo após completar 20 anos. Foi no dia 3 de maio de 2003 que Maria Eduarda Dourado e Tarsila Gusmão desapareceram durante um feriadão na casa de um amigo em Serrambi, em Ipojuca. Os corpos delas foram encontrados 10 dias depois, em um canavial na PE-51, em Camela, também em Ipojuca, com sinais de violência e crueldade.
AO JAMILDO MELO- Em entrevista ao Blog de Jamildo, o médico legista e especialista em Medicina Legal e Perícia Médica Reginaldo Inojosa, um dos peritos envolvidos no Caso Serrambi, revela, com base em análises científicas, que a cena do crime pode ter sido montada, e que uma das vítimas pode ter sido estrangulada antes de ser alvejada por tiros. A conclusão foi tomada após a realização de um estudo de caso que analisou dois laudos periciais e um parecer técnico realizados na época. O estudo foi apresentado como requisito para a livre-docência do perito, e foi publicado na Revista Brasileira de Ciências Criminais. Ele apresentará as informações em um seminário realizado no próximo dia 18, na faculdade IDE, no Recife.
LAUDOS - A primeira perícia do Caso Serrambi foi feita no dia 13 de maio de 2003, pelo Instituto de Medicina Legal, um dia após os corpos serem encontrados. Na época, os kombeiros Marcelo e Valfrido Lira foram indiciados pelo crime e presos.
Uma segunda perícia foi realizada em novembro do mesmo ano, com laudo publicado em fevereiro de 2004, após resultados de exames médicos. O perito aposentado gaúcho Domingos Tocchetto e o legista paraibano Genival França participaram das perícias, emitindo um parecer técnico — ou seja, um terceiro documento. Em 2018, Reginaldo Inojosa e outros três profissionais elaboraram o estudo de caso que detalhou que divergências entre os resultados dos laudos e do parecer, apontando que a cena do crime pode ter sido montada. Também assinam o documento Adriana Conrado de Almeida, Maria Izabel Cardoso Bento e Maria do Socorro Orestes Cardoso. 
CONCLUSÃO- Para chegar à conclusão, os especialistas analisaram os laudos sobre a causa da morte e os instrumentos que provocaram lesões, exames antropológicos (para determinação do gênero, idade e cor da pele), exame odontolegal, exame toxicológico realizado em amostras de cabelos das vítimas, reação vital (conjunto de sinais que ocorrem somente quando as lesões são provocadas com a vítima viva, e não após sua morte), composição da pólvora no local do ferimento e a trajetória e o trajeto dos projéteis.
LAUDOS DIVERGEM- Várias divergências entre os laudos foram observadas pelos pesquisadores. No primeiro laudo, por exemplo, consta a presença de tiro no abdômen de uma das vítimas, não registrado no segundo laudo nem no parecer. Uma das vítimas também apresentou fratura na mandíbula decorrente do tiro, registrada no primeiro laudo. Já no parecer, os peritos não concordam que a fratura ocorreu por causa da perfuração.
DIVERGÊNCIAS- Outro fato relevante é a presença, no local do crime, de uma cápsula de projétil de revólver .40, na época de uso exclusivo da polícia, sendo compatível com o tipo de lesão encontrado em um dos corpos. A presença dessa cápsula não foi relatada no primeiro laudo.
Ainda, o primeiro laudo aponta que há fraturas na mão esquerda de uma das vítimas, decorrente de reação de defesa. No segundo laudo e no parecer também há a informação da fratura, mas eles divergem afirmando que ela não foi decorrente de defesa da vítima, pois o exame de reação vital na mão foi negativo.
Além das divergências, alguns fatos deixaram de ser notificados tanto nos laudos como no parecer, em diferentes ocasiões. A trajetória dos tiros e a concentração de pólvora, por exemplo, não foram registrados nos dois laudos, mas são citados no parecer. Exame toxicológico e reação vital também não constam em um dos laudos.
ESTRANGULAMENTO- O estudo de caso também apontou que Tarsila foi estrangulada antes de ser alvejada a tiros. Essa informação não foi relatada nos laudos nem no parecer.
O pesquisador, porém, concluiu que houve o estrangulamento a partir da análise de fotos de um dos laudos, que indica a presença de sulco no pescoço, sugestivo de estrangulamento.
Ele ressalta, porém, que essa pode ser apenas uma hipótese. Isso porque, em um primeiro momento, não foi solicitado o teste, e em um segundo momento, não pode ser realizado por conta do avançado estado de putrefação do corpo.
TIRO NA MÃO- Um dos exames realizados pelos peritos é o de reação vital, que identifica, por meio de análise de estrutura óssea, se a vítima foi atingida pelo projétil ainda em vida ou após sua morte. Isso é possível por meio de extravasamento de hemácias, que não ocorre em uma pessoa já morta, devido à ausência de circulação sanguínea.
“Em uma das amostras o resultado foi positivo e em outra, negativo, caracterizando que, no momento do tiro na cabeça a vítima estava viva, porém, quando a vítima recebeu o tiro na mão esquerda ela estava morta ou em estado de coma com pequena perfusão periférica. E quando a vítima foi atingida pelos disparos ela se encontrava deitada em decúbito ventral. E possível já existia a presença de estrangulamento”, afirma o estudo.