quinta-feira, 11 de maio de 2023

PROCURADORIA PEDE PRISÃO DE COLLOR

PGR pede condenação de Collor a 22 anos de prisão - A vice-procuradora-geral da República, Lindôra Araújo, pediu nesta quarta-feira a condenação do ex-presidente Fernando Collor a 22 anos e oito meses de prisão. A manifestação foi apresentada no início do julgamento em que o Supremo Tribunal Federal (STF) analisa uma ação penal da Operação Lava-Jato em que Collor é réu pela suspeita de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Lindôra reiterou as alegações finais que a ex-procuradora-geral Raquel Dodge apresentou no caso, ainda em 2019, pedindo a condenação de Collor e de outros dois réus. Após a manifestação da Procuradoria-Geral da República (PGR), a sessão foi suspensa. O julgamento será retomado nesta quinta-feira, com as sustentações orais dos advogados de defesa. A investigação trata de supostas irregularidades na BR Distribuidora — antiga subsidiária da Petrobras — e tramita desde 2014 no STF. Segundo a denúncia da PGR, o grupo de Collor recebeu R$ 29,9 milhões em propina entre 2010 e 2014, em razão de contratos de troca de bandeira de postos de combustível celebrados com a BR Distribuidora. Também são réus Pedro Paulo Bergamaschi de Leoni Ramos, que foi ministro de Collor quando ele era presidente da República e é apontado como operador dele, e Luis Amorim, diretor executivo da Organização Arnon de Mello, conglomerado de mídia do ex-senador. Na quinta-feira passada, o ministro Edson Fachin negou um pedido da defesa de Collor para enviar o caso para a primeira instância, o que poderia atrasar a conclusão. Os advogados dele alegaram que, como o mandato de senador acabou em janeiro, ele teria perdido o foro privilegiado.

DINO ANUNCIOU ABERTURA DE INQUÉRITO DA MANIPULAÇÃO DOS RESULTADOS

Manipulação de jogos - O Ministro da Justiça, Flávio Dino, anunciou nas redes sociais, que determinou a abertura de inquérito da Polícia Federal para investigar indícios de manipulação em jogos de futebol. Segundo Dino, a polêmica, com repercussão “interestadual e internacional” passará pelas “investigações legalmente cabíveis”. O chefe do esquema de manipulação de jogos do futebol brasileiro, Bruno Lopez, denunciado pelo Ministério Público de Goiás, afirmou que tinha contato com o oito jogadores do Botafogo para fazerem parte da fraude. De acordo com troca de mensagens obtidas pelas investigações, ele afirma que os "mlks tão doidos" e que eles "vão arrumar vários aqui já pra semana que vem". Apesar de citado pelo chefe do esquema, não há nome de jogador do Botafogo denunciado ou que conste no processo, ao contrário de outros times da Série A, como mostra planilha que previa pagamentos de até R$ 80 mil aos atletas que aceitassem o esquema. A troca de mensagens envolvendo BL, como é conhecido o acusado de ser o chefe da quadrilha, foi feita no dia 10 de setembro de 2022. Naquele mesmo dia, o meio-campo Nathan, então no Fluminense, havia fechado acordo para levar um cartão amarelo no jogo contra o Fortaleza. Porém, ele ficou no banco de reservas o que revoltou os integrantes da quadrilha. Na última segunda-feira, a operação “Penalidade Máxima” apresentou uma nova denúncia à Justiça, após investigar o crime em jogos das Séries A e B do Brasileiro de 2022, além de confrontos nos campeonatos Estaduais deste ano. Ao todo, 16 pessoas foram denunciadas, sendo 7 jogadores: Eduardo Bauermann (Santos), Gabriel Tota (Ypiranga-RS), Victor Ramos (Chapecoense), Igor Cariús (Sport), Paulo Miranda (Náutico), Fernando Neto (São Bernardo) e Matheus Gomes (Sergipe). A lista de envolvidos soma, agora, um total de 11 jogadores. Além dos sete atletas denunciados, quatro deles fizeram acordo com a Justiça. Kevin Lomónaco, do Bragantino; Moraes, ex-Juventude e hoje Atlético-GO; Nikolas Farias, zagueiro do Novo Hamburgo-RS; e Jarro Pedroso, atacante do Inter de Santa Maria-RS

CARLUXO TROCA SENHAS DO PAI E BARRA ACESSO DO BOLSONARO AS PRÓPRIAS REDES

Carluxo troca senhas de Bolsonaro e barra acesso do pai às próprias contas nas redes
Carlos Bolsonaro com o pai mexendo no celular
Jair e Carlos Bolsonaro mexem no celular
O vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ) tem barrado o acesso do pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro, às suas próprias redes sociais. Desde que anunciou que deixaria de administrar os perfis, o filho de Jair tem proibido o pai de usá-los. A informação é do jornal O Globo.

Aliados da família Bolsonaro relatam que Carlos trocou as senhas de todos os perfis para marcar sua posição. Ele suspeita que o pai estaria sendo aconselhado a fazer publicações menos agressivas. Quando anunciou que deixaria de administrar os perfis, o vereador disse que “pessoas ruins se acham as tais e ganham muito com o suor dos outros que trabalham de verdade”.

Os perfis no Twitter, Instagram e Facebook de Jair estão sem postagens há 25 dias, desde a saída de Carlos. O hiato de publicações tem gerado incômodo a aliados, já que o ex-presidente não consegue mobilizar seus apoiadores para atos, como sua ida à Agrishow.

Ele tem se aproximado de marqueteiros que atuaram em sua campanha eleitoral em 2022, que defendem uma comunicação mais calma nas redes sociais. Entre eles estão Fábio Wajngarton, ex-secretário de Comunicação da Presidência (Secom); Duda Lima, ligado ao presidente do PL, Valdemar Costa Neto; e o publicitário Sérgio Lima, que atuou em sua campanha digital no ano passado.

Ao contrário do grupo, Carlos é conhecido por usar as redes para inflamar apoiadores.

DANILO CABRAL ASSUME A SUDENE

O ex-deputado federal e ex-candidato a governador de Pernambuco, Danilo Cabral assume a superintendência da Sudene. 
Danilo assume por indicação do senador, Humberto Costa.

Danilo Jorge de Barros Cabral é um advogado e político brasileiro, do estado de Pernambuco, nascido em Surubim, filiado ao Partido Socialista Brasileiro (PSB), casado há 32 anos com Analúcia e pai de Marcelo e Maria. Nas eleições de 2022, foi candidato ao governo de Pernambuco pela Frente Popular, mas acabou não avançado para o 2º turno, ficando em 4º lugar com 18,06% dos votos válidos.

Danilo Cabral é auditor do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco e foi diretor-geral do órgão de controle, ex-assessor do ex-governador Eduardo Campos e foi secretário de Educação, das Cidades e de Planejamento de Pernambuco e também foi secretário de Administração do Recife.

Foi eleito deputado federal em 2014, para a 55.ª legislatura (2015-2019). Durante o Governo Michel Temer, votou contra da PEC do Teto dos Gastos Públicos. Em abril de 2017 foi contrário à Reforma Trabalhista. Votou contrário também à Reforma da Previdência. Em agosto de 2017, votou a favor do processo em que se pedia abertura de investigação do presidente Michel Temer. Votou a favor da admissibilidade do processo de impeachment de Dilma Rousseff.

Como deputado federal no seu terceiro mandato (eleito em 2018), Danilo Cabral é um dos parlamentares mais atuantes e bem avaliados do Brasil, segundo Índice Legisla Brasilo DIAP.

Em dezembro de 2014, foi nomeado para a secretaria de Planejamento, pelo governador Paulo Câmara, sendo substituído por Augusto Coutinho.

Trabalhou ao lado do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ex-governador Eduardo Campos para retirar o estado das piores colocações no IDEB, tornando-a referência no Brasil.

RAQUEL INAUGURA NOVAS INSTALAÇÕES DO LAFEPE E ANUNCIA VOLTA DA PRODUÇÃO DE VITAMINA C




Governadora Raquel Lyra inaugura novas instalações do Lafepe e anuncia volta da produção de vitamina C pelo laboratório após 10 anos
A partir desta quinta (11), o produto já começa a ser vendido nas 12 farmácias do Lafepe no Estado.
Dez anos depois de interromper a produção de vitamina C, o Laboratório Farmacêutico de Pernambuco (Lafepe) voltou a comercializar o suplemento, um dos seus produtos mais populares. O anúncio foi realizado pela governadora Raquel Lyra nesta quinta-feira (11), na sede do órgão, na Zona Oeste do Recife. Na ocasião, ainda foram inaugurados uma nova Unidade Industrial e um Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, destinados à produção do produto. As novas instalações tiveram um investimento inicial de R$ 13,5 milhões. Somente nos últimos quatros meses, o Governo de Pernambuco investiu R$ 6 milhões, aplicados na obra dos novos espaços. A vice-governadora Priscila Krause acompanhou a visita.
"O Lafepe vem se destacando entre os laboratórios farmacêuticos do Brasil e hoje está inaugurando um centro de pesquisa e desenvolvimento em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco e o Ministério da Saúde. Há também uma nova área para a produção de suplementos, como a vitamina C, que já está na prateleira de todas as farmácias do laboratório no Estado. Então vamos continuar desenvolvendo pesquisa, ajudando o SUS e gerando mais emprego, renda e ciência", afirmou a governadora Raquel Lyra.
A vitamina C volta a ser comercializada com uma nova embalagem, tampa de segurança e selo de proteção. O suplemento tem nova formulação e a apresentação agora é em frascos de 30 comprimidos de 500mg revestidos, possibilitando mais estabilidade e maior eficácia. A validade foi ampliada para 24 meses.
Já a partir desta quinta (11), o produto será comercializado nas 12 farmácias do Lafepe espalhadas pelo Estado com o preço acessível de R$ 9,90, sendo uma das mais baratas do mercado. Com capacidade mensal de produção de 2,5 milhões de comprimidos, a estimativa de venda inicial é de 16 mil frascos.
O projeto de retomada da produção da vitamina C, que teve uma duração de 18 meses, iniciou com diversas reuniões técnicas com a equipe de farmacêuticos do setor de pesquisa e desenvolvimento, produção e qualidade, além do apoio técnico da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) para definição da fórmula. Foram realizados estudos da legislação de suplementos alimentares da Anvisa, adequação de rotulagem de acordo com as normas regulatórias, processo licitatório para aquisição de insumos, testes farmacotécnicos para definição dos parâmetros de qualidade do produto, desenvolvimento de métodos analíticos de quantificação da vitamina e estudo de estabilidade.
“É com muita alegria que anunciamos a volta da vitamina C do Lafepe, um dos produtos que resgata a memória afetiva dos pernambucanos e que muito representa o compromisso deste laboratório, o de atender às políticas públicas de saúde com garantia de segurança e preços acessíveis. O consumidor irá encontrar um produto com preço popular, mas com muita qualidade e ainda mais eficácia”, destacou o presidente do Lafepe, Plínio Pimentel.

Além da vitamina C, o Lafepe irá lançar novos produtos, a exemplo da Vitamina C+D+Zinco, Vitamina D 2000 UI, Ômega 3, repelente de insetos, protetor solar e polivitamínico. Os produtos encontram-se em fase de testes e a expectativa é que sejam lançados dentro dos próximos 24 meses.
"Sabemos da importância do Lafepe para todo o Estado. Sobretudo em determinadas linhas farmacêuticas para algumas doenças que são negligenciadas, como a doença de Chagas, que o mercado farmacêutico comercial não se interessa na produção. O laboratório ainda tem a previsão de lançar a associação da Vitamina C com Zinco, além da parte dermatológica, com filtro solar e repelente, com programação de ser lançando nos próximos meses", comentou a secretária de saúde, Zilda Cavalcanti.

Com 57 anos de fundação, o Lafepe é, atualmente, o único laboratório do Brasil a produzir o Benznidazol, medicamento indicado para o tratamento da doença de Chagas. Além do Benznidazol, o laboratório é responsável pela produção de três antirretrovirais, utilizados no tratamento de primeira linha para os pacientes com HIV/Aids. A instituição também produz sete apresentações de medicamentos antipsicóticos no tratamento de esquizofrenia e transtorno bipolar, além de comercializar óculos para as farmácias de rede própria com baixo custo e alta qualidade.

Foto: Hesíodo Góes/Secom.

DELEGADO ROSSINE DENUNCIA EM CARRO DE SOM DESCASO COM SAÚDE DE PESQUEIRA

Delegado Rossine denuncia descaso com Saúde em Pesqueira: “população totalmente desassistida
Rossine denuncia descaso com saúde: "população totalmente desassistida"
O delegado e suplente de deputado estadual Delegado Rossine denunciou, através de carro de som, uma situação de descaso com a saúde pública no município de Pesqueira, cidade onde foi o deputado majoritário nas eleições do ano passado. “O descaso vai desde a situação de sucata das ambulâncias até os atendimentos, em uma cidade que recebe 18 milhões para saúde mensalmente”, dispara. Rossine que acompanha a população e relata que há um clima de ocultação dos fatos. “Normalmente a gente não consegue ver muita coisa. Por exemplo, quando alguém entra no hospital, o pessoal que atua na segurança do hospital barra qualquer tentativa de filmagem, mais mesmo assim se consegue ver o descaso”.

Os próprios funcionários que contam o clima de medo e insegurança que impede os relatos dos profissionais da Saúde sobre o caso. “A maioria é contratado, então quem é que vai reclamar, se você tá ali no emprego que é praticamente de favor? Então os profissionais se sentem acuados”, afirma.

Além da deficiência de ambulâncias, o município sofre com a falta de outros recursos da área da saúde. Essa semana um músico compartilhou um relato nas redes sociais onde afirma que levou a vó, que sentia dor há 18 dias, para fazer um raio X e que os médicos do município afirmaram que o fêmur dela não estava quebrado. “Levamos hoje para Arcoverde por conta própria. Infelizmente foi constado que quebrou o fêmur e o médico disse que tem que fazer uma cirurgia urgente para não perder a perna”, afirma.

O ex-prefeito de Lajedo afirma ainda que tem recebido bastante reclamações sobre falta de médicos, remédios, ambulâncias e exames. O completo abandono do hospital, filas e o tratamento desumano.

Abaixo o áudio que denuncia o descaso com a saúde de Pesqueira:




O Blog do Edney  aguarda uma resposta da Prefeitura sobre as declarações.

DUPLO HOMICÍDIO EM JUPI

Na madrugada desta quinta-feira dia (11), um casal identificado como Arnaldo Silva Anunciação Bispo e Alicia Melo da Silva, ambos com 18 anos, foi assassinado, no bairro alto dos Santos, no município de Jupi, no Agreste de Pernambuco.

Moradores da comunidade escutaram barulho de disparos de arma de fogo, logo observaram a porta da casa aberta e os corpos no quintal.

Ainda não há informações da autoria e motivação do crime, a Polícia Militar, Polícia Civil e a Polícia Científica estiveram no local, os corpos foram encaminhados para o Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru.

As vítimas tinham várias passagens pela polícia e o homem tinha saído recentemente da Funase.
--



DUQUE PARTICIPA DE EVENTO COM LULA AMANHÃ EM SALVADOR

Ministério da Cultura convida Duque para evento com Lula

O deputado estadual Luciano Duque (Solidariedade) foi convidado pelo Ministério da Cultura para participar do ato de regulamentação da Lei Paulo Gustavo, que será assinada pelo presidente Lula, hoje, em Salvador, Bahia.

Duque esteve recentemente no Minc, levando demandas do setor cultural de Pernambuco, reforçando a sua relação com artistas e fazedores de cultura do Estado. Para o deputado, com esse ato o Governo Federal resgata as políticas de fomento à cultura. As informações são do Blog da Folha.

“O presidente Lula sempre teve esse olhar sensível para a cultura, e com a regulamentação da Lei Paulo Gustavo, toda essa cadeia produtiva será movimentada novamente. Fico muito honrado de receber esse convite para estar com toda a equipe do Ministério da Cultura e com o presidente Lula, mais uma vez, prestigiando esse momento histórico para a cultura do nosso país”, disse Luciano Duque. O deputado ainda participará de um seminário nacional sobre a Lei Paulo Gustavo, também na capital baiana, amanhã.