sexta-feira, 19 de maio de 2023

"VOU HONRAR OS 84592 VOTOS DOS PERNAMBUCANOS" DIZ JUNIOR UCHÔA AO RETIRAR CANDIDATURA AO TCE

Guilherme Uchoa Jr reafirma compromisso com os pernambucanos e retira sua candidatura para o TCE-PE 
Quero tornar público a minha decisão e de todo nosso grupo político de manter fortalecido nosso mandato em Brasília e honrar os 84.592 votos dos pernambucanos. Temos muito a construir e defender a nossa bandeira de luta no Congresso Nacional. Com isso, anuncio que deixo a disputa pela vaga do TCE e desejo aos deputados muita responsabilidade na escolha e ao eleito que honre o legado da Casa de Contas de Pernambuco que é uma referência nacional. 

Sem mais, agradeço a Deus, à minha família, amigos e companheiros da política por todo apoio. Nosso trabalho ainda renderá muitos frutos para Pernambuco, seguimos com a nossa missão e o mesmo compromisso.

GOVERNO VISANDO DESTRAVAR DUPLICAÇÃO DA BR-423, MARCA AUDIÊNCIA PÚBLICA


Para destravar obra, Governo de PE marca para junho audiência pública do licenciamento da duplicação da BR-423
O Governo de Pernambuco, por meio da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), oficializou a divulgação, nesta sexta-feira (19), do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e do Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) da duplicação da BR-423. O empreendimento foi um dos pontos discutidos na reunião entre a governadora Raquel Lyra e o ministro dos Transportes, Renan Filho. Com o objetivo de destravar os trâmites para o andamento da obra, seguindo todas as regras, a CPRH prepara uma Audiência Pública nos dias 6 e 7 de junho de 2023, com a participação da sociedade civil, para tratar sobre o licenciamento ambiental da obra. 

“Estive hoje com o ministro Renan e acertamos um esforço conjunto para tirar a obra da BR-423 do papel. A nossa gestão está empenhada para que esse pleito antigo do nosso Estado se transforme em realidade e desenvolvimento para Pernambuco”, afirmou a governadora Raquel Lyra. 
De acordo com o edital de divulgação, fica estabelecido um prazo de 45 dias, a contar da publicação nesta sexta (19) no Diário Oficial, para recebimento de comentários relativos ao EIA/RIMA. A previsão é que a ordem de serviço seja assinada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) no início do segundo semestre. O EIMA/RIMA foi produzido pelo DNIT e está disponível no site da CPRH (www.cprh.pe.gov.br). O documento vai embasar os estudos de licenciamento ambiental a serem realizados pela órgão estadual, necessários para autorizar o início da obra.
A primeira etapa da adequação viária da BR-423 contemplará uma extensão total de 67,92 km, no segmento situado entre o km 18,20 - entroncamento BR-232 em São Caetano - ao km 86,12 (Lajedo). O trecho completo que será duplicado atravessa os municípios de São Caetano, Cachoeirinha, Lajedo, Calçado, Jupi, Jucati e São João, todos na região Agreste, chegando até Garanhuns. 
A duplicação da malha viária da BR-423 vai contribuir para o desenvolvimento econômico da região, gerando emprego durante a execução da obra e, quando concluída, a melhoria na fluidez e na segurança do fluxo de veículos e cargas.

NUMA GRANDE ARTICULAÇÃO NACIONAL, RAQUEL E RENAN GARANTEM GRANDE PACOTE DE OBRAS PARA PERNAMBUCO

Após articulação nacional, governadora Raquel Lyra garante Transnordestina em Pernambuco
Pernambuco será reintegrado ao projeto da Transnordestina, com o ramal ferroviário entre Salgueiro, no Sertão, e o Porto de Suape, na Região Metropolitana do Recife. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (19), após uma ampla articulação da governadora Raquel Lyra com o governo federal, deputados federais e estaduais. “Essa é uma excelente notícia para Pernambuco. A ferrovia Transnordestina é uma infraestrutura fundamental para a integração e o desenvolvimento do Nordeste, pois integrará nossa região aos quatro cantos do Brasil, intensificando a produção e a competitividade da nossa economia”, destacou a governadora ao comemorar a decisão.

O ministro dos Transportes, Renan Filho, garantiu a reintegração da Transnordestina a Pernambuco durante reunião de trabalho com a governadora, a vice-governadora Priscila Krause e dez secretários estaduais, no Palácio do Campo das Princesas. A extensão da obra no trecho de Pernambuco é de 206 quilômetros. O Governo Federal assegurou que vai entrar em tratativas com a concessionária responsável pelo projeto da Transnordestina para captar investidores privados para o ramal em Pernambuco. 
“Vamos seguir em busca de investimentos privados. Mas, se não tiver, o presidente Lula já tomou a decisão de incluir o trecho de Salgueiro até Suape no plano de investimentos federais para garantir que a obra ande com recursos públicos. Isso permite que Pernambuco seja inserido na estratégia de desenvolvimento do Nordeste”, ressaltou o ministro.
Outras obras - Durante o encontro também foram abordadas outras obras estruturadoras para Pernambuco, como a duplicação da BR-423, entre os municípios de São Caitano e Garanhuns, no Agreste, e a manutenção da BR-232 e da BR-104, principal eixo viário de escoamento do Polo de Confecções do Agreste, com fluxo médio de 17 mil veículos por dia. O Arco Metropolitano, corredor rodoviário que vai conectar a BR-408 à BR-101, também foi discutido na reunião. “Com esse pacote de investimentos, acredito que Pernambuco vai avançar ainda mais, em parceria com o governo federal. Todo mundo fazendo a sua parte, a gente constrói um Brasil melhor”, finalizou Renan Filho.
Os secretários estaduais que participaram do encontro foram Túlio Vilaça (Casa Civil), Evandro Avelar (Mobilidade e Infraestrutura), José Wilson de Paula (Fazenda), Fabrício Marques (Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional), Diogo Bezerra (Projetos Estratégicos), Érika Lacet (Controladoria-Geral), Bianca Teixeira (Procuradoria-Geral), Guilherme Cavalcanti (Desenvolvimento Econômico), Rodolfo Costa Pinto (Comunicação) e Fernando Holanda (Assessoria Especial). O presidente do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Rivaldo Filho; o presidente da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), José de Anchieta dos Santos; o diretor de Infraestrutura Rodoviária do DNIT, Euclides Bandeira; e o superintendente regional do DNIT, Leandro Teixeira; também estiveram presentes.

Fotos: Miva Filho/Secom


BOLSONARO ENQUADRA GUEDES FURIOSO APÓS LULA BAIXAR DERIVADOS DO PETRÓLEO


Bolsonaro enquadra Paulo Guedes após Lula baixar preço do botijão de gás
O ex-presidente, durante o seu governo, foi convencido pelo economista de que não era possível alterar o valor do derivado de petróleo
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) teve um acesso de raiva ao ver o presidente Lula (PT) colocar fim à política de paridade de preços da Petrobrás e, consequentemente, baixar os preços dos combustíveis e do botijão de gás. 

Segundo informações do jornal O Dia, Bolsonaro enquadrou Paulo Guedes, que foi o seu ministro da Economia e o convento a não mexer no preço do gás. A briga entre os dois ocorreu por troca de mensagens por aplicativo. 

De acordo com fontes do jornal, a conversa entre Bolsonaro e Guedes foi agressiva, com o ex-presidente desferindo uma série de ofensas para o ex-aliado.

À época, uma explicação de Guedes convenceu o ex-presidente. "Não dá pra agradar pobre toda hora. Se você agrada pobre, desagrada o rico e quem manda no país", teria dito Guedes a Bolsonaro. 

Além disso, Bolsonaro também foi convencido que, caso baixasse artificialmente o preço do gás, a Petrobrás perderia valor e o governo apoio, no entanto, no dia em que Lula anunciou o fim da PPI e gás mais barato, ocorreu justamente o contrário: as ações da Petrobrás valorizaram 5% e a medida teve amplo apoio na sociedade e no Congresso Nacional. 

Ainda de acordo com o jornal O Dia, Paulo Guedes não gostou de ser cobrado por Bolsonaro e, ao escutar os xingamentos do ex-presidente, pediu para que ele "desapegasse". O ex-mandatário, então, bloqueou o economista de seus contatos.
 

RAQUEL SE REÚNE COM RENAN E GARANTE TRANSNORDESTINA ATÉ SUAPE

Nesta sexta-feira (19), o ministro dos transportes, Renan Filho esteve no Palácio do Campo das Princesas com a governadora Raquel Lyra e na ocasião ele anunciou o retorno do trecho da transnordestina de Salgueiro até Suape. 

“Nos vamos em busca de investimentos privados, mas se não tiver investimentos privados, o presidente já tomou a decisão de incluir o trecho de Salgueiro até Suape no plano de investimento federais e garantir que a obra ande com recursos públicos. Isso permite que Pernambuco seja inserido na estratégia de desenvolvimento do nordeste”, disse o ministro. 

A governadora comemorou o anunciou feito por Renan. “Ninguém pode crescer sozinho e ninguém faz nada sozinho. Obrigado ministro por essa boa notícia. Vamos ter transnordestina chegando a Suape”, comemorou Raquel.

Em entrevista na manhã desta sexta-feira (19), à Tv Globo, Renan Filho garantiu que o Governo Federal vai reincluir, no projeto da Transnordestina, o ramal ferroviário.

Segundo ele, a União articula com a concessionária responsável pelo projeto da Transnordestina para captar investidores privados para o ramal em Pernambuco.

Renan afirmou que a benfeitoria pode ser concluído com recursos privados ou públicos.

“A concessionária está fazendo a obra de Eliseu Martins, no Piauí, até Salgueiro, no Sertão pernambucano, e de Salgueiro até o porto de Pecém, no Ceará. [O ramal] de Salgueiro até o Porto de Suape pode ser feito por recursos privados, se houver interessados, tem até uma autorização que pode ser viabilizada, ou pode ser feita com recursos públicos. Não vai precisar o outro trecho ficar pronto”, afirmou o ministro

INELEGIBILIDADE E CASSAÇÃO ASSOMBRA MORO

Inelegibilidade assombra Moro - Com a cassação da candidatura (e por consequência a perda do mandato) do ex-coordenador da Lava-Jato, o deputado federal Deltan Dallagnol (Podemos-PR), aumenta a pressão sobre o senador Sergio Moro (União-PR), que enfrenta processo no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Paraná por supostas práticas de abuso de poder econômico e caixa dois na eleição de 2022. O pedido de cassação do mandato dele foi aberto pelo diretório regional do PL, legenda do ex-presidente Jair Bolsonaro. A iniciativa do PL aconteceu mesmo após o ex-juiz da LavaJato declarar seu apoio à reeleição de Bolsonaro. E a tendência é de que o partido de Valdemar da Costa Neto prossiga com a ação que pode ampliar a bancada da legenda no Senado, assim como aconteceu na Câmara, com a cassação de Dallagnol. Segundo a Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE), apresentada em novembro pelo PL, o abuso de poder econômico foi configurado pela desproporcionalidade nos gastos realizados pelo ex-juiz em relação aos limites permitidos aos outros candidatos ao cargo. Contatada, a assessoria de Moro respondeu que a ação do PL não tem fundamento: “A referente ação é baseada em relatos que não correspondem à realidade. O relator da ação no TRE, inclusive, indeferiu as liminares pretendidas pelo autor por falta de verossimilhança do alegado”.

TONY GEL SAI DA DISPUTA PELA VAGA NO TCE

Já era quase certo, mas só na manhã desta sexta-feira o ex-deputado Tony Gel, que assumiu uma coordenação na Copergás, decidiu não mais disputar a vaga de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE), aberta com a aposentadoria da vice-presidente do TCE-PE, conselheira Teresa Duere. O ex-deputado foi nomeado pela govrnadora Raquel no começo deste mês para ser coordenador institucional da Copergás, fazendo a ponte entre a estatal, prefeituras e o Legislaivo.

Com a decisão de Teresa Duere de antecipar  a saída, o ex-deputado ficou com menos tempo para articular-se. Reconhece ainda que estar fora da Assembleia Legislatilva de Pernambuco dificulta um pouco mais, embora ele já estivesse mobilizado há mais tempo em busca de assinaturas em apoio ao requerimento. "Quem é coxo parte cedo", argumentou na época.

Agora, vendo o cenário cada vez mais afunilado e as chances reduzidas, Tony Gel espera que os deputados entrem em consenso. "Espero que a casa tenha maturidade e não fiquem farpas entre os parlamentares. Porque é uma disputa interna. Independentemente de quem ganhe, que tudo fique em paz, aginal são todos colegas. Precisam entender  que não há derrotados. Torço para que todos saiam vencendo", ressaltou o ex-deputado.

FERNANDO RODOLFO INTEGRA CPI DAS APOSTAS ESPORTIVAS E JÁ CONVOCA LATERAL DO SPORT

O deputado federal Fernando Rodolfo (PL) foi indicado pela liderança do Partido Liberal para integrar a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Apostas Esportivas, instaurada na última quarta-feira (17) na Câmara dos Deputados. O colegiado vai ter 120 dias para realizar as investigações, prazo prorrogável por mais 60 dias.

Além da CPI das Apostas Esportivas, a Câmara Federal instaurou outras duas comissões no mesmo dia. Uma delas vai investigar o Movimento Sem Terra (MST), e a outra apurar sobre as supostas fraudes contábeis das Lojas Americanas.

"Estaremos debruçados nos próximos 120 dias para jogar luz nessa questão, após tantas denúncias e suspeitas envolvendo essas casas de apostas que proliferam no país. É preciso ter atenção. Vamos trabalhar e investigar tudo para proteger a população brasileira", destacou Fernando Rodolfo
O lateral Igor Cariús, do Sport Recife, e o zagueiro Paulo Miranda, que recentemente deixou o Náutico, poderão ser convocados a prestar depoimento na CPI das Apostas Esportivas, instaurada na última quarta-feira na Câmara dos Deputados. O requerimento é de autoria do deputado federal Fernando Rodolfo (PL-PE).

“Os dois atletas, assim como outros seis jogadores, foram suspensos preventivamente pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), por estarem sendo investigados de envolvimento com as apostas esportivas. Portanto, eles serão ouvidos na CPI que instauramos na Câmara Federal para apurar uma série de denúncias, pois não podemos deixar que elas manchem a história do nosso esporte e a imagem do Brasil”, destacou Fernando Rodolfo, que íntegra a comissão.

Investigações do Ministério Público de Goiás (MPGO) analisam a participação de Igor Cariús e Paulo Miranda em esquema de apostas relacionado a jogos disputados em 2022. À época, eles eram atletas do Cuiabá e do Juventude-RS, respectivamente, antes de serem contratados pelos clubes pernambucanos. O MPGO, que deflagrou a Operação Penalidade Máxima, pede a condenação dos envolvidos e o ressarcimento de R$ 2 milhões aos cofres públicos, por danos morais coletivos.

A CPI das Apostas Esportivas terá 120 dias (prorrogáveis por mais 60 dias) para realizar as investigações, fazer audiências públicas e apresentar um relatório final.