segunda-feira, 22 de maio de 2023

LULA CONDENA RACISMO E PRESTA SOLIDARIEDADE A VINI JR.

No G7, Lula repudia racismo contra Vini Jr. - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) iniciou seu discurso no encerramento do G7, em Hiroshima, no Japão, falando sobre o ataque racista vivido pelo jogador Vini Jr. durante partida entre o Real Madrid e o Valencia, no estádio de Mestalla, na tarde deste domingo (21/5). O chefe do Executivo pediu para que “sérias providências” sejam tomadas para acabar com o racismo no futebol. “Quero começar a entrevista fazendo um gesto de solidariedade ao jogador brasileiro, jovem, negro, que joga no Real Madrid, que no jogo no estádio do Valencia, foi fortemente atacado sendo chamado de macaco. Não é possível que quase no meio do século XXI a gente tenha o preconceito racial tomando força em vários estádios de futebol na Europa”, disse Lula. No discurso, o presidente ressaltou que Vini Jr. é um dos melhores jogadores da atualidade e pediu para que a La Liga — liga espanhola de futebol profissional entre clubes da Espanha — tome alguma providência para frear ataques racistas. “Não é justo que um menino pobre, que venceu na vida, que está se tornando um dos melhores jogadores do mundo, do Real Madrid certamente ele é o melhor, seja ofendido em cada estádio que ele comparece”, discursou Lula. “Eu penso que é importante que a Fifa, que a liga espanhola, que a liga de outros países, tome sérias providências, porque nós não podemos permitir que o fascismo tome conta, e o racismo, dentro dos estádios de futebol”, concluiu Lula. 

MORADORES DO PARQUE FÊNIX EM GARANHUNS VÃO GANHAR DUAS UBS

Moradores do bairro Parque Fênix, um dos mais populosos de nossa cidades, vão contar em breve com duas novas Unidades Básicas de Saúde (UBS). As ordens de serviço que autoriza o início imediato das obras de construção da estrutura será assinada pelo prefeito Sivaldo Albino e a Secretária de Saúde Catarina Tenório amanhã, terça feira, dia 23, no local onde serão construídas as obras, na Rua Sebastião Paes de Melo, S/n (Próximo ao Imperial Bar e Restaurante) no Bairro Seria o Moraes Filho aqui em Garanhuns.A obra deve iniciar nos próximos dias. 
As UBS tem como objetivo principal fornecer cuidados de saúde preventivos, promocionais e curativos à população. Elas atendem como porta de entrada para o sistema de saúde, onde as pessoas podem buscar atendimento médico, diagnóstico, tratamento de doenças comuns, acompanhamento de condições crônicas, vacinação, cuidados pré-natais, planejamento familiar, entre outros serviços básicos. UBSs contam com uma equipe de profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, dentistas, auxiliares de saúde bucal, agentes comunitários de saúde e outros profissionais...
As UBSs desempenham um papel crucial na promoção da saúde e na prevenção de doenças, além de aliviar a pressão sobre os serviços de saúde de média e alta complexidade, como hospitais. Elas são um componente importante para garantir que a população tenha acesso a cuidados de saúde adequados e oportunos.

PREFEITO WELLINGTON MACIEL ESTREITA OS LAÇOS COM RAQUEL E SE FORTALECE NO CAMINHO DA REELEIÇÃO

Wellington Maciel estreita laços com Raquel e se fortalece no caminho da reeleição
O Prefeito Wellington Maciel (MDB) começa a viver um novo momento do governo, após um período desafiador. Com a perspectiva do início de novos investimentos, o lançamento de obras e ações estratégicas e o apaziguamento do ambiente político, o gestor do Portal do Sertão dá sinais claros de recuperação, que o credenciam na jornada pela reeleição em 2024. Empresário vitorioso, Maciel exerce o seu primeiro mandato eletivo, trazendo um novo modelo de gestão, que já tem rendido bons frutos ao município. Reconhecido como uma gestão transparente pelo TCE em 2022, Arcoverde também ficou entre as poucas cidades do estado com transporte escolar regular, também de acordo com levantamento do tribunal. Além disso, a Prefeitura de Arcoverde foi recentemente reconhecida como 1ª colocada no Índice de Governança Municipal (IGM-CFA), entre as cidades de 50 a 100 mil habitantes. 

Ações importantes, como a rápida ação em criar um comitê para promoção da cultura de paz nas escolas, no auge das ameaças de atentados às escolas, a reforma do Cine Rio Branco, que completou 106 anos neste mês, a aquisição de milhares de fardamentos escolares, investimentos robustos na aquisição de medicamentos, a histórica festividade das mães, que reuniu mais de mil pessoas, assinatura de ordens de serviço para reformas de escolas e calçamento de ruas, a distribuição de milhares de cestas básicas e refeições prontas nos últimos meses, são algumas das ações que tem marcado o fortalecimento do Prefeito Wellington e da sua gestão, junto a opinião pública. 

Outro ponto que tem chamado a atenção, é o entrosamento de Wellington com a Governadora Raquel Lyra (PSDB). Em 30 dias, Raquel já esteve duas vezes no município, cumprindo agendas estratégicas, relacionadas a segurança hídrica, através da Adutora do Agreste, que passa pela zona rural de Arcoverde, e o lançamento do Planifica PE no sertão, que marca uma ação de impacto para otimizar a saúde pública do estado, com olhar especial para as regiões mais distantes do Recife. Em ambas ocasiões, os gestores demonstraram sintonia e sinergia de propósitos, o que indica que Wellington deverá ter o apoio do Palácio em sua busca pelo segundo mandato. 

Embora ainda não tenha confirmado oficialmente a pré-candidatura a reeleição, fica cada vez mais claro que esse é o caminho natural para o empresário, que de vendedor de farinha, tornou-se um dos homens mais bem sucedidos de Pernambuco, e agora é o gestor da sua cidade. De jeito simples, desprendido do poder, Wellington mantém a mesma postura pacata, centrada e humilde, que lhe é característica e que é reconhecida até mesmo pelos mais ferrenhos opositores.

HOMEM PASSA MAL E MORRE DENTRO DE CARRO APÓS CORRIDA DE RUA

Um homem de 46 anos morreu após participar de uma corrida de rua neste domingo (21), em João Pessoa, na Paraíba. De acordo com a Polícia Militar (PM), a vítima foi encontrada dentro de um carro.

Identificado como Victor Hugo José de Lima Santos, o engenheiro civil estava inscrito para participar de uma corrida de rua realizada na orla da capital paraibana, mas não há informações se ele chegou a correr. De acordo com testemunhas, o homem estava debruçado no volante quando foi localizado.

A equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) esteve no local, mas ele já estava sem vida. A hipótese é de que ele sofreu um infarto. O Instituto de Polícia Científica da Polícia Civil da Paraíba foi acionado e o corpo da vítima foi removido.

A organização da prova confirmou ao portal g1 que Victor Hugo estava inscrito, mas que seu chip de inscrição não chegou a ser validado na largada, o que seria indício de que ele não teria corrido. Contudo, os responsáveis informaram ainda que não é possível atestar isso, já que a largada estava marcada para 5h e o corpo dele foi encontrado somente às 8h30.

COMEÇA HOJE A SEMANA DA CONCILIAÇÃO TRABALHISTA PROMOVIDA PELO TRT-6

Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região vai promover em Pernambuco, a partir desta segunda-feira (22), a Semana Nacional da Conciliação Trabalhista. Até o dia 26, o mutirão vai realizar audiências nos oito Centros de Conciliação (Cejuscs) espalhados pelo Estado (2º Grau, Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Igarassu, Caruaru, Goiana e Petrolina) e nas Varas do Trabalho, com o objetivo de incentivar a prática do acordo amigável entre as partes. A expectativa é que cerca de 800 audiências sejam realizadas no período apenas nos Cejuscs.

O cidadão que tem interesse em um acordo trabalhista pode entrar em contato com o TRT-6 através de diversos meios e solicitar a inclusão na pauta. Na Semana da Conciliação de 2022, o TRT-6 realizou acordos que ultrapassaram R$ 8 milhões em pagamentos para os reclamantes. Já em 2021, o TRT-6 teve o maior percentual de conciliações entre todos os Tribunais do País, segundo o relatório Justiça em Números, do CNJ. O número se refere aos processos nas fases de conhecimento e execução do 1° Grau.

Promovida anualmente pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), em parceria com os 24 Tribunais Regionais do Trabalho, a iniciativa chega à 7ª edição em 2023. O evento deste ano tem como slogan A um passo da solução. O método é tão rápido e eficaz que, mesmo antes de ajuizar um processo, é possível solicitar uma audiência de conciliação no judiciário trabalhista. A solução por meio do diálogo é fundamental para estabelecer uma cultura de paz social.

JC Online

FISCALIZAÇÃO DE LEI QUE PROÍBE TRAÇÃO ANIMAL EM RECIFE, RECOLHE CARROÇAS E ANIMAIS

Domingo de fiscalização e apreensão de carroças em Boa Viagem, em uma grande operação da Secretaria Executiva dos Direitos dos Animais do Recife em cumprimento da lei que proíbe a circulação dos veículos de tração animal, a condução de animais com cargas e o trânsito montado. Participaram da ação o Centro de Vigilância Ambiental (CVA), juntamente com a Guarda Municipal, a Secretaria de Política Urbana e Licenciamento (Sepul) e a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), além da Polícia Militar de Pernambuco. Este ano, a Prefeitura do Recife já recolheu mais de 40 animais.
De acordo com a secretária dos Direitos dos Animais, Andreza Romero, a ação busca “promover o bem-estar animal, a segurança no trânsito e agilizar o cumprimento da legislação municipal”. A secretária afirmou que a Prefeitura vem seguindo um planejamento para intensificar o recolhimento desses animais. “Nós monitoramos as áreas de maior demanda, mas também recebemos denúncias e fazemos um rastreamento diário. Integrada a outros órgãos municipais, a SEDA fará o resgate desses animais, que serão tratados adequadamente e, assim que recuperados, encaminhados para adoção responsável, seguindo critérios rigorosos com o intuito de evitar que o animal volte a sofrer maus-tratos”, disse.
Todos os animais que foram identificados durante a operação foram recolhidos. Novas ações devem acontecer ao longo da semana

Na Lupa 🔍 Segunda 22/05/23, Blog do Edney

BLOG DO EDNEY 
NA LUPA 🔎 


Por Edney Souto. 


LIDERANÇAS DE GARANHUNS QUE NUNCA ENTRARAM NA POLÍTICA E PERDERAM O BONDE DA HISTÓRIA 

LUCIANO DO DULAR- O empresário Luciano Oliveira, que hoje dedica-se integralmente a sua indústria do Café Ouro Verde, teve o seu nome colocado por diversas vezes para ser prefeito de Garanhuns. Tivesse entrado na disputa teria sido sem nenhuma dúvida, prefeito da nossa cidade. Foi Luciano quem trouxe também a Rádio FM 7 Colinas, que hoje pertence à família do ex-deputado Ivo Amaral, de saudosa memória, e que muita falta faz a todos nós, pela sua lucidez e visão correta da realidade nacional e local. Luciano Oliveira foi cortejado por deputados federais, governadores, senadores e inúmeras lideranças locais, porém nunca aceitou sequer discutir ou conversar sobre o tema. “Sou empresário, não sou político”, teria dito ao ser convidado por uma grande liderança do nosso estado. Dessa maneira o tempo passou e Luciano, que cuida pessoalmente dos seus negócios, junto dos filhos, jamais pensou em entrar para a política. Perdeu Garanhuns que poderia ter contado com um grande gestor financeiro e administrativo. 
MARINHO DA PÉROLA - Mário Barbosa, o Marinho da Pérola Joias, foi outro nome expressivo que jamais se permitiu entrar para a política de nossa cidade de forma direta. Seu nome foi bastante cogitado para disputar o palácio Celso Galvão, até mesmo por prefeitos que exerciam mandato e nunca aceitou o desafio. Não foram poucos os convites que o empresário recebeu para deixar a iniciativa privada e transferir-se para a vida pública. Até mesmo o ex-prefeito Bartolomeu Quidute foi um dos que, entre outros, insistiram pra que Mário Barbosa viesse para a política. Não teve jeito, simplesmente não aceitou. Tivesse sido o candidato em 1996 teria sido prefeito tranquilamente da Suíça Pernambucana. Em tempo após sucessivos convites que nunca foram aceitos, vários políticos locais também queriam que o filho de Marinho, Mário César, topasse a parada, o que também não aconteceu e nem um nem outro chegaram ao Palácio Celso Galvão. 
ALUÍZIO ALVES- O radialista e comunicador, gerente geral da Rádio Difusora de Garanhuns Aluízio Alves, de saudosa memória, era titular do maior programa de audiência de toda a história no interior pernambucano, a Ronda Policial e foi muitas vezes sondado para ser prefeito de Garanhuns e preferia alimentar o mistério, porém na última hora nunca se confirmava a postulação de Aluízio Alves, uma pessoa querida e amada do povo de Garanhuns e que também faz muita falta, sobretudo aos mais humildes a quem atendia com a assistência social, que fazia no seu competente programa radiofônico. Aluízio Alves era, na sua época, um nome acima de todos os partidos e ligado ao povão. Se tivesse entrado na parada política não ia ter pra ninguém. Querido e amado seria eleito facilmente prefeito de Garanhuns. 
JEOVÁ DO JATOBÁ- O empresário Jeová Barros, empresário do ramo de bebidas e refrigerantes sempre teve o seu nome lembrado para concorrer a prefeitura de Garanhuns no Agreste Meridional. Jeová entretanto, apesar de nunca ter aceito o convite para entrar diretamente política local, ainda disponibilizou a sua força e elegeu o seu irmão Gedécio Barros (foto) para a Casa Raimundo de Moraes, onde exerceu mandatos de vereador. Porém o preferido dos políticos era Jeová que nunca foi convencido por nenhuma pessoa a entrar diretamente e por a cara na política. Os mais antigos afirmam que teria sido prefeito pois além de ser, na época, uma grande liderança empresarial, gerava centenas de empregos diretos e indiscretos na Cidade da Flores. 
JOÃO INOCÊNCIO- O engenheiro João Inocêncio, que não se encontra mais entre nós, também foi bastante lembrado para disputar a prefeitura de Garanhuns. Nele de fato nasceu o desejo de governar a cidade que, de certa forma ajudou a projetar na sua prancheta, pois realizou inúmeras obras públicas e participou como engenheiro, de milhares de construções privadas na cidade de Garanhuns. João Inocêncio era a bola da vez na eleição de 1992, porém foi convencido a sair do páreo a fim de abrir caminho para o médico José Tinoco Machado de Albuquerque, ex-deputado federal e que foi indicado pelos caciques do PFL na época, para enfrentar o que parecia ser o favoritismo de Givaldo Calado(PSB) o candidato de Miguel Arraes e de nada menos do que nove partidos na época. Deu errado e João Inocêncio saiu como companheiro de chapa de Tinoco, como vice-prefeito. Foram derrotados pelo trator e fenômeno político Dr. Bartolomeu Quidute. Inocêncio ainda se elegeu vereador e presidente da Câmara Municipal, porém o bonde passou. João era uma pessoa de bem e deixou muitas saudades. 
IVO JÚNIOR - Ivo Amaral Júnior foi também convidado para entrar na disputa pela prefeitura de Garanhuns. Esse projeto inclusive chegou a contar com o apoio do então Governador Eduardo Campos, e reunia todo apoio a nível municipal do PSB da cidade. Ivo Amaral Júnior ainda pediu um tempo para analisar a sua postulação e deixou as lideranças em espera, porém ele iluminou e deu ânimo aos correligionários, porém para a tristeza dos mesmos, já na prorrogação e o tempo indo para os pênaltis, Ivo Amaral Júnior comunicou que preferia cuidar de sua vida privada e profissional como sócio do escritório jurídico Urbano Vitalino, um dos maiores do país. Ivo Júnior também tem atuação destacada na Ordem dos Advogados do Brasil. Definitivamente decidiu não seguir a carreira do seu pai que governou a cidade por dois mandatos e também elegeu-se deputado estadual por duas vezes. 
TOINHO ALVES DE LIMA- Toinho Alves Lima, então empresário do setor automobilístico, teve o seu nome colocado também por vários políticos locais para uma jornada rumo a cadeira central do Palácio Celso Galvão. Não foram poucos os que sonharam em colocar o empresário na política. Boa gente e afável com todo mundo, possuidor de carisma e pessoa de trato fácil, tivesse Toinho Alves de Lima, tomando a iniciativa, com certeza teria recebido total apoio do meio empresarial e industrial o que o levaria facilmente a uma campanha bairro a bairro a bairro cercado de políticos que facilitariam o expandir do seu nome perante o eleitorado. Entretanto, da maneira como os demais citados acima, Toinho não entrou na política e vou também o bonde passar. 
DESTINO - Diversos empresários e pessoas do comércio tiveram os seus nomes colocados no tabuleiro para a partida de xadrez político, mas declinaram na iniciativa. Uns por motivos pessoais e familiares, outros porque não queriam deixar os seus negócios nem nas mãos de familiares e muito menos de terceiros, como foi o caso do mega empresário Guilherme Ferreira Costa, que na iniciativa privada expandiu o grupo que leva o seu sobrenome para grandes centros do país. Mas de um jeito ou de outro a política nos ensina que como está muito evidenciado: política é destino, não adianta forçar. É isso aí.

domingo, 21 de maio de 2023

EXTRA - VEJA REVELAÇÕES SOBRE BOLSONARO A PARTIR DO CELULAR DE CID

Em 6 pontos, veja revelações sobre Bolsonaro a partir do celular de Mauro Cid
Documentos da investigação que mira Jair Bolsonaro (PL), familiares e seus ex-assessores mostram que uma série de quebras de sigilo determinadas por Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), expôs a rotina e detalhes do gabinete presidencial.

Uma quebra ordenada ainda em 2021 permitiu à Polícia Federal acessar a nuvem em que eram armazenadas todas as conversas do tenente-coronel Mauro Cid, ajudante de ordens do ex-presidente.

As mensagens, às quais a Folha de S.Paulo teve acesso em parte, mostram detalhes da rotina da Presidência e diálogos entre assessores abordando desde assuntos corriqueiros, como escalas de horário de servidores e desavenças entre colegas de trabalho.

A partir de acesso às conversas de Mauro Cid, a PF teve ao menos outras cinco autorizações de Moraes para quebra de sigilos bancário, telemático e fiscal de pelo menos 13 pessoas e de uma empresa -incluindo três assessores de Bolsonaro e duas assessoras da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro.

Veja 5 dessas revelações a partir das mensagens.

1) FRITURA DE PAULO GUEDES
Em 16 de outubro de 2021, Mauro Cid informou ao chefe de gabinete de Bolsonaro, Célio Faria, sobre um novo aumento no preço do diesel e comentou em seguida: "PG não dura muito", em alusão ao então ministro Paulo Guedes.

A mensagem foi enviada por volta das 13h. No final da tarde, às 16h17, Cid voltou a falar com Célio para avisá-lo sobre a ida do então presidente à Granja do Torto, residência oficial de Guedes durante parte do governo.

Cerca de duas horas depois, Cid mandou nova mensagem e disse ao chefe de gabinete: "Não cai". Célio Faria respondeu que já imaginava essa decisão: "Ele vai abrir as pernas".

Cinco dias após o encontro com Guedes, Bolsonaro anunciou que o governo criaria um auxílio para caminhoneiros em razão da alta do diesel. Ele disse que a medida beneficiaria cerca de 750 mil trabalhadores no setor.

2) DEBOCHE NO PLANALTO
As quebras de sigilo telemático -Mauro Cid foi alvo de ao menos três em cerca de dois anos- também mostram a equipe do gabinete presidencial em conversas cotidianas, na organização da agenda do presidente, discutindo entre si por erros de comunicação e, também, ironizando integrantes do governo.

Em 24 de julho de 2021, Célio Faria reclama de problemas na agenda de Bolsonaro devido a pedidos que chegavam diretamente ao chefe do Executivo. Após ressaltar sua função na organização da agenda, Célio se queixa a Cid devido à aceitação de pedidos pelo então presidente.

Cid, então, responde em tom de deboche: "Hahahahahahaha Não tem jeito...Pelo menos Gilson e Seif sumiram essa semana". Jorge Seif era o secretário de Pesca à época. Gilson Machado, o chefe da Embratur. Os dois participavam de vários compromissos com Bolsonaro.

3) BOLSONARO E MINISTRO DO TSE
A quebra de sigilo de assessores mostra uma troca de mensagens em que é citado um encontro sigiloso no Palácio da Alvorada entre o então mandatário e o ministro do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) Carlos Horbach.

De acordo com o diálogo, esse encontro teria ocorrido na manhã do dia 16 de outubro de 2021, um sábado. Não há registro dessa reunião na agenda oficial de Bolsonaro.

"Precisamos operacionalizar buscar o ministro do TSE onde ele estiver e trazer sem aparecer", escreve, na véspera do encontro, Célio Faria, então chefe do gabinete pessoal de Bolsonaro e que se tornaria ministro da Secretaria de Governo em 2022. A mensagem é enviada para Mauro Cid.

Um dos julgamentos em que o ministro se posicionou a favor do ex-presidente ocorreu em 28 de outubro de 2021, 12 dias após o suposto encontro no Alvorada.

Naquele dia o TSE decidiu rejeitar a cassação de Bolsonaro e do vice, Hamilton Mourão, por participação em esquema de disparo em massa de fake news nas eleições de 2018.

A maioria da corte eleitoral concluiu que foi comprovada a existência de um esquema ilícito de propagação de notícias falsas via WhatsApp em 2018 para beneficiar Bolsonaro, mas avaliou que não se demonstrou gravidade suficiente para cassar a chapa vencedora.

Diferentemente da maioria, Horbach e Sérgio Banhos entenderam que não foram apresentados elementos que permitiam chegar à conclusão de que houve algum tipo de disseminação de fake news em benefício do ex-presidente.

4) EXAME ESCONDIDO DE COVID
Uma troca de mensagens entre dois assessores do gabinete de Jair Bolsonaro (PL) mostra que o então presidente fez um exame de Covid em 2021 após participar de uma manifestação com apoiadores em Brasília e teria determinado sigilo sobre o caso.

Na mesma época, ele atacava autoridades e pessoas que defendiam e praticavam o distanciamento social.

De acordo com essas conversas, o presidente manifestou sintomas de Covid na noite de 15 de maio de 2021, um sábado, dia em que participou sem máscara de aglomeração durante o ato na capital federal.

"No exame comparativo, ele está com o pulmão com 10% comprometido. Mas está bem.... dormiu a noite toda, das 21h às 5h30. Oxigenação 97! Zeitoune acha que é COVID... Pr não quer fazer exame", escreveu na manhã do dia seguinte (16 de maio) Mauro Cid, ajudante de ordens de Bolsonaro.

O assessor se referia a Marcelo Zeitoune, um dos médicos da Presidência. "Pr" é a sigla para "presidente da República".

A mensagem foi enviada a Célio Faria, então chefe do gabinete pessoal da Presidência e que em 2022 viraria ministro da Secretaria de Governo.

Após a primeira informação, Cid mandou a Célio outra mensagem, cerca de 20 minutos depois, afirmando que Bolsonaro havia decidido fazer o exame, mas que queria "reserva absoluta".

Às 14h32 do mesmo dia, Cid informou Célio que o exame de Bolsonaro havia dado negativo para a Covid.

No dia seguinte, na manhã de segunda-feira, 17 de maio, o então presidente da República parou no cercadinho do Palácio da Alvorada, onde apoiadores faziam vigília diária, e voltou a atacar as medidas recomendadas pelos órgãos sanitários internacionais e brasileiros.

Bolsonaro elogiou o agronegócio, que havia organizado o ato em sua homenagem dois dias antes, e chamou de idiotas os que respeitavam o isolamento social.

5) MAIS ENCONTROS SECRETOS
A quebra dos sigilos telemáticos de assessores do ex-presidente reforça os indicativos de que vários encontros e compromissos oficiais do governo anterior ficaram de fora dos registros formais.

Ministros do próprio governo, integrantes do Judiciário, políticos e empresários, entre outros, aparecem nesses diálogos como tendo se reunido com o então presidente da República apesar de nada disso constar na agenda pública.

Um desses encontros ocorreu em 13 de outubro de 2021 na casa do ministro Dias Toffoli, do STF.
Em mensagem enviada a Célio às 22h18 desse dia, Mauro Cid informou que Bolsonaro estava na casa de Toffoli e citou ainda outros nomes, como o procurador-geral da República, Augusto Aras, e André Esteves, presidente do conselho de administração e sócio sênior do BTG Pactual.

6) AÉCIO E ARAS FORA DA AGENDA
Outros encontros que não constam da agenda de Bolsonaro ocorreram com o deputado federal e ex-presidenciável Aécio Neves (PSDB-MG), em 27 de março e em 19 de outubro de 2021, indicam as mensagens dos assessores de gabinete de Bolsonaro.

Aécio afirmou, por meio de sua assessoria, que esteve com o ex-presidente "para buscar apoio do governo para o projeto de quebra de patentes de vacinas do qual foi relator e defendeu como presidente da Comissão de Relações Exteriores da Câmara, e, depois, para discutir a posição do governo em relação aos vetos".

Outro encontro foi com Aras, no Palácio do Planalto, fora da agenda de ambos, em 30 de abril de 2021. A CPI da Covid estava à época em sua fase inicial e, na semana seguinte, começaria a etapa de tomada de depoimentos, com as falas dos ex-ministros da Saúde de Bolsonaro Luiz Henrique Mandetta, Nelson Teich e Eduardo Pazuello, além do então titular da pasta, Marcelo Queiroga. (Via: Folhapress)