terça-feira, 23 de maio de 2023

TCE - NOMES APROVADOS AGORA É NO VOTO

A Comissão de Constituição, Legislação e Justiça (CCLJ) da Assembleia Legislativa aprovou, por unanimidade, na manhã de hoje, as inscrições dos três candidatos ao cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE), que disputam a vaga aberta com a aposentadoria da conselheira Teresa Duere. Os deputados Joaquim Lira e Rodrigo Novaes concorrem ao cargo, juntamente com o advogado Osvir Guimarães Thomaz.

Os três candidatos terão seus nomes submetidos à votação pelo plenário da Assembleia ainda na tarde desta terça-feira. Para ser nomeado conselheiro do TCE-PE, o postulante precisa receber no mínimo 25 votos favoráveis, do total de 49 deputados que integram a Casa. Se nenhum deles atingir esse coeficiente na primeira votação, os dois mais votados concorrerão em um segundo turno.

De acordo com o presidente da CCLJ, deputado Antônio Moraes, a sessão da comissão transcorreu de maneira tranquila e cortês. Os três candidatos tiveram espaço na tribuna da comissão para discursar, apresentar suas credenciais e defender sua indicação. Na semana passada, a CCLJ já havia aprovado a inscrição do advogado Eduardo Porto, cujo nome foi referendado pelo plenário para o TCE-PE. Ele assumiu a vaga aberta com a aposentadoria do conselheiro Carlos Porto

GRUPO DE OPOSIÇÃO EM SALOÁ VAI A PAPACAÇA FM COM O DELEGADO ROSSINE

O Delegado Rossine, ex-prefeito de Lajedo e suplente de Deputado Estadual e o atual Vice-prefeito de Saloá, Ronaldinho Birunda, o empresário Bidé, os vereadores Jamelão, Paulo da Água e outros correligionários estiveram ao vivo na Radio Papacaça FM em Bom Conselho, no Agreste Meridional. 
O grupo participou de uma importante entrevista na referida emissora de radiodifusão, na oportunidade em que destacaram os principais problemas do município de Saloá, responderam perguntas dos ouvintes, e ao mesmo tempo se colocaram a disposição da população para encampar as lutas em busca de uma melhor qualidade de vida na cidade, que de acordo com os entrevistados de forma unânime, afirmaram que a atual gestão além de não cuidar das pessoas, age de forma coronelesca e impede o desenvolvimento do lugar. 
Ainda foi colocado que a cidade sofre com tantos problemas crônicos como a falta de planejando urbano, coletas de lixo ineficaz, relação conflituosa com a categoria de professores, escassez de emprego e renda, abandono das vias de acesso a cidade e principalmente os acessos e estradas viscinais que inclusive vem sendo alvo de denúncias do suplente de deputado estadual, Delegado Rossine que há muito tempo toca no tema sem que haja solução. Se colocou também a violência, a falta de respeito e ordem com o povo ordeiro daquela localidade.
ENTREVISTA- Ronaldinho Birunda e Bidé também colocaram a importância da união de todo o grupo de oposição na cidade como forma de apresentar uma proposta de mudança e transformação verdadeira para o povo de Saloá. A importante presença dos vereadores Jamelão e Paulo da Água que colocaram a realidade local com muito equilíbrio e segurança.  Esse grupo representa uma união importante para o resgate da verdadeira política que acima de tudo priorize o cidadão e o homem do campo, tão necessitado de atenção do poder público local, mas que na atualidade estão relegados ao último plano. 
A unidade em Saloá está ficando cada vez mais evidente e já desponta com grande êxito rumo as eleições de 2024. Está na mesa aquilo que pode unir a todos, sem vaidade e sem individualidade. É um passo acertado de todo esse conjunto de forças que possui um projeto sólido para transformar a cidade de Saloá. 

RÁDIO PAPACAÇA FM- Os políticos falaram sobre diversos assuntos relacionados a política local e as expectativas para as eleições do próximo ano. A entrevista foi comandada pelo comunicador e jornalista Patrick Alves, âncora do programa diário que é e tem uma das maiores audiências no estado a nível qualitativo na região. Patrick é preparado e faz muito sucesso com o seu programa campeão de audiência.

OPERAÇÃO "HORIZONTE SEGURO" DE PESQUEIRA TÊM 10 PRESOS

Bando suspeito de roubar cargas, tráfico e lavagem de dinheiro é alvo de operação em Pesqueira
Polícia cumpre 10 mandados de prisão e 12 mandados de busca e apreensão domiciliar
Uma organização criminosa suspeita de roubo de cargas, tráfico de drogas e lavagem de dinheiro é alvo da Operação Horizonte Seguro, deflagrada na manhã desta terça-feira (23) pela Polícia Civil de Pernambuco.

De acordo com a corporação, foram emitidos pela Vara Criminal da Comarca de Pesqueira, no Sertão de Pernambuco, 10 mandados de prisão e 12 mandados de busca e apreensão domiciliar, além de sequestro de bens e bloqueio judicial de ativos financeiros.

Todos os mandados foram cumpridos na cidade de Pesqueira, segundo a polícia.

Até o momento, a polícia ainda não divulgou informações sobre a identidade dos indivíduos envolvidos na organização criminosa. No entanto, foi revelado que as investigações em relação a esse grupo tiveram início em abril de 2022.

As investigações estão sob presidência do delegado Márcio Ribeiro, titular da Delegacia de Polícia de Pesqueira. Participaram da operação a Diretoria de Inteligência da Polícia Civil (Dintel) e o Laboratório de Lavagem de Dinheiro.

O Comando de Operações e Recursos Especiais (Core) e a Diretoria de Operações Estratégicas da Secretaria Estadual da Fazenda prestaram apoio na execução.

Ao todo, 100 policiais civis participaram da operação, entre delegados, agentes e escrivães.

Mais detalhes serão divulgados em breve pela Polícia Civil.

OPERAÇÃO DA POLÍCIA FEDERAL EM ÁGUA PRETA

Juliana Albuquerque – repórter do Blog do Magno
A Polícia Federal, com apoio da Receita Federal e da Controladoria-Geral da União, deflagrou, hoje cedo, a Operação Dilúvio. Visa cumprir 27 mandados de busca e apreensão expedidos pelo Tribunal Regional da 5ª Região, para apurar a prática de crimes de corrupção, desvio de recursos públicos, fraudes em licitação, lavagem de dinheiro, agiotagem, entre outros, atribuídos a agentes públicos, servidores, empresários e particulares na prefeitura de Água Preta.

Segundo a investigação em curso, o atual prefeito do município, Noelino Magalhães de Oliveira Lyra (PSB), teria contratado emergencialmente uma empresa para prestação de serviços de manutenção corretiva e preventiva de veículos da frota do município. Chamou a atenção, porém, o fato de a empresa estar localizada a mais de 110km da sede do contratante, uma vez que foi constatado que há várias outras empresas na região atuando no mesmo ramo. Nesse sentido, apurou-se a existência de indícios de relações pessoais estreitas entre o prefeito e o verdadeiro proprietário da empresa contratada. 

Segundo a investigação, a empresa envolvida foi contratada pela mesma Prefeitura com indícios de fraude ao caráter competitivo do processo licitatório, sendo que até o presente momento a relação contratual permanece vigente, não obstante os evidentes indícios de superfaturamento. Além disso, no curso da execução do contrato, foi comprovado que o fornecedor custeou despesas com passagens aéreas internacionais em classe executiva para o prefeito e sua esposa, a qual ocupa o cargo de secretária municipal, o que caracteriza, em tese, o crime de corrupção.

Ao longo da investigação também foram coletadas evidências de utilização de diversas contas de “laranjas”, empresas fantasmas ou de postos de gasolina para movimentar o dinheiro desviado dos cofres públicos, e também decorrente de possível prática de agiotagem por parte do prefeito. 

No total, estão sendo empregados na presente ação 140 policiais federais, além de servidores da Receita Federal e da CGU. Além da sede da prefeitura de Água Preta,  os mandados de busca e apreensão são também para os locais onde os suspeitos envolvidos na investigação têm residência comprovada. Nas cidades do Cabo de Santo Agostinho, Catende, Gravatá, Jaboatão dos Guararapes, Palmares, Paulista, Recife e Tamandaré

POLÍCIA CIVIL DESENCADEIA OPERAÇÃO HORIZONTE SEGURO EM PESQUEIRA

 
Está nas ruas a operação Horizonte Seguro, vinculada a DINTER (Delegacia Integrada do Interior) sob a presidência do delegado Márcio Ribeiro Titular da 105º circunscrição de Pesqueira e vinculada a 15ª delegacia regional DESEC. 
A investigação teve início em 2022 Com o objetivo de investigar e desarticular uma organização criminosa voltada para a prática de roubo de cargas, tráfico de drogas e lavagem de dinheiro. Nesse momento são cumpridos 10 mandados de prisão e 12 mandados de busca e Apreensão Domiciliar e sequestro de bens e bloqueios judicial de ativos financeiros Todos os expedidos pelo juízo da Vara Criminal de Pesqueira.  Participam da operação 100 policiais civis entre eles, agentes, delegados e escrivães da polícia.

ASSEMBLEIA FAZ HOMENAGEM A MAGNO MARTINS

O jornalista Magno Martins foi homenageado, através do seu Blog, na Assembleia Legislativa de Pernambuco ontem no final da tarde. O requerimento foi idealizado pelo deputado estadual Alberto Feitosa (PL) e aprovado por unanimidade pelos parlamentares. A sessão aconteceu no auditório Senador Sérgio Guerra. Participam da Mesa, além desde blogueiro, o presidente da Alepe, deputado Álvaro Porto (PSDB), a secretaria dos Direitos dos Animais do Recife, Andreza Romero, o propositor da sessão, Alberto Feitosa, e o vereador do Recife Fred Ferreira (PSC).
Magno como sempre fez um discurso bastante eloquente valorizando o jornalismo e falando da sua paixão e dedicação a profissão. Falou sobre as mudanças que a internet proporcionou e do pioneirismo do seu Blog que chega aos 17 anos. “Agradeço, emocionado, a todos senhores deputados, especialmente a Alberto Feitosa, que teve coragem e ousadia de prestar esta homenagem ao blog. Ao final, não poderia também de deixar aqui um pouco da minha veia poética, do meu canto e encanto pelo Sertão, herança dos meus pais Gastão e Margarida. Do meu Sertão, trago a certeza de que as flores da caatinga tornam as pessoas melhores, mais felizes. Luz do Sertão não enruga a minha pele, é alimento e remédio para a minha mente. Lá, a lua tem alma, tem algo de santidade e força.
Sou de um sertão poético, onde todas as almas são de cantadores, os sonhos são a sede da alma. Sou do sertão de Gonzagão, que cantou seu povo, cantou as aves, os animais, os padres, os cangaceiros, os retirantes, os valentes, os covardes e o amor” falou Magno Martins na Solenidade.

DEPUTADO AFIRMA AO BLOG QUE JOAQUIM LIRA SERÁ ELEITO COM MAIS DE 30 VOTOS

Logo após publicarmos a informação fornecida por um deputado de vários mandatos na Assembleia Legislativa de Pernambuco, que conhece a casa a fundo, recebemos a informação de um dos integrantes da tropa de choque de Joaquim Lira(PV) que, não procede a informação de votos colocados aqui para Novaes e que Joaquim Lira, está virtualmente eleito e, será o novo conselheiro do TCE. “Na madrugada de ontem para hoje as articulações ocorreram de forma bastante satisfatória e com sucesso. Todo nós nos mobilizamos para convencermos os demais deputados de que Joaquim
Lira representa o melhor nome para o TCE” colocou o mesmo. A informação inclui que o Palácio do Campo das Princesas também deu carga com força, inclusive no final de semana. A ordem é só parar na hora da contagem de votos. O palácio está testando o achando “rolo compressor”. Bom caro leitor, uma coisa é certa até as 14 horas saberemos quem é quem e quem ganhou essa parada.

TCE - JOAQUIM PRECISA VENCER POIS. NÃO SERÁ MAIS CANDIDATO A DEPUTADO

O nosso Blog foi informado que há um acordo na família de Joaquim Lira para que ele encerre suas participação na Assembleia Legislativa de Pernambuco pra dar a vaga a sua irmã Janaína Lira, que será a representante da família nas eleições 2026. Segundo a fonte o seu pai Elias Lira, que foi prefeito várias vezes de Vitória de Santo Antão e também exerceu mandato de deputado estadual na Assembleia Legislativa de Pernambuco, pediu que ele desse oportunidade a sua irmã, que entrará na política. Com a entrada da irmã de Joaquim Lira, ele não poderá nem disputar uma vaga na Câmara Federal, pois o seu grupo político já possui a deputada Iza Arruda, que com certeza vai para a reeleição. Joaquim Lira portanto vai para o tudo ou nada. É isso aí.