terça-feira, 30 de maio de 2023

WLADIMIR CAVALCANTI REASSUME ARCOTRANS

A gestão Wellington Maciel conseguiu “repatriar” Vladimir Cavalcanti para a Arcotrans. Tido como o melhor diretor do órgão na história pela respeitabilidade que impôs, ele confirmou ao blog que disse sim ao convite.

Quem deve lamentar é a gestão Ângelo Ferreira, para quem ele prestava um bom trabalho na área de mobilidade e dando suporte à guarda municipal.

Ele assume depois da fritura interna após as manifestações dos mototaxistas que exigiram pessoalmente do prefeito Wellington Maciel a saída de João do Skate. A gota d’água foi a polêmica envolvendo alterações no trânsito da Avenida Gumercino Cavalcante.  João continua na gestão, ocupando função no segundo  escalão.

Vladimir pesou muito para aceitar o convite. “Desenvolvemos muitas ações, como sinalização, organização do trânsito, sinais de trânsito, guarda municipal, monitoramento de câmeras. Tenho uma gratidão enorme por todos”, disse. Ele inclusive é natural de Sertânia, mas saiu cedo para Arcoverde. Ele promete retomar o protagonismo de Arcoverde no trânsito com os eixos mobilidade, fluidez, educação e disciplina.

Vip Show

MORRE ELIAS SOARES EX- VEREADOR DE CARUARU

Morre aos 94 anos, Elias Soares, ex-vereador de Caruaru
Morreu na tarde desta terça-feira (30), o ex-vereador de Caruaru, Elias Soares, aos 94 anos de idade. O corpo está na UTI do hospital e o velório será no Plenário da Câmara de Vereadores.

Elias Soares foi vereador por sete vezes e ainda ficou na suplência uma vez. Elias Soares exerceu mandatos entre 1963/1996.

Em uma das visitas na Câmara, Elias Soares afirmou: “Sempre que posso visito a Câmara – a política está no meu sangue”.

NOTA DE PESAR

É com profundo pesar que recebo a notícia da morte do ex-vereador de Caruaru Elias Soares.

Um parlamentar que deixa um legado de excelentes serviços prestados à sociedade caruaruense, com sete mandatos, entre os anos de 1963 a 1996. Seu trabalho em prol do povo de Caruaru estará para sempre em nossa memória. Prestamos nossa solidariedade para com todos os parentes e amigos do ex-parlamentar. Que Deus conforte e console o coração de todos.

Anderson Correia

Vereador de Caruaru

IZAÍAS CONSIDERA LEVIANA COMPARAÇÃO ENTRE ADMINISTRAÇÕES DE JOÃO E RAQUEL

Izaías Régis, líder do Governo, considera leviana e irresponsável, comparação das gestões de João Campos e Raquel Lyra
“São tempos de gestão diferentes, funções diferentes e contextos diferentes”, argumentou Izaías Régis
O deputado estadual Izaías Régis, líder do governo na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), afirma que recebeu com surpresa uma recente publicação do Blog de Jamildo que compara os índices de aprovação no Recife do prefeito João Campos e da governadora Raquel Lyra. O levantamento é uma parceria entre o instituto de pesquisa IPESPE e o Jornal do Commercio.

Na visão do deputado, não faz sentido comparar os desempenhos dos dois no estudo, visto que ambos desempenham funções diferentes, têm tempo de gestão diferentes e estão em contexto político completamente distintos.

“Enquanto o prefeito João Campos está prestes a completar dois anos e meio à frente do Executivo da capital pernambucana e recebeu a prefeitura das mãos de um aliado - portanto exerce um mandato de continuidade -, a governadora Raquel Lyra está há apenas cinco meses no comando do Estado, estrutura que recebeu de um correligionário do gestor municipal com graves problemas de ordem financeira e administrativa” argumentou o parlamentar. 

O deputado ainda ressaltou que apesar de encarar a gestão de uma estrutura pública enorme e que vive a situação mais desafiadora da sua história, Raquel conseguiu tirar do papel iniciativas que já estão mudando as vidas dos pernambucanos, como os programas Cuida PE Mulher, voltado à realização de cirurgias e exames na rede estadual de saúde, e Morar Bem PE, que pretende fornecer moradia digna à população do Estado. Há ainda iniciativas nas áreas de segurança pública, recursos hídricos, educação, entre tantas outras.

“Comparar diferentes, sobretudo em um contexto como este, é irresponsável e leviano”, disparou Izaías Régis.

TRIPLICAÇÃO DA BR-232 CHEGA A ULTIMA FASE, DEVE ENCERRAR EM AGOSTO

Após a conclusão do serviço de concretagem, a obra de triplicação de trecho da BR-232, no Recife e áreas vizinhas, o Departamento de Estradas de Rodagem de Pernambuco (DER-PE) anunciou a última fase da obra. O trecho foi liberado ao tráfego no final de abril, quando os dois sentidos da via foram liberados.

Segundo o órgão, serão feitos os serviços de drenagem, paisagismo, passarelas, ciclovias, sinalização e retorno na altura do Jardim Botânico do Recife.

A previsão do DER-PE é que os serviços sejam concluídos até o mês de agosto.

A triplicação da BR-232 contempla um trecho de 6,8 quilômetros de extensão, que começa na entrada da BR-101 (km 4,70) até a entrada da BR-408 (km 11,50). Todos os dias, a via recebe 67 mil veículos.

Ao todo, são beneficiados mais de quatro milhões de usuários. “O alargamento garantirá o acréscimo de 33% na sessão viária, o que, atrelado aos aspectos urbanísticos do projeto, significa uma redução de tempo de uma hora para 25 minnutos nos horários de pico”, explica o presidente do DER-PE, Rivaldo Filho.

Folhape

TRE CASSA QUATRO DEPUTADOS DO PL NO CEARÁ


Quatro deputados do PL são cassados no Ceará
Fotos: Reprodução.
O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE/CE) decidiu nesta terça-feira (30/05) pela cassação dos mandatos de todos os deputados estaduais eleitos pelo PL naquele estado. O partido, cuja metade da bancada eleita era feminina, foi acusado de cometer fraude nas cotas destinadas às candidaturas femininas durante as eleições do ano passado.


A investigação teve início a partir da candidatura de uma mulher a deputada estadual, sem o seu conhecimento. O partido substituiu a candidata mas, os desembargadores consideraram que houve fraude. Como resultado, os deputados Carmelo Neto, Alcides Fernandes, Silvana Oliveira e Marta Gonçalves foram condenados a perder seus mandatos.

A maioria dos votos pela cassação já havia sido formada na sessão realizada em 15 de maio. No entanto, somente hoje foi revelado o voto-vista final, e por quatro votos a três, os parlamentares tiveram seus mandatos cassados. Com a cassação dos suplentes também, o PL pode passar os próximos quatro anos sem uma bancada estadual.


Carmelo Neto, o deputado mais votado do estado, afirmou que irá recorrer da decisão ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Os parlamentares têm o direito de acionar a Corte Eleitoral sem precisar deixar seus mandatos para isso.

LULA EXONERA GENERAL E COLOCA EX-SECRETÁRIO DE BOLSONARO E BIVAR NA SUDENE

Lula substituiu um oficial de alta patente por um ex-membro do governo Bolsonaro no cargo de diretor da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene).

O general aposentado Marcos César de Moraes foi destituído do posto de diretor de Administração da Sudene. Ele chegou a exercer interinamente a função de superintendente do órgão até fevereiro deste ano.

Em seu lugar, foi designado José Lindoso de Albuquerque Filho, anteriormente secretário de Mobilidade e Serviços Urbanos do Ministério do Desenvolvimento Regional durante o governo Bolsonaro.

Até março deste ano, Lindoso ocupava o cargo de secretário parlamentar do deputado Luciano Bivar, também filiado ao União Brasil.

No início do mês, Lula já havia nomeado Heitor Freire, ex-deputado do União Brasil, para a Diretoria de Gestão de Fundos, Incentivos e Atração de Investimentos da Sudene.

José Lindoso de Albuquerque Filho é funcionário aposentado da Caixa Econômica, onde chegou a ocupar a posição de diretor comercial. Em julho de 2019, foi nomeado pelo governo Bolsonaro como secretário nacional de Mobilidade e Serviços Urbanos, cargo que ocupou até outubro do mesmo ano.

Em 2021, assumiu a presidência do Porto de Recife (PE). Em agosto de 2022, passou a desempenhar funções no gabinete de Bivar. Seu salário era de R$ 6.004,43. Na Sudene, Lindoso receberá um salário mensal de R$ 13.623,39.

Via Edmar Lyra

EDUARDO E LULA DA FONTE FILIAM MILKA DA FÁRMACIA PRÉ-CANDIDATA A PREFEITA DE POMBOS

Eduardo e Lula da Fonte filiam pré-candidata à Prefeitura de Pombos

Os deputados federais Eduardo e Lula da Fonte (PP-PE), presidente e vice-presidente do Progressistas de Pernambuco, respectivamente, filiaram no PP, junto com o deputado estadual  Henrique Queiroz Filho e o vereador Carlos Henrique Queiroz, a pré-candidata à Prefeitura de Pombos, Milka Santos, mais conhecida como Milka da Farmácia. O ato de filiação foi realizado nessa segunda-feira (29), durante a Convenção Estadual do PP.

“É com grande otimismo que encaro essa mudança em minha vida. Novos desafios começam com esse projeto idealizado primeiro por Deus e acompanhado por grandes amigos que é de disputar um cargo de Prefeita em nossa querida Cidade de Pombos. Espero corresponder o carinho e a confiança de todos”, comentou Milka da Farmácia.

ALEPE COMEÇA POR GARANHUNS PROGRAMA DE FORTALECIMENTO DOS MUNICÍPIOS

Alepe começa por Garanhuns Programa de Fortalecimento dos Municípios
Ciclo de capacitação será realizado em todas as regiões do Estado numa parceria com o Senado Federal por meio do Instituto Legislativo Brasileiro
A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) promoveu nestas segunda (29) e terça-feira (30), em Garanhuns, a primeira oficina do Programa de Fortalecimento dos Municípios, uma parceria da Casa, através da Escola do Legislativo, com o Senado Federal por meio do Instituto Legislativo Brasileiro. A ideia é oferecer capacitações sobre Gestão Pública Sustentável para integrantes das câmaras municipais. 

Nesses dois dias, vereadores, funcionários e demais colaboradores das câmaras dos municípios que integram a região do Agreste Meridional assistiram a palestra da consultora do Senado, Danielle Abud, servidora pública há 20 anos com larga experiência em oficinas direcionadas à Gestão Pública Sustentável. O encontro de Garanhuns ocorreu no auditório do Consórcio Público para o Desenvolvimento do Agreste Meridional (Codeam) e abordou temas como planejamento estratégico, cultura da integridade pública e eficiência das ações governamentais. 

Além de Garanhuns, participaram do primeiro encontro integrantes das câmaras de Bom Conselho, Caetés, Calçado, Canhotinho, Capoeiras, Itaíba, Jupi, Jurema, Palmeirina, Saloá, São João, Terezinha, Carnaíba, Águas Belas, São Bento do Una e Venturosa.
"Essa parceria com a Alepe contribui para o fortalecimento do legislativo municipal. O que vivemos em Garanhuns foi a celebração do que é possível com relação à capacitação de gestores público e também de vereadores e vereadoras. Não somente do ponto de vista da sustentabilidade, mas da acessibilidade, da equidade de gênero e raça. Esse projeto percorrerá todo o Estado de Pernambuco, visando a contribuição e colaboração entre as casas legislativas para o fortalecimento dos mandatos dos vereadores", comentou a consultora Danielle Abud.

Para o superintendente da Escola do Legislativo da Alepe, José Humberto Cavalcanti, todas as 12 regiões administrativas do Estado serão contempladas com o Programa até junho de 2024."É importante levar conhecimento para essa categoria (legisladores e agentes públicos), buscando criar uma conscientização de valorização do Legislativo e da influência do Poder na vida das pessoas".