sábado, 3 de junho de 2023

TERESA DUERE VAI INTEGRAR GOVERNO RAQUEL LYRA, MAS EXISTE RESSALVAS

A ex-conselheira do Tribunal de Contas do Estado, Teresa Duere, deve integrar a equipe da governadora Raquel Lyra (PSDB). Tereza foi muito homenageada é bastante reconhecida pela imprensa e alguns políticos. Porém está anos luz de distância, de ser reconhecida por centenas de prefeitos e ex-prefeitos. Tereza Duere foi em todo o seu período no TCE, segundo vários prefeitos relataram aos blog, a mais dura conselheira e ainda teria sido insensível a situação de muitos gestores, reprovando contas em todo o estado. Logo se percebe que Tereza pode ter qualquer função, e até possui capacidade e curriculum pra isso, porém sua atuação no TCE não foi unanimidade no meio político. Segundo o jornalista Magno Martins, no seu blog, a 
 função ainda não está definida, mas sua missão sim: reforçar a articulação política do Governo, que está capenga. Porém é bom que se observe o que narramos acima, pois a ex-conselheira tem ampla capacidade, porém não tem a confiança no meio político. Cinta a seu favor ter um irmão Senador da República: Fernando Duere(MDB) que herdou a vaga de Jarbas Vasconcelos. Em tempo, ontem ela ganhou homenagem pelo seu trabalho no TCE com uma festinha em ritmo de forró pé de serra, na Academia Pernambucana de Letras, iniciativa da presidente Margarida Cantarelli. Entre os presentes, a vice-governadora Priscila Krause e o senador Fernando Duere (MDB).

BLOG PARABENIZA PROFESSOR ALBERICO EX-DIRETOR DO COLÉGIO DIOCESANO

 
Todos nós que fazemos o Blog do edney queremos parabenizar o professor e biólogo Alberico Luiz Fernandes Vilela, que foi diretor do Colégio Diocesano de Garanhuns, por mais de três décadas. Prof. Alberico, Ajudou a formar gerações de pessoas que estão espalhadas nos mais variados campos da iniciativa privada e pública, profissionais liberais, agentes públicos, pessoas do meio jurídico e políticos e ainda muita gente do meio empresarial, que passaram pelos corredores do colégio tradicional que tem muita história em Garanhuns e no Brasil. São diversas gerações, que sob a supervisão e direção do professor Alberico Fernandes, através da educação, construíram suas vidas e estão inseridos na sociedade e na comunidade. Atualmente ele dirige a Universidade da Criança, no bairro da Brahma, excelente escola do ensino fundamental. Que o Criador ilumine a vida do nosso querido professor e toda a sua Familia são os votos do Blog do Edney.

AGRADECIMENTO A TODOS

Quero agradecer a todos os amigos e leitores que encheram os canais do Blog na última quinta-feira com inúmeros cumprimentos e também encheram os WhatsApp com votos de felicitações. Aos que ligaram e fizeram questão de expressar as suas mensagens pela passagem do meu aniversário. A todos o meu muito obrigado e que o Criador nos abençoe sempre. Ter amigos é uma dádiva de Deus. Obrigado de coração. “O amigo: um ser que a vida não explica, que só se vai ao ver outro nascer e o espelho de minha alma multiplica”, Vinicius de Moraes.

Na Lupa 🔎 Sábado 03/06/23, Blog do Edney

BLOG DO EDNEY
NA LUPA 🔎 

Por Edney Souto.

LULA VEM A PERNAMBUCO PARA LANÇAR O FARMÁCIA POPULAR CRIADO POR HUMBERTO COSTA 
Humberto Costa em sua passagem pelo Ministério da Saúde criou e temos que reconhecer importantes programas que beneficiaram a população brasileira. Jamais poderíamos pensar em farmácia popular, SAMU (Serviço Móvel de Urgência) e tantos outros sem dar o crédito ao senador Humberto Costa. Temos observado algumas distorções na política local a nível de PT na história de Humberto Costa, mas isso é outro assunto. A verdade é a verdade: Humberto foi sem dúvida um dia melhores ministros da Saúde desse país. A vinda de Lula a Pernambuco para lançar o programa Farmácia Popular não deu a de ser uma homenagem ao seu criador, o senador pernambucano petista. Vamos lá: 
LULA EM PERNAMBUCO- O presidente Lula vai relançar oficialmente o programa Farmácia Popular a nível nacional durante visita ao estado de Pernambuco, na próxima quarta-feira dia 07/06. Importante lembrar que o programa de farmácia popular foi criado pelo então ministro da Saúde e hoje atual senador da república Humberto Costa. O programa é de fato revolucionário pois acima de tudo dar dignidade as pessoas que não possuem condições financeiras para ter acesso aos medicamentos básicos importantes para manutenção da saúde e da vida. 
JOÃO CAMPOS - O anúncio será feito durante visita do presidente ao Compaz Eduardo Campos, localizado no Alto Santa Terezinha, no Recife, no período da manhã. Será um evento carregado de simbolismo e mais uma vez haverá uma demonstração de força política do prefeito da cidade do Recife João Campos. Mas sabe-se que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva realmente esta envolvido no projeto de reeleição do filho duas governador de Pernambuco Eduardo Campos, de saudosa memória. 
PROGRAMA APROVADO - A expectativa, segundo a equipe do petista, é que Lula também visite as estruturas de uma unidade da Farmácia Popular durante a permanência no estado. Muita gente tem colocado que o Lula não tem criado novos projetos e sim, relançado todos os que fizeram parte do seu governo. Ora caro leitor aqui NA LUPA, se esses programas chegaram a beneficiar milhares de brasileiros e são políticas públicas de alta eficiência já testados e com alta aprovação popular, então está correto a linha de atuação de Lula em reeditar os mesmos programas que deram qualidade de vida a população do nosso Brasil. 
EM TEMPO - O programa Farmácia Popular faz parte da política nacional de assistência farmacêutica do Ministério da Saúde, fornecendo medicamentos gratuitos e a baixo custo por meio de convênios com prefeituras e farmácias privadas.

ÁLVARO PORTO RECEBE DEPUTADOS GAÚCHOS NO SEU GABINETE NA ALEPE

 
 
Em visita a Pernambuco, onde vieram conhecer o modelo de educação integral adotado pela rede de ensino público do estado, deputados do Rio Grande do Sul foram recebidos, nesta sexta-feira (02.06), pelo presidente da Assembleia Legislativa, Alvaro Porto (PSDB). De acordo com o presidente do Legislativo gaúcho, Vilmar Zanchin (MDB), a experiência exitosa com escolas de turno integral de Pernambuco é o que trouxe os parlamentares gaúchos ao estado.
FALA ÁLVARO PORTO- “Pernambuco tem o melhor exemplo do Brasil em ensino integral e é importante conhecer. Estamos avançando neste quesito no nosso estado, e é claro que a Assembleia Legislativa, com o propósito de auxiliar as políticas implantadas pelo governo, está conhecendo estas experiências na prática”, afirmou.

CEARÁ - A comitiva esteve ainda em Sobral, no Ceará, onde foi ver de perto resultados alcançados em políticas públicas em educação fundamental. De acordo com Zanchin, o objetivo desta nossa missão, nos dois estados do Nordeste, foi buscar conhecimento onde, ao longo dos anos, ficou provado que houve avanços significativos nos indicadores educacionais.

“Precisamos melhorar os indicadores no nosso estado, especialmente da aprendizagem”, disse, acrescentando que, por conta de conta de uma crise fiscal, o Rio Grande do Sul perdeu posições nos indicadores educacionais. “Precisamos recuperar este tempo perdido, agravado inclusive pela pandemia”.
IMPORTANTE ENCONTRO- Álvaro Porto avaliou a visita dos gaúchos como um encontro positivo. Disse que a busca por experiências bem-sucedidas em educação é uma ação que indica o comprometimento dos deputados em contribuir com a sociedade. O presidente da Alepe adiantou ainda que parlamentares pernambucanos planejam – ainda em data prevista - uma visita à Assembleia do Rio Grande do Sul.
 
PRESENÇAS- Além de Zanchin, a comitiva foi formada pelos parlamentares Eduardo Loureiro (PDT), Eliana Bayer (Republicanos), Professor Bonatto (PSDB), Professor Claudio Branchieri (Podemos), Guilherme Pazin (PP) e Sofia Cavedon (PT). No Recife, os gaúchos se reuniram também com vice-governadora Priscila Krause e com o secretária estadual de Educação, Ivaneide Dantas. Visitaram ainda a Escola de Referência em Ensino Médio Cícero Dias, em Boa Viagem.  


Fotos: Giovanni Costa

BLOG PASSOU POR PROBLEMAS TÉCNICOS NOS ÚLTIMOS DIAS

Informamos aos nossos leitores que tivemos umas instabilidades técnicas que impediram a atualização do nosso Blog nos últimos três dias. A situação já foi normalizada e voltamos a operar normalmente a partir desse momento. Pedimos desculpas aos nossos leitores e parceiros. Vamos lá!

JUNTOS PELA EDUCAÇÃO TEM MAIOR INVESTIMENTO DA REDE PÚBLICA DE EDUCAÇÃO




Governo de Pernambuco lança o programa Juntos Pela Educação e garante maior investimento da história na rede pública de ensino: R$ 5,5 bilhões
Iniciativa está estruturada em sete eixos prioritários e prevê a construção e revitalização de escolas, além da criação de novas vagas em creches e pré-escolas
A governadora Raquel Lyra lançou, nesta sexta-feira (3), o Juntos pela Educação, maior programa de investimentos na rede pública de ensino da história do Estado, totalizando R$ 5,5 bilhões. O orçamento será aplicado por meio da Secretaria de Educação e Esportes (SEE) nos próximos quatro anos (2023-2026). Do montante, R$ 3 bilhões serão destinados a obras para a melhoria de infraestrutura e construção de novas unidades escolares. O programa contempla uma série de ações que irão garantir o desenvolvimento da educação em todo o Estado, incluindo colaboração com municípios; políticas educacionais; esportes; segurança alimentar e escolar; saúde e inclusão de pessoas com deficiência.
Durante a solenidade, a chefe do Executivo estadual assinou o decreto que institui o programa. “Com o Juntos Pela Educação estamos garantindo, pelos próximos quatro anos, mais de R$ 5 bilhões. E o mais importante é que esse montante vai garantir transformação na vida dos estudantes pernambucanos, com a colaboração dos municípios, garantindo transporte escolar, merenda de qualidade e novas 60 mil vagas de educação infantil. Nosso Estado só irá se desenvolver de verdade quando nossas crianças puderem aprender desde cedo. O trabalho vai ser permanente para que Pernambuco volte a ser líder na educação”, afirmou a governadora Raquel Lyra.
A vice-governadora Priscila Krause acompanhou a cerimônia e ressaltou a relevância das ações previstas no programa. “Vivemos hoje um momento histórico para Pernambuco, porque apresentamos o maior programa de educação da história do nosso Estado. O Juntos Pela Educação está sendo pensado desde a transição e já apresenta ações efetivas, como a entrega de parte dos 500 ônibus escolares aos municípios. Sob a liderança da governadora Raquel Lyra, já estamos fazendo de Pernambuco um Estado de mudança”, disse.
Prioridade da atual gestão, o programa contempla a criação de 60 mil vagas de educação infantil em municípios do Litoral ao Sertão. Atualmente, Pernambuco ocupa o 23° lugar no ranking nacional de atendimento de creches públicas, de acordo com o Plano Nacional de Educação (PNE) 2019. A iniciativa tem por objetivo dobrar o número de matrículas em creches da rede pública (em comparação com 2019) e universalizar a educação infantil na pré-escola.
Para garantir a melhoria na qualidade da educação básica, será criado um regime de colaboração com os municípios através do apoio financeiro de R$ 2,8 bilhões. O Governo do Estado ainda oferecerá assistência técnico-pedagógica e apoio à implantação de escolas municipais em tempo integral de ensino fundamental. As unidades escolares construídas pelo Estado terão custeio garantido por 12 meses até que cada município tenha acesso aos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Além disso, o plano vai focar na criação de 15 mil vagas na Educação Integral nos municípios.
“O sucesso na educação se dá de forma coletiva. Nossa ação, através do Juntos Pela Educação, tem impacto em todas as outras áreas públicas, como saúde e segurança. Então, além de implementar mudanças na rede estadual para recompor importantes indicadores, também estamos incluindo suporte à rede municipal”, comentou Ivaneide Dantas, secretária de Educação e Esportes.
Até 2025, serão adquiridos 500 novos ônibus para integrar a frota escolar, que atende principalmente os estudantes da zona rural do Estado. Destes, 180 já foram adquiridos e 85 foram entregues nesta sexta, como parte da reformulação do Programa Estadual do Transporte Escolar, garantindo maior eficiência e transparência na gestão deste tipo de transporte. Todos os veículos possuem acessibilidade para transportar estudantes com deficiência.

Foram anunciados, ainda, a construção de 400 novos Centro de Educação Infantil (CEI), com o valor estimado de R$ 4 milhões cada, totalizando R$ 1,6 bilhões. A construção de novas creches seguirá o seguinte cronograma: 10 mil vagas entre os anos de 2023 e 2024, 30 mil no ano de 2025, e as 20 mil restantes em 2026. Quanto às vagas para a pré-escola, a previsão é de que 6,7 mil sejam criadas entre 2023 e 2024, 20 mil em 2025 e 13,3 mil em 2026.

O fortalecimento da educação inclusiva para pessoas com deficiência também receberá atenção especial do programa. A valorização da pessoa com deficiência no âmbito escolar terá investimento de R$ 45 milhões em ações como aquisição de kits escolares específicos, por exemplo. Para atender aos 8.174 estudantes com deficiência por meio da educação inclusiva, serão implantadas 73 salas de recursos multifuncionais para o atendimento educacional especializado nas escolas da rede estadual nos municípios que ainda não possuem esse recurso. Com isso, todos os municípios terão uma sala multifuncional.

No eixo que contempla a melhoria do ensino da rede estadual, a SEE vai implementar uma política de recomposição de aprendizagem em língua portuguesa e matemática nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio, além de ofertar mil bolsas para estudantes dos cursos de licenciatura atuarem na rede estadual; reformar e ampliar 36 escolas de tempo integral; ofertar 15 novas escolas técnicas; reduzir a evasão escolar e implementar um Centro de Formação dos Profissionais da Educação no prédio da Fábrica Tacaruna, no Recife. O projeto inclui a construção de um hotel-escola voltado ao ensino de hotelaria e gastronomia.

A fim de fornecer alimentação escolar de qualidade, 30% do que é adquirido para a merenda escolar será proveniente da agricultura familiar. O fornecimento das merendas seguirá protocolos definidos pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para todas as 1.056 escolas da rede estadual, que atendem a aproximadamente 530 mil alunos e totalizam 1,1 milhão de refeições por dia.

Esportes - O eixo do programa que contempla o estímulo aos esportes inclui a implantação do Complexo Esportivo na Arena de Pernambuco, formado pelo Centro de Formação Esportiva (CFE) e um centro de alto rendimento. Ainda serão criados três Centros de Formação Esportiva, um na Zona da Mata, um no Agreste e outro no Sertão, além de mais de 330 quadras poliesportivas cobertas, que serão construídas nas escolas estaduais.

Estiveram presentes no evento deputados federais, estaduais, secretários estaduais e municipais, além de prefeitos de todas as regiões do Estado.

Fotos: Janaína Pepeu/Secom


sexta-feira, 2 de junho de 2023

Na Lupa 🔎 Sexta 02/06/23, Blog do Edney

BLOG DO EDNEY
NA LUPA 🔎 

Por Edney Souto.

A CASSAÇÃO DOS VEREADORES PELA JUSTIÇA ELEITORAL PELA FRAUDE DE COTAS DE GÊNERO 

Diversos municípios Espalhados pelo Brasil estão tendo as suas composições nas Câmaras de Vereadores modificadas pela entrada de diversos suplentes que estão sendo alçados ao cargo principal do legislativo em substituição aos nomes que foram cassados pela justiça eleitoral baseados na fraude a cota de gênero. A Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997) estabeleceu que cada partido deve preencher um percentual mínimo de 30% de candidaturas femininas entre seus candidatos em eleições proporcionais (vereadores e deputados). A coisa é tão sem nexo caro leitor que não dar pra entender o que o legislador federal tinha na cabeça ao criar e aprovar esse “Cavalo de Tróia”. Vamos lá :
RIDÍCULO- Não há lógica em aprovar uma punição pra quem não consegue convencer mulheres a disputar a vaga no legislativo. Esse colunista tem mais de duas décadas em atuação nos bastidores políticos e em campanhas eleitorais e sabe bem que a coisa mais difícil que existe é convencer mulheres a disputar uma vaga de vereadora. Não que não possuam vontade, não é isso. É que as mulheres, com todo respeito aos homens, são mais éticas e possuem muita correção. A maioria tem horror aos jogos da política. 
ESTÍMULO A LARANJAS - Para se fazer uma chapa de Vereadores com 30% sendo obrigatório preencher e com mulheres é um tremendo desafio, sobretudo nas cidades de médio e pequeno porte. A lei na verdade forçou os políticos no Brasil a completar a chapa “por completar” uma vez que a legislação de maneira absurda e antidemocrática obrigou os partidos a fazer o que quase ninguém tem o interesse. Resultado desastroso que sobrou pra os políticos que tiveram votos, fizeram dia parte e agora estão sendo cassados há 1 ano antes da eleição pelo Brasil a fora. Essa legislação torta estimulou as candidaturas laranjas. 
GARANHUNS - A situação dos vereadores Thiago Paes (PL), Magda Alves (PP) e Bruno dos Santos, cujos processos foram paralisados por pedidos de vistas de desembargadores estão parados  pela justiça a eleitoral. Porém virão a Tina e serão julgados e não há a mínima previsão sobre que desfecho terá essa situação. Agora imagine caro leitor aqui NA LUPA, o cara ser eleito e faltando um ano para as eleições seguintes, ser cassado por falta de uma legislação justa e estando a mercê de uma lei mal elaborada e aprovada com o
Intuito de punir a todo custo. É um absurdo. 

CASSADOS EM GARANHUNS- Menos sorte tiveram os vereadores já cassados Matheus e Erivan, apesar de não terem cometido nenhuma irregularidade, pois a organização das questões burocráticas deixam a cargo do partido. E os mesmos estão obrigados a arrumar apulso 30% de mulheres, as mulheres querendo ou não ser candidatas. É de fato muito triste e lamentável uma situação dessa derivada de uma legislação falha. Recentemente, a 56ª Zona Eleitoral, de Garanhuns, através da Juíza Dra. Zélia Maria Pereira de Melo e de Valter Coutinho, chefe do Cartório Eleitoral de Garanhuns, anunciaram a nova totalização dos votos referentes às eleições de 2020 para o cargo de Vereador, em Garanhuns. Dessa recontagem ficou definido que assumirão as vagas deixadas pelos pra cassados Matheus Martins e Erivan Pita, os suplentes que registraram a candidatura coletiva Bruno de Gustavo, composta por Bruno da Luz e seu irmão Gustavo Henrique (Cidadania) e o candidato Salvador da Silva, do Partido Progressista. Bom dia e uma sexta de Paz para todos! É isso aí.