segunda-feira, 5 de junho de 2023

RUPTURA ENTRE ATUAL VICE E PREFEITA EM ÍTAIBA

A ruptura entre um vice-prefeito e um prefeito pode ocorrer por várias razões, incluindo diferenças políticas e divergências de interesse. Se o vice-prefeito rompeu com o prefeito porque não foi escolhido como o candidato do grupo político ao qual ambos pertencem, isso sugere uma discordância interna dentro do partido ou coalizão.
Em Itaíba, no Agreste Meridional de Pernambuco, o assunto da semana é justamente  isso, o rompimento do vice-prefeito, Valdo do Pipa, com a prefeita Regina. O fato não foi surpresa para muitos, tendo em vista o suposto interesse da gestora em indicar um candidato de sua confiança. No entanto, a baixa poderá interferir diretamente na sucessão da prefeita que estaria enfrentando quedas na aprovação. Nas mais recentes enquetes – que não são pesquisas-, os possíveis nomes apoiados por Regina, inclusive o do agora adversário Valdo do Pipa, perdem em todos os cenários, apontando a força da oposição liderada pelo grupo Martins.
Essas situações são relativamente comuns na política, onde diferentes membros de um mesmo grupo podem ter ambições pessoais e aspirar a cargos de maior destaque. No caso do vice-prefeito, pode ser que ele esperasse ser o candidato oficial do grupo para a próxima eleição, mas está sendo preterido em favor de outra pessoa. Essa situação pode causou descontentamento que está público e levou à ruptura entre o vice-prefeito e o prefeito.
É importante lembrar que a política é dinâmica e eventos políticos podem evoluir rapidamente, levando aliados de hoje passarem a ser adversários ferrenhos amanhã, e visse versa. Assim acontece em Itaíba.

Na Lupa 🔎 Segunda 05/06/23, Blog do Edney


BLOG DO EDNEY
NA LUPA 🔎 


Por Edney Souto.


LULA INDICA SEU ADVOGADO ZANIN, E ESQUENTA BRIGA POR SEGUNDA VAGA NO STF 



O STF é composto por ministros indicados e nomeados pelo presidente do Brasil, após aprovação pelo Senado Federal. Os ministros do STF são responsáveis por tomar decisões em casos constitucionais e questões legais de grande relevância no país. A briga pela vaga de segundo indicado já começou.

Já começa a disputa por nova vaga no STF - A indicação do advogado Cristiano Zanin para o Supremo Tribunal Federal (STF), concretizada na quinta-feira pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, acelerou a corrida pela segunda escolha que ele fará para a Corte. A próxima vaga de ministro será aberta com a aposentadoria de Rosa Weber, que completará 75 anos em 2 de outubro. Até lá, as movimentações vão ser intensas, uma vez que nenhum nome aparece como franco favorito. Uma ala do governo, por exemplo, defende uma mulher negra, para ampliar a diversidade no alto escalão do Judiciário. Hoje, há apenas brancos no STF, como Zanin, e serão nove homens caso o Senado aprove a escolha — ou seja, se um representante masculino herdar a vaga de Rosa, restará Cármen Lúcia na Corte. Um integrante do primeiro escalão, por sua vez, pontua que Lula costuma lembrar que os ministros, ao vestirem a toga, esquecem quem os indicou, sinalizando o peso do fator pessoal. Já se posicionam na fila os presidentes do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas, e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG); e os ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Luís Felipe Salomão e Benedito Gonçalves. A advogada Vera Lúcia Santana e a desembargadora Simone Schreiber também se apresentam como candidatas.

QUEM É ZANIN - Cristiano Zanin é, de fato, um advogado brasileiro que se tornou conhecido por atuar como um dos principais advogados de defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ele desempenhou um papel importante na defesa de Lula durante os processos judiciais em que o ex-presidente foi acusado de corrupção e lavagem de dinheiro.
Cristiano Zanin trabalhou em parceria com outros advogados, como Valeska Teixeira Martins, na defesa de Lula. Eles contestaram as acusações contra o ex-presidente, buscando demonstrar sua inocência e argumentando que ele era alvo de perseguição política.

BRUNO DANTAS - Bruno Dantas é um ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) no Brasil. Ele foi nomeado para o cargo em 2014, após ser indicado pela então presidente Dilma Rousseff e aprovado pelo Senado Federal. Antes de ingressar no TCU, Bruno Dantas atuou como advogado e procurador do Banco Central do Brasil. Se tornou presidente do TCU.
No Tribunal de Contas da União, Bruno Dantas é responsável por analisar e fiscalizar as contas públicas, avaliar a legalidade e a eficácia dos atos administrativos, e emitir pareceres e relatórios sobre diversas questões relacionadas à gestão dos recursos públicos no país.

RODRIGO PACHECO - Rodrigo Pacheco é um político brasileiro que atualmente exerce o cargo de presidente do Senado Federal do Brasil. Ele é filiado ao partido Democratas (DEM) e representa o estado de Minas Gerais. Pacheco foi eleito para o cargo de senador em 2018 e assumiu a presidência do Senado em 1º de fevereiro de 2021.
Antes de ingressar no Senado, Rodrigo Pacheco teve uma trajetória profissional como advogado e professor de Direito Constitucional. Ele também foi membro da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
Como presidente do Senado, Pacheco exerce um papel fundamental na condução dos trabalhos legislativos e no equilíbrio entre os poderes, representando a casa legislativa de maior importância no Congresso Nacional brasileiro.

LUIZ FELIPE SALOMÃO - Felipe Salomão é um ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) do Brasil. Ele foi nomeado para o cargo em 2008, após ser indicado pela então presidente Dilma Rousseff e aprovado pelo Senado Federal. Salomão ocupa a posição de ministro na Terceira Turma do STJ, que lida principalmente com casos de direito civil, família e consumidor.
Antes de sua nomeação para o STJ, Luiz Felipe Salomão teve uma carreira sólida na área jurídica. Ele foi advogado e professor universitário, além de ter atuado como juiz em diferentes instâncias da Justiça do Rio de Janeiro.
Como ministro do STJ, Salomão tem a responsabilidade de julgar recursos provenientes de instâncias inferiores, interpretar e aplicar a legislação federal em casos específicos, contribuindo para a construção da jurisprudência brasileira.

BENEDITO GONÇALVES - Benedito Gonçalves é um ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) do Brasil. Ele foi nomeado para o cargo em 2008, após ser indicado pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva e aprovado pelo Senado Federal. Gonçalves é conhecido por sua atuação na área do direito público, especialmente em temas relacionados ao direito administrativo.
Antes de sua nomeação para o STJ, Benedito Gonçalves teve uma sólida carreira jurídica. Ele atuou como procurador do estado do Espírito Santo e como advogado. Também foi presidente da Associação dos Procuradores do Estado do Espírito Santo.

SIMONE SHEREIBER - Simone Schreiber é uma desembargadora brasileira. Ela foi nomeada desembargadora do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2) em 2013, após ser indicada pela então presidente Dilma Rousseff e aprovada pelo Senado Federal. O TRF-2 é uma instância da Justiça Federal no Brasil que abrange os estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo.
Simone Schreiber é conhecida por sua atuação em casos envolvendo direitos humanos, direito constitucional e direito internacional. Ela tem uma carreira acadêmica sólida e é autora de diversas publicações sobre direito e temas relacionados.
Como desembargadora, Simone Schreiber participa do julgamento de recursos e processos em sua área de atuação, contribuindo para a jurisprudência do TRF-2. 

VERA LÚCIA SANTANA - Neta de lavadeira e filha de professora, Vera Araújo nasceu em Livramento de Nossa Senhora (BA) e foi morar em Brasília aos 18 anos por não ter conseguido passar em uma faculdade de medicina. Sem a possibilidade de voltar para casa, prestou vestibular para Direito e passou no Uniceub.
"Não sendo uma pessoa que a família tem história no mundo jurídico, eu tive uma carreira solitária, mas com muita sorte, eu tive muito gente que me apoiou, nos saberes, na ética, no compromisso com as instituições democráticas. Meu primeiro voto foi em Brasília, e eu já tinha 26 anos, cheguei 18, e só oito anos depois . Depois eu entrei na universidade", contou ela.
A advogada já atuou como secretária-adjunta de Igualdade Racial do Distrito Federal (DF) e como diretora executiva da Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso (FUNAP), além de vivenciar o processo de redemocratização do Brasil, quando atuou em movimentos de base. Àquela época, Brasília estava sem pleitos eleitorais, uma vez que a ditadura interrompeu o processo democrático. "Ao atuar com consultoria ou advocacia eleitoral, ninguém sabia muita coisa e a gente aprendia na raça", conta ela.
Na época em que foi indicada à vaga no TSE, Vera Lúcia Araújo também foi responsável por apresentar o nome de duas das outras três juristas negras concorrentes ao cargo que, sob atribuições do órgão, é responsável pela fiscalização e garantia do pleito dentro da legalidade e transparência, combate às fake news, prestação de contas eleitorais dentro da lei, garantir candidaturas verídicas e seguras, julgamento de processos que lidam diretamente com propagandas eleitorais, dentre outras funções.
De acordo com ela, o Poder Judiciário necessita de oxigenação e da entrada de pessoas que conhecem outras realidades, principalmente da população preta e pobre do país. A 
Para ela, ter sido a primeira mulher negra indicada para a lista do TSE em abril de 2022, apesar de representar determinados avanços, também levou o peso da desigualdade racial no Brasil.
"Tem essa história de ser o inusitado. Enquanto uma mulher negra estiver nessa posição de única e primeira, é um passo, mas também é um fardo muito pesado. E isso pesa. A minha luta por cidadania coletiva e por inclusão é que a gente tenha isso como rotina. Ninguém se surpreende com brancos ocupando qualquer lugar. O próprio TSE tem homens e mulheres brancos. Então, já tendo mulheres, o inusitado é ser negra. Isso é algo que precisará ser trilhado por gerações", diz.

domingo, 4 de junho de 2023

STF AUTORIZA TRANSFERÊNCIA DE ROBERTO JEFFERSON PARA HOSPITAL

STF autoriza transferência de Roberto Jefferson para um hospital
Estado de saúde do ex-deputado federal é grave, segundo a esposa. Ele vai ter que cumprir uma série de medidas cautelares
Advogados relatam depressão severa e remissão de um câncer
O Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou, neste domingo (4/6), a transferência do ex-deputado federal Roberto Jefferson do presídio de Bangu 8, no Rio de Janeiro, para um hospital particular. Segundo a esposa, Ana Lúcia Jefferson, o estado de saúde dele é grave, não conseguindo andar e nem se alimentar na prisão.

O ex-congressista, de 69 anos, sofreu um acidente em sua cela nesse sábado (3/6), quando teve uma queda, bateu a cabeça e chegou a desmaiar. Ana Lúcia relatou à Jovem Pan News que desde então ele estava em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). “Eu preciso que ele vá para um hospital particular para salvar a vida dele. É uma causa humanitária gente”, disse.

A defesa de Jefferson também afirmou que ele está desidratado, com depressão e suspeita da remissão de um câncer no pâncreas. Ontem, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), deu um prazo de 24 horas para que a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) do Rio de Janeiro informasse sobre o real quadro de saúde do detento.

Com o envio da documentação médica a transferência foi autorizada. A decisão ainda acompanha medidas cautelares: Jefferson está proibido de receber visitas sem autorização judicial, utilizar o aparelho celular, acessar as redes sociais e conceder entrevistas.

O ex-deputado está preso desde o final de outubro de 2022, após atacar com tiros agentes da Polícia Federal que foram até sua casa cumprir um mandado de busca e apreensão expedido pela Suprema Corte. 

GOVERNADORA PARTICIPA DA ABERTURA DA SEMANA DO MEIO AMBIENTE EM PERNAMBUCO

Governadora Raquel Lyra participa da abertura da Semana do Meio Ambiente de Pernambuco
A governadora Raquel Lyra participa, nesta segunda-feira (05), da solenidade de abertura da Semana do Meio Ambiente de Pernambuco, no Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (Cetras Tangará), administrado pela Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), na Zona Norte do Recife. Na ocasião, a chefe do Executivo estadual vai entregar um mico-leão dourado aos agentes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). 

O animal, que consta na Lista Oficial da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção, foi encontrado na cidade de Petrolina. Resgatado, foi levado para o Centro de Conservação e Manejo da Fauna Silvestre (Cemafauna), em Petrolina e de lá foi transferido para o Cetras Tangara.

Em seguida, em Bezerros, no Agreste, a governadora inaugura o Parque Ambiental Janelas para o Rio, no bairro Queimada Dantas. Na ocasião, serão devolvidos à natureza 200 animais silvestres que estão em reabilitação no Cetras Tangara. 

AGENDA DA GOVERNADORA RAQUEL LYRA | segunda-feira, 5 de junho de 2023
13h - Entrega do mico leão dourado ao ICMBio

Local: Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (CETRAS Tangará) - PE-16 KM 8,5, Guabiraba, Recife.

15h30 - Inauguração do Parque Ambiental Janelas para o Rio Bezerros

Local: Rua Capitão Pedro Pereira - Bezerros


Fotos: Divulgação/ Secom

BRASIL QUASE DOBROU OS EMPREGOS COM CARTEIRA ASSINADA, DIZ CAGED

Brasil CRIOU 195,2 MIL POSTOS de trabalho em março, diz CAGED; número é quase 100% MAIOR que o mesmo período no ANO PASSADO
Segundo o levantamento, a região Sudeste liderou a abertura de vagas, com 113.374 postos a mais, seguido pelo Sul, com 37.441 postos.

Após dois meses de recuo, a criação de emprego formal subiu em março. Segundo dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego, 195.171 postos de trabalho com carteira assinada foram abertos no último mês. O indicador mede a diferença entre contratações e demissões.

A criação de empregos cresceu 97,6% maior que a do mesmo mês do ano passado. Em março de 2022, tinham sido criados 98.786 postos de trabalho, nos dados com ajuste, que consideram declarações entregues em atraso pelos empregadores. A abertura mensal de vagas atingiu o maior nível desde setembro do ano passado.


Nos três primeiros meses do ano, foram abertas 526.173 vagas. Esse resultado é 15% mais baixo que no mesmo período do ano passado. A comparação considera os dados com ajustes, quando o Ministério do Trabalho registra declarações entregues fora do prazo pelos empregadores e retifica os dados de meses anteriores. A mudança da metodologia do Caged não torna possível a comparação com anos anteriores a 2020.


Setores

Na divisão por ramos de atividade, quatro dos cinco setores pesquisados criaram empregos formais em março. A estatística foi liderada pelos serviços, com a abertura de 122.323 postos, seguido pela construção civil, com 33.641 postos a mais.

Em terceiro lugar, vem indústria de transformação, de extração e de outros tipos, com a criação de 20.984 postos de trabalho.

O nível de emprego aumentou no comércio, com a abertura de 18.555 postos. Somente a agropecuária, pressionada pelo fim da safra de vários produtos, extinguiu empregos com carteira assinada no mês passado, com o fechamento de 332 vagas.

Destaques

Nos serviços, a criação de empregos foi puxada pelo segmento de administração pública, defesa e seguridade social, educação, saúde humana e serviços sociais, com a abertura de 44.913 postos formais. A categoria de informação, comunicação e atividades financeiras, imobiliárias, profissionais e administrativas abriu 35.467 vagas.

Na indústria, o destaque positivo ficou com a indústria de transformação, que contratou 17.876 trabalhadores a mais do que demitiu. Em segundo lugar, ficou a indústria extrativa, que abriu 1.566 vagas.

As estatísticas do Caged apresentadas a partir 2020 não detalham as contratações e demissões por segmentos do comércio. A série histórica anterior separava os dados do comércio atacadista e varejista.

Regiões

Todas as cinco regiões brasileiras criaram empregos com carteira assinada em março. O Sudeste liderou a abertura de vagas, com 113.374 postos a mais, seguido pelo Sul, com 37.441 postos. Em seguida, vem o Centro-Oeste, com 22.435 postos. O Nordeste abriu 14.115 postos de trabalho, e o Norte criou 10.077 vagas formais no mês passado.

Na divisão por unidades da Federação, 22 registraram saldo positivo, e cinco extinguiram vagas. Os destaques na criação de empregos foram São Paulo (50.768 postos), Minas Gerais (38.730) e Rio de Janeiro (19.427). As maiores variações negativas ocorreram em Pernambuco (5.266 postos), Paraíba (815) e Rio Grande do Norte (78).

Agência Brasil

CAGED CONFIRMA GARANHUNS COMO UMA DAS CIDADES COM MAIS GERAÇÃO DE EMPREGOS NO NE

CAGED: Ministério do Trabalho confirma Garanhuns como uma das cidades que mais geram empregos com carteira assinada em Pernambuco e no Nordeste
No mês de abril, Garanhuns apresentou saldo positivo novamente. No acumulado do ano é destaque nordestino. Brasil tem alta e Pernambuco tem queda
Garanhuns vem registrando crescimento na geração de empregos nos últimos meses, e agora, mais uma vez é destaque no estado e no interior do Nordeste. O Ministério do Trabalho e Emprego divulgou os números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), referentes ao mês de abril de 2023, que comprovam o bom momento vivido pelo município, repetindo os bons resultados dos anos de 2021 e 2022. 

Em abril, o Brasil registrou saldo positivo de 180.005 postos de trabalho com carteira assinada. O estado de Pernambuco, na contramão, fechou o mês negativo em 2.423 vagas, com mais demissões que admissões. Mas Garanhuns, mais uma vez, contabiliza resultado positivo de 199 novos empregados. No acumulado do ano, Garanhuns apresenta 1.223 novos postos de trabalho. Um número a ser comemorado, pois o coloca na liderança no interior do estado e destaque nordestino. Pernambuco tem saldo negativo de -499 no ano. Números oficiais do MTE, através do CAGED.

Para o prefeito Sivaldo Albino, os bons resultados de Garanhuns refletem a gestão empreendedora de Garanhuns e o trabalho em busca de investimentos. “Criamos um ambiente atrativo para novos negócios no município, destravando a burocracia, e consolidando os segmentos econômicos, com destaque para o setor de serviços, com saúde, educação e turismo, que acaba refletindo em todos os demais, principalmente no comércio.” – explica o gestor.

Comparativamente com os demais municípios acima de 100 mil habitantes no estado, fica mais claro o excelente resultado de Garanhuns no acumulado do ano, principalmente quando se comparam as populações. Em relação a outros importantes polos do interior do Nordeste, Garanhuns também é destaque. Confira:

Recife (1.494.586 hab): +4.531 
Garanhuns (141.347  hab): +1.223*
Jaboatão (653.793 hab): +803
Petrolina (388.145 hab): -448
Caruaru (378.180 hab): +899
Olinda (349.920 hab): -229
Paulista (336.919 hab): +032
Cabo de Santo Agostinho (210.796 hab): -823
Camaragibe (151.587 hab): +159
Vitória de Santo Antão (140.389 hab): -991
_Arapiraca-AL (235.085 hab): +686_
_Campina Grande-PB (413 830 hab): -742_

Dados: CAGED / Ministério do Trabalho e Emprego - Abril/23

CORPUS CHRISTI SERÁ FERIADO EM GARANHUNS

Nota sobre os feriados municipais de Garanhuns
A prefeitura de Garanhuns, através da Secretaria de Administração e da Procuradoria Geral do Município, informa que, conforme Lei Nº 4.752/2021, que revisou a Lei Nº 3946/2013, são considerados feriados municipais as seguintes datas: - Civil: 04 de fevereiro (Elevação de Garanhuns à categoria de Cidade); Religiosos: Sexta-Feira da Paixão (data móvel); Dia de Corpus Christi (data móvel); 13 de junho (Santo Antônio – Padroeiro de Garanhuns); e 24 de junho (São João). Este ano, o Dia de Corpus Christi será em 08 de junho, próxima quinta-feira.

A gestão municipal, respeitando a tradição e a importância religiosa das datas, reitera que não haverá alteração nestes feriados, ficando, portanto, estabelecidos os fechamentos das repartições públicas do município, exceto as consideradas essenciais, a critério das secretarias que disponham de serviços de atendimento à população.

*Prefeitura de Garanhuns*

LUCAS RAMOS COMEMORA ENCONTRO COM BASE DE LULA EM PERNAMBUCO

Nesta sexta-feira, 2 jun. Petrolina foi palco de grande encontro para debater o fortalecimento de uma ampla frente de oposição no município chamado de Terra dos Impossíveis. Segundo o deputado federal e possível pré-candidato a prefeito de Petrolina em 2024, Lucas Ramos (PSB -PE). O município sertanejo sediou um “grande encontro” de um time forte, que representa o presidente Lula no Estado de Pernambuco, e que, diariamente, luta por mais oportunidades para a população.

“A união do nosso mandato na Câmara dos Deputados, do parceiro Carlos Veras, dos senadores Humberto Costa e Teresa Leitão, dos deputados estaduais João Paulo e Doriel Barros e do ex-deputado e ex-prefeito Odacy Amorim tem uma força gigante para guiar Petrolina rumo à mudança, no caminho do desenvolvimento e colocando os que mais precisam em primeiro lugar! ”, pontua Lucas Ramos.