terça-feira, 6 de junho de 2023

PREFEITO DE ITAMARACÁ MOSTRA FORÇA AO LADO DE 8 VEREADORES

Na tarde de ontem (5), o Prefeito Paulo Batista recebeu em sua residência os 8 vereadores da base que foram mostrar seu apoio ao chefe do poder executivo.

Paulo Batista segue firme e forte ao lado dos representantes do poder legislativo do município da Ilha de Itamaracá trabalhando 

TERESA ASSUME VICE LIDERANÇA DO PT NO SENADO

A senadora Teresa Leitão (PT) foi convidada, ontem (5), para assumir a primeira vice-liderança do Partido dos Trabalhadores no Senado Federal. À frente do primeiro mandato no Legislativo federal, Teresa acumula experiência de 20 anos como deputada estadual por Pernambuco. Ao seu lado, como segunda vice-líder, vai estar a senadora Augusta Brito (PT), do Ceará.

“Seremos duas mulheres ocupando mais espaços na liderança”, comemorou Teresa. Primeira mulher eleita senadora no estado, a petista disse que o convite partiu do senador Fábio Contarato (PT-ES), líder da legenda na Casa Alta.

“Fiquei realmente muito honrada com o gesto. Ser a primeira vice-líder do partido é uma grande responsabilidade. Tenho certeza de que toda a bancada, unida, vai fazer um bom trabalho. Entendo que isso precisa ser feito em perfeita sintonia com o governo do presidente Lula (PT) e com os anseios do povo brasileiro. E é assim que faremos”, pontuou Teresa. 

Visita de Lula
Tendo como uma das principais bandeiras do mandato pautas relacionadas ao setor educacional, Teresa irá acompanhar, na próxima quarta-feira (7), ao lado do presidente Lula, a cerimônia de inauguração do campus do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) no município do Paulista, na Região Metropolitana.

Lula irá cumprir dois dias de agendas em Pernambuco a partir desta terça-feira (6), quando visita as instalações do polo automobilístico de Goiana, na Mata Norte. O presidente ainda irá comandar, na quarta, a solenidade de lançamento do novo programa Farmácia Popular, no Compaz Ariano Suassuna, no Recife.

“Essa visita do presidente Lula ao estado é muito importante. A retomada do programa Farmácia Popular vai atender a toda uma população vulnerável que precisa ter acesso a medicamentos mais baratos. E a inauguração do campus do IFPE no Paulista é uma conquista valiosa para a educação dos jovens no estado”, disse Teresa ao Diario de Pernambuco. “Duas visitas oficiais do presidente a Pernambuco em cinco meses mostram também o quanto Lula está comprometido com o estado”, acrescentou

HÁ UM ANO EMPRESÁRIO ERA ASSASSINADO COVARDEMENTE EM CORRENTES

 
Há exato um ano o empresário Vinicius Miranda Ricardo foi assassinado de forma brutalmente covarde na cidade de Correntes, por uma pessoa que se dizia amigo da vítima. O caso chocou não só a vizinha cidade do Agreste Meridional, mas todo o estado pela maneira banal e sorrateira como o crime aconteceu. Vinicius Miranda Ricardo estava com o seu algoz na cidade de Garanhuns, onde passaram parte da noite no SOUL BAR, depois se dirigiram de volta para Correntes, onde ambos residiam e lá em uma estrada, próximo ao Rio Mundaú, foi assassinado com tiros na cabeça. O principal suspeito, que foi preso logo nos primeiros dias de investigação graças ao eficiente trabalho da polícia civil, liderados pelo Delegado Dr. Helantyus. 
MOTIVO- O inquérito policial que foi conduzido pelo Delagado Dr. Helantyus, apontou que a motivação teria sido inveja, associado ainda ao fato que a vítima, Vinicius Miranda Ricardo, havia emprestado uma quantia em dinheiro ao amigo e réu Alysson Gonzaga Barros, embora nunca houvesse cobrado, o réu que para não pagar o que pegou emprestado, resolveu cometer o assassinato. 
JULGAMENTO JÚRI - Alysson Gonzaga Barros, de 25 anos, que estava com Vinicius no dia do crime e foi apontado no inquérito policial como autor do homicídio e teve sua prisão preventiva decretada e responde ao processo preso na Unidade Prisional de Garanhuns.  O réu foi pronunciado a Júri Popular, que deve acontecer em breve. A população, os amigos e a família de Vinicius Miranda Ricardo esperam que a justiça seja feita.

PREFEITO WELLINGTON MACIEL PLANTA ÁRVORES AO LADO DE ALUNOS DA REDE MUNICIPAL

Prefeito Wellington planta árvores ao lado de alunos da rede municipal
Nesta segunda (05), o Prefeito de Arcoverde, Wellington Maciel (MDB), participou de um ato em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, com a presença de 150 alunos da rede municipal de ensino, Vereadores e Secretários, no Parque Verde. 

Em sua fala, o gestor reforçou a importância da ação, que coroa um conjunto de medidas adotadas pela sua gestão, com obras de saneamento nunca antes realizadas, o acondicionamento correto de resíduos e o plantio de 2 mil mudas de árvores frutíferas e ornamentais, desde 2021. 

Após os discursos, Wellington plantou diversas mudas de árvores, ao lado das crianças, em toda extensão do Parque Verde, em construção pela sua gestão, que é a maior obra paisagística e urbanística em execução no sertão de Pernambuco, com investimento de R$ 1,5 milhão e a extensão de 10 mil metros quadrados. No ato foram semeadas cerca de 200 mudas, num momento de descontração e conscientização.

Foto: Bruno Czar

MARIA AUGUSTA MOSTRA FORÇA PARA DISPUTA EM IATI

Maria Augusta segue firme para a disputa eleitoral de 2024 e as vitórias em enquetes do blog Giro Regional, liderado por Cledilson Lima consolidam o seu nome e ampliam às chances de vitória do grupo azul no pleito municipal do próximo ano.

Se em 2020 Maria Augusta demonstrou coragem ao entrar no final da disputa pela prefeitura de Iati; em 2022, a líder do grupo azul se consolidou como a principal figura politica de oposição no cenário eleitoral do seu municipio
ao conquistar expressiva votação para seus deputados e vencer, com Marília Arraes o prefeito Tonho de Lula que apoiou Danilo Cabral no primeiro turno.

O atual prefeito de Iati Tonho de Lula já escolheu Ramon Miranda como seu preferido e pré-candidato do grupo amarelo para a disputa de 2024. Com essa imposição, Tonho de Lula deve perder apoio de eleitores, correligionários e vereadores, assim, o seu grupo entra enfraquecido na disputa. Na enquete onde Maria Augusta enfrentou Ramon Miranda o resultado foi de 68% para a lider do grupo azul e 13% para o nome preferido do atual prefeito

TSE MARCA PARA O DIA 22 JULGAMENTO QUE PODE DEIXAR BOLSONARO INELEGÍVEL

TSE marca para o dia 22 julgamento que pode tornar Jair Bolsonaro inelegível
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) definiu a data de 22 de junho para o julgamento da ação que pode resultar na inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro. A ação foi apresentada pelo PDT e questiona a conduta de Bolsonaro durante uma reunião com embaixadores no Palácio da Alvorada, em julho de 2022.

Na ocasião, Bolsonaro, então presidente e pré-candidato, fez declarações sem apresentar provas que colocavam em dúvida a segurança das urnas e do processo eleitoral. O Ministério Público Eleitoral defendeu a inelegibilidade do ex-presidente, alegando abuso de poder, pois Bolsonaro não deveria ter utilizado recursos do Estado para disseminar informações falsas sobre as eleições.

Segundo o vice-procurador-geral eleitoral, Paulo Gonet, a busca por benefício pessoal ficou evidente, uma vez que recursos estatais foram utilizados para promover a atividade. A reunião foi organizada de forma a se apresentar como uma manifestação do Presidente da República, chefe de Estado, com a presença de embaixadores estrangeiros e em ambiente oficial. O procurador ressaltou que o abuso do poder político está documentado nos autos do processo.

Com o julgamento marcado, a decisão do TSE terá impacto direto nas pretensões políticas de Jair Bolsonaro, podendo torná-lo inelegível para futuros pleitos. O desfecho dessa ação será aguardado com grande expectativa no cenário político brasileiro

Na Lupa 🔎 Terça 06/06/23, Blog do Edney

NA LUPA 🔎

Por Edney Souto 


A BR 232 DE RECIFE A SÃO CAETANO SERÁ DEVOLVIDA AO GOVERNO FEDERAL

DEVOLVER A BR 232-Será o passo mais acertado de todos os tempos no quesito transportes e estradas. O governo Raquel Lyra(PSDB)  bateu o martelo e adotou uma medida acertada: sem recursos para cuidar adequadamente da BR 232, estadualizada pelo governo Jarbas Vasconcelos(MDB) após a duplicação com o dinheiro da venda da Celpe, a nova gestão já entrou em entendimentos com o Governo Federal e acertou a devolução da via. O ministro dos Transportes, Renan Filho, que indicou dois secretários no governo estadual, topou na hora, prometendo recursos. Raquel toma uma medida acertada pois todo mundo sabe que o governo estadual não tem condições de promover a manutenção dessa importante via de acesso a Capital. É de fato o caminho mais sensato e adequado. Ponto para Raquel Lyra. 

ESTRATÉGICO - E não vai ficar só nisso não, caro leitor aqui NA LUPA, Além da BR 232, deve ser devolvida também a estrada pertencente ao governo federal BR 235, que estava sob a guarda do governo estadual e que fica na região de Petrolina. O projeto de lei que oficializa a devolução ao governo federal está na Assembleia Legislativa de Pernambuco pra votação e aprovação. Ao voltar os investimentos no que realmente interessa ao povo pernambucano que todos os dias usa a malha viária para se deslocar pelas inúmeras regiões de nosso estado, a governadora vai no ponto chave de forma cirúrgica. Ponto para ela. 

CUIDAR DAS ESTRADAS - A governadora Raquel Lyra numa medida acertada vai focar na recuperação das estradas estaduais, que todo mundo sabe e tá careca de saber que estão um caos. Sobretudo nas vias de acesso em vários municípios, de médio e pequeno porte. Isso é reclamação geral da população. A fonte de recursos será o tesouro estadual e o empréstimo de R$ 3,8 bilhões aprovados pela Assembleia Legislativa de Pernambuco através de bancos internacionais, cuja autorização foi dada pelos deputados estaduais na ALEPE. 

ARCO METROPOLITANO- Raquel Lyra vai priorizar estradas estaduais e construir o chamado Arco Metropolitano, cujo projeto por sua vez, passaria na frente da área escolhida para a Escola de Sargentos. São, portanto, dois empreendimentos casados. O Arco, promessa desde a gestão do ex-governador Eduardo Campos (PSB), tem como objetivo ser uma alternativa para desafogar a BR-101. Embora muitos pernambucanos já não tenham mais paciência para as idas e vindas do polêmico Arco Metropolitano, corredor rodoviário metropolitano discutido desde os anos 1990 como alternativa ao grande volume de veículos pesados que circulam no contorno urbano da BR-101 na Região Metropolitana do Recife, ele parece estar mais perto de finalmente começar a sair do papel com a determinação da governadora Raquel Lyra de tocar o projeto. 

RAQUEL FARÁ O ARCO- Raquel Lyra vai entregar o Arco Metropolitano, promessa do governo Eduardo e que até hoje não se realizou. A governadora sabe da importante ação e dos promissores resultados que essa obra vai gerar na economia do estado. Vai encarar de frente e bancar a sua construção. São cerca de 75 km que vão gerar desenvolvimento e empregos. Está portanto, no caminho certo Raquel Lyra e o seu governo. Desde cedo o blog alerta que a nossa governadora vai apostar no macro e nos projetos de alto impacto que serão estruturados de forma prioritária na gestão. É isso aí.

segunda-feira, 5 de junho de 2023

VALMIR DO LEITE, PREFEITO DE PARANATAMA, COM SEU GRUPO E SUA FAMÍLIA MIGRAM PARA O PT

Com menos de um ano para as eleições municipais em Paranatama, no agreste do estado, a política já começa a se aquecer.
Dias após Enilda Leonel se filiar ao Republicanos e declarar sua candidatura a prefeita, o prefeito Valmir do Leite, por meio de suas redes sociais, divulgou que irá se filiar ao Partido dos Trabalhadores (PT) e afirmou que o próximo candidato a prefeito também sairá do PT. Com isso, o apoio à candidatura de Leonel está descartado. Segundo informações apuradas pelo nosso blog, o prefeito Valmir do Leite foi pego de surpresa com a notícia da candidatura de Enilda Leonel, algo que desagradou a base governista, já que ninguém tinha sido comunicado.