GOIANA - O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), acaba de chegar ao polo automotivo Stellantis, em Goiana, na Zona da Mata Norte, para a primeira das três agendas oficiais que cumpre em Pernambuco hoje e amanhã. O líder petista, que veio acompanhado de esposa, Janja, acabou de fazer um tour em carro aberto pela fábrica com ela e a comitiva que o acompanha para conhecer todas as instalações. As informações são do Blog da Folha.
terça-feira, 6 de junho de 2023
LULA CHEGA A PERNAMBUCO E SEGUE PARA GOIANA
Na chegada ao Estado, há pouco, para cumprir agenda entre hoje e amanhã, o presidente Lula (PT) foi recepcionado pela governadora Raquel Lyra (PSDB) e pelo prefeito do Recife, João Campos (PSB). Integram a comitiva de Lula o ministro da Pesca, André de Paula, o senador Humberto Costa (PT) e o deputado federal Túlio Gadelha (Rede). As imagens são do Instagram do senador Humberto.
ÁLVARO PORTO APRESENTA PROJETO PARA CONTROLE E ERRADICAÇÃO DO PEIXE-LEÃO
Álvaro Porto apresenta projeto para controle e erradicação do peixe-leão
O deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Álvaro Porto (PSDB), apresentou projeto de lei destinado à prevenção, monitoramento, controle e erradicação do peixe-leão (_Pterois volitans_) em Pernambuco. O animal, cujos primeiros registros de presença no Estado foram verificados em 2020, em Fernando de Noronha e, em fevereiro deste ano, em Itamarácá, traz impactos negativos à biodiversidade, uma vez que seu comportamento predatório pode desequilibrar as cadeias alimentares, causar o declínio das populações nativas e levar espécies endêmicas à extinção.
Protocolado no Dia Mundial do Meio Ambiente (05.06), o projeto foi publicado no Diario Oficial desta terça-feira (06.06) e segue para tramitação na Alepe. Na justificativa, o deputado detalha que essa espécie invasora representa também um risco à saúde humana devido aos seus espinhos venenosos. “Este aspecto pode implicar no comprometimento das atividades de turismo e pesca, tão relevantes à economia do Estado”, diz.
“Nesse cenário, é fundamental a atuação do Poder Público estadual, por meio dos órgãos e entidades ambientais competentes, no sentido de implementar ações coordenadas para prevenir, monitorar, controlar e erradicar o peixe-leão em Pernambuco”, completa.
O projeto destaca, na sua justificativa, que, a despeito das medidas já adotadas pela Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e de Fernando de Noronha (SEMAS) e pela Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) para o combate ao peixe-leão e seus prejuízos, é oportuno que a Assembleia, como legítima representante do povo pernambucano, possa assumir o compromisso institucional de promover medidas legislativas contra a ameaça do animal exótico.
“O projeto traça diretrizes de atuação para os órgãos ambientais estaduais e incorpora preceitos que estavam previstos em atos normativos infralegais”, enfatiza a justificativa.
No texto, são detalhados procedimentos que podem culminar com a erradicação e também são elencados os passos a serem seguidos pelos órgãos: desde plano de ação e adoção de políticas de comunicação e educação ambiental até a capacitação de servidores, entre outras medidas.
Josué Nogueira, assessor de imprensa
CRIANÇA MORRE DE CHOQUE AO PEGAR TOMADA DE CELULAR
Uma criança de 7 anos morreu após sofrer um choque elétrico ao pegar um celular que estava carregando na tomada em uma casa localizada no Centro de Paudalho, na Zona da Mata de Pernambuco. Segundo a Polícia Civil, o caso é investigado como “morte a esclarecer”.
A vítima foi Thaiara Letícia da Silva. A morte dela aconteceu na tarde do domingo (4). A criança ainda foi levada para a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) de Paudalho, mas não resistiu ao choque elétrico.
Thaiara era estudante do 2º ano do ensino fundamental no Colégio Municipal Tancredo Neves. O sepultamento é realizado na manhã desta terça (6).
Nas redes sociais, a prefeitura de Paudalho lamentou a morte da menina. “Enviamos nossas condolências para a família e nossos mais sinceros sentimentos nesse momento de luto“, disse a administração municipal na postagem.
A Polícia Civil afirmou que: “O caso foi registrado na Delegacia Seccional de Goiana na segunda-feira (5); As investigações foram iniciadas e seguem até o esclarecimento do ocorrido.“
COM OS DESCONTOS, CARRO MAIS BARATO DO BRASIL SAI POR R$ 58,9 MIL
Montadoras anunciam descontos; carro mais barato sai por R$ 58,9 mil
O carro mais barato divulgado até o momento é o Kwid, da Renault, que sai por R$ 58.990,00, uma redução de R$ 10 mil
Algumas das principais montadoras que atuam no Brasil começaram a divulgar suas tabelas de preços de carros com descontos, um dia depois de o governo anunciar um pacote de incentivo ao setor automotivo.
O modelo mais barato divulgado até o momento é o Kwid, da Renault, que sai por R$ 58.990,00. O valor representa uma redução de R$ 10 mil em relação ao preço praticado antes das medidas anunciadas na segunda-feira (5/6).
A Hyundai baixou o preço do HB20 1.0 Sense de R$ 82.290,00 para R$ 74.290,00. A promoção foi anunciada pouco antes do anúncio das medidas.
Montadoras como Fiat e Volkswagen decidiram retirar as tabelas de preços de seus sites e publicaram um anúncio de que, em breve, haverá preços reduzidos.
Na Fiat, a expectativa é a de que alguns modelos passem a custar menos de R$ 60 mil – o Mobi era vendido por R$ 68.990,00 antes do pacote do governo. A Volks, por sua vez, informa que “vai expandir a oferta e oferecerá bônus de até R$ 5 mil reais ou taxa zero aos seus clientes”.
O pacote
O programa prevê desconto no preço final de carros, além de subsídios para a redução do valor de caminhões. O governo pretende gastar cerca de R$ 1,5 bilhão com o pacote: R$ 500 milhões para carros, R$ 700 milhões para caminhões e R$ 300 milhões para vans e ônibus.
No caso dos carros, o governo adotou a proposta de descontos escalonados a partir de um índice resultante do desempenho do veículo em três fatores:
maior eficiência energética (nível de emissão de carbono)
maior densidade industrial (capacidade de gerar emprego e crescimento no entorno)
menor preço (ampliação do acesso)
Carros com o valor de mercado de até R$ 120 mil terão desconto de até 11,6%. De acordo com o governo, o limite alcança cerca de 45% dos modelos disponíveis no país.
Os descontos vão de R$ 2 mil a R$ 8 mil para os carros novos. Montadoras e concessionárias poderão adotar outros descontos, se assim desejarem.
Outro ponto anunciado é que as vendas de carros com desconto serão exclusivas para pessoas físicas nos primeiros 15 dias, prazo que pode ser prorrogado por até 60 dias, a depender da resposta do mercado. Depois disso, as empresas também poderão se beneficiar do programa.
PREFEITO DE ITAMARACÁ MOSTRA FORÇA AO LADO DE 8 VEREADORES
Na tarde de ontem (5), o Prefeito Paulo Batista recebeu em sua residência os 8 vereadores da base que foram mostrar seu apoio ao chefe do poder executivo.
Paulo Batista segue firme e forte ao lado dos representantes do poder legislativo do município da Ilha de Itamaracá trabalhando
TERESA ASSUME VICE LIDERANÇA DO PT NO SENADO
A senadora Teresa Leitão (PT) foi convidada, ontem (5), para assumir a primeira vice-liderança do Partido dos Trabalhadores no Senado Federal. À frente do primeiro mandato no Legislativo federal, Teresa acumula experiência de 20 anos como deputada estadual por Pernambuco. Ao seu lado, como segunda vice-líder, vai estar a senadora Augusta Brito (PT), do Ceará.
“Seremos duas mulheres ocupando mais espaços na liderança”, comemorou Teresa. Primeira mulher eleita senadora no estado, a petista disse que o convite partiu do senador Fábio Contarato (PT-ES), líder da legenda na Casa Alta.
“Fiquei realmente muito honrada com o gesto. Ser a primeira vice-líder do partido é uma grande responsabilidade. Tenho certeza de que toda a bancada, unida, vai fazer um bom trabalho. Entendo que isso precisa ser feito em perfeita sintonia com o governo do presidente Lula (PT) e com os anseios do povo brasileiro. E é assim que faremos”, pontuou Teresa.
Visita de Lula
Tendo como uma das principais bandeiras do mandato pautas relacionadas ao setor educacional, Teresa irá acompanhar, na próxima quarta-feira (7), ao lado do presidente Lula, a cerimônia de inauguração do campus do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) no município do Paulista, na Região Metropolitana.
Lula irá cumprir dois dias de agendas em Pernambuco a partir desta terça-feira (6), quando visita as instalações do polo automobilístico de Goiana, na Mata Norte. O presidente ainda irá comandar, na quarta, a solenidade de lançamento do novo programa Farmácia Popular, no Compaz Ariano Suassuna, no Recife.
“Essa visita do presidente Lula ao estado é muito importante. A retomada do programa Farmácia Popular vai atender a toda uma população vulnerável que precisa ter acesso a medicamentos mais baratos. E a inauguração do campus do IFPE no Paulista é uma conquista valiosa para a educação dos jovens no estado”, disse Teresa ao Diario de Pernambuco. “Duas visitas oficiais do presidente a Pernambuco em cinco meses mostram também o quanto Lula está comprometido com o estado”, acrescentou
HÁ UM ANO EMPRESÁRIO ERA ASSASSINADO COVARDEMENTE EM CORRENTES
Há exato um ano o empresário Vinicius Miranda Ricardo foi assassinado de forma brutalmente covarde na cidade de Correntes, por uma pessoa que se dizia amigo da vítima. O caso chocou não só a vizinha cidade do Agreste Meridional, mas todo o estado pela maneira banal e sorrateira como o crime aconteceu. Vinicius Miranda Ricardo estava com o seu algoz na cidade de Garanhuns, onde passaram parte da noite no SOUL BAR, depois se dirigiram de volta para Correntes, onde ambos residiam e lá em uma estrada, próximo ao Rio Mundaú, foi assassinado com tiros na cabeça. O principal suspeito, que foi preso logo nos primeiros dias de investigação graças ao eficiente trabalho da polícia civil, liderados pelo Delegado Dr. Helantyus.
MOTIVO- O inquérito policial que foi conduzido pelo Delagado Dr. Helantyus, apontou que a motivação teria sido inveja, associado ainda ao fato que a vítima, Vinicius Miranda Ricardo, havia emprestado uma quantia em dinheiro ao amigo e réu Alysson Gonzaga Barros, embora nunca houvesse cobrado, o réu que para não pagar o que pegou emprestado, resolveu cometer o assassinato.
JULGAMENTO JÚRI - Alysson Gonzaga Barros, de 25 anos, que estava com Vinicius no dia do crime e foi apontado no inquérito policial como autor do homicídio e teve sua prisão preventiva decretada e responde ao processo preso na Unidade Prisional de Garanhuns. O réu foi pronunciado a Júri Popular, que deve acontecer em breve. A população, os amigos e a família de Vinicius Miranda Ricardo esperam que a justiça seja feita.
PREFEITO WELLINGTON MACIEL PLANTA ÁRVORES AO LADO DE ALUNOS DA REDE MUNICIPAL
Prefeito Wellington planta árvores ao lado de alunos da rede municipal
Nesta segunda (05), o Prefeito de Arcoverde, Wellington Maciel (MDB), participou de um ato em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, com a presença de 150 alunos da rede municipal de ensino, Vereadores e Secretários, no Parque Verde.
Em sua fala, o gestor reforçou a importância da ação, que coroa um conjunto de medidas adotadas pela sua gestão, com obras de saneamento nunca antes realizadas, o acondicionamento correto de resíduos e o plantio de 2 mil mudas de árvores frutíferas e ornamentais, desde 2021.
Após os discursos, Wellington plantou diversas mudas de árvores, ao lado das crianças, em toda extensão do Parque Verde, em construção pela sua gestão, que é a maior obra paisagística e urbanística em execução no sertão de Pernambuco, com investimento de R$ 1,5 milhão e a extensão de 10 mil metros quadrados. No ato foram semeadas cerca de 200 mudas, num momento de descontração e conscientização.
Foto: Bruno Czar
Assinar:
Postagens (Atom)