sexta-feira, 9 de junho de 2023

Na Lupa 🔎 Sexta 09/06/23, Blog do Edney

BLOG DO EDNEY 
Sexta-feira 09/06/2023
NA LUPA 🔎 
 
Por Edney Souto.

JOÃO CAMPOS JÁ FIGURA ENTRE OS MELHORES PREFEITOS DO BRASIL 
Em todo o Brasil há uma atenção voltada para o filho de Eduardo Campos, de saudosa memória, João Campos(PSB) que após receber a informação do Instituto Paraná Pesquisas de que o seu mandato de prefeito do Recife, está entre os três melhores do país, virou notícia nacional. O Paraná Pesquisas realizou um comparativo com as pesquisas realizadas durante o mês de abril. Quem lidera a lista é o prefeito Bruno Reis da cidade de Salvador. É um reconhecimento a mudanças que fez na equipe e a chega de Dema na sua articulação política. Mas a questão também é a maneira como as obras e serviços vem sendo tocados no Recife. 

A LEITURA DA PESQUISA- João Campos, ficou na terceira colocação com 66,3% de aprovação perante os eleitores recifenses. O jovem socialista com quase dois anos e meio à frente de uma cidade complexa feio o Recife ja chega na véspera de 2024, em busca da sua reeleição com muito portfólio e a tendência ainda será ter mais visibilidade quando começar investir o empréstimo autorizado pra câmara municipal e pelo Senado Federal. “João ainda tem muito o que mostrar sobre a sua gestão, ele se assemelha ao pai em determinação e trabalho incansável. Apesar de jovem, João Campos não dar vez ao acaso, está sempre junto das pessoas e ouvindo as comunidades e lideranças da Capital.
DE ONDE VEM APROVAÇÃO - Caro leitor aqui NA LUP, a análise da Prefeitura do Recife sobre os dados é de que muito do desempenho do prefeito é atribuído ao trabalho realizado nas periferias da capital pernambucana. Recentemente, a administração municipal formalizou um empréstimo junto ao Banco Mundial no valor de R$ 2 bilhões, verba que vai ser investida em obras de infraestrutura por meio do programa ProMorar. Estão previstos serviços de drenagem, obras de contenção de encostas, construção de moradias, pavimentação de vias públicas e manutenção de equipamentos urbanos. A expectativa da gestão é de gerar cerca de 15 mil empregos diretos e indiretos no decorrer das intervenções.
NA POLÍTICA- O prefeito do Recife, João Campos (PSB), escolheu Aldemar Santos, o Dema, para comandar a pasta de Governo da Prefeitura e interagir com todo o meio político e ele vem agradando a gregos e troianos. Conhecido por saber se relacionar de forma amigável e por ser uma pessoa de alma verdadeiramente suave, trata-se de um mega gigante articulador e conciliador em tudo o que abraça. Aldemar Santos¸ o Dema, é servidor concursado do Tribunal de Contas do Estado e já ocupou diversos cargos públicos importantes e já foi procurador-geral de Jaboatão dos Guararapes, coordenador Jurídico do Complexo industrial e Portuário de Suape, secretário Executivo de Projetos Especiais na Prefeitura do Recife e secretário Chefe do Gabinete de Projetos especiais da Prefeitura do Recife. João Campos colocou uma fera na articulação e vem colhendo bons relacionamentos com os demais poderes.Tudo soma em uma gestão. 

DADOS- De acordo com o levantamento feito pelo Paraná Pesquisas, o socialista conta índices de  66,3% de aprovação e 28,4% de desaprovação. A pesquisa foi a campo entre os dias 30 de março e 2 de abril de 2023 e ouviu um total de 816 pessoas. A margem de erro é de 3,5% para mais ou para menos. É isso aí.

quinta-feira, 8 de junho de 2023

GUARDA DE CAMARAGIBE FAZ HOMENAGEM A CORONEL MEIRA

Guarda Municipal de Camaragibe homenageia o Coronel Meira
O Sindicato dos Guardas Municipais de Camaragibe, aprovou em Assembleia Geral (por unanimidade), nesta quarta-feira (07),  uma moção de louvor e aplauso ao Deputado Federal Coronel Meira (PL/PE).

"Com muito orgulho e prazer que aprovamos esta homenagem. É o reconhecimento de nossa categoria pelos relevantes serviços prestados à Nação Azul Marinho de Pernambuco. O Coronel Meira é presença constante junto às guardas municipais e sempre militou em defesa da categoria; recentemente mostrou ser um grande articulador político na Câmara Federal quando conseguiu reverter algumas situações do PL 259 que poderiam prejudicar nossa classe.", Informou o presidente do Sindiguardas CG, Eduardo Belmiro dos Santos.
"Meu agradecimento especial a todos que fazem o Sindguardas Camaragibe pela moção de louvor e aplausos, concedida a mim, pelos serviços prestados à Família Azul Marinho. Quero reafirmar meu compromisso com as Guardas Municipais de Pernambuco e do Brasil, as quais tenho ajudado a criar melhores condições de trabalho, buscando valorização profissional e, sobretudo, lutado para garantir o porte de arma à respectiva classe. Contem comigo!", agradeceu Meira.

MONTADORAS VÃO REFAZENDO AS TABELAS DE VEÍCULOS, VEJA EXEMPLOS

As montadoras começam a liberar as tabelas com os preços de carros com descontos e lançam campanhas de marketing. A Renault já anuncia o Kwid Zen por R$ 58.990, uma redução de R$ 10 mil na comparação com o valor sugerido antes das medidas implementadas nesta segunda (5).

O pacote de equipamentos não foi alterado. A versão tem ar-condicionado, direção com assistência elétrica, quatro airbags e sistema de som, entre outros itens.

A Fiat só atualizou sua tabela à noite. O Fiat Mobi Like se manteve no mesmo preço do Kwid: redução de R$ 68.990 para R$ 58.990. Já o Argo passou de R$ 79.790 para R$ 69.990, enquanto o SUV Pulse é oferecido por R$ 89.990 —redução de R$ 11 mil.

Mas a maior promoção da marca de origem italiana é de um sedã feito na Argentina. O sedã Cronos 1.0 agora é vendido por R$ 71.990, mas antes custava R$ 84.790.

A Peugeot também aproveitou o alcance das medidas e para oferecer o argentino 208 Like por R$ 62.990 (redução de R$ 7.000). Países do Mercosul estão contemplados no pacote.

A Citroën anuncia o C3 Live por R$ 62.990 na modalidade que chama de venda direta para pessoa física - uma redução de R$ 10 mil. A comercialização é feita na rede concessionária, e o carro mantém todos os itens de série oferecidos anteriormente.

A Volkswagen atualizou os preços. O Polo Track, que custava R$ 82.290, agora é comercializado por R$ 74.990. O sedã Virtus teve redução de R$ 5.500 e agora custa a partir de R$ 98.890 na versão 1.0 turbo flex com câmbio manual.

O SUV compacto T-Cross Sense passou de R$ 116.550 para R$ 107.550 desconto de R$ 9.000, acima do teto previsto pelo governo. Já a picape Saveiro, que será remodelada neste ano, teve valor reduzido de R$ 94.490 para 90.190 na opção Robust, com cabine simples.

Em nota, a montadora diz que todas as concessionárias estão prontas para aplicar os preços já reduzidos. "A Volkswagen vai expandir a oferta e oferecerá bônus de até R$ 5.000 ou taxa zero aos seus clientes."

AS BRs QUE PERNAMBUCO VAI DEVOLVER AO GOVERNO FEDERAL

Confira quais BRs o governo de Pernambuco vai devolver à União
Estado e governo federal já tiveram entendimento sobre a devolução das rodovias federais
A dificuldade financeira de Pernambuco para cuidar da malha rodoviária do Estado fará o governo estadual devolver três importantes BRs à União em 2023. São rodovias que estavam delegadas ao Estado em contratos de mais de 20 anos e que na gestão da governadora Raquel Lyra (PSB) serão devolvidas ao governo federal.

A principal delas e a que será devolvida primeiro é a BR-232, tida como a mais pernambucana das rodovias. O trecho que liga o Recife a Caruaru e, em seguida, a São Caetano, no Agreste de Pernambuco, voltará para a União antes do prazo final do convênio de delegação, que venceria em 2027. E mesmo com o trecho sendo alvo de uma ação que tramita na Justiça Federal em Pernambuco há mais de dez anos anos.

Segundo o secretário de Mobilidade e Infraestrutura de Pernambuco, Evandro Avelar, caberá ao governo de Pernambuco, via Procuradoria Geral do Estado (PGE), dar continuidade à disputa judicial travada contra as construtoras responsáveis pela execução dos dois trechos da duplicação, ainda em 2006, realizada com recursos da venda da Celpe - R$ 400 milhões na época.

Enquanto o governo federal cuidará de fazer a restauração da BR entre Recife e Caruaru e que tem custo estimado em R$ 300 milhões. “A discussão está em nível político e o entendimento da PGE e do governo do Estado é de que, desde que a União deseje, é possível antecipar a devolução. E o ministro dos Transportes, Renan Filho, já externou essa vontade em visita ao Estado e à governadora Raquel Lyra”, explica Evandro Avelar.

Além de seguir na discussão jurídica para reaver o prejuízo com as falhas de construção da duplicação da BR-232 - razão da ação judicial -, o governo de Pernambuco assumiu o compromisso de elaborar os projetos de continuidade da duplicação da rodovia até Arcoverde, na entrada do Sertão pernambucano, e posteriormente até Serra Talhada, na mesma região.


O objetivo da devolução - que se repetirá com outras BRs de Pernambuco - é concentrar a destinação de recursos para a malha estadual, que representa aproximadamente 7 mil km de rodovias.

BR-104 E BR-235 TAMBÉM SERÃO DEVOLVIDAS À UNIÃO
As outras duas rodovias federais que estão delegadas ao Estado de Pernambuco e também serão devolvidas ao governo federal são as BRs 235, que liga Petrolina (Sertão de Pernambuco) ao Ceará, e a BR-104, no Agreste do Estado.


Diferentemente de outros anos, a BR-104 virou uma surpresa negativa. A BR, que integra a rota da Semana Santa em Pernambuco, está ficando tomada por buracos. Duplicação da BR segue paralisada - BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM
No caso da BR-104, rodovia que corta boa parte do Nordeste (Alagoas, Pernambuco, Paraíba e parte do Rio Grande do Norte), o secretário explica que o Estado vai concluir o trecho de dez quilômetros da duplicação, entre as cidades de Toritama e Santa Cruz do Capibaribe, e depois devolvê-la à União.

As obras de duplicação, de responsabilidade do governo de Pernambuco, foram paralisadas há quase dez anos e o trecho incompleto tem custo de R$ 106 milhões. Esse valor, segundo relatório do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), terá que ser devolvido pelo Estado de Pernambuco por serviços executados na rodovia em anos passados que não foram aprovados pelo órgão.
Problemas nas BRs 232 e 104 geram preocupação para condutores

Já a BR-235 tinha um convênio para a restauração da rodovia que nunca foi executada. Agora, a devolução depende apenas da aprovação de um projeto de lei para que ela volte para a gestão federal.

“70% da malha rodoviária estadual de Pernambuco necessita de renovação, recapeamento e obras de drenagem. Sem considerarmos o que ainda precisa ser implantado. É um passivo muito grande que precisa ser atendido. Estamos falando de sete mil quilômetros de rodovias. Por isso o Estado precisa focar nelas. São quase 70 obras paradas ou com contratos assinados, mas ainda sem o início dos trabalhos”, alerta o secretário.

COM PEQUENAS "RESSALVAS" DE UM TRILHÃO, 280 BILHÕES TCU APROVA CONTAS DE BOLSONARO EM 2022

O Tribunal de Contas da União (TCU) realizou a análise das contas do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro referentes ao exercício de 2022 e as aprovou com ressalvas. O ministro Jorge Oliveira foi responsável pela relatoria desse processo.

No ano anterior, as transações financeiras do presidente Bolsonaro relacionadas a 2021 também foram aprovadas com ressalvas, indicando a existência de problemas a serem corrigidos. O relator na ocasião, Aroldo Cedraz, destacou as emendas do relator, um ponto mencionado novamente nesta análise.

Durante a apresentação de seu voto aos demais ministros, Jorge Oliveira mencionou a relevância das distorções encontradas, o que levou à sua proposta de aprovação com ressalvas. No total, essas distorções somam R$ 1,28 trilhão. Os demais ministros seguiram o voto do relator.

Ao encerrar o julgamento, o presidente do TCU, ministro Bruno Dantas, elogiou o relatório de Oliveira, destacando seu rigor técnico e seu compromisso com a administração pública.

O presidente da Corte também ressaltou que durante o exercício de 2022 foram empenhados auxílios no país, como R$ 1 bilhão de auxílio gás, R$ 5,1 bilhões de auxílio caminhoneiro e R$ 2 bilhões de auxílio taxista, todos criados por meio de emendas constitucionais. Ele reforçou que o ano de 2023 será um período de ajustes na economia pública.

Após essa análise, o parecer prévio e o relatório de contas são encaminhados ao Congresso Nacional, que terá a palavra final sobre o assunto.

As contas prestadas pelo presidente da República incluem o balanço geral da União e o relatório do órgão central do sistema de controle interno do Poder Executivo sobre a execução dos orçamentos da União

OLINDA TERÁ CAMPUS DO IFPE, ANUNCIOU MINISTRO

Em evento com Lula, ministro da Educação anuncia construção de um campus do IFPE em Olinda
Orçamento, segundo Camilo Santana, deve chegar aos R$ 25 milhões
O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou em evento com Lula - Alexandre Aroeira/Folha de Pernambuco

Na cerimônia que marcou a inauguração do campus Paulista do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), nesta quarta-feira (7), o ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou a autorização para a construção de um novo campus do IFPE em Olinda, na Região Metropolitana do Recife (RMR).

“Por determinação do presidente Lula, autorizamos a construção do campus de Olinda, numa obra de aproximadamente R$ 25 milhões”, disse o ministro.

 Na cerimônia, José Carlos de Sá, reitor do Instituto Federal de Pernambuco, assinou um termo de autorização para a realização das obras junto ao ministro Camilo Santana. 

Atualmente, o Campus Olinda do IFPE funciona em instalações provisórias, na avenida Fagundes Varela, no bairro de Jardim Atlântico.
 

COM 4° MUTIRÃO CUIDAPE MAIS DE 60 MULHERES JÁ FORAM BENEFICIADAS COM LAQUEADURA NO DOM MOURA

Com novo mutirão, HRDM já alcança mais de 60 mulheres
Cirurgias de laqueadura foram realizadas na noite desta quarta-feira
O Hospital Regional Dom Moura (HRDM) promoveu, nesta quarta-feira (07/06), em Garanhuns, o quarto mutirão de procedimentos cirúrgicos incluídos no programa Cuida PE, iniciativa do Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (SES). Nesta noite, oito pacientes realizaram laqueaduras. A ação foi realizada na Maternidade da unidade hospitalar e coordenada pela médica ginecologista Luciana Santos.

O primeiro mutirão foi realizado no dia 15 de abril, com a implantação de Dispositivos Intrauterinos (DIUs) em 17 mulheres. O segundo ocorreu no dia 06 de maio, atendendo 23 pacientes, que passaram por inserção ou retirada de DIUs ou cirurgias para tratamento de lesões precursoras de câncer do colo do útero. O terceiro mutirão foi de cirurgias de laqueadura, contemplando 6 mulheres no dia 20 de maio.
No último dia 27 de maio, a unidade também atendeu 9 pacientes que realizaram exames ginecológicos. Com o mutirão de laqueaduras desta quarta-feira (07/06), o HRDM ultrapassa o número de 60 mulheres beneficiadas com atendimentos em pouco mais de dois meses de ações locais do Cuida PE. “Estamos focados em atender à população da melhor forma, acelerando esses atendimentos que estavam represados. E a partir disso, também, potencializar a assistência à saúde das mulheres da nossa região”, enfatiza a diretora-geral do hospital, Jaqueline Calado.

 

(Fotos: Imprensa/HRDM)

Na Lupa 🔎 Quarta 08/06/23, Blog do Edney

BLOG DO EDNEY 
NA LUPA 🔎 

Por Edney Souto

DANILO CABRAL ROMPE AS GRADES DO PSB E ASSUME A SUDENE SOB AS BENÇÃOS DO PT DE HUMBERTO COSTA 


O ex-deputado federal e ex-candidato ao Governo de Pernambuco em 2022, Danilo Cabral (PSB), foi nomeado Superintendente da Sudene. A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (7), assinada pelo ministro Rui Costa, da Casa Civil. E logo após o novo presidente da SUDENE agradecer ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e nominalmente aos senadores Humberto Costa(PT) e aterriza Leitão(PT) além do deputado federal pernambucano Carlos Veras(PT), Danilo Cabral fez questão de não citar o nome do PSB na sua nota de agradecimento. Aí caro leitor não tem fumaça, aí tem fogo alto. Vamos lá: 


NOTA DE DANILO - "Também quero agradecer à articulação política do senador Humberto Costa, com apoio da senadora Teresa Leitão e do deputado Carlos Veras, e às forças políticas de Pernambuco e demais estados do Nordeste pela nossa nossa indicação", disse Danilo.

"Vamos trabalhar muito ao lado do ministro Waldez Góes [da Integração e Desenvolvimento Regional] para o desenvolvimento sustentável e inclusivo do Nordeste, Espírito Santo e Minas Gerais. Temos o desafio estratégico de contribuir para a redução das desigualdades, o aumento do PIB, a atração de investimentos e a geração de emprego na área de atuação da Sudene", colocou Danilo Cabral para ainda emendar:  “Nosso compromisso é de fazer isso com diálogo, construindo pontes, retomando o papel de destaque da Sudene na construção de um Nordeste mais justo e igual. A solução para o Brasil passa pelo Nordeste. Como disse Celso Furtado, o 'Nordeste não pesa ao Brasil'", finalizou Danilo Cabral.

PSB RECLAMA - Em nota, o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, assume que foi o partido, por meio dele e do prefeito do Recife, João Campos, os principais responsáveis pela indicação do ex-deputado Danilo Cabral para Superintendência da Sudene. A nota foi gerada depois que Siqueira leu a nota de Danilo e não viu nenhum tipo de agradecimento ao PSB, mas apenas a Humberto Costa e o PT. 


NOTA DO PSB -  A Direção Nacional do Partido Socialista Brasileiro- PSB, felicita e expressa o desejo de sucesso ao companheiro Danilo Cabral, quadro excepcional do nosso partido; ao tempo que agradece ao governo do presidente Lula a nomeação do ex-deputado Danilo Cabral para a superintendência da SUDENE, em atendimento a um pleito que foi apresentado por essa presidência e o prefeito João Campos ao ministro Alexandre Padilha, das Relações Institucionais, já faz alguns meses. Estamos seguros que com a sua experiência e conhecida competência, ele, o novo superintendente desempenhará com êxito essa nova missão a frente desse importante órgão regional, importante para todo o nordeste”. Assinou a nota o presidente nacional Carlos Siqueira.

QUEM FALA A VERDADE - Na verdade não se sabe mais quem está com a razão nessa questão da indicação do ex-deputado Danilo Cabral para a presidência da SUDENE. Caro leitor aqui NA LUPA, todos nós observamos ao longo de quase seis meses à luta de Cabral para não ficar no ostracismo da política. Não se viu no período um gesto do partido socialista, e inacreditavelmente bastou ser nomeado para o PSB reivindicar a autoria da indicação. Não, não caro leitor, esse Brasil não é para amadores. Nesse caso nunca saberemos quem fala a verdade pois ficará o dito pelo não dito. Mas, na dúvida, se faz necessário dar crédito a Danilo Cabral. 


PERFIL DE DANILO - Natural de Surubim, no Agreste pernambucano, Danilo Cabral tem 56 anos e é formado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Possui especialização em Direito Administrativo pela UFPE e em Administração Pública pela UPE. É auditor concursado do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE).

Durante a carreira, foi vereador e deputado federal. Ele já exerceu o cargo de Secretário de Administração da Prefeitura do Recife (2001 - 2003); Secretário de Educação do Estado (2007 - 2010); Secretário das Cidades do Estado (2011 - 2014); e Secretário de Planejamento e Gestão do Estado (2015 - 2016). Foi deputado federal e candidato a governador do estado de Pernambuco em 2022, não logrando êxito.  Agora chega na SUDENE, pelo esforço do PT pernambucano, leia-se Humberto Costa. É isso aí.