sábado, 10 de junho de 2023

VEREADOR BRUNO DA LUZ FALA DE RESPONSABILIDADE COM DINHEIRO PUBLICO

Em seu primeiro dia de mandato após a posse, Bruno da Luz defende que se tenha "responsabilidade com o dinheiro público"
Na tarde desta quarta-feira (07), em sua fala na primeira Reunião Ordinária na Câmara Municipal após ser empossado, o vereador Bruno da Luz, do Cidadania, repercutiu o pequeno público que esteve presente na Festa de Santo Antônio na noite da última terça-feira, dia 06.

Bruno da Luz afirmou defender que Garanhuns invista em sua vocação turística, mas que desde que se tenha "zelo com o dinheiro público."

Pelo que foi divulgado até o momento, serão investidos R$ 667 mil reais com o pagamento das principais atrações dos Eventos. Também vale ressaltar que a gestão municipal alocou R$ 1.348.000,00 (um milhão e trezentos e quarenta e oito mil reais) na contratação de duas empresas para prestação de serviços de locação de estrutura para eventos promovidos pela Secretaria de Cultura. Dentre os serviços, estão: a locação de box truss; palco; tendas; disciplinadores; iluminação; fechamento com tapumes e serviços de sonorização e transmissão, entre outros

Segundo o parlamentar, é necessário analisar se a festividade está tendo realmente público e se trás algum retorno para o município, devido o valor investido no evento. "Não podemos ver as coisas indo ralo abaixo. É preciso ter responsabilidade com o dinheiro público. Sugiro que façamos imagens com um drone para verificar o público presente, analisando o investimento feito e o público obtido, consequentemente o retorno para a cidade", defendeu.

Por: Gustavo Henrique

SAMUEL ANDRADE NO CAMAROTE TV JORNAL, COM DANILO ROCHA NO SÃO JOÃO DE CARUARU

Um dos importantes superintendentes da Codevasf, o adjunto Samuel Andrade, esteve prestigiando o camarote do sistema Jornal do Comércio de comunicação no São João de Caruaru. Samuel concedeu diversas entrevistas e também foi recepcionado pelo ex-secretario e pré candidato a vereador de Palmerina Danilo Rocha também ele que fez questão de estar presente mostrando a maior afinidade com o novo gestor da importante órgão do Governo Federal.




CONDENADOS POR RACISMO OU HOMOFOBIA NÃO PODEM EXERCER CARGOS PÚBLICOS EM IGARASSU

Condenados por racismo ou homofobia não podem exercer cargos públicos em município pernambucano
Marco Zero
Jovem negro, usando roupa branca e turbante branco do candomblé, segura uma bandeira do arco-íris nas costas, tendo uma igreja do patrimônio histórico de Igarassu desfocada em segundo plano.
Crédito: Ivonildo Pedro/Pref. de Igarassu

Desde a segunda-feira, dia 15 de maio, uma lei inédita entrou em vigor em Igarassu, município da Região Metropolitana do Recife, a 120 mil habitantes e distante 27 quilômetros da capital pernambucana. A prefeitura não poderá nomear servidores efetivos, cargos comissionados ou temporários pessoas que tenham sido condenadas pela Lei Federal nº 7.716/89, conhecida como Lei do Racismo, que pune a discriminação de raça, cor, etnia, religião, procedência nacional e orientação sexual.

A nova lei municipal, assinada pela prefeita Elcione Ramos, também impede o contrato de indivíduos sentenciados por injúria racial através do art. 140, inciso 3º, do Código Penal. A proibição vale para as pessoas cujas sentenças tenham transitado em julgado, ou seja, definitivas sem direito a recurso, até o cumprimento da pena. Depois de cumprida a pena, a pessoa estaria apta novamente a ser contratada pela prefeitura de Igarassu.

Essa decisão, bastante celebrada pelos grupos de defesa dos direitos LGBTQIA e movimentos antirracistas no estado, se soma a um conjunto de políticas inclusivas da atual gestão municipal de Igarassu. Em 2021, uma mulher trans, Raphaella Ribeiro, assumiu a recém-criada coordenadoria cultural das religiões de matrizes africanas e indígenas do município.

Ligada ao candomblé, Raphaella passou a ser atacada sistematicamente pelo pastor evangélico Aijalon Berto que a acusava de ser “feiticeiro” e de promover “convenções de bruxas” na cidade. O sacerdote pentecostal foi condenado por intolerância religiosa, racismo e desobediência administrativa. No final de abril deste ano, ele foi preso.
Vereadora Prazeres autora do Projeto

Atualmente, Raphaella Ribeiro é a coordenadora do Núcleo de Apoio à População LGBT de Igarassu, conduzindo mutirões de registro civil para retificar os nomes de pessoas trans interessadas em adotar o nome social. Desde 2020, a pelo menos 96 mulheres e homens trans tiveram ajuda oficial para tirar documentos com seus nomes retificados.

Antes de Raphaella, em 2014 a travesti Nattasha Vlasak havia sido a responsável por implantar a coordenadoria no município, função que ocupou por três anos. Em 2022, assumiu a diretoria de Direitos Humanos da prefeitura. Sua diretoria atua com as demais secretarias municipais na promoção de campanhas de “Discriminação Zero”, trabalhando de maneira integrada com autistas e suas famílias, pessoas com deficiências, juventude, negros e negras, além do público LGBTQIA+. A diretoria de Direitos Humanos realizou mais de 200 atendimentos a vítimas de violência homofóbica e transfóbica.

Vlasak também foi uma das vítimas dos ataques do pastor Aijalon Berto. Um processo judicial relativo a esses ataques corre em segredo de Justiça, instaurado depois do registro de oito boletins de ocorrências denunciando o religioso.

BASE DE MÁRCIA EM SERRA TALHADA TÁ INCOMODADA

Presidente do PT de Serra Talhada diz que base está insatisfeita com Márcia Conrado e coloca seu nome à disposição para 2024
Cleonice Maria dos Santos sugere que a prefeita Márcia Conrado converse com integrantes do partido no município
Por Betânia Santana
Às vésperas da realização da plenária do Partido dos Trabalhadores em Serra Talhada, a  presidente municipal da legenda, Cleonice Maria dos Santos, colocou seu nome à disposição do partido para concorrer à prefeitura do município, localizado no Sertão do Pajeú, mesmo sabendo da disposição da prefeita Márcia Conrado (PT) de candidatar-se à reeleição em 2024.  

A informação foi divulgada em entrevista ao Farol de Notícias na última quarta-feira. Por telefone, a dirigente disse à reportagem da Folha de Pernambuco, na tarde desta sexta-feira (9/6), não ter intenção de tumultuar o processo. Mas considera que o debate interno pode e deve acontecer. 

"Existe descontentamento interno em relação à reeleição da companheira (Márcia Conrado) e isso deve ser debatido. Faz parte das normas do PT. Minha postura não é de tumultuar o processo e, sim, de fomentar o debate com os filiados. Para isso, precisamos de uma alternativa e, aí, me coloco como tal", argumentou Cleionice Maria dos Santos.

Nos bastidores, comenta-se que a oferta é para o caso de a prefeita Márcia Conrado decidir sair do PT e ter outra sigla para disputar a reeleição. A possibilidade é levantada devido à proximidade da chefe do Executivo municipal com a governadora Raquel Lyra (PSDB), mas, publicamente, a prefeita nunca se pronunciou sobre essa hipótese. 

"Entendo que a minha companheira Márcia Conrado precisa conversar com o seu partido no município. O PT não é formado apenas por suas lideranças. Nosso partido nasceu das bases e das lutas. Eu defendo que os debates internos aconteçam, é a nossa essência. Quando nos distanciamos estamos andando na contramão do que o partido sempre defendeu", alertou Cleonice, filiada ao partido desde 1989.

Reação da executiva estadual
Segundo o presidente do PT em Pernambuco, o deputado estadual Doriel Barros, a fala da dirigente não representa o partido. "É pessoal e descabida", argumentou.

"Cleonice é presidente do PT e portanto precisa defender a candidatura do PT. Essa é a regra! Nós este ano vamos fazer eleições em alguns municípios", avisou. "Portanto, a fala dela é infeliz e vai contra o partido", observou o presidente estadual da legenda, Doriel Barros.

O deputado também explicou que o fato de ser dirigente não dá a ninguém a condição de agir como quiser. "Todos precisam seguir a decisão do partido. Caso contrário, o diretório estadual irá se posicionar. Em Serra, a nossa candidata é Márcia. Qualquer coisa diferente é fantasia!", explicou.

Plenárias
A data da plenária do PT no município não tem data marcada, mas deve acontecer depois do São João. O partido já realizou encontros no Recife e Região Metropolitana, Zona da Mata, Agreste e no fim de semana passado esteve em Petrolina, Sertão do São Francisco, e Ouricuri, Sertão do Araripe. Faltam apenas Serra e Tabira, ambos no Sertão do Pajeú. A ideia é reforçar as bases para as eleições do próximo ano. 

Na Lupa 🔎 Sábado 10/06/23, Blog do Edney

BLOG DO EDNEY
NA LUPA 🔎 


Por Edney Souto.


TÚLIO GADELHA PARECE SER A MELHOR OPÇÃO DE RAQUEL LYRA PARA PREFEITURA DO RECIFE

Só um fato novo será capaz  de retirar o franco favoritismo de João Campos na reeleição a prefeitura do Recife. Nos bastidores e no meio da articulação já é ventilado o nome do deputado federal Túlio Gadelha que é quase um galã Global, uma vez que tem em sua companheira a comunicadora e ex-apresentadora do Jornal Nacional Fátima Bernardes. E este nome que pode fazer a diferença em 2024 e levar as eleições a um eventual segundo turno.  Túlio Gadêlha Sales de Melo nasceu em Recife em 12 de novembro de 1987, Ele é servidor público e também, é Filiado à Rede Sustentabilidade (REDE), exerce atualmente o cargo de deputado federal por Pernambuco. Está no segundo mandato sendo reeleito em 2022. Vamos conhecer um pouco mais do perfil do prefeituravel  da Rede19. Vamos lá: 
FAMILIA- Túlio Gadêlha é o terceiro dos quatro filhos dos servidores públicos Nádia Cristina Gadêlha Sales de Melo e Ricardo Cabral Sales de Melo. Apesar da origem recifense, ele, seus pais e seus irmãos Ricardo Gadêlha Cabral Sales de Melo Priori, Daniel Gadêlha Sales de Melo e Hélder Gadêlha Sales de Melo, passaram boa parte de sua infância morando no interior de Pernambuco, nas cidades de Bezerros e Camocim de São Félix, no agreste pernambucano.
Desde muito cedo atua politicamente pela educação, juventude e outras causas sociais. Iniciou sua militância no Movimento Estudantil Universitário.
PDT JOVEM - Aos 19 anos, filia-se ao Partido Democrático Trabalhista (PDT) acreditando numa educação pública de qualidade, trabalho digno e justiça social. Em 2009, assume a coordenação da ULB (Universidade Leonel Brizola) [5] em Pernambuco. Aos 22 anos, torna-se Secretário de Formação e Presidente da Juventude Socialista em Pernambuco, posteriormente eleito Tesoureiro da Juventude Socialista do PDT no Brasil.
BACHAREL EM DIREITO- No ano de 2012, graduou-se em Direito pela UNICAP. Engajado nas causas do Recife e de Pernambuco, construiu uma carreira pública de destaque como Diretor-Presidente da Fundacentro, Postal Saúde e do ITERPE (Instituto de Terras e Reforma Agrária do Estado de Pernambuco). Candidatou-se a vereador do Recife no ano de 2012, pleito no qual foi o candidato mais votado dentre os jovens que não vinham das tradicionais famílias políticas, conquistando 1.471 votos. Foi também candidato a Deputado Federal em 2014, mas não se elegeu. 
DEPUTADO FEDERAL- Em 2018, elegeu-se Deputado Federal por Pernambuco, com 75.642 votos.
Em 2020, figurou como um dos 20 melhores parlamentares da Câmara dos Deputados, de acordo com o Prêmio Congresso em Foco, portando o 18º lugar na premiação. O evento, ocorrido de maneira online, contou com participação recorde de 2 milhões de votos, além da participação de indicados pelo júri de jornalistas e pelo júri especializado para avaliação dos parlamentares. A votação foi realizada entre 17 e 31 de julho daquele ano.
No ano de 2021, se desfiliou do PDT após mais de dez anos no partido migrando para o Rede Sustentabilidade (REDE) onde se reelegeu para o atual segundo mandato de deputado federal. Em tempo sua votação foi espetacular na renovação do mandato. Sua filiação ao partido Rede19 contou com nomes importantes do partido como Randolfe Rodrigues e Heloísa Helena. Desde novembro de 2017, namora a jornalista e apresentadora de televisão Fátima Bernardes. É isso aí.

sexta-feira, 9 de junho de 2023

NAS ENQUETES, DOUTOR GEOVANI MOSTRA FORÇA

 
Geovani Oliveira que se elegeu por duas oportunidades prefeito da cidade de Itaquitinga, na Zona da Mata Norte de Pernambuco, tem sido apontado no levantamento de enquetes feitos em toda a região como fortíssimo candidato a retornar ao cargo de prefeito da “terra do caboclo de lança”, um dos berços do Maracatu Rural no estado e que teve amplo desenvolvimento em suas gestões. Tanto no tradicional e conceituado Blog Giro Mata Norte, como no mais recente Blog do Eduardo França, de Goiana, entre outros levantamentos, inclusive internos, o doutor Geovani como é conhecido o ex-prefeito, é uma figura que se identifica com o povão, pois é muito querido por todos e onde passa chega a causar emoção mas pessoas próximas carinho que possui e pela emparia que lança. Geovani e sem dúvida um dos maiores políticos carismáticos que Itaquitinga já teve no comando do executivo municipal. Vai enfrentar o atual prefeito Patrick que representa a família Moraes, tradicional por lá, mas que vem fazendo uma gestão fraca de modo geral. Geovani está muito empolgado e caminha sempre junto do povo na periferia e na zona rural também, sem falar no distrito de Chã de Sapé. Em tempo Geovani nasceu em Garanhuns e faz parte de uma
Família que já teve até agora mais de 10 prefeitos em Pernambuco e quatro Alagoas, a família Tenorio Cavalcanti. É isso aí.

CORONEL VIANA RECEBE TÍTULO DE CIDADÃO DE JABOATÃO

 
A cerimônia que entregou o título de cidadão de Jaboatão ao Tenente-Coronel Viana foi bastante Prestigiada na Câmara Municipal de Jaboatão dos Guararapes. Com relevantes serviços prestados ao município, este integrante da elite tá gloriosa Polícia Militar de Pernambuco também atuou aqui na cidade de Garanhuns há mais de duas décadas quando exerceu a patente de 1º Tenente. 
Nós que fazemos o blog do Edney saudamos o Coronel Viana pelos seus relevantes serviços prestados a toda. A sociedade pernambucana e em especial a cidade que o adora como filho que é Jaboatão dos Guararapes. Foi uma cerimônia bastante prestigiada e esteva a altura da concessão desse título importantíssimo honorífico de cidadão jaboatonense ao Tenente-Coronel Viana. Presença marcante de familiares e amigos da corporação e do mundo político local. Um momento marcante e memorável na trajetória do nosso querido amigo Coronel Viana. Sucesso !

PREFEITO WELLINGTON FORMALIZA A DOAÇÃO DE TERRENO PARA SEDE OAB-ARCOVERDE

Prefeito Wellington formaliza doação de terreno para nova sede da OAB Arcoverde
Em solenidade realizada nesta quarta (07), na sede da Prefeitura, o Prefeito de Arcoverde, Wellington Maciel (MDB), formalizou a doação da área para construção da nova sede da OAB Arcoverde, através da assinatura da lei municipal n° 2670/2023. 

Na presença do Presidente da OAB-PE, Fernando Ribeiro, da Presidente da Comissão de Relações Institucionais da OAB-PE, Diana Câmara, da Presidente da OAB Arcoverde, Marcela Macedo, e de dezenas de advogados militantes na seccional, Wellington falou sobre o simbolismo do ato, que atende um antigo pleito da advocacia arcoverdense, que esperou por 30 anos, a chegada desse momento, que contribuirá para a defesa das prerrogativas dos advogados, no exercício da profissão. 

A solenidade ainda contou com a presença dos Vereadores João Marcos (MDB), Zirleide Monteiro (PTB), Luiza Margarida (PSB) e Luciano Monteiro (PATRI), que é advogado criminalista e líder da bancada governista na Câmara. 

Advogados arcoverdenses, como Aldenio Ferro, Pedro Ribeiro, Edilson Xavier e Anselmo Pacheco Filho, tiveram destacada atuação nessa conquista, que começou com a aprovação do projeto na Câmara e contou com a vontade e a decisão política e administrativa do Prefeito Wellington, para que se tornasse realidade. Após a doação da área, caberá a OAB, a construção da nova sede.