segunda-feira, 12 de junho de 2023

O DOMINGO TEVE GRANDE PÚBLICO NA FESTA DE SANTO ANTÔNIO EM GARANHUNS

Festa de Santo Antônio: Noite de domingo reúne grande público no centro da cidade
Amor Eterno, Adilson Ramos e Nonato Neto são as atrações desta segunda-feira (12), na Festa do Padroeiro de Garanhuns
Pelo segundo ano consecutivo, diversos artistas abrilhantam a Festa de Santo Antônio, em Garanhuns, no regaste das festividades do padroeiro da cidade. A programação de shows, ocorre em conjunto com as atividades religiosas promovidas pela Paróquia de Santo Antônio. Nesta segunda (12), será a penúltima noite de apresentações, que promete reunir um grande público na véspera do feriado municipal, em que também é comemorada o Dia dos Namorados.
Os shows vêm acontecendo desde o dia 01 de junho, no palco em frente à Catedral de Santo Antônio, por onde passaram diversos artistas regionais e nacionais. Carlos e Fábio, Petrúcio Amorim e Kátia Cilene foram as grandes atrações desse domingo (11).
O prefeito Sivaldo Albino falou sobre a importância de promover o resgate das festividades do padroeiro da cidade. “É uma satisfação muito grande, desde o ano passado, onde a gente pode resgatar a Festa de Santo Antônio. Vimos que a última edição já foi um grande sucesso, e este ano não está sendo diferente. Estamos tendo a oportunidade de ver, num contexto geral, um evento que cresceu e tem agradado a população de Garanhuns e até algumas pessoas da região”, pontuou o prefeito.
Nesta segunda a programação de forró e música regional terá início às 21h, e vai contar com os shows de Amor Eterno, Adilson Ramos e Nonato Neto. As apresentações também estão sendo transmitidas ao vivo, por meio do YouTube da Prefeitura de Garanhuns: https://www.youtube.com/@PrefeituraGaranhuns

Fotos: Ailton Vieira, Thomas Ravelly e Vinicius Vilela (PMG)

VICE PREFEITA DE BOM JARDIM ABSOLVIDA DE ACUSAÇÃO DE ABUSO DO PODER ECONÔMICO

Os advogados Renato Hayashi e Pietro Duarte atuaram na defesa e na vitória, por unanimidade, na Ação de Investigação Judicial Eleitoral (0603759-71.2022.6.17.0000) proposta por Fernando Rodolfo contra Erivânia Maria Ribeiro, Vice-Prefeita de Bom Jardim, que havia sido candidata a Deputada Federal em 2022.

O julgamento ocorreu no dia 12/06/2023, no TRE/PE, e contou com a sustentação oral do Advogado Renato Hayashi. A ação foi julgada totalmente improcedente pelo plenário do Tribunal e todas as acusações de abuso de poder econômico foram extintas pelo Tribunal.

NOVOS CONSELHEIROS DO TCE TOMANDO POSSE HOJE

Os novos conselheiros do Tribunal de Contas do Estado, Eduardo Lyra Porto de Barros, 41 anos, e Rodrigo Cavalcanti Novaes, 43 anos, serão empossados solenemente numa cerimônia que acontece nesta segunda-feira (12) às 10h, no auditório da Escola Judicial de Pernambuco (Esmape), localizada na Ilha Joana Bezerra, bairro na área central do Recife.

O advogado Eduardo Porto tomou posse no último dia 17 como conselheiro do TCE-PE. Ele substitui o pai, o ex-conselheiro Carlos Porto, que antecipou a aposentadoria em dois anos e meio, aproveitando o bom momento do irmão deputado Álvaro Porto (PSDB), como presidente da Assembleia Legislativa. A vaga é uma indicação da Alepe.

No dia 26 de maio, Rodrigo Novaes também tomou posse como conselheiro do TCE-PE. A vaga estava sendo ocupada pela ex-vice-presidente do TCE, conselheira Teresa Duere, que completará 75 anos em julho e decidiu antecipar um pouco a aposentadoria para facilitar o processo no Legislativo, por causa do recesso parlamentar. Novaes exercia seu quarto mandato como deputado estadual.

DÉBORA ALMEIDA ESTEVE NO CIRIO DA CHAMA DE AMOR EM SÃO BENTO DO UNA

PRESENTE - Centenas de fiéis se reuniram, ontem domingo (11/06), para vivenciar o encerramento do Círio na Comunidade Chama de Amor, em São Bento do Una. A deputada estadual Débora Almeida participou do momento e usou as redes sociais para falar deste momento de renovação da fé e das energias para continuar seguindo sua missão de lutar pelo povo pernambucano.
FALA DÉBORA- “Domingo de renovação de fé e esperança! 
Participei da Missa de encerramento do Círio na Comunidade Chama de Amor, em São Bento do Una, juntamente com a celebração do encerramento da 7° visita da imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré.  Um Bom início de semana para todo mundo e que Deus abençoe a todos", colocou a deputada Débora Almeida, presente no importante evento.

EM VÍDEO E NOTA EUDSON CATÃO AGRADECE FELICITAÇÕES E REVELA PREOCUPAÇÃO COM PALMERINA


Caros cidadãos, amigos e amigas,

Quero expressar minha sincera gratidão a todos vocês pelas felicitações calorosas e pelos bons desejos que recebi em comemoração ao meu aniversário. É verdadeiramente emocionante saber que tenho o apoio e o carinho de tantas pessoas em nossa querida cidade.

Cada mensagem, ligação e gesto de amizade me encheu o coração de alegria e gratidão. É um privilégio e uma honra ter servido como prefeito desta comunidade, e sua demonstração de afeto fortalece ainda mais o meu compromisso de trabalhar sempre e incansavelmente em prol do bem-estar e do progresso de todos nós.

Saibam que cada uma de suas palavras gentis e pensamentos generosos foi recebida com profunda apreciação. Vocês são o motivo pelo qual me dedico diariamente a fazer desta cidade um lugar melhor para viver, trabalhar e criar nossas famílias.

Continuarei empenhado em servir ao nosso município com dedicação e empenho, e espero que possamos alcançar grandes conquistas juntos. Valorizo imensamente sua confiança e apoio, e reitero meu compromisso de trabalhar incansavelmente para tornar nossos sonhos e aspirações uma realidade.

Mais uma vez, meu sincero agradecimento a cada um de vocês por tornarem o meu aniversário especial. Que possamos compartilhar muitos momentos felizes e alcançar um futuro brilhante para nossa cidade.

Com gratidão,

Eudson Catão
Ex-Prefeito de Palmeirina





DOM FERNANDO SABURIDO RECEBERÁ HOMENAGEM NA CÂMARA DO RECIFE

O arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, completou neste sábado (10), 76 anos. Também neste mês o religioso será homenageado em uma reunião solene na Câmara do Recife, proposta pela vereadora Liana Cirne (PT).

A sessão será realizada no dia 27 de junho, às 18h30, no Plenário da Câmara, sendo aberto ao público.

Católica, Liana Cirne parabenizou dom Fernando pelos seus 76 anos e convidou a população para homenagear o arcebispo na Câmara.

“Parabéns dom Fernando Saburido. Desejo muita saúde, graças divinas e que Deus continue concedendo-lhe sabedoria para a missão que entregou em suas mãos. Estamos muito felizes em lhe homenagear na Câmara do Recife”, disse Liana, “aproveito para convidar a todos para essa grande festa em reconhecimento ao nosso querido arcebispo”, pontuou.

Nomeado oficialmente Arcebispo de Olinda e Recife no dia 1º de julho de 2009, Dom Fernando foi empossado no dia 16 de agosto de 2009. Como arcebispo, foi eleito, mais uma vez, membro do Conselho Permanente da CNBB em Brasília, membro do Conselho Episcopal de Pastoral e Econômico do Regional NE2 e bispo de referência da Pastoral da Saúde.

Integra ainda a Comissão Episcopal Nacional do Movimento de Educação de Base – MEB, com sede em Brasília-DF.

No dia 8 de maio de 2014, dom Fernando foi eleito para a função de presidente do Regional NE2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. A escolha do epíscopo aconteceu durante a 52ª Assembleia Geral da CNBB, em Aparecida (SP). O religioso sucedeu dom Genival Saraiva, bispo de Palmares, que teve sua renúncia acolhida pela Santa Sé por ter atingido a idade máxima para o serviço do episcopado. De acordo com o Código de Direito Canônico, os bispos devem renunciar ao cargo quando completarem 75 anos.

Em 2015 foi reeleito presidente do Regional NE2, para o quadriênio 2015-2019, sendo a terceira vez que ocupou o cargo. Terminada a gestão, o arcebispo foi eleito em 2020 bispo referencial para o Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso na CNBB NE2.

VÍDEO - GUARDAS REAIS DESMAIAM COM O CALOR EM LONDRES

Ao menos três integrantes da Guarda Real do Reino Unido não aguentaram o calor de Londres e desmaiaram durante uma parada militar no último sábado (10). Eles participavam de um treinamento para o aniversário do rei Charles III, que acontecerá na semana que vem. 

Cerca de 1.400 oficiais estavam vestidos com túnicas de lã e chapéus de pele de urso, traje que aumentou a sensação de calor da temperatura que chegou na casa dos 30ºC.

Um integrante da guarda deu entrevista a jornais e TV do país, e afirmou que esse tipo de evento é mais difícil do que parece, justamente por conta dos trajes.

"[Foi] como estar em uma sauna com um haltere de 200 kg na mão esquerda”, disse James Calford, um dos soldados.
O evento foi um ensaio para o desfile militar anual realizado em todo mês de junho para marcar o aniversário oficial do monarca.

Assista:


POPULAÇÃO EM ALERTA COM ELEVAÇÃO DE RIO COM AS CHUVAS

De acordo com o monitoramento hidrológico da Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC), a Plataforma de Coleta de Dados de Caricé, distrito do município de Itambé, registrou, neste domingo (11), o nível do Rio Capibaribe Mirim acima da cota de alerta.

Segundo a agência, "deve ser considerada a possibilidade de alagamentos oriundos de extravasamentos de canais ou córregos, em especial aqueles localizados em zonas urbanas". Esse alerta também considera impactos na cidade de Goiana. 

"A APAC juntamente com a Secretaria-Executiva de Defesa Civil do Estado de Pernambuco (SEPDEC) permanece em estado de atenção. Novos avisos serão emitidos, caso ocorra modificação nas condições de tempo", disse o órgão em publicação nas redes sociais.

Nas últimas 12 horas os municípios da Região Metropolitana do Recife com maiores acumulados de chuvas foram: Paulista (86mm); Igarassu (86mm); Olinda (82mm); Recife (77mm); e Itamaracá (71mm). O boletim foi atualizado pela Apac às 14h40 deste domingo.

Mais cedo, a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, orientou a população a se protegerem das chuvas, reforçando que a Defesa Civil do Estado está a postos para atender a população. A reportagem entrou em contato com o órgão, mas até a publicação desta matéria, não havia nenhum registro de ocorrências.

"Se protejam das chuvas. Quem pegou estrada, cuidado redobrado. E qualquer situação de risco, a Defesa Civil está a postos no 199", disse a governadora Raquel Lyra em suas redes sociais.

PREVISÃO DO TEMPO

A previsão do tempo, segundo a APAC, é de continuidade das pancadas de chuva com intensidade de moderada a forte neste domingo (principalmente) e na manhã desta segunda-feira (12).

A renovação do estado de Atenção é válido para as regiões da Mata Norte, Mata Sul e Região Metropolitana do Recife.

Já no Agreste, a previsão para esta segunda-feira é de céu parcialmente nublado com pancadas de chuva de forma isolada no período da tarde e noite com intensidade fraca. A temperatura máxima é de 30° C e a mínima de 17° C.

No Sertão do Estado e no Arquipélago de Fernando de Noronha, o céu deverá ficar parcialmente nublado sem chuva em toda a região ao longo do dia. As temperaturas máxima e mínima variam de 32° C a 17°C.  (Via: Jc)