sexta-feira, 16 de junho de 2023

EM PERNAMBUCO, 36 MUNICIPIOS PODEM SOLICITAR CREDENCIAMENTO NO FARMÁCIA POPULAR

Em Pernambuco, 36 novos municípios poderão solicitar credenciamento de unidades pelo Farmácia Popular
Beneficiários do Bolsa Família terão acesso gratuito a todos os medicamentos do programa
OGoverno Federal retoma o Farmácia Popular do Brasil com a expansão da oferta de medicamentos gratuitos e o credenciamento de novas unidades. Após oito anos sem novas farmácias credenciadas, o Ministério da Saúde retoma as novas habilitações priorizando os municípios de maior vulnerabilidade que aderiram ao programa Mais Médicos. Ao todo, 811 cidades poderão solicitar credenciamento de unidades em todas as regiões do país, sendo 94,4% delas no Norte e Nordeste.

Em Pernambuco, 36 novos municípios poderão ser atendidos com o programa, totalizando 183 cidades com credenciamento de farmácias. Dessa forma, o acesso à saúde passa a ser completo para essa população – do atendimento médico ao tratamento. Com as novas habilitações que serão abertas, a expectativa é que o Farmácia Popular, até o fim do ano, passe a ter unidades em 5.207 municípios brasileiros, equivalente a 93% do território nacional.

Confira a lista dos novos municípios

Em uma ação inédita, todos os beneficiários do Bolsa Família poderão retirar os 40 medicamentos disponíveis no programa gratuitamente. A iniciativa amplia o acesso à assistência farmacêutica a 55 milhões de brasileiros. A retomada dessa estratégia é mais uma iniciativa para resgatar o direito à saúde e vida digna para todos.

A saúde da mulher terá prioridade. Essa população terá acesso gratuito aos medicamentos indicados para o tratamento de osteoporose e contraceptivos. São produtos que eram oferecidos pelo Farmácia Popular com preços mais baixos (50% de desconto) e que agora passam a integrar o rol de gratuidade, junto com tratamentos para hipertensão, diabetes e asma. Mais de 5 milhões de mulheres que antes pagavam a metade do valor devem ser beneficiadas com a retirada dos produtos de graça.

O Ministério da Saúde também irá facilitar o acesso ao programa para a população indígena atendida pelos Distritos Sanitários Indígenas (Dsei). Para evitar o deslocamento dessa população, será nomeado um representante de comunidade responsável por retirar os medicamentos indicados, sem necessidade de ter um CPF para ser atendido. Essa iniciativa entrará em prática em um projeto piloto no território Yanomami, em Roraima.

Saiba mais sobre o novo Farmácia Popular

Municípios de Pernambuco que poderão solicitar credenciamento de unidades

Buenos Aires
Cachoeirinha
Calçado
Calumbi
Camutanga
Carnaubeira da Penha
Casinhas
Chã de Alegria
Cortês
Granito
Ibimirim
Iguaraci
Ingazeira
Ipubi
Itacuruba
Itapetim
Joaquim Nabuco
Jucati
Lagoa do Carro
Mirandiba
Moreilândia
Palmeirina
Parnamirim
Quixaba
Salgadinho
Santa Cruz
Santa Maria do Cambucá
São José da Coroa Grande
São Vicente Ferrer
Serrita
Solidão
Tacaratu
Tamandaré
Verdejante
Vertente do Lério
Xexéu

Ministério da Saúde

SERVIÇOS EM PERNAMBUCO SÃO OS SEGUNDO MELHORES DO BRASIL

Serviços em Pernambuco alcança o segundo melhor resultado do país
Serviços de informação e comunicação tiveram os melhores resultados 
O volume de serviços em Pernambuco recuou 0,4% em abril, na comparação com março, segundo a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada pelo IBGE, nesta quinta-feira (15). O índice, no entanto, representa o segundo melhor resultado entre as 27 unidades da federação, empatado com o Rio Grande do Norte. O Ceará foi o único estado brasileiro com índice positivos (1%). No Brasil, a queda foi de 1,6%. 

Na comparação entre abril de 2023 e o mesmo mês de 2022, por outro lado, a PMS registrou aumento de 2,4%, pouco abaixo da média nacional (2,7%). O acumulado de janeiro a abril, frente ao mesmo período do ano passado, a alta foi de 5%, ligeiramente acima da média brasileira (4,8%). Já no acumulado dos últimos 12 meses, de maio de 2022 a abril de 2023, a alta foi de 7,8%, superior ao resultado do Brasil (6,8%).

Serviços de informação e comunicação têm os melhores resultados
Entre as cinco atividades de serviços abrangidas pela PMS, os serviços de informação e comunicação estão em primeiro lugar, com avanço de 8,1% em abril de 2023 sobre abril de 2022. Os transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio ficaram na segunda posição (5%), seguidos pelos serviços prestados às famílias (2,4%) e pelos serviços profissionais, administrativos e complementares (0,4%). A única variável com indicador negativo foi observada no setor de Outros serviços (-16,6%). O setor inclui a compra, venda e aluguel de imóveis, atividades de apoio à agricultura, à pecuária e gestão de resíduos sólidos.

Os transportes, serviço auxiliares aos transportes e correio assumiram a dianteira no acumulado de janeiro e abril em relação ao mesmo período do ano anterior, com avanço de 11,2%. Os serviços de informação e comunicação ficaram em segundo lugar (6,6%) e na sequência estão os serviços prestados às famílias (2,2%), os serviços profissionais, administrativos e complementares (0,2%) e o segmento de Outros serviços, que também foi o único a atingir índices negativos (-8,9%).

A variação acumulada em 12 meses, entre maio de 2022 e abril de 2023, na comparação com o mesmo período anterior, tem os serviços profissionais, administrativos e complementares na primeira posição (13,3%). Em segundo lugar, estão os transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (11,5%). Completam a lista os serviços prestados às famílias (4,1%), os serviços de informação e comunicação (3,2%) e Outros serviços, que mais uma vez apresentaram queda, desta vez de 3,9%.

Pernambuco teve queda de 1,7% nas atividades turísticas 
O índice de volume de atividades turísticas em Pernambuco caiu 1,7% em abril na comparação com março, enquanto a retração no Brasil foi de 0,1%, próximo à estabilidade. Entre as 12 localidades com esse indicador do turismo, Pernambuco teve o terceiro percentual mais baixo, à frente apenas do Paraná (-2,8%) e do Distrito Federal (-6,2%). Os dois outros estados nordestinos presentes no levantamento tiveram resultado superior ao pernambucano: o Ceará ficou em estabilidade e a Bahia apresentou recuo de 1,3%.

Quando se considera a variação entre abril deste ano e o mesmo período do ano passado, a queda em Pernambuco foi de 7,4%, a segunda mais acentuada do país, em contraste ao resultado do Brasil, cuja alta foi de 1,4%. No acumulado do ano, o estado computou um crescimento de 0,8%, mas ainda inferior ao nacional, que foi de 8,4%. Já no acumulado dos últimos 12 meses, Pernambuco teve alta de 4,4%, mas o resultado foi o menos expressivo entre os estados pesquisados e o Distrito Federal. No Brasil, a alta foi de 17%.

Na Lupa 🔍 16/06/23, Blog do Edney


BLOG DO EDNEY
NA LUPA🔎

Por Edney Souto. 


DEPUTADOS APROVAM LEI PARA PUNIR QUEM AGIR COM DISCRIMINAÇÃO PARA COM OS POLÍTICOS NO BRASIL

A Câmara dos Deputados  quarta-feira (14/06) um curioso projeto que está chamando a atenção da população. É uma nova legislação que propõe criminalizar a discriminação de pessoas “politicamente expostas”, como políticos, ministros do Poder Judiciário e detentores de cargos comissionados. O projeto ainda tem que ir ao Senado.
O texto foi aprovado por 252 votos a favor e 163 contrários. Pode parecer um projeto estranho mas se estamos vivendo uma realidade que derivou da criminalização da política, após Sérgio Moro e a sua “lava jato”, nada mais justo que a política brigar pela sua reputação. Veja abaixo que na verdade não se trata de um “salvo conduto” para blindar os políticos, mas na verdade é sim caro leitor, de nossa coluna nessa sexta-feira, uma tentativa de voltar à normalidade do chamado “status quo” (Voltar ao status quo significa retornar ao estado anterior, ou seja, ao que era antes de ocorrerem mudanças. Quando algo volta ao status quo, significa que as circunstâncias retornaram ao estado original, restabelecendo-se a ordem anterior).  Falamos do respeito em tese, pelo menos de que existem políticos sérios.  Vamos lá: 

LIRA APROVOU - Diante de ser um tema esquisito, digamos assim, estranho, os deputados aprovaram uma urgência do texto, o que permitiu que ele fosse analisado diretamente no plenário, sem passar pelas comissões. O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), negou que o tema tenha sido tratado de forma “açodada”. “Essa matéria foi pauta em discussão na reunião de colégio de lideres extensiva na terça-feira”, disse durante a votação. Ainda de acordo com Lira, se o projeto não fosse votado, a Câmara iria “continuar permitindo que parlamentares sejam agredidos em aviões, nos hotéis, nas festas”.

FILHA DE EDUARDO CUNHA- A proposta, de autoria da deputada Dani Cunha (União-RJ), filha do ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha, e relatada pelo deputado Cláudio Cajado (PP-BA) fixa penas para crimes resultantes da “discriminação” contra pessoas em razão de sua condição de “politicamente exposta”, além de prever punições para discriminação de:  pessoa que esteja respondendo a investigação preliminar, termo circunstanciado, inquérito ou a qualquer outro procedimento investigatório de infração penal, civil ou administrativa; pessoa que figure na posição de parte ré de processo judicial da qual ainda caiba recursos.
RESPEITO A PRESUNÇÃO DE SERIEDADE-  O objetivo da nova legislação é evitar o preconceito, que se origina da prévia criação de conclusões negativas e intolerâncias injustificáveis quanto a certo conjunto de indivíduos, possui significativo potencial lesivo, na medida em que tem o condão de acarretar, em última análise, a violação de direitos humanos”, justificou o relator. Em uma linguagem mia popular explico a você caro leitor aqui NA LUPA. O objetivo é evitar que alguns detentores de mandatos e cargos públicos sejam julgados pela mídia e pela população sem que o mesmo possa se defender. Já que qualquer político que é acusado de algo nos dias atuais em nosso país, sofre logo um “assassinato de reputação”. Muitos caos e bem verdade que depois no inocentados, mas ficam marcados e não podem por a cara na rua. 
PENAS DA LEI - A proposta estabelece, por exemplo, pena de 2 a 4 anos de prisão e multa para quem: Colocar obstáculo para a promoção funcional a pessoas politicamente expostas, investigados ou réus em processos que cabem recursos; Negar a celebração ou a manutenção de contrato de abertura de conta corrente, concessão de crédito ou de outro serviço a alguém desses grupos. A lei busca tutelar o comportamento social do indivíduo baseado no respeito e na boa convivência. Esses últimos desapareceram depois da eleição de Jair Messias Bolsonaro para Presidente da República. Após a radicalização, vejo também a falta de respeito e de racionalidade entre os que pensam diferentes. 

NORMALIDADE DE VIDA - O projeto  exige, ainda, que bancos e instituições financeiras expliquem de forma técnica e objetiva eventual recusa de concessão de crédito para essas pessoas. Na versão original, o texto também criminalizava, com a mesma punição, o ato de injuriar alguém politicamente exposto, investigado ou réu com possibilidade de recurso.
O crime de injúria já é previsto no Código Penal, porém com pena de detenção de um a seis meses e multa. Ou seja, o dispositivo aumentaria o crime apenas quando cometido para esses grupos específicos. Após críticas em plenário, o relator retirou o trecho. Outro pronto retirado foi o que criminalizava o ato de impedir ou atrapalhar o acesso dessas pessoas a qualquer cargo da administração pública.
A LEI PROTEGE QUEM- O texto define um rol extenso de pessoas consideradas politicamente expostas em virtude do cargo e do trabalho que desempenham. Entre outros, estão listados no projeto: ministros de Estado; presidentes, vices e diretores de autarquias da administração pública indireta; indicados para cargos de Direção e Assessoramento Superior (DAS), que são cargos comissionados, de nível 6 ou equivalente; ministros do Supremo Tribunal Federal e de outros tribunais superiores;o procurador-geral da República; integrantes do Tribunal de Contas da União (TCU); presidentes e tesoureiros de partidos políticos; governadores e vice-governadores; prefeitos, vice-prefeitos e vereadores;
Para confirmar se uma pessoa se enquadra ou não nas hipóteses do projeto, o texto diz que deverá ser consultado o Cadastro Nacional de Pessoas Expostas Politicamente (CNPEP), disponibilizado pelo portal da transparência.
Segundo o texto, a condição de pessoa politicamente exposta perdurará por cinco anos, contados da data em que a pessoa deixou de figurar nos cargos. Ao deixar um dia cargos acima citados estará protegido pela nova lei aprovada na Câmara Federal por 05 anos, contados da data que deixou de exercer a função. 

EMPRESAS E FAMÍLIAS - O projeto também alcança pessoas jurídicas das quais participam pessoas politicamente expostas, além de familiares e “estreitos colaboradores”.
Pelo texto, os familiares são “os parentes, na linha direta, até o segundo grau, o cônjuge, o companheiro, a companheira, o enteado e a enteada”
São considerados colaboradores estreitos: pessoas conhecidas por terem sociedade ou propriedade conjunta ou possuam qualquer outro tipo de estreita relação com uma pessoa exposta politicamente; pessoas que têm o controle de empresas ou estejam em arranjos sem personalidade jurídica, conhecidos por terem sido criados para o benefício de uma pessoa exposta politicamente. É isso aí.

quinta-feira, 15 de junho de 2023

SENADOR MARCOS DO VAL É ALVO DE BUSCAS PELA PF

A Polícia Federal realizou, na tarde de hoje, buscas em endereços ligados ao senador Marcos do Val (Podemos-ES). Policiais foram ao Senado e lá permaneciam até a última atualização desta reportagem. As informações são do portal G1.

No Senado, foi proibido o acesso de jornalistas ao corredor que dá acesso ao gabinete do senador. A presença da PF alterou a rotina do Senado. Os mandados são cumpridos em Brasília e no Espírito Santo.

A operação foi autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Moraes também determinou que do Val deve prestar depoimento. Foram apreendidos material como computadores e pen drives. O celular do senador também foi apreendido, e será levado para perícia.
Marcos do Val é investigado por obstruir investigações sobre os atos golpistas do 8 de janeiro. Indícios que basearam a operação são postagens do senador em redes sociais. Ao todo, são três mandados de busca e apreensão.

Em fevereiro deste ano, do Val acusou o ex-presidente Jair Bolsonaro e o ex-deputado Daniel Silveira de organizarem uma reunião, no fim do ano, para propor o envolvimento do senador em um plano de golpe de Estado. A assessoria de do Val afirmou que ele está em Vitória e não vai comentar a operação.

Entre os crimes em que ele pode ser enquadrado, segundo as investigações, está o de divulgar informações sigilosas que podem causar prejuízo a outras pessoas. As contas do senador em redes sociais foram bloqueadas por determinação da Justiça

RAQUEL DEVE IR A ABERTURA DO SÃO JOÃO DE PETROLINA AMANHÃ

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), deve visitar Petrolina nesta sexta-feira (16) na abertura oficial do São João 2023
Raquel Lyra deve visitar a cidade de Petrolina nesta sexta-feira (16), a data não foi confirmada pela Assessoria do Governo de Pernambuco. No entanto, há grande expectativa na administração municipal de Petrolina, uma vez que a governadora prestigiou a abertura do São João de Caruaru e pode fazer o mesmo em Petrolina.

Independentemente da data, essa será a primeira viagem da Governadora ao Sertão do São Francisco, de quebra Raquel pode enfrentar manifestações de agricultores do projeto Senador Nilo Coelho. Esses já fizeram bloqueios de BRs duas vezes este ano, os mesmos cobram de Raquel recuperação das PE’s 638 e 639. No último dia 8 de maio eles bloquearam a BR 428, já no 31 os produtores fecharam as BR’s 428 e 407.

Como a Governadora tem preferido fazer as negociações de diferentes temas pessoalmente, dispensando auxiliares para resolver questões de interesse do Estado, não seria impossível que ela faça o mesmo em Petrolina. Portanto, Raquel pode visitar Petrolina para prestigiar a abertura do São João 2023. Como recepção poderá enfrentar manifestações dos produtores rurais do projeto Senador Nilo Coelho, tudo isso pode acontecer nesta sexta

HOSPITAL REGIONAL DOM MOURA FAZ 80 ANOS DE HISTÓRIA

Hospital Dom Moura celebra 80 anos de história
Para marcar seus 80 anos de existência, o Hospital Regional Dom Moura (HRDM) realizou, na tarde desta quinta-feira (15/06), uma missa em ação de graças celebrada pelo novo arcebispo eleito da Arquidiocese de Olinda e Recife, Dom Paulo Jackson. A solenidade reuniu colaboradores, ex-servidores, autoridades locais e regionais, incluindo a secretária-executiva de Regulação da Secretaria Estadual de Saúde (SES), Domany Cavalcanti, na capela ecumênica da instituição.
Referência para mais de 20 municípios da região Agreste Meridional de Pernambuco, que compõem a V Gerência Regional de Saúde (Geres), a unidade hospitalar atende os casos de emergência nas especialidades de clínica médica e cirúrgica, obstetrícia, pediatria e ortopedia; além de disponibilizar serviço ambulatorial com as especialidades de cardiologia, dermatologia, geriatria, ginecologia, neuropediatria, otorrinolaringologia, pré-natal de alto risco, psicologia e urologia.
Fundada em junho do ano de 1943, a unidade hospitalar possui, atualmente, um quadro de mais de 1.200 funcionários, e realiza uma média de 8 mil atendimentos mensais, incluindo os serviços de emergências e atendimentos ambulatoriais. “Hoje, minha fala é de gratidão por estar fazendo parte dessa história e de agradecimento a todos que contribuem para nosso Dom Moura funcionar melhor e estão juntos nessa missão diária. Continuaremos escrevendo essa história”, enfatizou a diretora-geral do HRDM, Jaqueline Calado.
A ocasião contou ainda com o simbólico corte do bolo de aniversário da unidade e a exibição de um vídeo especial, produzido pela equipe de Comunicação e Imprensa, com depoimentos de profissionais que fazem parte dessa história. O vídeo está disponível no canal oficial da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE), no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=VD2nf-BC3A8.

PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO DE BELO JARDIM PREPARAM GREVE

Na manhã desta quinta-feira (15), Membros da Diretoria do SISMUBEJA(Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Belo Jardim) e Comissão de Negociação compareceram à prefeitura de Belo Jardim para se reunirem com a gestão do município, conforme agendado por meio de ofício em 09/06/2023, a fim de tratar acerca do reajuste do Piso Salarial do Magistério. 
O prefeito, não compareceu ao encontro. 
A reunião foi conduzida pela Secretária de Educação e, após muita insistência, o Secretário de Gestão compareceu a mesa de negociação, porém o valor imposto pelo prefeito, através dos seus representantes, de apenas 8% além de não ser condizente com os 14,95%, que é o de direito dos servidores, não concedia direito ao retroativo, violando ainda mais os direitos dos servidores, mesmo afirmando que o dinheiro não seria um problema, já que os recursos existem. 
Terminada a reunião, os servidores se reuniram na sede do sindicato para deliberar sobre o absurdo proposto e a falta de abertura para a negociação por parte do prefeito. 
Ainda em Assembleia, uma nova oferta da prefeitura foi recebida, afirmando que poderia acrescentar mais 1%, concedendo um reajuste de 9%, ainda sem o retroativo, e estipulando os meses de julho e outubro como os meses para o pagamento, o que tornaria a proposta cada vez mais injusta para os servidores. Estes decidiram, em unanimidade, não acatar a proposta e enviar uma contraproposta de 12%, dos quais os 8% já proposto seriam pagos em julho e os 4% restantes no mês de dezembro, pagando, ainda, o retroativo correspondente aos meses anteriores que são direito, pois o reajuste deveria ter sido concedido desde janeiro.




URGENTE - ENCONTRADO CORPO DE JOVEM RAPTADO EM GARANHUNS

O corpo do jovem Lucas Alves de Lima, de 23 anos, foi encontrado enterrado com as mãos amarradas, na manhã desta quinta-feira (15), m uma estrada vicinal do Sítio São Pedro, próximo ao aterro sanitário, na zona rural do municipio de Garanhuns, no Agreste de Pernambuco.

O local onde o cadáver estava fica próximo a casa de um dos suspeitos do crime, que também foram presos nesta quinta, eles foram identificados apenas como Ricardo e Sinésio, um terceiro elemento identificado como Rosivaldo, também foi preso, não há informações se ele tem participação no crime.

As prisões foram realizadas por agentes da 1ª Delegacia, 8ª DENARC e 22ª Delegacia de Homicídios, coordenados pelos delegados Cledinaldo Menezes, Paulo Bicalho, Tatiane Rossi e Victor Hugo.

Lucas desapareceu no último dia 2 de maio, uma câmera de segurança registrou o momento que dois homens em um carro raptaram ele.

Através de um trabalho investigativo, a equipe da 1ª Delegacia de Garanhuns, coordenada pelo Delegado Cledinaldo Menezes, identificou o carro e a dupla, eles compareceram na sede da 1ª Delegacia na sexta-feira (9), onde prestaram esclarecimentos, disseram que raptaram Lucas, agrediram ele e depois liberaram.

Os autores serão autuados por uma serie de crimes entre eles ocultação de cadáver, passarão por audiência de custódia e serão recolhidos ao sistema prisional.

O cadáver após a perícia da Polícia Científica será encaminhado para o Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru.

Mais detalhes a qualquer momento.

Via portal Agreste Violento