quinta-feira, 22 de junho de 2023

PRESIDENTE DA EMBRATUR, FREIXO CHEGA A PERNAMBUCO PARA SÃO JOÃO DE CARUARU

O presidente da Empresa Brasileira de Turismo, Marcelo Freixo, chega hoje ao estado de Pernambuco e antes de participar do São João de Caruaru, ele almoça com reapresentastes da federação PT, PC do B e PV na capital pernambucana. 
Ainda na agenda, ele deve ter encontro com Danilo Cabral, novo comando da Sudene. 

A informação foi confirmada por fonte próxima ao presidente.

GOVERNO VAI INVESTIR QUASE 480 MILHÕES EM RODOVIAS DE PERNAMBUCO

Governo Federal vai investir quase R$ 580 milhões em obras nas rodovias de Pernambuco
Revitalização da BR-407/PE, rodovia em Pernambuco, fortalece escoamento de vinhos produzidos no Vale do São Francisco
Para esse ano, o Governo Federal pretende investir R$ 576,9 milhões em melhorias na malha viária de Pernambuco, cerca de 2,64 vezes mais do que os R$ 218,7 milhões gastos em 2022. O aumento na quantidade de intervenções no estado foi possível graças à Emenda Constitucional 126/2022, que permitiu a manutenção de programas sociais como o Bolsa Família e a Farmácia Popular, além de recompor o orçamento do Ministério dos Transportes.

Na reunião, o ministro destacou outras obras estruturantes necessárias em rodovias federais importantes, como a BR-232, a BR-104, a BR-432, a BR-235 e o Arco Metropolitano de Recife.

“Temos todo o interesse em que essas obras andem e que os parlamentares aqui presentes possam elencar outros empreendimentos importantes para o estado, para que entrem na nossa agenda também”, reforçou Renan Filho.

Revitalização da BR-407/PE
Liberados na última terça-feira (20) pelo Governo Federal, por meio do Ministério dos Transportes, os 116 quilômetros de pistas revitalizadas da BR-407/PE, entre as cidades pernambucanas de Petrolina e Afrânio, no sertão de Pernambuco, vão fortalecer o escoamento da produção agrícola do Vale do São Francisco.

A conclusão da obra foi anunciada em reunião entre o ministro dos Transportes, Renan Filho, e a bancada federal pernambucana, com participação da ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos.

Equipes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) atuaram em serviços de micro revestimento asfáltico e implantação de sinalização horizontal, do segmento entre Km 0 e o Km 116 da rodovia. No total, foram investidos R$ 13,8 milhões nas obras.

A revitalização trará maior comodidade e conforto para os usuários da estrada, além de reduzir o tempo de deslocamento e os custos com transporte de passageiros e de cargas.

A BR-407 é uma rodovia de ligação entre Piauí, Bahia e Pernambuco. Na região onde ocorreram as intervenções, o clima é tropical semiárido, apresentando temperaturas ao longo do ano que possibilitam que os vinhedos irrigados com a água do rio São Francisco produzam uvas em todos os meses do ano. Segundo a Embrapa, a região também é importante produtor de frutas como manga, banana, coco-verde, goiaba, melão, acerola, limão, maracujá, papaia e pinha.

SUSPEITO DE PARTICIPAÇÃO NO ATAQUE A ESCOLA NO PARANÁ É PRESO EM GRAVATÁ

Um homem de 18 anos foi preso, na tarde desta quarta-feira (21), suspeito de ligação com o ataque a um colégio, em Cambé, no Norte do Paraná. A Secretaria de Segurança informa que o homem foi capturado em Gravatá, em Pernambuco. O mandado de prisão foi solicitado pela Polícia Civil do Paraná. O cumprimento do mandado contou com auxilio da polícia de Pernambuco. As investigações prosseguem.

Ainda nesta quarta-feira (21), a Procuradoria-Geral de Justiça do Ministério Público do Paraná designou os promotores de Justiça Jorge Barreto da Costa e Leandro Antunes Meirelles Machado, integrantes do Núcleo de Londrina do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), para acompanhar as investigações

FISCALIZAÇÃO REFORÇADA NAS ESTRADAS DE PERNAMBUCO NO SÃO JOÃO

PRF reforça fiscalização no São João em Pernambuco
Lei Seca completou 15 anos neste mês e combate à embriaguez será reforçado neste período
Mobilidade e segurança viária estão no foco da Operação São João 2023 da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que começa na quinta-feira (22) e segue até domingo (25). A iniciativa irá reforçar a fiscalização para coibir condutas que colocam em risco a segurança de quem viaja nesse período, e busca conscientizar motoristas e passageiros sobre o papel de cada um na construção de um trânsito mais humanizado.
Operação 1
A previsão do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) é de que haja um aumento de 30% no fluxo de veículos na BR 232, o que equivale a cerca de 90 mil veículos circulando por dia na rodovia. Cidades como Gravatá, Bezerros e Caruaru, no Agreste, Arcoverde e Petrolina, no Sertão, devem ser mais procuradas nesse período.
Operação 2
A Lei Seca completou 15 anos na segunda-feira (19) e, mais uma vez, as blitzes para coibir a embriaguez ao volante serão intensificadas na operação. Além de verificar a documentação e os equipamentos obrigatórios, a PRF irá convidar o motorista para realizar o teste com o etilômetro, também conhecido como bafômetro.
Operação 3
Cabe lembrar que quem se recusa a realizar o teste também é autuado com uma multa no valor de R$2.934,70 e recebe sete pontos na carteira de habilitação, além de estar sujeito à suspensão do direto de dirigir por 12 meses. Se o índice aferido no aparelho for superior a 0,33mg/l ou se o condutor apresentar sinais de embriaguez, ele será conduzido a uma Delegacia de Polícia Civil e poderá responder por crime de trânsito.
Operação 4
Os condutores, passageiros e pedestres precisam compreender que podem contribuir diretamente pela redução da violência no trânsito. O comportamento de cada um fará a diferença no aumento ou na redução dos índices de acidentalidade.

Para reforçar esse entendimento, a PRF irá intensificar as ações educativas que buscam orientar sobre condutas para reduzir a gravidade das colisões. A utilização do cinto de segurança por todos os ocupantes do veículo, a adoção dos equipamentos de retenção para crianças, além do uso do capacete bem afixado nos condutores e passageiros de motos reduzem a gravidade de ferimentos e preservam vidas no trânsito.

Cuidados em caso de chuva

Acenda o farol baixo e dirija com uma velocidade abaixo do limite da via;

Aumente a distância de segurança em relação aos outros veículos, para prevenir colisões traseiras;

Calibre e verifique o estado de conservação dos pneus para evitar derrapagens;

Não pare sobre a pista nem acione o pisca-alerta com o veículo em movimento;

Se a visibilidade ficar comprometida, procure um local seguro para estacionar fora da rodovia;

Em caso de aquaplanagem, quando o pneu do veículo perde o contato com o solo ao passar por um trecho com água, o motorista deve retirar o pé do acelerador, evitar frear de forma brusca e manter a direção firme até passar pelo local;

Em caso de emergência, a PRF pode ser acionada pelo telefone 191.

PERNAMBUCO EM ESTADO DE EMERGÊNCIA POR SUPERLOTAÇÃO EM UTIS PEDIÁTRICAS

Pernambuco decreta emergência por superlotação em UTIs infantis
A situação se deve ao aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave
A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB) decretou situação de emergência em saúde pública devido à superlotação de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) neonatal e pediátrica no estado.

Segundo decreto publicado no Diário Oficial, a situação se deve ao aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag), causados por vírus.

A decisão, válida por 90 dias, autoriza a adoção de “medidas urgentes voltadas à prevenção, controle e ampliação da rede de atenção à saúde infantil”.

O texto assinado pela governadora aponta que o avanço dos casos de Srag tem deixado superlotadas as emergências dos hospitais, “com expressiva taxa de ocupação de leitos”, e cita a necessidade de abertura de leitos, em especial de UTIs neonatal e pediátricas.

Até o dia 16 de junho, o estado tinha todos os seus leitos de UTI pediátrica, 219, ocupados. Entre abril e junho, 90 leitos de UTI foram abertos pelo governo, sendo 70 pediátricos, 10 pediátricos cardiológicos e 10 obstétricos, mas eles não foram o suficiente para conter a necessidade de leitos.

Na Lupa 🔍 Quinta 22/06/23, Blog do Edney

BLOG DO EDNEY 
Na Lupa 🔎 

Por Edney Souto. 

A DIFÍCIL TAREFA DE SE DESTACAR COMO DEPUTADO FEDERAL EM BRASÍLIA 
Vamos analisar um tema que muita gente ainda não percebeu que é o fato de alguém se eleger deputado federal e sumir dos jornais, noticiários e mídias jornalísticas. O Congresso é bicameral, logo composto por duas Casas: o Senado Federal (integrado por 81 senadores, que representam as 27 unidades federativas (os 26 estados e o Distrito Federal) e a Câmara dos Deputados (integrada por 513 deputados federais, que representam o povo). Imagine caro leitor aqui NA LUPA o cara se destacar e aparecer, sobretudo na Câmara Federal não é uma tarefa pra amador.
BAIXO CLERO - Na política brasileira, baixo clero é uma expressão usada para designar parlamentares com pouca expressão na Câmara de Deputados, movidos principalmente por interesses provincianos ou pessoais. Porém, não é só isso, pois cabe acrescentar ai os que antes de chegarem a Brasília, possuíam grande protagonismo nos seus estados de origem e ao chegarem a compor o colegiado de 513 deputados, simplesmente sumiram da mídia.  Há uma explicação natural que aponta para a qualidade do mandato de cada parlamentar. É preciso ousadia para quebrar a bolha do baixo clero. 

COMO FUNCIONA- muitos chegam ao congresso nacional eufóricos e logo são literalmente engolidos pela 'velha política', como por exemplo os novatos que surfaram na onda de 2018 junto com Jair Messias Bolsonaro e logo em seguida submergiram no baixo clero do Congresso. A grande maioria dos parlamentares não conseguiu alçar funções de comando, nem chegou perto de abalar estrutura de mordomias e de relações promíscuas com o Executivo, cujo combate foi bandeira de campanha de vários deles. Tiveram que se contentar em ver a banda passar. Agora em 2022 vários triunfaram e saíram nas Assembleia Legislativas direto para a Câmara Federal. Aqui em Pernambuco, não vamos citar nomes, existe aqueles que literalmente se “apagaram” a nível da compreensão do eleitor. Não é uma coisa fácil, mas muitos acham que estão bem e até se deslumbram com o salão verde, porém aqui em nosso estado, ninguém nem lembra em quem votou. Por outro lado ficam livres pra atuar confirme a sua aspiração. 
MANTER É INCÓGNITA- A dúvida que surge e muitos só enxergarão lá na frente pois ainda estão deslumbrados por terem sido alçados ao poder do Planalto Central, a dificílima arte de se reeleger. Quem deu uma aula de como se destacar foi o deputado federal Fernando Rodolfo que em seu primeiro mandato trabalhou calado e alardeando. Apostou em pautas específicas e complexas e levou pra casa a reeleição, que muitos apostavam ser impossível. Rodolfo agora conhece o caminho das pedras. Aparecer e o melhor remédio pra tirar a cabeça do baixo clero. 
 A velha guarda da política não costuma facilitar para novatos e quase sempre não são escalados para compor importantes comissões temáticas que são a chave do holofote da mídia nacional. Ser relator ou presidente de projetos importantes confere status é um certo grau de respeito modelando o mandato parlamentar. Já tivemos grandes nomes na Assembleia Legislativa de Pernambuco que ao mudarem de endereço para Brasília, encerraram a carreira de forma inesperada. O objetivo da coluna não é “fulanizar”, porém o Congresso Nacional não é lugar para amadores. É lá que ocorre os jogos mais maquiavélicos da política nesse país. Um deputado federal vai da euforia ao caos em questão de segundos, mas para elevar o nome e o preço tem que ser ou muito hábil ou doido. É isso aí.

quarta-feira, 21 de junho de 2023

LULA E EDUARDO DA FONTE, SE REÚNEM COM MINISTRO JADER FILHO E PREFEITO JOÃO LUCAS AFIM DE DESTRAVAR CASAS EM BOM CONSELHO

Lula e Eduardo da Fonte, ao lado do prefeito João Lucas, se reúnem com ministro Jader Filho para destravar as 200 casas de Bom Conselho
Na busca pelo desenvolvimento de Bom Conselho, os Deputados Federais Lula da Fonte e Eduardo da Fonte, ao lado do prefeito João Lucas, estiveram reunidos com o Ministro das Cidades, Jader Filho, para discutir a entrega do Residencial Viver que contemplará a população do bairro São Rafael com 200 habitacionais.

O encontro teve como objetivo garantir a celeridade do processo de entrega junto a Caixa Econômica Federal, reforçando o comprometimento do Ministério das Cidades em proporcionar moradia digna aos brasileiros.
A iniciativa é parte de um esforço conjunto para oferecer às famílias a possibilidade de contar com uma habitação de qualidade, contribuindo para o desenvolvimento social do município através do Programa Minha Casa, Minha Vida.

A solicitação também foi feita em conjunto com o Deputado Estadual de Bom Conselho, Dannilo Godoy. Quem também acompanhou a reunião, foi a Deputada Federal Amanda Gentil/PP, que representa o estado do Maranhão.

RAQUEL ASSINA ORDEM DE SERVIÇO DO POLO EMPRESARIAL DE LAGOA GRANDE

No Sertão, governadora Raquel Lyra assina ordem de serviço para criação do Polo Empresarial de Lagoa Grande
Objetivo da instalação é o desenvolvimento da região, atraindo novas indústrias e gerando mais empregos
A governadora Raquel Lyra assinou, na tarde desta quarta-feira (21), uma ordem de serviço que visa a implantação do Polo Empresarial Municipal de Lagoa Grande, no Sertão do São Francisco. Com investimento no valor de R$ 3 milhões, o objetivo da iniciativa é atrair empresas para o município e impulsionar a geração de empregos na cidade conhecida como a capital da uva e do vinho, por concentrar parte da atividade de vitivinicultura do Estado.
“Nós viemos vistoriar o início das obras de infraestrutura do acesso ao Polo Empresarial. Inclusive, tem empresas que já estão com termo de compromisso assinado com a Prefeitura de Lagoa Grande. É uma iniciativa que representa mais desenvolvimento, geração de emprego e oportunidade para quem mora no Sertão do São Francisco”, destacou Raquel Lyra.

O Polo Empresarial terá uma área total de 23,73 hectares e fica situado próximo a rodovias, facilitando o escoamento da produção e a distribuição para todo o País. A instalação deve favorecer a expansão das atividades fabris na região, que possui extensas áreas rurais que podem ser utilizadas para a construção de diferentes setores produtivos.
De acordo com o presidente da Agência de Desenvolvimento de Pernambuco (Adepe), André Teixeira, a iniciativa vai impulsionar a economia do Estado. “Não conseguimos superar a pobreza sem expandir novos negócios. Nosso governo escolheu estar aqui no interior anunciando obras que, inclusive, já estão começando. Isso significa mais crescimento para Pernambuco, que vai beneficiar trabalhadores, empresários, e moradores desta região”, enfatizou.

A obra vistoriada hoje pela governadora consiste na construção de um acesso viário ao Polo Empresarial Municipal de Lagoa Grande, composta de faixa de aceleração/desaceleração e um trecho interno até a estaca 22, no Km 135 da margem direita da BR 428, no sentido de Santa Maria da Boa Vista. Serão executados no local: terraplenagem, construção de drenagem de águas pluviais, pavimentação em asfalto, sinalização horizontal e vertical, calçadas, ciclovia e iluminação pública.

“Lagoa Grande está vivendo um momento muito importante. Nossa cidade deixa de ser um lugar de passagem e passa a ser um município de oportunidades. Foi aqui que começou a fruticultura do Vale do São Francisco. Estamos transformando essa região em um polo empresarial e esse é só o pontapé inicial para atrair novas empresas com a ajuda do Governo do Estado”, enfatizou o prefeito do município, Vilmar Cappellaro.
No âmbito das áreas do novo Loteamento Empresarial Municipal, a Prefeitura de Lagoa Grande já procedeu com a doação efetiva de lotes para três empresas nos setores de produção de frutas liofilizadas, fabricação de estofados e plásticos expandidos. Além disso, ainda existem mais três empresas que estão em processo de negociação para definição dos projetos de implantação no polo: uma fábrica de embalagem de papelão; uma empresa logística; e outra de fertilizantes.

*VINÍCOLAS* - Ainda durante a visita a Lagoa Grande, a chefe do Executivo estadual visitou as vinícolas Rio Sol e Garziera que, juntas, empregam diretamente mais de mil pessoas na região.

Também participaram das agendas os secretários estaduais coronel Hercílio Mamede (Casa Militar), Daniel Coelho (Turismo e Lazer), Lucinha Mota (Justiça e Direitos Humanos); o assessor especial da governadora, Guilherme Coelho; o presidente da Empetur, Eduardo Loyo; e a prefeita de Dormentes, Josimara Cavalcanti.

Fotos: Hesíodo Góes/ Secom