segunda-feira, 3 de julho de 2023

CRATERA ENGOLE CARRO NO RECIFE

Um carro de transporte por aplicativo foi “engolido” por uma cratera após o asfalto ceder na Avenida Recife, no bairro de Areias, na Zona Oeste da capital pernambucana. Segundo testemunhas, não havia buracos na via, e sim um vazamento de água há dias. Não houve feridos.

O acidente aconteceu por volta das 9h15. O motorista de aplicativo Alberto de Oliveira Silva contou que o piso cedeu assim que estacionou o veículo. “Eu só parei o carro e o piso cedeu. Vou ter prejuízo. Quero ver quais medidas a prefeitura vai tomar para mim. Dependo do carro para trabalhar todo dia”, disse. As informações são do portal G1/PE.

AGU PREPARA AÇÃO POR IMPROBIDADE CONTRA BOLSONARO

Logo depois do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tornar o ex-presidente da República, Jair Messias Bolsonaro (PL), inelegível até 2030, a Advocacia-Geral da União (AGU) já começou a preparar diversas ações judiciais contra o ex-chefe do executivo federal na esfera cível.

A iniciativa foi do ministro da Justiça, Flávio Dino, que acionou a AGU pedindo a tomada de ações de indenização pelos danos causados por Bolsonaro ao Judiciário e à sociedade nos últimos quatro anos de sua gestão à frente do governo federal.

De acordo com informações do colunista Igor Gadelha, do portal Metrópoles, a ideia da AGU é entrar na justiça contra Bolsonaro por questões relacionadas à improbidade administrativa, por dano material e moral coletivo e, desta forma, cobrar indenizações do ex-chefe do Palácio do Planalto.

Bolsonaro foi condenado pelo TSE na última sexta (30) por abuso de poder político, após ter propagado uma série de ataques ao sistema eleitoral brasileiro em uma reunião com embaixadores. O nome do ex-presidente, inclusive, já consta no cadastro nacional como inelegível

GOVERNADORA ENTREGARÁ 100 ÔNIBUS AOS MUNICÍPIOS ESTA TARDE

Governadora Raquel Lyra faz entrega de ônibus escolares aos municípios
A governadora Raquel Lyra entrega, nesta segunda-feira (3), 100 ônibus escolares que serão destinados aos municípios pernambucanos. A solenidade será realizada no Palácio do Campo das Princesas e contará com a presença de prefeitos do estado. A aquisição de ônibus escolares integra o Programa Juntos Pela Educação, que garante um investimento de R$ 5,5 bilhões para a Educação entre os anos de 2023 a 2026.

AGENDA DA GOVERNADORA RAQUEL LYRA | Segunda-feira, 3 de junho de 2023

14h - Entrega de 100 ônibus escolares aos municípios pernambucanos

ITERPE E SAD DISCUTEM ELABORACAO DE PLANO DE DESENVOLVIMENTO A AGRICULTURA FAMILIAR EM PERNAMBUCO

Iterpe e SAD, promovem encontro para elaborar um plano de desenvolvimento na agricultura familiar de Pernambuco
Buscando o desenvolvimento agrário do Estado e atendendo todas as recomendações da governadora Raquel Lyra, o Istituto de Terras e Reforma Agrária do Estado de Pernambuco, esteve reunido com a Gerente Geral de Engenharia e Arquitetura da Secretaria de Administração (SAD), Gisele Gomes para traçar um planejamento estratégico de criação de novas colônias agrícolas no Estado. 

Estiveram presentes o Gerente de Reordenamento Agrário, Renildo Navaes, o Gerente de Ações Fundiárias, Ivison Silva e o Coordenador Jurídico, Bartolomeu Vieira representando o Iterpe na reunião. Entre os assuntos abordados, estiveram em pauta, a implementação assentamentos rurais para famílias agriculturas em imóveis rurais de propriedade do Estado de Pernambuco, como por exemplo, os Engenhos Cumbe, Juliãozinho e Jussara, localizados no município de Timbaúba.

Georreferenciamento do Engenho Jussaral, localizado no município do Cabo de Santo Agostinho/PE, com a finalidade de doação para obras sociais, também esteve entre as pautas. Ao final da reunião, o presidente do Iterpe, Henrique Queiroz contribuiu com algumas colocações bastante pertinentes e de grande importância para contribuir com o desenvolvimento da agricultura familiar do Estado de Pernambuco.

LUTO EM BRASÍLIA – MUITO QUERIDO, PERTENCE ERA CONSELHEIRO INFORMAL DE PODEROSOS



Magistrados e autoridades de todo o país, incluindo ex-presidentes, o próprio presidente Lula, parlamentares e muitos ministros de tribunais superiores perderam, com o falecimento ontem (2/3) do jurista José Paulo Sepúlveda Pertence, uma espécie de “conselheiro informal”. Com estilo mineiro, conciliador, muito bem preparado juridicamente e ar professoral, Pertence sempre transitou bem em todas as esferas do poder independentemente de siglas. Ele costumava ser constantemente procurado por amigos para dar conselhos e orientações e a notícia da sua morte movimentou a capital desde a manhã de ontem.

DEMOCRACIA

Vários ministros, juristas e parlamentares cancelaram compromissos que tinham hoje para participar do velório, no Salão Branco do Supremo Tribunal Federal (STF), seguido de sepultamento às 16h30, no Cemitério Campo da Esperança. Tem sido bastante lembrado, nas últimas 24 horas, o discurso que ele fez quando tomou posse na presidência do STF em 1995, ocasião em que afirmou que “onde faltar a democracia não há Justiça que mereça o nome “ e “não haverá democracia verdadeira onde faltar tribunais independentes para, quando o impuserem a Constituição e as leis, contrariar as injunções da maioria política da conjuntura do dia”.

ADVOGADO DE LULA

Seu trabalho mais conhecido nos últimos anos foi como advogado de Lula, durante o período da prisão em Curitiba, quando seu escritório atuou na defesa do ex-presidente em conjunto com o advogado Cristiano Zanin Martins (prestes a assumir como ministro do STF) e contra a operação Lava Jato. Aos 85 anos, Sepúlveda Pertence faleceu em decorrência de falência múltipla de órgãos. Ele foi professor, ministro e ex-presidente do STF e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), procurador-geral da República e presidente da Comissão de Ética Pública do Governo Federal. Mantinha renomado escritório em Brasília.

DEFESA DA DEMOCRACIA

Ao lamentar a perda, o presidente Lula afirmou que Pertence foi “um dos maiores juristas da história do Brasil” e “sempre atuou pela defesa da democracia e pelo Estado de Direito, tanto como advogado, como também como ministro”, motivo pelo qual “era respeitado por todos”. O ex-presidente José Sarney disse que o advogado foi “um dos maiores magistrados que já passaram pelo STF, o consolidador do Ministério Público Federal, o defensor do Direito”, além de “extraordinária criatura humana, com observador arguto da vida pública e exemplo de integridade moral”. A presidente do STF, ministra Rosa Weber, afirmou que ele sempre foi “notável na atuação em todos os campos a que se dedicou. Deixa uma lacuna imensa e grande tristeza no coração de todos nós”.

STF E TSE

Nascido em Sabará (MG), Pertence foi nomeado para o STF em 1989, no governo Sarney. De junho de 1993 a novembro de 1994, exerceu a presidência do Tribunal Superior Eleitoral. Ele se formou pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais, em 1960, onde também lecionou. Viúvo, deixa três filhos: Pedro Paulo, Evandro Luiz e Eduardo José Castello Branco Pertence.

Via O Poder

Na Lupa 🔍 Segunda 03/07/23, Blog do Edney

BLOG DO EDNEY 
NA LUPA 🔎 


Por Edney Souto.


SIVALDO ALBINO  QUER SURPREENDER NA POLÍTICA DE GARANHUNS EM 2024

O mundo político de Garanhuns não é para amadores. Se hoje nós temos um deputado estadual e um prefeito que também já foi deputado, nada mais será como antes. Mas o prefeito Sivaldo Albino não se faz de rogado, e tem trabalhado acima da média a fim de superar o deputado estadual de 4 mandatos consecutivos Izaías Régis. Porém a eleição também vai trazer um nome importante que estará na disputa. O médico Bartolomeu Quidute que realizou uma das gestões mais populares da nossa história, está decidido a entrar na disputa com a Rede19. Vamos Na Lupa analisar: 

REELEIÇÃO - Sivaldo Albino, prefeito de Garanhuns, está determinado a buscar a reeleição. Durante seu mandato, ele foca em diversas medidas que podem impactar positivamente a cidade. Ao longo destas linhas, abordaremos alguns de seus principais feitos. Desde o início de seu mandato, Sivaldo se comprometeu a melhorar serviços essenciais à população.  Ele vem Investindo em melhorias nas áreas de saúde, educação e infraestrutura, buscando proporcionar um ambiente mais seguro e desenvolvido para os cidadãos.

TRABALHO - área da saúde, Sivaldo priorizou a ampliação e aprimoramento dos serviços. Investiu em equipamentos, reformas de unidades de saúde e valorização dos profissionais, resultando em uma melhor qualidade no atendimento à população. Na educação, o prefeito faz reformas nas escolas municipais, além de incentivar projetos pedagógicos inovadores e capacitação dos professores. O foco é melhorar o ensino, garantindo oportunidades igualitárias para todos.

INOVANDO- A infraestrutura também está sendo  um ponto de destaque em sua gestão. Sivaldo realiza obras de pavimentação, drenagem, e melhoria da iluminação pública em diversas regiões da cidade. Esse investimento contribui para o desenvolvimento urbano e o bem-estar dos moradores. Outra preocupação de Sivaldo é com o meio ambiente. Ele busca implementar políticas de sustentabilidade, incentivando a reciclagem, o cuidado com os recursos hídricos e a preservação das áreas verdes. Projetos de conscientização serão realizados para engajar a comunidade.
SOCIAL - Além disso, o prefeito se atentou às demandas sociais. Realiza ações e parcerias para combater a desigualdade e promover inclusão. Criou programas de qualificação profissional, estabeleceu linhas de crédito para empreendedores locais e implementou políticas de proteção às minorias. Sivaldo também dedicou esforços à promoção do turismo e da cultura local. Valorizou eventos tradicionais e incentivou o fomento do turismo sustentável na região, contribuindo para o desenvolvimento econômico e a valorização do patrimônio cultural de Garanhuns.
ADVERSÁRIOS- A disputa terá muitos capítulos ainda, o médico Bartolomeu Quidute está organizando a sigla de Marina na cidade e vai de colocar como importante alternativa nesse processo. O deputado estadual Izaías Régis pensa dia e noite  voltar a cadeira central do Palácio Celso Galvão e tenta viabilizar as ações estaduais pra dar mais visibilidade ao projeto. 
VEM COM TUDO- O prefeito atual tem feito esforços e tenta deixar claro que exerce um trabalho árduo e que possui um comprometimento com o bem-estar dos munícipes. Estás são evidências de seu propósito de reeleição está em atividade. Sivaldo, ao longo de seu mandato, demonstra estar atento às necessidades da população e se empenha para solucionar problemas e promover um novo ambiente. É isso aí.

domingo, 2 de julho de 2023

RODRIGO ENCERRRA O SAO JOÃO DE FORMA APOTEÓTICA

Um final apoteótico. Foi assim o encerramento do Maior e Melhor São João do Mundo. A maior edição de todos os tempos reuniu mais de 1200 atrações em 25 polos durante 65 dias de festa, um recorde. No chão do Pátio do Forró, o prefeito Rodrigo Pinheiro se juntou ao maestro Spok, Benil, João do Pife, Marcelo Jeneci e diversos outros artistas da região para finalizar o São João com quem faz a festa acontecer: o povo.

Na noite desse sábado (1°), o público começou tímido por causa da chuva, mas, aos poucos, uma multidão foi tomando o Pátio do Forró para se despedir da maior manifestação cultural do Nordeste.

A noite começou com o cantor Ávine Vinny com diversos hits que ocupam o ranking das mais ouvidas no Spotify. Em seguida, Raí Saia Rodada fez uma mistura de músicas atuais e seus sucessos de 20 anos atrás, quando a banda despontou. O cantor fez, ainda, um arraial com canções tradicionais dos festejos juninos.

Uma das atrações mais pedidas nas redes sociais da Prefeitura de Caruaru, a paraense Joelma trouxe coreografias e canções dos mais de 30 anos de carreira. “Caruaru, que saudade que eu tava de vocês. É muito bom estar aqui”, declarou.

Encerrando a última noite de festa, maestro Spok recebeu uma dezena de artistas que cantaram clássicos do forró e relembraram a tradição do São João.

“Estamos comemorando o sucesso deste ano. Todas as novidades que nós trouxemos foram aprovadas pelo público e fizemos, sem dúvida, o maior e mais seguro São João da história. Ano que vem, ele será ainda maior”, ressaltou o prefeito Rodrigo Pinheiro

Do blog do Magno 

sábado, 1 de julho de 2023

Na Lupa 🔍 Sábado 01/07/23, Blog do Edney

BLOG DO EDNEY 
NA LUPA 🔎 


Por Edney Souto.


HUMBERTO COSTA DARÁ LUZ A UM NOVO PT EM PERNAMBUCO 

O ex-governador Paulo Câmara e o ex-deputado Danilo Cabral estão sendo colocados pela imprensa do nosso estado como potenciais filiados ao PT (Partido dos Trabalhadores) para caminhar ao lado de Humberto Costa e fortalecer a sigla a nível nacional. Essa decisão política, caso seja concretizada, representará uma escolha estratégica para fortalecer Humberto Costa e o partido e buscar novas alianças para as eleições 2024 e logo em seguida vão desaguar nas de 2026.
PAULO CÂMARA- Paulo Câmara foi governador de Pernambuco, e até hoje só foi filiado ao PSB. Governou entre 2014 e 2022, período em que enfrentou grandes desafios, como a crise econômica e a pandemia. Sua eventual filiação ao PT vem a ser um ato de agradecimento por não ter ficado no sol da política. O seu comprometimento com a legenda parece surgir de sua disposição de contribuir na construção de uma plataforma de políticas alternativas em relação ao seu ex-partido, do qual se desfiliou, o PSB. 
DANILO CABRAL - Danilo Cabral, por sua vez, exerceu mandato como deputado federal representando Pernambuco e foi secretário estadual de Planejamento e Gestão. Sua filiação ao PT indica que ele pretende continuar sua atuação política com foco em questões sociais e no desenvolvimento regional, uma vez que foi nomeado para a Superintendência da SUDENE, com aval do PT de Humberto Costa. No PT, o político Danilo Cabral renascerá com força para voltar a Câmara Federal em 2026. 
HUMBERTO JOGA- A decisão de ambos em andar ao lado de Humberto Costa, ex-ministro da Saúde e atual senador, pode ser vista como uma estratégia para formar uma frente unida em prol de projetos e propostas que promovam o desenvolvimento e a justiça social apontando caro leitor aqui NA LUPA, um reagrupamento de novas forças políticas e na prática esse colunista acredita que uma eventual filiação ao PT vai fazer muito bem a Paulo Câmara e a Danilo Cabral. Em tempo outro nome que também pode estar de malas prontas para o PT, é o do ex-deputado federal e também ex-vice prefeito do Recife Milton Coelho. 
PARTIDO DOS TRABALHADORES- O PT tem uma história de luta pelos direitos sociais e tem defendido bandeiras com mudanças radicalmente democráticas como nas áreas de educação de qualidade, da saúde pública e do combate à desigualdade. A filiação de Paulo Câmara e Danilo Cabral fortalece o partido e traz experiência político-administrativa para impulsionar suas propostas e o seu portfólio de nomes uma vez que o PT pernambucano vive a “síndrome do girino” ou da autofagia. Se auto engolindo e com isso ficando cada vez menos em tamanho e em opções de quadros para apresentar ao eleitor do estado. 
GIRO 360° - A filiação de Paulo Câmara e Danilo Cabral ao PT, para andar ao lado de Humberto Costa, representa uma estratégia político-partidária do senador, que busca somar forças para a defesa de projetos eleitorais progressistas e para o fortalecimento do partido e de sua própria pré-campanha rumo a 2026. A experiência administrativa e política desses filiados pode trazer benefícios para a legenda e possibilitara apresentar propostas práticas, no tempo do debate político sobre o desenvolvimento de Pernambuco.
CARA NOVA AO PSB- Além disso, ao se filiarem ao mesmo partido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ex-governador e o ex-deputado podem compartilhar suas experiências e somar esforços em favor de uma gestão eficiente e transparente, focada no bem-estar da população pernambucana, que seria fruto de um programa de governo para dar o pontapé inicial numa eventual futura campanha do senador Humberto Costa ao governo de Pernambuco. E como falamos sempre aqui caro leitor, a política não é para amadores. Nunca será. A saída desses nomes faz com que a rejeição que antes caia no colo do PSB, desapareça no ar, abrindo um leque de possibilidades para João Campos apresentar um repaginado e novo PSB em 2024 e em 2026. É a reciclagem. Nada será como antes, embora seja. É isso aí.