terça-feira, 10 de outubro de 2023

Na Lupa Terça 10/10/23, Blog do Edney


BLOG DO EDNEY
NA LUPA 🔎 


Por Edney Souto


PESQUISAS DIVERGEM SOBRE A ELEIÇÃO DE GARANHUNS PARA 2024

O embate entre o prefeito de Garanhuns, Sivaldo Albino, e o ex-prefeito e atual deputado estadual Izaías Régis promete ser um confronto de gigantes. As pesquisas realizadas atualmente estão divergindo sobre quem de fato possui a primazia do povo. Enquanto a pesquisa do Instituto Simplex Simplex aponta Sivaldo Albino como reeleito, o Instituto Consultex indica Izaías Régis como favorito. Embora estejam separadas por um curto espaço de tempo e que durante o período não houve nenhum fato novo relevante pra nenhum  lados, estabeleceu-se a curiosidade. Vamos dar uma breve analisada NA LUPA. 
GESTÃO SILVALDO É APROVADA- A gestão de Sivaldo Albino obteve na pesquisa do Consultex uma aprovação de 56,8%, o que demonstra um certo respaldo da população em relação ao seu trabalho. No entanto, nas rodas de conversas locais, já se aguarda ansiosamente por uma terceira pesquisa, a fim de se obter um resultado mais conclusivo, uma vez que, em um curto espaço de tempo, houve uma divergência significativa nos números apresentados. Não estamos aqui caro leitor questionando nenhum Instituto, que fique bem claro.
INSTITUTOS SERIOS - Ambos os institutos de pesquisa merecem crédito, pois são reconhecidos por sua seriedade e comprometimento com a precisão dos dados. No entanto, é importante ressaltar que pesquisas eleitorais são apenas uma fotografia do momento, e muitas variáveis podem influenciar o resultado final.
EMBATE DE GIGANTES - O embate entre Sivaldo Albino e Izaías Régis não se resume apenas às pesquisas eleitorais. Ambos possuem histórias políticas sólidas e uma base de eleitores fiéis. Sivaldo Albino, como atual prefeito, tem a seu favor o fato de já estar no poder e ter a oportunidade de mostrar resultados concretos de sua gestão. Por outro lado, Izaías Régis, como ex-prefeito, possui uma experiência administrativa que pode ser vista como um trunfo para conquistar o eleitorado.
EMBATE ACIRRADO- Se faz necessário dizer que alem de qualquer análise, é importante destacar que Garanhuns é uma cidade com uma população politicamente ativa e engajada. Os moradores estão sempre atentos às questões locais e têm uma participação ativa na vida política do município.l e temos espalhados nos cafés, na zona rural e no meio comercial e empresarial formadores de opinião.  Isso faz com que o embate entre Sivaldo Albino e Izaías Régis seja ainda mais acirrado, pois ambos os candidatos precisam conquistar a confiança e o apoio desses eleitores.
TERCEIRA PESQUISA - Nesse contexto, a terceira pesquisa eleitoral se torna ainda mais relevante. A população espera ansiosamente por um resultado que possa trazer mais clareza sobre quem de fato possui a preferência do povo. É importante que essa pesquisa seja realizada de forma imparcial e transparente, a fim de evitar qualquer tipo de manipulação ou distorção dos resultados.
ELEIÇÃO SERÁ PRAGMÁTICA - Independentemente do resultado das pesquisas, é fundamental que os candidatos apresentem propostas concretas e viáveis para a cidade de Garanhuns. Os eleitores estão em busca de soluções para os problemas locais, como saúde, educação, infraestrutura e geração de empregos. Aquele que conseguir transmitir confiança e apresentar um plano consistente para o desenvolvimento da cidade certamente terá mais chances de conquistar o voto popular.
CONFRONTO - Já se sabe que o embate entre Sivaldo Albino e Izaías Régis promete ser um confronto de gigantes na política de Garanhuns. As pesquisas eleitorais estão divergindo sobre quem possui a primazia do povo, o que gera expectativa e ansiedade na população. O que é natural no processo eleitoral nos municípios. Segundo comentários no centro e no Indiano, seria fundamental que a terceira pesquisa seja realizada da mesma forma dessas duas, de forma imparcial e transparente, a fim de trazer mais clareza sobre o resultado. Independentemente disso, os candidatos devem apresentar propostas concretas e viáveis para a cidade, visando o desenvolvimento e o bem-estar da população. 2024 já começou. É isso aí.

EM GARANHUNS SIVALDO IMPÕE RITMO ACELERADO DE OBRAS ESTRUTURADORAS

Garanhuns em Transformação: Obras Marcantes Impulsionam o Turismo na Cidade*
Nesta terça-feira (10), o prefeito Sivaldo Albino, do PSB, assinou a tão aguardada ordem de serviço para a construção do Museu do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) e a requalificação turística do emblemático Cristo do Magano. Estes passos significativos integram o amplo pacote de obras estruturadoras conduzidas pela atual administração, evidenciando um compromisso tangível com o desenvolvimento e valorização do turismo local.


- Museu do FIG: Um Marco Cultural
   - O Museu do FIG surge como um marco cultural que promete enriquecer a experiência dos visitantes, oferecendo um mergulho na rica história e expressões artísticas que permeiam o Festival de Inverno de Garanhuns.
   - A infraestrutura moderna e interativa proposta para o museu visa proporcionar aos visitantes uma imersão completa na efervescência cultural que o evento representa.

- Cristo do Magano: Um Ícone Turístico Revitalizado
   - A requalificação do Cristo do Magano é uma intervenção crucial para reafirmar a importância do monumento como ponto turístico e religioso, oferecendo aos visitantes uma experiência mais enriquecedora e acessível.
   - Além da revitalização física, o projeto inclui melhorias na infraestrutura ao redor do Cristo, promovendo um ambiente mais convidativo e seguro para os visitantes.

- O Impacto no Turismo Local
   - Estas obras prometem impulsionar significativamente o turismo em Garanhuns, atraindo não apenas os amantes da cultura e da história, mas também visitantes em busca de experiências enriquecedoras e momentos memoráveis.

O ritmo incessante de obras estruturadoras em Garanhuns sob a gestão do prefeito Sivaldo Albino é um testemunho tangível do compromisso com o desenvolvimento da cidade e do turismo local. A construção do Museu do FIG e a requalificação do Cristo do Magano não apenas fortalecem a identidade cultural da cidade, mas também ampliam as perspectivas econômicas e sociais para seus habitantes. O futuro turístico de Garanhuns se desenha com cores vibrantes e promissoramente transformador.

INVESTIDORES APRESENTAM PLANO DE INJEÇÃO DE R$ 80 BI EM INFRAESTRUTURA AO MINISTRO SILVIO FILHO

Investidores Brasileiros Propõem Injeção de R$ 80 Bilhões em Infraestrutura: Novo Aeroporto em São Paulo no Horizonte
Associação MoveInfra Apresenta Ambicioso Plano ao Ministro de Portos e Aeroportos, Sinalizando Confiança no Mercado Nacional
Em um marco significativo para o setor de infraestrutura brasileiro, a associação de investidores MoveInfra surpreendeu o Ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, com um audacioso plano de investimento de R$ 80 bilhões. Este investimento maciço, representando os principais grupos do país, confirma o crescente interesse dos investidores em contribuir para o desenvolvimento e modernização da infraestrutura nacional.

Durante a reunião, realizada em Brasília, foi ressaltada a necessidade crítica de planejar a construção de um novo aeroporto em São Paulo, devido ao crescimento exponencial projetado para os próximos anos. Especialistas apontam que a atual capacidade aeroportuária pode não ser suficiente para lidar com o aumento da demanda.

O plano detalhado apresentado pela associação MoveInfra abrange uma ampla gama de setores, incluindo transporte, energia e telecomunicações. Com enfoque em projetos de alta relevância, como expansões portuárias e modernização de aeroportos existentes, o investimento promete alavancar a competitividade nacional e estimular o crescimento econômico.

A proposta da MoveInfra reforça a confiança dos investidores no potencial do Brasil como um destino atraente para investimentos em infraestrutura. Esse influxo de capital não apenas impulsionará a economia, mas também fortalecerá a capacidade do país de enfrentar desafios e aproveitar oportunidades globais.

O Ministro Silvio Costa Filho expressou sua gratidão pela iniciativa dos investidores, destacando a importância dessa colaboração público-privada para o progresso sustentável do país. Ele ressaltou que o governo está comprometido em facilitar o ambiente de negócios e em trabalhar em estreita colaboração com o setor privado para garantir o sucesso desses empreendimentos.

Os próximos passos incluem a análise detalhada dos projetos propostos, considerando os aspectos técnicos, ambientais e regulatórios. Espera-se que esse investimento massivo desencadeie uma nova era de avanços na infraestrutura brasileira, consolidando o país como um líder regional nesse campo.

O anúncio da associação MoveInfra representa não apenas um impulso para a economia, mas também um voto de confiança no potencial de crescimento e desenvolvimento sustentável do Brasil. Com o apoio dos investidores, o país está bem posicionado para enfrentar os desafios do futuro e prosperar em um cenário global cada vez mais competitivo.

LULA VOLTA AO TRABALHO APOS CIRURGIAS

Presidente Lula retorna às atividades após cirurgias: Agenda abrange chuvas em Santa Catarina, Oriente Médio e legislação no Congresso*
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do Partido dos Trabalhadores (PT), marcou sua primeira agenda oficial desde as cirurgias no quadril e nas pálpebras realizadas no final do mês passado. Participando por meio de videoconferência, o líder político abordou uma série de assuntos cruciais para o cenário nacional e internacional.

Um dos pontos centrais da reunião foi o agravamento das fortes chuvas em Santa Catarina. O presidente demonstrou preocupação com a situação, ressaltando a necessidade de medidas efetivas para minimizar os impactos e garantir o suporte necessário às comunidades afetadas.

O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) já está em ação, coordenando esforços com as autoridades locais para o gerenciamento da crise. Lula enfatizou a importância da colaboração entre os níveis de governo para garantir uma resposta eficaz e rápida.

Em um momento crucial para as relações internacionais, o presidente Lula discutiu a situação no Oriente Médio. O diálogo envolveu questões de segurança, estabilidade geopolítica e a necessidade de soluções diplomáticas para os desafios na região.

O assessor especial da Presidência para assuntos internacionais, Celso Amorim, contribuiu com análises fundamentadas, fornecendo insights sobre possíveis estratégias de engajamento diplomático.

O presidente Lula também abordou o andamento das matérias do Executivo no Congresso. Com uma pauta abrangente, que inclui reformas econômicas e políticas públicas essenciais, a discussão destacou a importância da articulação política para garantir a aprovação de projetos fundamentais para o país.

Participaram da reunião ministros de diferentes pastas, todos engajados na busca por consensos e na construção de um ambiente legislativo favorável.

O chefe do gabinete pessoal do presidente, Marco Aurélio Marcola, desempenhou um papel crucial na organização e condução da agenda, garantindo a fluidez das discussões e o cumprimento dos objetivos estabelecidos.

Em um retorno marcado por uma abordagem proativa e abrangente, o presidente Lula demonstrou sua dedicação em enfrentar os desafios atuais, reafirmando seu compromisso com o país e sua visão para um futuro progressista.


segunda-feira, 9 de outubro de 2023

ALVARO SE COMPROMETE A AUMENTAR PARCERIA ALEPE E FUNDAÇÃO ALTINO VENTURA

Alvaro Porto diz que Alepe vai se mobilizar para ampliar apoio à Fundação Altino Ventura
O presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Álvaro Porto, afirmou, nesta segunda-feira (09.10), que a Casa vai se mobilizar para contribuir cada vez mais com o trabalho da Fundação Altino Ventura (FAV). Durante visita às instalações da instituição, ele destacou que a Alepe reconhece e admira o trabalho desenvolvido pela fundação. “Sabemos da importância da Fundação, principalmente para a população do interior que aqui chega e é bem acolhida e tratada. Nem todos os deputados puderam vir hoje, mas vamos trabalhar para que cada deputado destine, este ano, R$ 200 mil em emenda parlamentar para a FAV”. 
De acordo com ele, o esforço pode resultar na conclusão de mais um andar destinado a atendimento de pacientes na sede da instituição, no bairro da Ipitanga, Zona Oeste do Recife. Este ano, Porto repassou R$ 300 mil em emendas para a FAV. E destinará igual valor em 2024. 

Prestes a completar 37 anos de atuação - na próxima sexta-feira, 13 - a FAV é uma instituição filantrópica, referência nacional e internacional na prestação de assistência clínica, cirúrgica e de emergência oftalmológica. Também oferece serviços de reabilitação auditiva e intelectual a pessoas com deficiências, além de fomentar ensino e pesquisas científicas na área em que atua. O atendimento é feito gratuitamente através do Sistema Único de Saúde (SUS).
Além do presidente da Alepe, participaram da visita os deputados Simone Santana, Sileno Guedes, Pastor Cleiton Collins, Diogo Morais, Alberto Feitosa, Joãozinho de Tenório e João Paulo Costa. Cerca de outros seis deputados enviarem representantes para o encontro. O superintendente de Saúde da Alepe, Wildy Ferreira, também esteve presente. O grupo foi recebido pelo presidente da entidade e pela presidente do conselho curador, respectivamente oftalmologistas Marcelo Ventura e Liana Ventura.

Por cerca de três horas, os parlamentares puderam ver de perto parte da estrutura e resultados do trabalho da fundação. A visita foi iniciada com café da manhã, seguida de exibição de vídeos institucionais. Acompanhado dos dirigentes da instituição, o grupo percorreu os edifícios Inácio Cavalcanti e Marcelo Ventura e conheceu as atividades do Centro de Reabilitação "Menina dos Olhos" - CER IV - FAV, a piscina de reabilitação, a capela, o setor de acolhimento, a ala de atendimentos gerais, o Bloco Cirúrgico, o Departamento de Cirurgia Refrativa e os andares inacabados (5º e 6º andar). 
Durante a saudação de boas-vindas, o presidente da FAV agradeceu o empenho dos parlamentares em colaborar com a entidade. Segundo ele, é meta da fundação, neste momento, fazer com que cirurgias refratárias, hoje consideradas mais estéticas e menos funcionais, sejam incluídas no SUS. “Muita gente em plena fase produtiva, tem a capacidade de trabalhar comprometida por conta de problemas na visão. A cirurgia, em muitos casos, recupera a saúde e o potencial de trabalho”. 

Por sua vez, Liana Ventura observou que seria difícil cada um dos pacientes atendidos agradecer aos parlamentares. Por isso fez questão de salientar que estava ali para externar gratidão em nome deles. “Não chegaríamos onde chegamos sem o apoio de vocês”, disse. 
NÚMEROS - Nestes 37 anos de atuação, a FAV realizou 19,2 milhões de procedimentos; 8,9  milhões de exames; 9,7 milhões de Consultas; 6,9 mil transplantes de córnea; 518 mil cirurgias; e formou 688 médicos oftalmologistas no Brasil, América Latina e Angola.

Já o Centro de Reabilitação atendeu, entre janeiro de 2022 e setembro de 2023, 16 mil pacientes e realizou 322,5 mil procedimentos médicos e terapêuticos; 19,6 mil consultas médicas; 84,7 mil consultas terapêuticas.

Fotos: Lucas Patrício 


Josué Nogueira, assessor de imprensa 

EDUARDO E LULA DA FONTE, JUNTOS COM JEFERSON TIMÓTEO ENDOSSAM CANDIDATURA DE TIÃO BARROS EM RIO FORMOSO

Eduardo com Lula da Fonte e Jeferson Timóteo, oficializam apoio à pré-candidatura de Tião Barros, vice-prefeito de Rio Formoso, para a prefeitura do município
Os deputados federais Eduardo e Lula da Fonte, e os deputado estaduais, Jeferson Timóteo e Pastor Cleiton Collins, oficializaram apoio à pré-candidatura de Tião de Barros, vice-prefeito de Rio Formoso, para a prefeitura do município. Os líderes do Progressistas (PP) em Pernambuco, estão focados em expandir a presença do partido no estado, com o objetivo de lançar mais de 80 candidaturas nas eleições de 2024. 

"Rio Formoso possui diversas oportunidades que requerem uma exploração eficaz em prol de seu povo. Para alcançar esse objetivo, é fundamental contar com gestores dedicados à cidade, como o vice-prefeito, Tião Barros, que está pronto para assumir a gestão e impulsionar o desenvolvimento e a mudança necessários para o progresso do município. Estamos cientes do árduo trabalho de Tião em favor dos habitantes de Rio Formoso, e temos total confiança em sua habilidade administrativa, exatamente o que a cidade precisa," disse o deputado federal, Eduardo da Fonte.

Tião Barros, atual vice-prefeito, possui um histórico político sólido, tendo ocupado cargos como vereador e Secretário de Agricultura e Meio Ambiente. O vice-prefeito enfatizou que o apoio dos deputados Eduardo e Lula da Fonte, e Jeferson Timóteo, desempenha um papel fundamental no desenvolvimento de Rio Formoso. 

“O anseio da população por uma mudança na direção administrativa é evidente e claro. No último ano, perdemos 3.700 residentes devido à falta de oportunidades de emprego, ressaltando a necessidade de aproveitarmos nosso vasto potencial turístico, que inclui belezas naturais, manguezais, gastronomia e cultura. Devemos promover o turismo de forma a atrair os visitantes, que já passam por nossa cidade a caminho de Carneiros e Maragogi, permitindo que deixem recursos que impulsionem a criação de empregos e a geração de renda," declarou o vice-prefeito.

O apoio à pré-candidatura de Tião Barros representa um passo significativo no cenário do município com perspectivas para renovação e progresso de Rio Formoso.

RAQUEL RECEBERÁ MINISTRO FLAVIO DINO NESTA QUARTA

Anúncio Futuro: Governadora Raquel Lyra e Ministro Flávio Dino Anunciarão Investimentos e Pronasci 2 em Pernambuco
Na manhã de quarta-feira, 11 de outubro de 2023, a governadora Raquel Lyra receberá o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, em um evento de grande importância para Pernambuco. A Arena Pernambuco, localizada em São Lourenço da Mata, será o palco escolhido para a cerimônia que marcará a implantação do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania, conhecido como Pronasci 2, e do Programa de Ação na Segurança (PAS).

Essas duas iniciativas serão o resultado de uma colaboração entre o governo federal e os estados, e terão como objetivo fortalecer a segurança pública em Pernambuco, contribuindo para a redução da violência e a promoção da cidadania. Durante o evento, o Ministério da Justiça e Segurança Pública apresentará os detalhes dos investimentos que serão destinados ao combate à violência no estado.

A importância desse anúncio não pode ser subestimada, uma vez que a segurança pública é uma das principais preocupações em todo o país. A parceria entre o governo estadual e o governo federal demonstrará o compromisso em buscar soluções eficazes para enfrentar esse desafio.

A governadora Raquel Lyra destacará a relevância desses programas para Pernambuco, enfatizando que eles fortalecerão a capacidade do estado em promover a segurança dos cidadãos e a convivência pacífica nas comunidades. Ela ressaltará a importância da cooperação entre os diferentes níveis de governo para alcançar esse objetivo.

O Pronasci 2 e o PAS representarão um passo significativo na busca por uma sociedade mais segura e justa em Pernambuco. Os investimentos anunciados prometerão impactar positivamente a realidade da segurança pública no estado e, consequentemente, a qualidade de vida dos pernambucanos.

O evento contará com a presença da imprensa, que terá a oportunidade de acompanhar de perto os detalhes dessas importantes iniciativas. O credenciamento da imprensa será divulgado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, evidenciando a transparência e o compromisso em informar a sociedade sobre as ações governamentais.

Em resumo, a cerimônia de lançamento do Pronasci 2 e PAS em Pernambuco marcará um momento relevante na busca por soluções para os desafios da segurança pública no estado. A parceria entre a governadora Raquel Lyra e o ministro Flávio Dino prometerá trazer resultados positivos e melhorias significativas para a população pernambucana.

Na Lupa Segunda 09/10/23, Blog do Edney


BLOG DO EDNEY
NA LUPA 🔎 


Por Edney Souto 


COM EXTRA DE FPM MUNICÍPIOS TERÃO MAIS DINHEIRO PARA FECHAR O ANO CONTÁBIL DE 2023

Com a recomposição do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), os prefeitos não poderão mais alegar dificuldades financeiras como justificativa para a falta de políticas públicas adequadas nos municípios espalhados pelo Brasil. O FPM é uma importante fonte de recursos para os municípios, sendo composto por uma parcela do Imposto de Renda (IR) e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). Com a recomposição desse fundo, os gestores municipais terão mais recursos disponíveis para investir em áreas como saúde, educação, infraestrutura e segurança. Sabemos que nos últimos houve até encontro promovido pela CNM (Confederação Nacional dos Municípios) para pressionar o governo federal por recursos financeiros. Deu certo e os cofres ficarão abarrotados de dinheiro pra finalizar o ano em curso. Vamos passar A LUPA. 
SEM PLANEJAMENTO- Caro leitor se faz importante dizer que a falta de recursos não é o único obstáculo enfrentado pelos prefeitos. A gestão pública requer competência, planejamento e comprometimento por parte dos gestores. É necessário que os prefeitos tenham uma visão estratégica e implementem políticas públicas eficientes, que atendam às necessidades da população e promovam o desenvolvimento sustentável dos municípios.
COVID 2020/2021 - sabe-se que a reeleição dos prefeitos não será garantida apenas pela disponibilidade de recursos, mas sim pela capacidade de gestão e pela efetividade das políticas públicas implementadas. A população está cada vez mais exigente e consciente de seus direitos, e espera que os gestores municipais sejam capazes de solucionar os problemas e melhorar a qualidade de vida da comunidade. É importante destacar que a pandemia de Covid-19 trouxe desafios adicionais para os prefeitos das gestos 2017-2020 e ainda de alguma forma atingiu também as gestões, embora em menor potencial, de 2021 até agora. Muitos gestores tiveram que lidar com a falta de recursos, o aumento da demanda por serviços de saúde e a necessidade de implementar medidas de prevenção e combate ao vírus. Além disso, a crise econômica gerada pela pandemia afetou diretamente as finanças municipais, tornando ainda mais desafiadora a tarefa de governar.
DESTAQUE - No entanto, mesmo diante dessas dificuldades, há prefeitos que se destacaram pela eficiência na gestão durante a pandemia. João Campos e Eduardo Paes do Rio de Janeiro são dois exemplos de eficiência. Esses gestores conseguiram implementar medidas eficazes de combate ao vírus, garantir o funcionamento dos serviços essenciais e apoiar a população mais vulnerável. Esses prefeitos têm grandes chances de serem reeleitos, pois demonstraram competência e comprometimento com o bem-estar da comunidade.
CNM INFORMA - As perdas ocorridas de julho a setembro no Fundo de Participação dos Municípios (FPM) serão recompostas pela União. Atendendo a um dos pleitos da Confederação Nacional de Municípios (CNM) e dos mais de três mil gestores locais que se mobilizaram em Brasília por soluções para a crise financeira vivida nas cidades, o Senado aprovou, na noite desta quarta-feira, 4 de outubro, o Projeto de Lei Complementar (PLP) 136/2023. Agora, o texto vai à sanção. As informações são da própria CNM. 
DINHEIRO EXTRA - Portanto, a recomposição do FPM certamente trará alívio financeiro para os municípios, possibilitando a implementação de políticas públicas mais eficientes. No entanto, os prefeitos não poderão se acomodar apenas com a disponibilidade de recursos. É necessário que eles se empenhem em desenvolver uma gestão competente, transparente e comprometida com o interesse público. Somente assim poderão garantir a reeleição e o reconhecimento da população. Os ex-gestores de 2016/2020 estarão de volta a cena política e poderão ser uma pedra no sapato de muitos prefeitos em 2024. É preciso um olho no padre e outro na missa. É isso ai.