quarta-feira, 18 de outubro de 2023

DEPUTADOS ESTADUAIS DERRUBAM VETOS DE RAQUEL, VEJA COMO VOTOU CADA UM

Em uma sessão marcada pela intensa discussão, os deputados da Assembleia Legislativa de Pernambuco analisaram os vetos parciais propostos pela governadora Raquel Lyra ao Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) nesta terça-feira (17). O texto, previamente aprovado em setembro com alterações propostas pelos parlamentares, teve determinados trechos, principalmente aqueles referentes às verbas parlamentares, alvo de veto.

A comissão se reuniu na manhã de terça-feira com a expectativa de definir os rumos do assunto em uma reunião às 11h. Caso houvesse consenso, a pauta iria para o Plenário, caso contrário, seria adiada para a próxima semana. No entanto, como a matéria já estava agendada na ordem do dia, os deputados optaram por discutir o assunto imediatamente.

O veto parcial foi justificado pela governadora como uma medida baseada em inconstitucionalidade e contrariedade ao interesse público. O PLDO nº 944/2023, que delineia as diretrizes orçamentárias do Estado de Pernambuco para 2024, foi analisado à luz dos artigos 37, inciso XX; 123, § 2º; 124, § 1º, inciso I, com a redação dada pela Emenda Constitucional nº 31, de 2008; e 131, da Constituição do Estado de Pernambuco.

Com um quórum formado, os parlamentares foram ao painel e o resultado foi claro: 30 votos a favor da derrubada do veto contra 10 pela sua manutenção.

O presidente da Alepe, Álvaro Porto, expressou sua frustração ao afirmar: "Tentamos vários acordos, esperamos posicionamento do Governo do Estado, mas infelizmente os acordos que chegaram a essa Casa não foram favoráveis".

Os deputados que votaram pela manutenção dos vetos foram: Antônio Moraes (PP), Débora Almeida (PSDB), Franz Hacker (PSB), Izaias Régis (PSDB), Jarbas Filho (MDB), João Paulo (PT), Joãozinho Tenório (Patriotas), Joaquim Lira (PV), Renato Antunes (PL) e Socorro Pimentel (União).

Já os parlamentares que votaram contra a manutenção dos vetos foram: Abimael Santos (PL), Adalto Santos (PP), Aglailson Victor (PSB), Álvaro Porto (PSDB), Claudiano Martins Filho (PP), Cleber Chaparral (União), Coronel Alberto Feitosa (PL), Dani Portela (PSOL), Delegada Gleide Ângelo (PSB), Doriel Barros (PT), Édson Vieira (União), Eriberto Filho (PSB), Fabrizio Ferraz (SD), Francismar Pontes (PSB), Gilmar Júnior (PV), Gustavo Gouveia (SD), Henrique Queiroz Filho (PP), Jefferson Timóteo (PP), João de Nadegi (PV), João Paulo Costa (PCdoB), Joel da Harpa (PL), José Patriota (PSB), Kaio Maniçoba (PP), Lula Cabral (SD), Nino de Enoque (PL), Pastor Cleiton Collins (PP), Pastor Júnior Tercio (PP), Rodrigo Farias (PSB), Sileno Guedes (PSB) e William Brigido (Republicanos).

Com o veto derrubado, a Assembleia Legislativa de Pernambuco define novos rumos para a elaboração do orçamento do Estado em 2024. Este episódio político é um marco na busca pela definição dos interesses públicos e constitucionais, sinalizando a importância do diálogo entre o legislativo e executivo na tomada de decisões orçamentárias.

BISPO E 4 PADRES DEIXAM DE FREQUENTAR CIDADE POR SEREM AMEAÇADOS DE MORTE

O bispo titular da Diocese de Crateús, Dom Ailton Menegussi e os padres Elton, Neto, Thalys e Damácio da mesma diocese vivem dias de tensão após serem ameçados de morte, em Tauá. A informação foi divulgada durante o encerramento da Festa de Nossa Senhora do Rosário, no município de Tauá, no interior do Ceará.

De acordo com o padre Géu, paróco da comunidade, o bispo, e outros quatro sacerdotes da região não frequentaram a comunidade durante este ano em decorrência de supostas ameaças de morte. Ainda, segundo religioso, as ameaças já eram conhecidas da população há alguns meses.

“Todos vocês já perceberam que esse ano, Dom Ailton não veio à Tauá, em nenhuma ocasião e queria também estar conosco nessa hora da Festa. Não é novidade para a cidade e para o Município, porque esta conversa é encontrada em toda esquina. Dom Ailton não vem à Tauá este ano, porque está ameaçado de morte aqui, juntamente com 4 padres da Diocese, Elton, Neto, Thallys (que já atuou na Paróquia de Tauá) e Damácio“, afirmou o padre.

Sem dar mais detalhes sobre o acontecido, padre Géu confessou que era chegada a hora de anunciar o fato publicamente.

“Nós passamos o ano inteiro sem dar uma palavra a cerca dessa situação, mas chegou a hora em que precisamos assumir publicamente essa situação, para que vocês escutassem da nossa boca“, disse.

Também no comunicado, padre Géu afirmou que não iria dar entrevistas sobre o assunto e que não lhe caberiam conversas sobre o tema.

“Não é da nossa competência“, afirmou o religioso.

Até o momento, nenhum comunicado da Diocese foi emitido falando sobre o assunto ou sobre as motivações das ameaças.

Repercussão

Por meio de nota divulgada em seu perfil oficial do instagram, a prefeita do município de Tauá, Patrícia Aguiar repudiou as ameças aos religiosos e se solidarizou com as vítimas.

“Como Prefeita de Tauá e cristã da Igreja Católica registro a minha INDIGNAÇÃO pelas injustas ameaças feitas contra a vida do Bispo D. Ailton, da Diocese Crateús, e aos Padres Talles, Elton, Neto e Damásio, e, ao mesmo tempo, presto a mais absoluta SOLIDARIEDADE aos mesmos. O Bispo D. Ailton representa o Papa Francisco na nossa Diocese e realiza um grandioso trabalho na sua missão de santificar, ensinar, evangelizar e governar a nossa Igreja. Esperamos que a Justiça seja feita para que seja combatido esses atos de extrema insensatez“, completou a prefeita.

Por g1 CE

Na Lupa Quarta 18/10/23, Blog do Edney


BLOG DO EDNEY
NA LUPA 🔎 


Por Edney Souto


HOJE, JOÃO CAMPOS NAVEGA EM CÉU DE BRIGADEIRO PERANTE A FRAGILIDADE OPOSITORA

Nas eleições municipais do Recife em 2024, o atual prefeito João Campos (PSB) surge como favorito, beneficiado por uma oposição fragmentada e enfraquecida, conforme apontado pelas pesquisas DataTrends. A popularidade do gestor recifense, aliada à falta de uma liderança unificadora na oposição, cria um desafio considerável para qualquer tentativa de rivalizar com sua candidatura.

CENÁRIO ATUAL - A oposição na capital pernambucana se encontra em uma posição vulnerável, sem um nome de peso capaz de atrair um amplo espectro de eleitores. A ausência de uma liderança consolidada aumenta a probabilidade de fragmentação entre as correntes opositores, diminuindo as chances de uma candidatura competitiva.

A FAVOR DE JOÃO - Além do modelo de gestão implementado, a postura proativa de João Campos nas redes sociais e a eficaz comunicação das ações de seu governo contribuem para sua alta aprovação, avaliada em impressionantes 75%. Esses elementos, somados à falta de uma ameaça substancial da oposição, solidifica sua posição como o protagonista incontestável na corrida eleitoral de 2024.

POSSÍVEIS ADVERSÁRIOS - Até o momento, o ex-prefeito João Paulo Lima (PT) surge como o principal concorrente, com 12,2% das intenções de voto. No entanto, seu posicionamento unilateral em favor de uma candidatura própria do PT pode gerar divisões no partido e enfraquecer suas chances de rivalizar com João Campos. Durante o dia de ontem João Paulo jogou a toalha, talvez até por a pesquisa e declarou apoio a João Campos.
PRETENDENTES - O ex-ministro do Turismo, Gilson Machado Neto (PL), apesar de ter sido escolhido como pré-candidato do Partido Liberal, registrou apenas 2% de intenções de voto, indicando uma dificuldade em ganhar tração eleitoral. Nomes como Daniel Coelho (Cidade) e Priscila Krause (Cidadania) aparecem como alternativas mais competitivas.

REDE E PSOL - Túlio Gadêlha e Dani Portela, representantes da federação Rede Sustentabilidade/PSol, enfrentam dificuldades em se destacar na disputa, com índices abaixo de 2%. Isso sugere um possível esvaziamento da segunda via à esquerda, o que fortalece a posição de João Campos.

TÁ TRANQUILO - A menos de um ano das eleições, João Campos se encontra em uma posição favorável, com uma gestão bem-avaliada e uma aprovação sólida. A oposição, por sua vez, enfrenta desafios consideráveis, com a necessidade urgente de encontrar uma liderança capaz de unificar forças e apresentar uma plataforma consistente. A menos que ocorram mudanças significativas nos próximos meses, João Campos segue como o candidato a ser batido em 2024. É isso aí!

terça-feira, 17 de outubro de 2023

RAQUEL ANUNCIA NOVIDADES SOBRE O CONCURSO DA POLÍCIA CIVIL DE PERNAMBUCO

A governadora Raquel Lyra (PSDB) usou as redes sociais na última segunda-feira (16) para revelar novidades sobre o concurso público da Polícia Civil de Pernambuco (PCPE)

De acordo com a publicação, as provas do certame serão realizadas no mês de fevereiro de 2024. A data exata, porém, só será divulgada no edital do concurso, que ainda não foi publicado.

Segundo Raquel, outras novidades sobre o concurso serão divulgadas ainda nesta semana, ou seja, até a próxima sexta-feira (20). A tucana, entretanto, não revelou quais informações serão compartilhadas.

A expectativa da bolha concurseira é que ela revele a data de publicação do edital e a banca organizadora do certame da PCPE, uma vez que o governo revelou, na semana passada, essas mesmas informações relacionadas ao concurso da PM e do Corpo de Bombeiros.

Para o concurso da Polícia Civil, são previstas 445 vagas, sendo 250 para agentes, 150 para escrivães e 45 para delegados.

"Concurseiros, mulheres e homens dispostos a transformar a segurança pública de Pernambuco, caprichem no estudo, viu?", provocou a governadora, em publicação nas redes sociais.

Concurso PMPE

Na semana passada, o governo de Pernambuco anunciou que o edital do concurso da Polícia Militar de Pernambuco e do Corpo de Bombeiros será publicado até o dia 13 de novembro de 2023.

A gestão Raquel Lyra também revelou que a empresa responsável pelo certame será o Instituto AOCP. A contratação da empresa foi publicada no Diário Oficial do Estado, e o valor do contrato é de R$ 13.300.000,00 (treze milhões e trezentos mil reais), sem licitação.

De acordo com a administração estadual, o concurso da PM e dos Bombeiros terá 3.3.60 vagas e as provas serão realizadas na segunda quinzena de janeiro de 2024, em Recife, Caruaru e Petrolina.

A maior parte das vagas (2.400) será para Praça da Polícia Militar. Haverá ainda 600 vagas para Praça do Corpo de Bombeiros Militar, 300 para Oficial da Polícia Militar e 60 Oficial do Corpo de Bombeiros Militar.

EX-PRIMEIRA DAMA DESPONTA COMO CANDIDATA EM TACAIMBÓ

Em meio às discussões políticas ferventes em Tacaimbó, um nome vem ganhando destaque para a corrida eleitoral de 2024: Joelda Pereira, ex-primeira dama e esposa do renomado ex-prefeito Washington. Com o fim do mandato do atual prefeito Álvaro Marques (PT) se aproximando, a indicação de Joelda como sucessora surge com grande intensidade, prometendo uma nova perspectiva para o município.

Washington, figura emblemática na política local, é um empresário bem sucedido que deixou uma marca indelével em Tacaimbó durante seu mandato como prefeito. Seu retorno à cena política tem sido cada vez mais solicitado, sinalizando um forte desejo da comunidade de tê-lo de volta como protagonista nesse processo crucial para o futuro da cidade.

Joelda, com sua experiência como ex-primeira dama e os laços estreitos com Washington, emerge como uma candidata promissora para liderar Tacaimbó em 2024. Sua presença no cenário político local e seu compromisso com as causas que afetam a comunidade a colocam em uma posição privilegiada para ser a escolha natural de Álvaro Marques para a sucessão.

A trajetória de Joelda como ex-primeira dama a coloca em contato direto com as necessidades e aspirações da população de Tacaimbó. Seu envolvimento em projetos sociais e comunitários, aliado ao seu profundo conhecimento das dinâmicas locais, a credencia como uma líder capaz de enfrentar os desafios que o município enfrenta.

Ao assumir a responsabilidade de liderar Tacaimbó, Joelda enfrentará uma série de desafios, desde a gestão de recursos até a implementação de políticas que beneficiem a população. A comunidade está ansiosa para ver como ela irá abordar questões cruciais, como saúde, educação e desenvolvimento econômico.

A ascensão de Joelda Pereira como um nome forte na política de Tacaimbó representa uma potencial transformação no cenário político local. Com a confiança do prefeito Álvaro Marques e o apoio da comunidade, ela poderá moldar o futuro de Tacaimbó de maneira significativa. Resta aguardar os próximos capítulos dessa narrativa política que promete trazer novas perspectivas e soluções para o município.

PREFEITA DE SERRA ASSINA DECRETO REDUZINDO PRÓPRIO SALÁRIO, DO VICE, SECRETÁRIOS E CARGOS DE CONFIANÇA

Prefeita de Serra Talhada assina decreto reduzindo seu próprio salário, do vice-prefeito, secretários e cargos de confiança
 Com a finalidade de reduzir despesas da administração pública e enfrentar as dificuldades impostas com a queda do repasse de FPM e do ICMS, a prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado (PT), assinou um decreto, nesta segunda-feira, reduzindo seu próprio salário, o do vice-prefeito Márcio Oliveira, de secretários municipais e executivos, diretores de órgãos, além de cargos de confiança. O decreto também prevê a adoção de medidas para redução de, no mínimo, 30% (trinta por cento) das despesas de custeio da máquina pública.

Os cortes com pessoal são escalonados da seguinte forma: 20% de redução no subsídio da prefeita;  15% do vice-prefeito, 13% de secretários, Procurador-Geral,  Diretores/Presidentes/Superintendente de Autarquias e Fundações Públicas, Tesoureiro do Município, Tesoureiros das Secretarias de Saúde e Educação; 10% dos Secretários Executivos, Procurador-Geral Adjunto, Comandante da Guarda Municipal e do Tesoureiro da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania ; 8% para cargos em comissão com remuneração superior a R$ 3.000,00, e 5% para cargos em comissão com remuneração inferior a R$ 3.000,00.

O decreto determina que a gestão deve reduzir suas despesas com pessoal, em pelo menos, em 20%, com suspensão de gratificações, cancelamento de contratos por excepcional interesse público, desde que não prejudique a continuidade dos serviços essenciais; e proibição de horas extras.

Também estão suspensas a concessão de diárias para Prefeita, Vice-Prefeito, Secretários, demais cargos em comissão, exceto para cobrir despesas com locomoção, alimentação e hospedagem para outro estado.

O texto assinado pela prefeita prevê ainda que as despesas com aquisição de material de consumo e outros serviços poderão ser incluídos nas medidas de contenção, restringindo-as ao mínimo indispensável ao seu bom funcionamento, evitando gastos desnecessários ou considerados adiáveis.

Também foi determinado o bloqueio de ligação de telefones fixos para telefones celulares, exceto em casos excepcionais.

O decreto também determina que todas as repartições públicas municipais terão seus horários de expediente reduzidos em 1 (uma) hora, exceto os serviços, ações e atividades que tenham horários fixados, como escolas.

“Nosso objetivo é que a Prefeitura de Serra Talhada tenha condições de manter seus compromissos, honrando o salário dos servidores e o bom funcionamento da máquina pública. Nós sabemos que praticamente todas as cidades estão enfrentando problemas por conta do FPM e ICMS e precisamos adequar nossas despesas. Temos a consciência que é algo temporário e vamos passar por esse momento juntos, na certeza de que vamos manter o bom funcionamento dos serviços públicos”, afirmou Márcia Conrado.

APÓS PESQUISA, JOÃO PAULO AGORA DECLARA APOIO A JOÃO CAMPOS

Em um cenário político surpreendente na capital pernambucana, o deputado estadual João Paulo (PT), que anteriormente defendia veementemente uma candidatura própria do Partido dos Trabalhadores à Prefeitura do Recife em 2024, deu uma guinada de 180 graus em sua estratégia. Poucas horas após a divulgação de uma pesquisa do Instituto DataTrends, que mostrou o prefeito João Campos (PSB) liderando com 55,2% das intenções de voto e uma sólida aprovação de 75% de sua gestão, João Paulo anunciou seu "apoio incondicional" à reeleição de João Campos.

Em uma entrevista à Rádio Folha FM, o ex-prefeito do Recife explicou que essa mudança de postura se deveu ao fortalecimento de um setor interno do PT que agora defende a manutenção da aliança com o PSB. O deputado petista afirmou que o partido caminhará ao lado do atual prefeito, independentemente de ocupar ou não a vaga de vice na chapa.

Segundo a pesquisa do DataTrends, João Paulo Lima ocupa a segunda posição na disputa pela Prefeitura do Recife, com 12,2% das intenções de voto. Os números sugerem que, se as eleições fossem hoje, a tendência seria a reeleição de João Campos ainda no primeiro turno.

Essa reviravolta política no Recife promete agitar a corrida eleitoral de 2024 e reforça a importância das alianças partidárias na política brasileira.

DUPLICAÇÃO DA BR-423 NA PAUTA DO SENADOR FERNANDO DUEIRE

Na busca por melhorias na infraestrutura viária de Pernambuco, a requalificação e duplicação da BR-423 entre as cidades de São Caetano e Garanhuns estão se aproximando de um importante marco. O senador Fernando Dueire (MDB) e o superintendente do DNIT em Pernambuco, Bruno Bittencourt, discutiram recentemente os avanços e desafios desse projeto vital para a região.

Os primeiros 20 km até a cidade de Cachoeirinha já estão avançando, com projetos geométricos, terraplanagem e drenagem aprovados. O próximo passo é a obtenção das licenças ambientais pela CPRH, um sinal claro de compromisso com a sustentabilidade. A expectativa é que a ordem de serviço para o início efetivo das obras seja dada até o final do próximo mês.

O senador Dueire demonstrou um compromisso sólido com o desenvolvimento dessa importante via de transporte e definiu um cronograma de trabalho em conjunto com o DNIT. Isso garantirá que o andamento das obras seja acompanhado de perto, assegurando que os benefícios da requalificação da BR-423 sejam alcançados com eficiência e transparência.

À medida que o projeto avança, há uma crescente expectativa entre os residentes locais, comerciantes e viajantes que dependem dessa rota para suas atividades diárias. A requalificação da BR-423 promete não apenas melhorar a mobilidade, mas também impulsionar o desenvolvimento econômico da região.

Aguardamos com interesse o início dessas obras e o impacto positivo que elas trarão à comunidade e à infraestrutura de transporte de Pernambuco.