quinta-feira, 3 de outubro de 2024

PERNAMBUCO VAI INVESTIR MAIS DE R$ 6 MILHÕES NA SEGURANÇA DAS ELEIÇÕES EM PERNAMBUCO

A Secretaria de Defesa Social (SDS) de Pernambuco está promovendo um expressivo reforço nas ações de segurança pública para garantir que o pleito eleitoral de outubro ocorra de maneira tranquila em todo o Estado. Com um aumento de 19,15% em relação ao investimento feito nas eleições municipais de 2020, serão alocados R$ 6,7 milhões nas operações que visam assegurar que os 7.152.871 eleitores de Pernambuco possam exercer seu direito ao voto em um ambiente seguro. Ao todo, a operação conta com 37.491 postos de trabalho adicionais, incluindo policiais militares, civis, bombeiros, agentes da Defesa Civil e da Corregedoria, com a atuação distribuída em todas as regiões do Estado, do Litoral ao Sertão.

O planejamento da operação começou ainda em agosto e mobiliza as principais forças de segurança pública, com a SDS trabalhando de maneira integrada com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE/PE), a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), entre outros parceiros. O esquema prevê a presença ostensiva das forças de segurança não apenas nos locais de votação, mas também nos cartórios eleitorais, pontos de apuração de votos, vias públicas e terminais de passageiros, em uma operação que se estende por todas as 184 cidades do Estado. Apenas no "Dia D", 06 de outubro, mais de 10 mil profissionais estarão em campo, reforçando o policiamento nas áreas urbanas e rurais de Pernambuco.

No comando dessas operações estão os Centros Integrados de Comando e Controle (CICCs), instalados nas cidades de Recife, Caruaru e Serra Talhada, de onde serão coordenadas todas as ações de policiamento e monitoramento. Nessas unidades, câmeras municipais e drones enviarão imagens em tempo real para auxiliar as equipes na vigilância dos locais estratégicos. Esses centros permitirão uma coordenação precisa e eficaz, sendo o ponto de convergência das diversas ações de monitoramento e fiscalização durante o processo eleitoral.

As forças de segurança estão atuando em várias frentes para garantir a normalidade do pleito. A Polícia Militar está encarregada do policiamento ostensivo, realizando operações integradas que incluem a escolta das urnas eleitorais e patrulhas nas áreas próximas aos locais de votação. A Polícia Civil, por sua vez, estará presente em todas as cidades pernambucanas, com delegacias de plantão funcionando durante todo o final de semana eleitoral, incluindo cinco delegacias seccionais e a Central de Plantão no Recife. O Corpo de Bombeiros também faz parte dessa operação, com suas equipes prontas para atuar em situações de emergência, como resgates e atendimento pré-hospitalar, além de desempenhar atividades técnicas relacionadas à segurança e prevenção.

A Polícia Científica também terá um papel crucial, atuando nos seus institutos regionais e reforçando as equipes do Instituto de Criminalística (IC) e do Instituto de Medicina Legal (IML), além de prestar suporte direto nas operações coordenadas a partir dos CICC´s. Agentes da Defesa Civil estarão presentes nos principais centros de comando para atuar em emergências, caso necessário. A Corregedoria, responsável pela fiscalização de condutas no período eleitoral, estará em campo realizando diligências e acompanhando possíveis denúncias. Além disso, a Ouvidoria estará ativa, com equipes itinerantes no Agreste, promovendo o atendimento de eleitores e mediando questões que possam surgir durante o processo eleitoral.

Outro destaque da operação será o apoio aéreo proporcionado pelo Grupamento Tático Aéreo (GTA), que utilizará helicópteros para sobrevoar as principais regiões do Estado, incluindo a Zona da Mata, Agreste e Sertão, garantindo uma resposta rápida em caso de necessidade.

ALESSANDRA VIEIRA LEVA MULTA DO TRE EM SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE

Na manhã desta quarta-feira (02), a Justiça Eleitoral voltou a penalizar Alessandra Vieira, candidata a prefeita de Santa Cruz do Capibaribe pelo Partido Liberal (PL), por descumprimento de uma ordem judicial. A situação envolve publicações feitas por Alessandra em suas redes sociais, nas quais faz referência a um tio do seu adversário político, Helinho Aragão, candidato pelo Partido Social Democrático (PSD). A Justiça Eleitoral já havia determinado que a candidata removesse tais postagens, o que não foi atendido dentro do prazo estabelecido.

O caso, que atrai a atenção do cenário político local, ganhou novos desdobramentos após a insistência de Alessandra em manter as publicações, contrariando a decisão judicial. Diante desse descumprimento, a Justiça não hesitou em aplicar uma multa no valor de R$ 11 mil à candidata. O episódio demonstra a seriedade com que o Tribunal Regional Eleitoral vem tratando questões relacionadas à propaganda eleitoral irregular e à utilização das redes sociais como ferramenta de ataque entre candidatos.

O contexto da multa envolve não apenas a insistência da candidata em manter os conteúdos ofensivos, mas também o embate acirrado entre as duas principais forças políticas da cidade. A disputa entre Alessandra e Helinho Aragão tem sido marcada por trocas de acusações e ataques pessoais, refletindo o clima tenso que permeia a campanha eleitoral de Santa Cruz do Capibaribe. Nesse sentido, a decisão judicial é vista como um esforço para equilibrar o debate público e garantir que o processo eleitoral ocorra dentro das normas estabelecidas, sem o uso de estratégias que possam ferir a integridade dos candidatos.

Além da multa já aplicada, a Justiça Eleitoral reforçou a determinação de que Alessandra Vieira remova a postagem em questão, estipulando um novo prazo de 24 horas para que a medida seja cumprida. Caso isso não aconteça, a candidata poderá ser alvo de novas sanções, com a imposição de multas diárias. Essa decisão amplia a pressão sobre a campanha da candidata do PL, que agora se encontra sob risco de penalizações mais severas, caso persista em ignorar as determinações judiciais.

A situação de Alessandra Vieira reflete um dos principais desafios enfrentados por candidatos em tempos de campanha eleitoral: o controle e o uso responsável das redes sociais. As plataformas digitais têm se tornado palco de intensa disputa política, com a disseminação rápida de informações e, muitas vezes, o uso dessas ferramentas para ataques pessoais. Contudo, o episódio envolvendo a candidata demonstra que, embora as redes ofereçam um espaço amplo para a comunicação com o eleitorado, também exigem um nível de responsabilidade que, se não respeitado, pode acarretar consequências jurídicas significativas.

O clima eleitoral em Santa Cruz do Capibaribe segue tenso, com ambos os candidatos buscando consolidar suas campanhas em meio a essas polêmicas. Enquanto Alessandra enfrenta as penalidades impostas pela Justiça Eleitoral, Helinho Aragão segue focado em sua campanha, buscando aproveitar o desgaste de sua adversária. O cenário político local deve continuar a se desenrolar sob a observação atenta da Justiça e do eleitorado, especialmente com a proximidade das eleições.

FOTO DE SILENO COM ADVERSÁRIO REPERCUTE EM PANELAS

NOTA DE ESCLARECIMENTO SOBRE FOTO COM DEPUTADO SILENO GUEDES: 
O deputado referido, além de infeliz, foi infantil e desonesto. Mostra como o pior da política, lamentavelmente, puxa o melhor da política para baixo. 

Não chamei Sileno para fazer o “L” ou me manifestei em nenhuma ocasião alegando que ele me apoiava. Estávamos em um evento do candidato Léo Ramos (PSB) em Jurema , na ocasião, eu havia sido convidado por Clodoaldo Magalhães (inclusive todos tiramos fotos juntos e fizemos o “L” de “Léo Ramos” assim como em algumas ocasiões fiz o “40” do mesmo candidato. 

Pedi para tirar uma foto com o Deputado unicamente por respeito, não somente ao cargo dele, mas pela presença constante dele no município, algo que independente do lado político precisa ser reconhecido e estimulado. Todavia, a fala do Deputado Sileno Guedes, dita em Cruzes-PE e repercutida por esta emissora, jogou desrespeitosa e desnecessariamente essa consideração por terra. É lamentável que alguém com um cargo tão elevado não compreenda que as divergências políticas locais não devem interferir ou causar ruídos entre os cidadãos, em especial, os que buscam mudança através da política. 

Fui cortês e educado. Eu agi com diplomacia e alegria ao me dirigir ao Deputado, não obstante, ele tratou um representante do legislativo, candidato a prefeito no município com desrespeito ao insinuar uma situação que não existiu. É como diz a corda do ditado: ela arrebenta pelo lado mais fraco, ou seja, cada um dá o que tem.

— Pierre Logan (Vereador: mandato 2021-2024, Advogado,  candidato a Prefeito - eleições 2024)

AEROPORTOS DO NORDESTE RECEBEM INCENTIVOS FISCAIS DA SUDENE

Os investimentos reportados pela empresa em seis unidades da Região foram de R$ 933,8 milhões
O aeroporto da capital pernambucana, administrado pela Aena, teve o pedido de incentivo fiscal aprovado pela Diretoria Colegiada da Sudene nesta quarta-feira (2). A empresa reportou um investimento de R$ 517 milhões na unidade do Recife desde que assumiu a concessão em 2019. Esta é a sexta aprovação de pleitos da companhia relacionados à infraestrutura aeroportuária. Além do Recife, foram beneficiadas as unidades de Aracaju (SE), Bayeux (PB), Campina Grande (PB), Maceió (AL), Juazeiro do Norte (CE).

De acordo com o superintendente da Sudene, Danilo Cabral, os incentivos fiscais são muito importantes para atrair e assegurar investimentos privados nos 11 estados da área de atuação da Autarquia. “Nossa Região ainda precisa avançar na competitividade, com melhorias em infraestrutura, por exemplo. Então, esse instrumento financeiro são um forte atrativo para os empreendedores enquanto não temos as mesmas condições de outras regiões brasileiras”, afirmou.

No total, a Aena declarou investimentos de R$ 933,8 milhões nos seis aeroportos, que fazem parte do Bloco Nordeste da concessão de 2019, sendo o maior volume de recursos aplicado no Recife. A empresa investiu R$ 105,5 milhões em Bayuex, R$ 72,5 milhões em Campina Grande, R$ 75,3 milhões em Aracaju, R$ 69,1 milhões em Maceió, e R$ 94,4 milhões em Juazeiro do Norte. Subsidiária da espanhola Aena Desarrollo, a companhia venceu o leilão da concessão do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, e outros dez em 2022.

A Aena informou que, nos seis aeroportos do Nordeste, há 2.223 empregos diretos e indiretos. A maior parte deles está no Recife, com 85 postos de trabalho direto e 902 indiretos.

Outros pleitos

Além dos incentivos para o setor aeroportuário, a Diretoria Colegiada aprovou outros 17 pedidos em oito estados da área de abrangência da Sudene. Foram 14 relacionados com a Redução de 75% do Imposto de Renda Pessoa Jurídica e três de Reinvestimento de 30% do IRPJ.

Eles estão assim distribuídos: Alagoas (1 pleito - Norsa Refrigerantes, em Arapiraca); Bahia (3 pleitos - Aço Master Industria Metalúrgica, em Feira de Santana, Kimberly Clark Brasil Indústria e Comércio de Produtos de Higiene, em Camaçari, e Claro NXT Telecomunicações, em Salvador); Ceará (2 pleitos – Hidrotintas, em Maracanaú, e 3R RNCE, em Icapuí); Espírito Santo ( 1 pleito - BW Energy Maromba do Brasil, de Aracruz); Minas Gerais (2 pleitos - Hipolabor Farmacêutica, em Sabará, e Sigma Mineração, em Itinga).

Pernambuco teve outros cinco pedidos atendidos, os de Biscoitos e Bolachas Skin, localizada em Caetés, Autêntico Comércio de Cocos, em Petrolândia; Cristalpet do Brasil Indústria de Embalagens, do Cabo de Santo Agostinho; Tambau Indústria Alimentícia, de Custódia; e Niagro Nichirei do Brasil Agrícola, de Petrolina.

Já a Paraíba teve dois pleitos Tecelagem São Cristovão e a Vitrium Indústria e Comércio de Vidros, sediadas em São Bento e Cabedelo, respectivamente. A empresa Apform Indústria e Comércio de Móveis, localizada em Macaíba, no Rio Grande do Norte, também foi atendida.

O diretor de Gestão de Fundos e Incentivos Fiscais da Sudene, Heitor Freire, destacou que até agora, a Sudene aprovou 261 pleitos e tem outros 164 em tramitação. “Os incentivos são um muito importantes para a promoção do desenvolvimento regional, gerando empregos diretos e indiretos na nossa Região e nós temos atuado para atender as demandas que chegam à Autarquia”, afirmou.

LÓSSIO PERDE TEMPO DE RADIO E TV POR AGRESSÕES A SIMÃO

A campanha eleitoral em Petrolina tem vivido momentos de tensão, e o candidato do PSDB, Julio Lossio, enfrentou um duro revés na Justiça Eleitoral após veicular ataques direcionados ao atual prefeito, Simão Durando. Em inserções no guia eleitoral, Lossio lançou acusações que foram classificadas como ofensas à honra do prefeito, além de divulgar informações falsas sobre a gestão atual. Em resposta, a coligação "Petrolina Seguindo em Frente", liderada por Simão Durando, acionou a Justiça Eleitoral pedindo uma retratação. O tribunal acatou o pedido, concedendo ao prefeito o direito de resposta, além de retirar diversas inserções do guia eleitoral de Lossio, apontando que as críticas ultrapassaram os limites legais, especialmente no tempo reservado aos candidatos a vereador do PP.

Nas últimas semanas, Julio Lossio intensificou os ataques contra Simão Durando, utilizando seu tempo na TV e no rádio para disseminar ofensas pessoais, inclusive direcionadas à família do prefeito. Essa postura gerou indignação na coligação de Simão, que prontamente entrou com ações judiciais para conter os ataques e buscar punições para o ex-prefeito. A decisão da Justiça de conceder o direito de resposta reforçou o entendimento de que houve um desrespeito às normas eleitorais. Além de Lossio, outros candidatos também foram penalizados pela Justiça Eleitoral, incluindo Odacy Amorim, do PT, e Lara Cavalcanti, do PL, que também enfrentaram acusações de ataques pessoais e irregularidades em suas campanhas.

Simão Durando, candidato à reeleição pelo União Brasil, expressou sua insatisfação com o rumo que a campanha tomou. Ele lamentou que, em vez de debates propositivos, seus adversários tenham optado por ataques pessoais e disseminação de mentiras. O prefeito ressaltou que manteve uma campanha limpa, focada em apresentar seu trabalho à frente da gestão municipal e suas propostas para o futuro de Petrolina. Simão classificou as ações de seus oponentes como fruto de desespero, sugerindo que a proximidade de sua vitória nas urnas teria motivado os ataques. Mesmo diante das ofensas, ele destacou que a resposta final viria da população, confiante de que os eleitores reconheceriam o trabalho realizado por sua administração.

A campanha de Simão Durando tem sido marcada por sua defesa de uma gestão que ele considera exemplar, destacando os avanços que Petrolina experimentou nos últimos anos. As investidas de Lossio e outros candidatos contra sua gestão, no entanto, acabaram sendo vistas pela Justiça Eleitoral como violações das regras que regem o processo eleitoral, resultando em punições que, segundo observadores, podem impactar a estratégia dos opositores.

RAQUEL ENTREGA NOVO TOMÓGRAFO DO DOM HÉLDER CÂMARA HOJE

Na tarde desta quinta-feira (3), a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, fará a entrega de um novo tomógrafo ao Hospital Metropolitano Sul Dom Hélder Câmara, localizado em Ponte dos Carvalhos, no Cabo de Santo Agostinho, Região Metropolitana do Recife. O equipamento, que representa um investimento de aproximadamente R$ 1,9 milhão, é mais uma importante adição à estrutura de atendimento da unidade, que se destaca por atender uma vasta população da região.

Com previsão de funcionamento 24 horas por dia, o tomógrafo deve realizar cerca de 750 exames por mês, ampliando significativamente a capacidade diagnóstica do hospital. O serviço de tomografia é fundamental para a detecção de diversas condições de saúde, especialmente em casos de traumas, doenças pulmonares, cardiovasculares e oncológicas. A instalação do equipamento promete reduzir o tempo de espera para exames, melhorar a qualidade no atendimento e reforçar a eficiência do sistema de saúde pública na Região Metropolitana do Recife.

O Hospital Dom Hélder Câmara é uma referência em emergências clínicas e cirúrgicas, sendo parte de uma rede estratégica que desafoga outras unidades de saúde da capital e do interior. A chegada do tomógrafo é uma medida que se insere nas políticas de saúde pública do governo de Raquel Lyra, que desde o início de sua gestão tem se comprometido com a modernização das unidades de saúde e o aprimoramento dos serviços prestados à população.

A entrega acontece às 15h, momento em que a governadora, acompanhada de autoridades locais, gestores de saúde e profissionais do hospital, estará presente para formalizar a implementação do equipamento. A expectativa é de que essa nova aquisição traga impactos positivos para os pacientes da Região Metropolitana, que dependem de um sistema de saúde público ágil e eficiente. A modernização do Hospital Dom Hélder Câmara também integra o plano de governo de Raquel Lyra, que inclui a ampliação da infraestrutura hospitalar e o fortalecimento das parcerias com os municípios.

LÓSSIO SATIRIZA FALA DE FBC

Nesta terça-feira, o cenário eleitoral de Petrolina ganhou mais um capítulo marcado pelo embate entre dois protagonistas da política local. O médico e candidato a prefeito, Júlio Lóssio, conhecido por sua habilidade em transformar momentos de disputa em episódios de sátira e crítica ácida, não deixou passar a recente declaração do ex-senador Fernando Bezerra Coelho. Durante o programa eleitoral do atual prefeito e candidato à reeleição, Simão Durando, Fernando pediu que a população garantisse a vitória de Durando no primeiro turno. Em seu pedido, Bezerra justificou a urgência da eleição com um apelo pessoal, mencionando que essa vitória seria fundamental para que seu filho, Miguel Coelho, pudesse avançar em sua própria candidatura ao Senado e, assim, representar o município de Petrolina.

A resposta de Júlio Lóssio veio de forma rápida e afiada, e fez ecoar um questionamento recorrente em sua trajetória política. Para Lóssio, Fernando Bezerra Coelho é um político que, historicamente, prioriza a ascensão de sua família nas esferas de poder, em detrimento das necessidades da população. Ao comentar a declaração de Fernando, Lóssio ironizou: "Fernando é assim. Pede sempre pelos filhos ao povo de Petrolina e eu pergunto: quando ele vai pedir pelos filhos de nossa população e não pelos seus?"

A fala de Lóssio não apenas reflete um sarcasmo habitual em suas críticas, mas também carrega uma mensagem subliminar que busca tocar no ponto mais sensível das campanhas políticas de Petrolina: o desgaste das sucessivas gestões da família Coelho. O médico, que já foi prefeito da cidade, vem construindo sua campanha com uma narrativa que confronta a hegemonia dos Coelho no cenário político local, uma dinastia que parece se renovar a cada ciclo eleitoral. Fernando Bezerra, com uma longa trajetória política que passa por cargos no executivo e legislativo, e seu filho Miguel, ex-prefeito de Petrolina e agora candidato ao Senado, representam a continuidade de um projeto político familiar que Lóssio faz questão de criticar abertamente.

A resposta de Lóssio também reflete a polarização que domina o debate eleitoral em Petrolina. De um lado, a chapa encabeçada por Simão Durando, diretamente apoiada por Fernando Bezerra e Miguel Coelho, aposta na continuidade administrativa e no discurso de modernização da cidade. Do outro, a candidatura de Júlio Lóssio tenta recuperar o terreno perdido, com um discurso focado em mudanças, mas também na necessidade de romper com o domínio de uma mesma família no controle da política local.

O comentário de Lóssio, ao tocar nesse ponto, traz à tona uma insatisfação silenciosa de parte da população, que se sente excluída de um processo político em que as decisões são vistas como concentradas nas mãos de poucos. A retórica do médico, ao indagar quando Fernando Bezerra Coelho irá se preocupar com os “filhos de nossa população”, evidencia uma tentativa de vincular a candidatura de Durando a uma continuidade que serve, principalmente, aos interesses de uma elite política local. É uma mensagem clara: a vitória de Simão Durando, nas palavras de Lóssio, serviria mais para garantir a escalada política de Miguel Coelho do que para resolver as questões cotidianas de Petrolina.

Essa troca de farpas revela muito sobre a dinâmica eleitoral na cidade, onde a narrativa de poder se confunde com a estrutura familiar dos principais candidatos. Enquanto Fernando Bezerra Coelho e seu clã trabalham para manter sua influência em múltiplas frentes – seja no executivo municipal ou nas esferas federais –, Júlio Lóssio tenta se posicionar como a alternativa, não apenas política, mas simbólica, para uma mudança real no cenário de Petrolina.

INSTITUTO CONECTA - CAROL JORDÃO LIDERA EM RIBEIRÃO

Carol Jordão lidera com 59% dos votos válidos
Carol Jordão Ribeirão Karina Paiva Pesquisa
Pesquisa sobre a disputa pela Prefeitura de Ribeirão, realizada pelo Instituto Conecta em parceria com o Blog Ponto de Vista e divulgada nesta quarta-feira (02/09), aponta a candidata Carol Jordão (PSB).

No cenário estimulado, quando o nome dos candidatos são apresentados ao entrevistados, Carol Jordão alcança 45%, enquanto que Karina Paiva (PP) tem 23%. Dr. Wellington Gomes (União Brasil) aparece com 6% e Edson Gomes (Avante) 2%. Não sabe/não respondeu 17% e brancos/nulos/nenhum somam 7%. Levando em consideração os votos válidos no cenário estimulado, Carol Jordão fica com 59%, Karina Paiva com 31%, Dr. Washington Gomes com 8% e Edson Gomes 2%.

No cenário espontâneo, quando os nomes dos candidatos não são mencionados, Carol Jordão tem o nome lembrado por 42% dos entrevistados, enquanto que Karina Paiva é mencionada por 21% e Dr.Wellington por 4%. Já Edson Gomes é mencionado por 1%. Não sabe/não respondeu representam 32%. Levando em consideração os votos válidos deste cenário, Carol Jordão tem 61%, Karina Paiva 31%, Dr.Wellington Gomes 6% e Edson Gomes 2%.

A pesquisa também consultou os entrevistados sobre o que eles acham em relação a expectativa de vitória. Estes foram os números:
50% dos entrevistados acreditam na vitória de Carol Jordão. Já 29% acreditam que Karina Paiva será vitoriosa. 2% confiram no êxito de Dr.Wellington Gomes nas urnas e 1% expressam esse sentimento em relação a Edson Gomes. Não sabe/não respondeu representam 18%.

A pesquisa também perguntou ao entrevistado sobre a possibilidade de voto. Esse foi o resultado:
CAROL JORDÃO

Votaria com certeza – 44%

Poderia votar – 15%

Não votaria de jeito nenhum – 22%

Não conhece o suficiente – 8%

Não sabe/não respondeu – 11%

 

DR. WELLINGTON GOMES

Votaria com certeza – 6%

Poderia votar – 20%

Não votaria de jeito nenhum – 31%

Não conhece o suficiente – 31%

Não sabe/não respondeu – 12%


EDSON GOMES

Votaria com certeza – 3%

Poderia votar – 10%

Não votaria de jeito nenhum – 47%

Não conhece o suficiente – 28%

Não sabe/não respondeu – 12%


KARINA PAIVA

Votaria com certeza – 24%

Poderia votar – 17%

Não votaria de jeito nenhum – 41%

Não conhece o suficiente – 7%

Não sabe/não respondeu – 11%

A gestão do prefeito Marcello Maranhão  também foi avaliada pelos entrevistados:
Aprova – 59%

Desaprova – 24%

Não sabe/não respondeu – 17%

A pesquisa foi contratada pelo Blog Ponto de Vista, registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o protocolo PE-07044/2024 e ouviu 400 eleitores no dia 26 de setembro deste ano. O levantamento assegura um grau de confiança de 95% e uma margem de erro de 4,90%