terça-feira, 21 de janeiro de 2025

EX-PREFEITA DE SURUBIM É NOMEADA NA PREFEITURA DO RECIFE

Ana Célia Cabral de Farias, ex-prefeita de Surubim e figura de destaque no cenário político de Pernambuco, foi oficialmente nomeada para o cargo de Secretária de Planejamento e Articulação Social da Prefeitura do Recife. A decisão foi formalizada no Diário Oficial da capital pernambucana nesta terça-feira (21), marcando mais um capítulo de sua trajetória política, agora na gestão do prefeito João Campos.

Reconhecida por sua proximidade com a família Campos e por sua atuação como aliada de primeira hora do grupo, Ana Célia é vista como uma escolha estratégica para fortalecer as articulações e o planejamento das ações sociais do Recife. Sua nomeação já vinha sendo aguardada nos bastidores políticos, refletindo a confiança de João Campos em sua capacidade de gerir e articular políticas públicas com impacto significativo na população da cidade.

Com uma longa trajetória política, Ana Célia carrega a experiência de dois mandatos consecutivos como prefeita de Surubim, nos quais consolidou sua liderança e demonstrou habilidade em conduzir projetos voltados para o desenvolvimento social. Sua chegada ao secretariado da capital pernambucana é entendida como um movimento que reforça o alinhamento político e amplia a representatividade de líderes do interior no núcleo estratégico da administração recifense.

O desafio à frente da Secretaria de Planejamento e Articulação Social envolve a responsabilidade de coordenar iniciativas que dialoguem com as demandas das comunidades e promovam maior integração entre os diferentes setores da gestão municipal. A escolha de Ana Célia reflete o esforço de João Campos em construir uma administração que priorize a articulação e o planejamento como pilares para o avanço das políticas públicas.

Assim, a nomeação de Ana Célia Cabral de Farias inaugura uma nova fase em sua trajetória política, agora inserida no contexto da capital pernambucana, com a expectativa de que sua experiência e habilidade contribuam para fortalecer ainda mais a gestão de João Campos e os projetos voltados para o bem-estar da população recifense.

GILSON MACHADO E GILSON FILHO MARCAM PRESENÇA NA POSSE DE DONALD TRUMP

Gilson Machado e Gilson Filho marcam presença na posse de Donald Trump
Vereador do Recife e seu pai, ex-ministro Gilson Machado, foram convidados oficiais para a cerimônia, ao lado de Michelle e Eduardo Bolsonaro, em um evento que marca a presença do Brasil no cenário político internacional.
Na última segunda-feira (20), o mundo acompanhou a posse do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, um evento repleto de simbolismo e de repercussões globais. Entre os convidados oficiais, destacaram-se o vereador do Recife, Gilson Filho (PL), e seu pai, o ex-ministro do Turismo e Cultura Gilson Machado, reforçando o protagonismo brasileiro no contexto conservador internacional.

Além dos dois, a cerimônia reuniu importantes figuras da direita mundial, como Nikolas Ferreira (PL), deputado federal brasileiro alinhado com o conservadorismo; Steve Bannon, estrategista político de Donald Trump e Jason Miller, assessor político de Trump.

Durante a posse, Gilson Filho e Gilson Machado tiveram a oportunidade de se encontrar com André Claro Amaral, presidente do partido Chega, de Portugal, e Santiago Abascal, líder do partido Patriots, da Espanha, consolidando relações com figuras-chave da direita europeia.

Os brasileiros também participaram de um dos bailes de gala oficiais da posse, o Starlight Ball (“Baile Luz das Estrelas”, na tradução livre do inglês), um dos três bailes oficiais organizados em homenagem ao novo presidente. O evento contou com a presença de políticos de diversos países e foi marcado por apresentações do grupo Village People e da cantora Carrie Underwood.

CASAL É ASSASSINADO EM ANGELIM

Na manhã desta terça-feira, 21 de janeiro de 2025, o município de Angelim, localizado no Agreste pernambucano, foi palco de uma tragédia que abalou profundamente os moradores do bairro da Cohab. Um casal de idosos foi brutalmente assassinado a tiros enquanto transitava por uma rua da comunidade. O crime, descrito como chocante pela vizinhança, interrompeu a rotina local e deixou um rastro de consternação e medo.

De acordo com as informações preliminares apuradas, dois homens em uma motocicleta foram os responsáveis pelo ataque. Eles se aproximaram das vítimas e efetuaram diversos disparos à queima-roupa, sem lhes dar qualquer chance de defesa. Os idosos, cujas identidades ainda não foram divulgadas pelas autoridades, não resistiram aos ferimentos e faleceram ainda no local do atentado, antes mesmo de qualquer socorro ser acionado.

A cena do crime rapidamente atraiu a atenção de moradores, que, estarrecidos, acompanharam a chegada das equipes de segurança pública e do Instituto de Criminalística. Policiais isolaram a área para a realização dos procedimentos periciais enquanto os corpos permaneciam estendidos no chão, em um cenário de dor que refletia o impacto da violência naquela comunidade.

As motivações para o duplo homicídio permanecem desconhecidas, alimentando questionamentos e inquietação. Apesar de o bairro da Cohab ser uma área predominantemente residencial e, em geral, tranquila, episódios de violência têm sido registrados com maior frequência nos últimos meses, segundo relatos de moradores. 

A investigação do caso foi assumida pela Delegacia de Polícia Civil de Angelim, que iniciou diligências na tentativa de identificar os autores do crime e compreender as circunstâncias que culminaram na execução do casal. Câmeras de segurança instaladas em comércios próximos e depoimentos de possíveis testemunhas podem ser cruciais para esclarecer os fatos.

No entanto, enquanto as investigações avançam, a sensação de insegurança se intensifica entre os residentes da cidade, que clamam por respostas e medidas efetivas para conter a violência. O silêncio no bairro após o crime é cortado apenas pelas lembranças de quem convivia com o casal, descrito como pacato e querido na comunidade. O desfecho do caso, por ora, é uma incógnita que paira sobre Angelim.

RODRIGO PINHEIRO SE REUNIRÁ COM SEU SECRETARIADO

O prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, dará início a 2025 reunindo o secretariado recém-empossado em um encontro que marcará o primeiro passo do novo ciclo administrativo. Realizada nesta terça (21), a reunião apresentará as diretrizes estratégicas que devem nortear a gestão municipal ao longo do ano. Reeleito com a missão de fortalecer a economia e promover avanços sociais, o prefeito buscou consolidar a integração entre as secretarias, reforçando a importância da cooperação interna para o cumprimento dos projetos prioritários.

O encontro, que acontecerá em meio aos preparativos para a semana pré-carnavalesca, também foi pautado pela cultura e pela economia. Caruaru, que se destaca por suas tradições, vê no Carnaval um motor para impulsionar o comércio e atrair visitantes, reafirmando o potencial turístico da cidade. Rodrigo Pinheiro destacará que a festa, além de preservar a identidade cultural, tem se tornado um elemento essencial para movimentar setores econômicos locais, como o artesanato, a gastronomia e a hotelaria, gerando oportunidades de emprego e renda para a população.

A reunião também contará com a presença de figuras-chave do Legislativo municipal. O presidente da Câmara, Bruno Lambreta, e o líder do governo na Casa, vereador Cabo Cardoso, participarão do encontro, simbolizando o alinhamento entre os poderes Executivo e Legislativo. Essa proximidade é vista como essencial para garantir a aprovação e a execução de iniciativas voltadas ao desenvolvimento do município. A sinergia entre as lideranças busca consolidar um ambiente político favorável à implementação de projetos que beneficiem os diversos segmentos da sociedade.

Entre os temas debatidos, destaca-se a articulação de políticas públicas voltadas para áreas como educação, saúde, infraestrutura e segurança. Rodrigo Pinheiro enfatizará que o planejamento do governo deve contemplar ações que cheguem efetivamente à população, promovendo impacto positivo na qualidade de vida dos cidadãos. A presença do secretariado completo reforça o compromisso de todos os setores com os objetivos estabelecidos e a responsabilidade compartilhada de transformar os desafios em conquistas.

A reunião ocorre em um momento de expectativas renovadas, no qual a administração municipal busca alinhar metas ambiciosas a um trabalho coordenado e eficiente. Rodrigo Pinheiro e sua equipe demonstram otimismo quanto à capacidade de implementar ações transformadoras, mantendo o ritmo de crescimento que marcou o primeiro mandato e mirando em um futuro de progresso e inovação para Caruaru. É isso!

PERNAMBUCO DECRETA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA EM 118 MUNICÍPIOS EM FUNÇÃO DA ESCASSEZ DE CHUVAS

Pernambuco decreta situação de emergência em 118 municípios em função da escassez de chuvas
O Governo de Pernambuco publicou no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (21) o decreto 58.012, assinado pela governadora Raquel Lyra, que declara situação de emergência em 118 municípios de Pernambuco por contra da grave escassez de chuvas e dos impactos da estiagem prolongada. A medida visa mitigar os efeitos da seca hidrológica nos reservatórios e na rede de abastecimento de água, que já afeta a maior parte das cidades do Estado. Em dezembro de 2024, o Governo de Pernambuco já havia decretado estado de alerta para 94 municípios pelo mesmo motivo.
 
“Nossas equipes estão em alerta desde o primeiro dia dessa crise para mitigar os efeitos desta seca, que atinge grande parte dos nossos municípios. É um momento muito crítico, de estiagem severa, e com esse decreto poderemos agilizar ainda mais as medidas de socorro à população, principalmente da Região Metropolitana e do Agreste”, afirmou a governadora Raquel Lyra. O decreto tem validade de 180 dias.

O documento assinado pela gestora é dividido em duas partes. A primeira homologa os decretos municipais de situação de emergência em vigência no Estado, voltados para as zonas rurais dessas cidades. A segunda parte estabelece a situação de emergência nas zonas urbanas dos municípios listados no texto. Vinte e seis municípios têm essas duas partes dos seus territórios contemplados no decreto.
Ações emergenciais voltadas ao enfrentamento da estiagem já estão em andamento no Estado, por meio da Secretaria de Recursos Hídricos e Saneamento, Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) e Defesa Civil, que vêm atuando de forma integrada, desde o monitoramento dos reservatórios e mananciais, até as previsões e prognósticos climáticos e planejamento da assistência.
 
O secretário estadual de Recursos Hídricos e Saneamento, Almir Cirilo, enfatizou que o Estado está priorizando a gestão eficiente da água disponível e a execução de obras emergenciais. “Essa contingência requer a adoção de medidas que possibilitem que o Estado faça uma melhor gestão das águas disponíveis e, na medida do possível, avance na execução de serviços e obras que possam aliviar o processo de desabastecimento. Nossa expectativa é que tais medidas ajudem a agilizar os processos de execução dos serviços e obras. Além disso, as grandes obras que trazem água de longa distância,  como do Rio São Francisco ou da Mata Sul para o Agreste, estão progressivamente chegando às cidades e ao longo deste ano vão trazer grandes benefícios para minimizar os impactos das estiagens prolongadas”, ressaltou o titular da pasta.
 
O presidente da Compesa, Alex Campos, evidenciou que a companhia está trabalhando com planejamento para administrar o volume de água disponível nos mananciais. “O momento exige compartilhamento de esforços, não apenas da Compesa, que vem adotando medidas de contingenciamento hídrico e execução de ações emergenciais que garantam a continuidade da distribuição de água até a recuperação dos níveis das barragens, esperada para o período do inverno, mas também pelo envolvimento da sociedade na questão do uso racional da água”, frisou o presidente.

O monitoramento dos reservatórios é uma prioridade para a gestão estadual. A barragem de Goitá está com acumulação em 4,6% de seu volume. Estão com volume inferior a 20% as barragens Bita e Utinga, com 19% e 9,7% de seu volume, respectivamente. Todas elas atendem o Grande Recife. Com relação aos reservatórios que abastecem o Agreste, a barragem de Jucazinho encontra-se em colapso, com acumulação em 5,8 % de seu volume.

A Apac aponta que o Estado enfrenta uma seca de moderada a grave em boa parte do seu território. A previsão climática para o primeiro trimestre de 2025 indica chuvas abaixo da média, com pancadas isoladas no Sertão e períodos secos nas outras regiões. “Será um trimestre considerado seco para a Região Metropolitana, Zona da Mata e Agreste, enquanto que no Sertão, onde seria a estação chuvosa, poderão ocorrer pancadas de chuvas isoladas de intensidade moderada a forte, porém concentradas em poucos dias, seguidos de períodos com dias secos”, disse a diretora de Regulação e Monitoramento da Apac, Crystianne Rosal.

“Estamos adotando medidas prioritárias e urgentes ao enfrentamento do desastre, ampliando a cooperação e articulação com os órgãos municipais, estaduais e federais ao enfrentamento dos efeitos adversos”, finalizou o secretário executivo de Proteção e Defesa Civil de Pernambuco, coronel Clóvis Ramalho.

As infraestruturas que visam o atendimento à população rural, que já têm tido grande prioridade nos investimentos, também estão sendo reforçadas. Desde janeiro de 2023 até agora, foram entregues 20 sistemas simplificados de abastecimento – que se espalham pelos Sertões, Agreste e Mata Norte, num investimento total de R$ 31,7 milhões. Além disso, foram recuperados ou instalados 300 dessalinizadores que suprem a necessidade de abastecimento d’água da população difusa e, para 2025, está prevista a construção de mais 400 equipamentos, além da instalação de 600 poços.

Veja, abaixo, a lista de municípios que estão no decreto:

Zona Rural

1. Afogados da Ingazeira
2. Afrânio
3. Águas Belas
4. Alagoinha
5. Altinho
6. Araripina
7. Arcoverde
8. Belém do São Francisco
9. Belo Jardim
10. Betânia
11. Bezerros
12. Bodocó
13. Bom Jardim
14. Brejinho
15. Brejo da Madre de Deus
16. Buíque
17. Cabrobó
18. Cachoeirinha
19. Caetés
20. Calçado
21. Capoeiras
22. Carnaubeira da Penha
23. Caruaru
24. Cumaru
25. Custódia
26. Dormentes
27. Exú
28. Flores
29. Floresta
30. Frei Miguelinho
31. Granito
32. Gravatá
33. Ibirajuba
34. Iguaracy
35. Ingazeira
36. Ipubi
37. Itaíba
38. Itapetim
39. Jataúba
40. Jatobá
41. João Alfredo
42. Jucati
43. Lagoa Grande
44. Lajedo
45. Limoeiro
46. Manari
47. Mirandiba
48. Moreilândia
49. Orobó
50. Orocó
51. Ouricuri
52. Paranatama
53. Parnamirim
54. Passira
55. Pedra
56. Pesqueira
57. Petrolândia
58. Petrolina
59. Poção
60. Pombos
61. Quixaba
62. Riacho das Almas
63. Sairé
64. Salgueiro
65. Saloá
66. Sanharó
67. Santa Cruz
68. Santa Cruz da Baixa Verde
69. Santa Cruz do Capibaribe
70. Santa Filomena
71. Santa Maria da Boa Vista
72. Santa Maria do Cambucá
73. Santa Terezinha
74. São Bento do Una
75. São José do Belmonte
76. Serra Talhada
77. Serrita
78. Sertânia
79. Solidão
80. Surubim
81. Tabira
82. Tacaimbó
83. Tacaratu
84. Taquaritinga do Norte
85. Terra Nova
86. Toritama
87. Trindade
88. Triunfo
89. Tuparetama
90. Venturosa
91. Verdejante
92. Vertente do Lério
93. Vertentes

Zona Urbana

1. Araçoiaba
2. Águas Belas
3. Belém de Maria
4. Belo Jardim
5. Bezerros
6. Bom Jardim
7. Cabo de Santo Agostinho
8. Camutanga
9. Calçado
10. Camocim de São Félix
11. Capoeiras
12. Caruaru
13. Casinhas
14. Chã Grande
15. Chã de Alegria
16. Cumaru
17. Escada
18. Frei Miguelinho
19. Ferreiros
20. Gravatá
21. Ipojuca
22. João Alfredo
23. Jurema
24. Lajedo
25. Limoeiro
26. Macaparana
27. Machados
28. Moreno
29. Nazaré da Mata
30. Orobó
31. Panelas
32. Paranatama
33. Passira
34. Pombos
35. Poção
36. Ribeirão
37. Riacho das Almas
38. Sairé
39. Salgadinho
40. Saloá
41. Santa Maria do Cambucá
42. São Lourenço da Mata
43. Sirinhaém
44. Surubim
45. Taquaritinga do Norte
46. Timbaúba
47. Toritama
48. Vertente do Lério
49. Vertentes
50. Vicência
51. Vitória de Santo Antão

Fotos: Yacy Ribeiro (1); Divulgação/Compesa (2, 3).

POLLYANNA ABREU REAFIRMA OS DÉBITOS E O ROMBO DEIXADO PELA GESTÃO ANTERIOR EM SERTÂNIA

A nova gestão da Prefeitura de Sertânia trouxe à público um levantamento detalhado que expõe o quadro financeiro deixado pela administração anterior, liderada pelo ex-prefeito Ângelo Ferreira. O diagnóstico revelou um endividamento total de R$ 10.691.830,59, configurando um cenário desafiador para a reorganização das contas municipais. Dentre os valores apresentados, destacam-se os R$ 4.919.914,85 em restos a pagar, com R$ 1.037.831,74 referentes a folhas de pagamento em atraso, afetando especialmente os servidores efetivos da Secretaria de Saúde, que ficaram sem receber o salário de dezembro.

O impacto desses débitos vai além das finanças municipais, atingindo diretamente os servidores, em especial os da Saúde, que já enfrentavam a pressão de atuar na linha de frente do atendimento à população. Esse atraso salarial, exposto como uma das principais pendências, reflete uma gestão financeira deficitária que resultou na incapacidade de honrar compromissos básicos.

Diante dessa exposição, o ex-prefeito Ângelo Ferreira utilizou uma live no Instagram para admitir publicamente que os salários de dezembro da Saúde não foram pagos. Em sua declaração, ele atribuiu o não cumprimento à falta de recursos financeiros, afirmando: “A gente não pagou aos funcionários da saúde por absoluta falta de recursos financeiros. Eu queria muito ter pago da Saúde, só que não tinha dinheiro na saúde para saldar essa conta.” Suas palavras reafirmam a dificuldade encontrada nos últimos momentos de sua administração para equilibrar o orçamento, mas também colocam em evidência uma lacuna de planejamento que culminou em tais atrasos.

Além dos restos a pagar, o levantamento aponta débitos previdenciários, valores consignados e precatórios pendentes, compondo uma dívida que se estende a diversos setores e evidencia o tamanho do desafio fiscal para a gestão atual. O passivo apresentado reforça o peso que a nova administração carrega para reorganizar as finanças, restabelecer o equilíbrio orçamentário e recuperar a confiança dos servidores e da população.

A divulgação desses dados pela atual gestão reafirma o compromisso com a transparência, mas também traz à tona as consequências de um modelo de administração que não conseguiu manter a estabilidade financeira. Para os servidores da saúde, que enfrentaram o impacto direto da falta de pagamento, a expectativa é de que medidas concretas sejam adotadas para sanar essas pendências. Enquanto isso, o município se depara com o desafio de reconstruir as bases de sua gestão financeira, em um esforço que requer não apenas ajustes imediatos, mas também um planejamento que garanta sustentabilidade a longo prazo.



GARANHUNS PROMOVE II SEMINÁRIO MUNICIPAL DA VISIBILIDADE TRANS

Garanhuns promove II Seminário Municipal da Visibilidade Trans
Evento celebra a luta da comunidade trans com palestra, serviços de cidadania e ações de saúde
No próximo dia 29 de janeiro é comemorado o Dia Nacional da Visibilidade Trans, que celebra, desde 2004, a luta e a resistência das pessoas travestis, transexuais e transgêneros. Em Garanhuns, a data será celebrada pela Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), por meio da Casa de Justiça e Cidadania (CJC), com o II Seminário Municipal da Visibilidade Trans e uma ação de cidadania voltada para a comunidade trans. 

No dia 29, o seminário será realizado na Câmara de Vereadores de Garanhuns, a partir das 18h30. O momento contará com a palestra “Saúde Mental e Identidade Trans”, que será conduzida pelo professor Doutor da Universidade de Pernambuco (UPE), Felipe Cazeiro. O profissional é mestre e doutor em Psicologia pela UFRN, além de autor de obras sobre o HIV/Aids na comunidade LGBTQIAPN+.

Já no dia 30 de janeiro, a partir das 9h na CJC, em parceria com a Secretarias de Saúde e da Mulher, serão ofertados diversos serviços gratuitos à população, como testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatite B e C; atendimento odontológico; aferição de pressão e glicose; plantão psicológico e orientações jurídicas e sociais. A equipe da CJC prestará informações sobre a averbação de prenome e gênero, atendimento com assistente social e serviços do CadÚnico.

Artes: Anderson Carlos

LULA DA FONTE NA CÂMARA COMO 2° VICE-PRESIDENTE JÁ NO SEU 1° MANDATO. VEJA OS FAVORITOS PARA O COMANDO DAS DUAS CASAS

Novato, Lula da Fonte será segundo-vice-presidente da Câmara
Câmara dos Deputados e Senado renovam o comando no próximo dia 1º e, além das presidências, elegem mais 12 cargos que compõem as respectivas Mesas Diretoras. Como é comum nessas ocasiões, a maior parte das vagas já foi rateada entre os partidos, mas ainda há disputas em aberto.

Um dos novatos da bancada federal de Pernambuco, o deputado Lula da Fonte (PP), inicia o seu segundo biênio na Câmara dos Deputados em uma condição muito privilegiada: foi indicado pelo seu partido para ocupar a segunda-vice-presidência da Mesa Diretora da Casa, o que vai lhe dar mais visibilidade nacional.

Mesmo com a possibilidade de mudanças até o dia da eleição, o PL de Jair Bolsonaro vai figurar na vice-presidência das duas Casas, mas com nomes mais vinculados à “ala centrão” do partido do que à ala fiel ao ex-presidente.

Na Câmara, o indicado é o atual líder da bancada, Altineu Côrtes (RJ). No Senado, Eduardo Gomes (TO).

Para a presidência da Câmara e do Senado os favoritos disparados são Hugo Motta (Republicanos-PB) e Davi Alcolumbre (União Brasil-AP). Há candidatos que vão concorrer com eles, mas sem apoio partidário e com quase nenhuma chance.

Para a presidência da Câmara e do Senado os favoritos disparados são Hugo Motta (Republicanos-PB) e Davi Alcolumbre (União Brasil-AP). Há candidatos que vão concorrer com eles, mas sem apoio partidário e com quase nenhuma chance.

A escolha de integrantes do PL da ala mais moderada tem por objetivo diminuir a resistência do governo e de outros partidos que, embora sejam de centro e de direita, também integram o ministério de Lula (PT).

Retaliado pelo atual presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), por ter insistido no bolsonarista Rogério Marinho (PL-RN) para o cargo em 2023, o PL acabou sem cargos na atual Mesa Diretora e passou os dois últimos anos com duas comissões de pouco prestígio.

Para não repetir o erro, Bolsonaro negociou pessoalmente o apoio do partido nas duas Casas — além da anistia a ele próprio em relação às condenações eleitorais que o tornaram inelegíveis — e os espaços.

Alcolumbre se comprometeu a dividir os cargos de acordo com o tamanho de cada um dos partidos, mas não escondeu a preferência por nomes de sua própria confiança, como o de Eduardo Gomes, de quem é amigo.

Favorito para a dobradinha com Alcolumbre na presidência, Gomes buscou rebater a acusação dos colegas de partido de que não era bolsonarista “raiz” em conversas reservadas, alegando ter defendido arduamente o governo Bolsonaro quando foi líder do governo no Congresso Nacional.

Outro aliado de Alcolumbre no PL, o bolsonarista Marcos Rogério (RO) deve assumir a presidência da Comissão de Infraestrutura do Senado, responsável pela sabatina das cobiçadas diretorias em agências reguladoras.

Tanto na Câmara como no Senado, as Mesas Diretoras são formadas por duas vice-presidências e mais quatro secretarias. Além de angariar prestígio político, os ocupantes ficam responsáveis por determinados temas administrativos — como a gestão dos imóveis funcionais ou a emissão de passaportes diplomáticos — e ganham direito a mais cargos e verbas.

Para a segunda-vice-presidência da Câmara, o mais cotado é o deputado de 24 anos, Lula da Fonte, filho do também deputado federal Eduardo da Fonte (PP-PE).

Lula da Fonte foi eleito em 2022 aos 21 anos com o apoio do pai, que tem 52. A Folha não conseguiu falar com Lula da Fonte. Questionado sobre a candidatura do filho para a vaga, o pai disse apenas: “Estamos trabalhando”.

Já o PT de Lula deve ficar com a primeira-secretaria da Câmara, com Carlos Veras (PE), e com a segunda-vice-presidência no Senado, com Humberto Costa (PT).

Apesar do prestígio da segunda-vice-presidência (que, em tese, assume o comando da Casa na ausência do presidente e do primeiro-vice), um dos cargos mais cobiçados é a primeira-secretaria — conhecida como “prefeitura” da Casa, por cuidar da parte administrativa.

No Senado, o posto foi escolhido justamente pelo dono da maior bancada, o PSD. Com 15 senadores, o partido deve emplacar Daniela Ribeiro (PB) como primeira-secretária e Otto Alencar como presidente da comissão mais importante, a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça).

Os outros cargos da Mesa Diretora do Senado também estão praticamente fechados, de acordo com congressistas envolvidos nas negociações. O senador Confúcio Moura (RO) deve ser indicado pelo MDB para a segunda secretaria. Com a terceira maior bancada (atrás do PSD e do PL), a sigla também deve comandar a segunda principal comissão, a de Assuntos Econômicos, com Renan Calheiros (AL).

O MDB e o PSD também ocuparão algumas das secretarias da Mesa da Câmara, consolidando o domínio de partidos de centro e de direita, que são maioria no Congresso.

Há ainda indefinição sobre os postos a serem ocupados pelo União Brasil na Câmara dos Deputados.

O partido tentou emplacar o líder da bancada, Elmar Nascimento (BA), como candidato a presidente da Câmara, mas ele acabou forçado a desistir, em novembro, depois de o atual comandante da Casa, Arthur Lira (PP-AL), optar por Hugo Motta como seu candidato.

Com isso, Elmar é cotado para presidir a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara ou relatar o Orçamento de 2026 —essa última vaga, porém, foi acertada para o MDB, que ainda não definiu um nome.

O partido pode tentar pleitear também a segunda-vice-presidência, o que embaralharia as cartas.

Veja os favoritos e cotados para os cargos de comando na Câmara e no Senado:

Câmara dos Deputados

Presidência
Hugo Motta (Republicanos-PB)
1ª vice-presidência
Altineu Côrtes (PL-RJ)
2ª vice-presidência
Lula da Fonte (PP-PE)
1ª Secretaria
Carlos Veras (PT-PE)
2ª Secretaria
PSD ou MDB ou União Brasil (nomes ainda indefinidos)
3ª Secretaria
PSD ou MDB ou União Brasil (nomes ainda indefinidos)
4ª Secretaria
PSD ou MDB ou União Brasil (nomes ainda indefinidos)
Comissão de Constituição e Justiça
União Brasil (ou MDB, a depender da escolha do relator do Orçamento)
Senado

Presidência
Davi Alcolumbre (União Brasil-AP)
1ª vice-presidência
Eduardo Gomes (PL-TO)
2ª vice-presidência
Humberto Costa (PT-PE)
1ª Secretaria
Daniela Ribeiro (PSD-PB)
2ª Secretaria
Confúcio Moura (MDB-RO)
3ª Secretaria
Chico Rodrigues (PSB-RR)
4ª Secretaria
PP, com Laércio Oliveira (PP-SE) ou Dr. Hiran (PP-RR)
Comissão de Constituição e Justiça
Otto Alencar (PSD-BA)
Conjunto:

Presidência da Comissão Mista de Orçamento
Nome do Senado, ainda indefinido
Relatoria da Comissão Mista de Orçamento
MDB da Câmara (mas União Brasil também pleiteia)

Da Folha de São Paulo