terça-feira, 23 de junho de 2026
NO SÃO JOÃO DE GRAVATÁ, GOVERNADORA RAQUEL LYRA RESSALTA INVESTIMENTOS DO GOVERNO DE PERNAMBUCO NO MUNICÍPIO
ADRIANO CAMPOS MANTÉM PROTAGONISMO NA OPOSIÇÃO E SE CONSOLIDA COMO PRINCIPAL DESAFIANTE DO GRUPO GOVERNISTA EM TEREZINHA
A eleição municipal passada deixou evidente a força do grupo liderado por Adriano. Enfrentando toda a estrutura governista, o então candidato conquistou 2.663 votos e ficou apenas 85 votos atrás do atual prefeito Arnóbio Gomes, que venceu com 2.748 sufrágios. O resultado apertado transformou Adriano em uma referência para o campo oposicionista e consolidou seu nome como uma alternativa competitiva para o futuro político da cidade.
Desde então, o ex-vereador tem adotado uma postura de presença constante junto à população. Acompanhando demandas comunitárias, dialogando com lideranças locais e buscando interlocução com representantes estaduais, Adriano tem procurado manter viva a pauta da oposição e fortalecer seu grupo para os próximos desafios eleitorais.
Um dos pilares dessa construção política é sua relação de longa data com a deputada estadual Débora Almeida. Adriano costuma destacar a fidelidade política como uma de suas principais marcas. Em declarações recentes, reforçou que permaneceu ao lado de suas lideranças tanto nos momentos de vitória quanto nos períodos mais difíceis da trajetória política.
“Sou fiel à à minha deputada na vitória e na derrota. Diferente de muitos que só aparecem quando chega a bonança do poder”, afirmou, em uma fala que foi interpretada por aliados como um recado direto ao cenário político local e às movimentações de bastidores que costumam ocorrer em períodos pré-eleitorais.
Nos bastidores, apoiadores avaliam que a expressiva votação obtida em 2024 demonstrou que existe uma parcela significativa da população desejando mudanças na administração municipal. Para esse grupo, a diferença mínima registrada nas urnas revelou um município dividido politicamente e abriu espaço para a construção de uma alternativa competitiva visando as eleições de 2028.
Com pouco mais de dois anos até o próximo pleito municipal, Adriano trabalha para ampliar alianças, consolidar apoios regionais e fortalecer a atuação de suas lideranças políticas. O objetivo é transformar o capital político acumulado na última disputa em uma estrutura ainda mais robusta para enfrentar novamente o grupo governista.
A estratégia passa pela manutenção de uma oposição ativa, pela aproximação com a população e pela busca de investimentos e ações que possam beneficiar Terezinha. Enquanto o governo municipal administra a cidade, Adriano procura ocupar o espaço de principal voz crítica da gestão, mantendo vivo o debate sobre os rumos do município.
A disputa de 2028 ainda parece distante, mas os movimentos políticos já começaram. E, pelo que demonstram as articulações em andamento, Adriano Campos pretende chegar ao próximo embate eleitoral ainda mais fortalecido, determinado a transformar os 85 votos que separaram a oposição da vitória em uma nova oportunidade para liderar os destinos de Terezinha.
NO SERTÃO, GOVERNADORA RAQUEL LYRA ENTREGA PRIMEIRA CRECHE DO PAJEÚ E 300ª COZINHA COMUNITÁRIA DO ESTADO, NO MOXOTÓ
JOÃO FORTALECE ELO COM BRENO E MÁRCIA EM SERRA TALHADA
DESISTÊNCIAS EM SÃO PAULO FORTALECEM TARCÍSIO COM SUBIDA DE HADDAD
As duas decisões acabam beneficiando politicamente o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), que deverá concentrar parte significativa dos votos que poderiam ser destinados aos dois pré-candidatos. Ambos dialogavam com segmentos do eleitorado mais alinhados ao campo conservador e liberal, reduzindo a fragmentação desse grupo na disputa estadual.
Ao anunciar sua mudança de planos, Paulo Serra afirmou que pretende representar a região do ABC Paulista em Brasília.
“Eu decidi ser pré-candidato a deputado federal para levar Santo André e o ABC para Brasília e trazer muita coisa boa para nossa região”, declarou. Em seguida, explicou que a decisão foi tomada após um período de reflexão. “Depois de muita reflexão, ouvindo as pessoas, ouvindo o meu coração, eu entendi que a missão agora é outra. É algo muito maior”, completou.
A desistência ocorre após movimentações de aliados de Tarcísio que buscavam aproximar o ex-prefeito do projeto de reeleição do governador. Embora Serra não tenha formalizado apoio público ao republicano no anúncio, sua saída reduz o número de concorrentes no campo político que disputa o mesmo perfil de eleitor.
No sábado (20), Kim Kataguiri também comunicou que não disputará o governo estadual. O parlamentar informou que buscará um novo mandato na Câmara dos Deputados, encerrando uma pré-campanha que vinha sendo construída nos últimos meses.
Os números mais recentes da corrida eleitoral ajudam a explicar o impacto das desistências. Levantamento da Paraná Pesquisas divulgado na última sexta-feira (19) apontava Tarcísio de Freitas com 45,6% das intenções de voto, seguido pelo ex-ministro Fernando Haddad (PT), com 34,1%. Paulo Serra aparecia com 4,6%, enquanto Kim Kataguiri registrava 3%.
Somados, os dois pré-candidatos alcançavam 7,6% das intenções de voto. A retirada de ambos da disputa tende a favorecer principalmente Tarcísio, que passa a ter mais espaço para ampliar sua vantagem sobre os adversários e fortalecer a estratégia de buscar uma vitória ainda no primeiro turno. Ao mesmo tempo, a movimentação evidencia um processo de concentração de forças no campo da direita paulista, reduzindo a dispersão eleitoral e consolidando o governador como principal nome desse segmento para a eleição de 2026
segunda-feira, 22 de junho de 2026
CANDIDATO DO PL VENCE ELEIÇÃO SUPLEMENTAR PARA O GOVERNO DE RORAIMA
PREFEITURA DE ARCOVERDE DECRETA PONTO FACULTATIVO E FERIADO MUNICIPAL DURANTE FESTEJOS JUNINOS
TRE MANDA REMOVER IMAGEM MANIPULADA CONTRA RAQUEL LYRA
A postagem foi divulgada de forma conjunta pelos perfis @jefinhodeolinda e @raquel_bolada e trazia uma imagem produzida ou alterada artificialmente, na qual a governadora aparecia segurando uma aeronave. Na legenda, os autores da publicação afirmavam que Raquel Lyra estaria utilizando para fins pessoais um avião supostamente adquirido para atender o sistema de saúde pública do Estado. O texto ainda classificava a conduta atribuída à gestora como uma “escrotice”.
Ao analisar o pedido, o desembargador eleitoral relator Paulo Augusto de Freitas Oliveira destacou que a legislação eleitoral permite a livre circulação de ideias e críticas à administração pública durante o período de pré-campanha. No entanto, segundo o magistrado, a publicação questionada ultrapassou os limites do debate político legítimo ao apresentar uma acusação grave sem qualquer comprovação.
De acordo com a decisão, não foi identificado qualquer elemento probatório capaz de sustentar a acusação feita contra a governadora. Além disso, o relator considerou especialmente preocupante o uso de recursos tecnológicos para a criação de uma imagem sintética sem qualquer aviso ao público sobre a utilização de inteligência artificial ou de montagem digital.
“A aparência visual da publicação revela, ao menos em juízo preliminar, indícios suficientes de manipulação ou criação artificial da imagem, sem qualquer informação ao público acerca dessa circunstância”, registrou o desembargador em seu voto.
Para o TRE-PE, a manutenção do conteúdo nas redes sociais poderia contribuir para a disseminação de informações potencialmente enganosas e causar prejuízos à integridade do processo eleitoral. Com base nesse entendimento, a Corte determinou que a plataforma promova a remoção da publicação no prazo de 24 horas.
Em caso de descumprimento da decisão judicial, foi fixada multa diária no valor de R$ 10 mil até o efetivo cumprimento da ordem. A medida tem caráter liminar e ainda será analisada no mérito durante a tramitação do processo