domingo, 28 de junho de 2026

RAQUEL LYRA ELOGIA SÃO JOÃO DE SURUBIM E DIZ QUE CHAPARRAL “BOTOU PRA TORAR” APÓS FESTA BATER RECORDE DE PÚBLICO

A passagem da governadora Raquel Lyra (PSD) por Surubim, na noite desta sexta-feira (26), foi marcada por elogios à organização do São João do município, que vem se consolidando como um dos maiores eventos juninos de Pernambuco. Ao lado do prefeito Cleber Chaparral (União Brasil), a chefe do Executivo estadual destacou o sucesso da festa, que reuniu uma multidão e transformou a cidade em um dos principais destinos do ciclo junino.

Em clima de descontração, Raquel resumiu a dimensão da celebração com uma frase que rapidamente repercutiu entre o público. Segundo a governadora, "o Chapa botou pra torar", fazendo referência ao grande êxito da programação e ao intenso movimento registrado em Surubim. Ela também parabenizou o prefeito pela organização do evento, ressaltando que a cidade ficou completamente tomada por visitantes durante a noite festiva.

A programação de sexta-feira reuniu alguns dos artistas mais aguardados do São João de 2026. Subiram ao palco Wesley Safadão, Natanzinho Lima, Rey Vaqueiro e Eric Land, atraindo milhares de pessoas ao Parque Haras J. Galdino. O grande fluxo de veículos e visitantes fez com que as principais vias da cidade registrassem congestionamentos, evidenciando o recorde de público alcançado pela festa.

Durante a visita, Cleber Chaparral esteve acompanhado da primeira-dama de Surubim, Juliana de Chaparral, ex-prefeita de Casinhas e pré-candidata a deputada federal pelo União Brasil. O casal recepcionou a governadora e acompanhou de perto a movimentação no evento, reforçando o clima de celebração e de valorização das tradições juninas da região.

A expectativa é de que o público volte a lotar o Parque Haras J. Galdino neste sábado (27), quando a programação entra em mais uma noite de grandes atrações. Estão confirmados os shows de Henrique & Juliano, Pablo, Calcinha Preta, Grelo e Patrick Costa, em uma grade artística que promete manter o alto nível da festa e consolidar Surubim como um dos principais polos do São João pernambucano.

Além de movimentar a cultura popular, o evento impulsiona significativamente a economia local. Hotéis, pousadas, bares, restaurantes, ambulantes e diversos setores do comércio registram aumento na demanda durante o período junino, gerando emprego, renda e fortalecendo o turismo regional. O sucesso da programação reafirma o protagonismo de Surubim no calendário de grandes festas de Pernambuco e amplia sua projeção como destino de entretenimento e tradição nordestina.

SOLIDARIEDADE OFICIALIZA APOIO À REELEIÇÃO DE RAQUEL LYRA EM PERNAMBUCO

 
O Partido Solidariedade oficializou, na manhã deste sábado (27), apoio à reeleição da governadora Raquel Lyra. O anúncio foi feito durante um encontro realizado no Recife Expo Center, reunindo lideranças da legenda, parlamentares e pré-candidatos para as eleições de 2026.

Representando a governadora no evento, esteve a vice-governadora Priscila Krause. Também participaram o deputado federal Paulinho da Força, presidente nacional do Solidariedade; o presidente estadual da sigla, Edinázio Silva; e o deputado federal Fernando Rodolfo.

O encontro ainda contou com a presença de pré-candidatos a deputado estadual, pré-candidatas a deputada federal e outras lideranças políticas, reforçando a aliança do Solidariedade com o projeto político liderado por Raquel Lyra em Pernambuco. O ato marcou a formalização do apoio da legenda à continuidade da atual gestão estadual nas eleições de 2026

GOVERNO DE PERNAMBUCO AMPLIA POLÍTICAS PARA PESSOAS AUTISTAS E REAFIRMA COMPROMISSO COM A INCLUSÃO E A GARANTIA DE DIREITOS

No Dia do Orgulho Autista, celebrado em 18 de junho e oficialmente incorporado ao calendário nacional em 2026, o Governo de Pernambuco reforça uma das principais bandeiras de sua política de inclusão: a promoção da cidadania, da autonomia e da garantia de direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Por meio da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência (SJDH), em parceria com a Secretaria Executiva de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, a gestão estadual destaca uma série de ações que vêm transformando o atendimento às pessoas autistas e suas famílias em todas as regiões do Estado.
Mais do que uma data comemorativa, o Dia do Orgulho Autista representa um marco na valorização da neurodiversidade e na luta contra o preconceito e a exclusão. A celebração busca ampliar o reconhecimento das diferenças como parte da diversidade humana, incentivando políticas públicas que assegurem respeito, acessibilidade, oportunidades e participação plena das pessoas autistas na sociedade.

Sob a liderança da governadora Raquel Lyra, Pernambuco consolidou uma política voltada à ampliação da proteção social e da inclusão das pessoas com TEA. Um dos maiores avanços é a emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea), documento que facilita a identificação da pessoa autista e garante prioridade no atendimento em serviços públicos e privados, contribuindo para um atendimento mais humanizado e respeitoso.

Desde 2023, o Estado já emitiu mais de 22 mil Cipteas, demonstrando o alcance da iniciativa e a crescente adesão das famílias ao programa. Além de assegurar direitos previstos em lei, a carteira representa um importante instrumento para reduzir barreiras enfrentadas diariamente pelas pessoas autistas, fortalecendo o acesso a serviços essenciais e promovendo mais dignidade.

Outra iniciativa de grande impacto foi a modernização do programa PE Livre Acesso Intermunicipal. O benefício garante transporte gratuito entre municípios para pessoas com deficiência, incluindo pessoas com TEA e seus acompanhantes, ampliando o acesso à saúde, à educação, a tratamentos especializados e a outros serviços indispensáveis.

Como parte do processo de modernização, a carteira do programa passou a ser emitida também em formato digital. Após a aprovação do benefício, os usuários recebem o documento diretamente por e-mail, tornando o procedimento mais rápido, seguro, acessível e sustentável, além de reduzir a burocracia para quem depende do serviço.

O fortalecimento da rede de atendimento também ganhou novo impulso por meio do programa Pernambuco Acessível. A iniciativa lançou um edital de chamamento público destinado às organizações da sociedade civil que atuam diretamente no acolhimento, assistência e promoção dos direitos das pessoas autistas e de suas famílias.

O investimento estadual permitiu ampliar o trabalho desenvolvido por instituições que desempenham papel fundamental na inclusão social, no fortalecimento dos vínculos familiares, no estímulo à autonomia e na melhoria da qualidade de vida das pessoas com TEA. Cada entidade contemplada recebeu recursos de aproximadamente R$ 120 mil para desenvolver projetos durante um período de 12 meses.

Entre as instituições beneficiadas estão a Associação de Amparo à Pessoa com TEA, a Associação de Mães e Anjos Azuis, a Associação Mães Azuis, o Instituto Cristóvam e o Instituto Evalda Maria Gonçalves de Albuquerque. Com o apoio financeiro, essas organizações ampliam sua capacidade de atendimento e fortalecem serviços especializados oferecidos em diferentes regiões de Pernambuco, contribuindo para uma rede de proteção mais eficiente e integrada.

Para a secretária de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência, Joana Figueiredo, os avanços refletem uma política pública construída com foco na inclusão e no respeito às diferenças.

"Garantir direitos às pessoas autistas é fortalecer uma política pública baseada no cuidado, na inclusão e no respeito às diferenças. Sob a liderança da governadora Raquel Lyra, Pernambuco vem ampliando ações que asseguram mais acesso, mobilidade e acolhimento para as pessoas com TEA e suas famílias. A emissão de mais de 22 mil Cipteas, a modernização do PE Livre Acesso e o investimento em organizações que atuam diretamente com esse público demonstram o compromisso do Governo de Pernambuco com uma sociedade mais inclusiva, acessível e humana", afirmou.

As ações desenvolvidas pelo Governo de Pernambuco evidenciam uma política permanente de fortalecimento da inclusão, buscando garantir que pessoas autistas tenham acesso efetivo aos seus direitos e possam participar plenamente da vida em sociedade. O conjunto de iniciativas também reforça o compromisso da gestão estadual em ampliar a acessibilidade, combater a discriminação e oferecer suporte às famílias que convivem diariamente com os desafios relacionados ao Transtorno do Espectro Autista.

Os interessados em solicitar a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea) ou o benefício do PE Livre Acesso Intermunicipal podem acessar os canais oficiais da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência ou entrar em contato pelos telefones disponibilizados pela pasta para obter orientações sobre documentação, cadastro e demais serviços oferecidos

SÃO JOÃO ARRETADO REÚNE MULTIDÃO, EMBALA A QUARTA NOITE DE FESTA E FORTALECE A ECONOMIA LOCAL

A quarta noite do São João Arretado 2026, realizada na sexta-feira (26), confirmou mais uma vez o sucesso dos festejos juninos ao reunir milhares de pessoas no Polo Principal. Com uma programação diversificada e grandes atrações da música nordestina e nacional, o evento foi marcado por muita animação, emoção e um público que lotou o espaço para celebrar uma das maiores tradições culturais do município.

A abertura da programação ficou por conta do cantor Juarez, que levou ao palco um repertório repleto de forró e colocou o público no clima da festa desde os primeiros acordes. Em seguida, um dos artistas mais aguardados da noite, João Gomes, emocionou os fãs ao interpretar seus maiores sucessos. Com forte interação com a plateia, o cantor transformou o show em um grande coro, demonstrando o carinho do público por sua trajetória.

Na sequência, Henry Freitas manteve o ritmo acelerado da festa com um repertório recheado de hits que fizeram o público cantar, dançar e celebrar durante toda a apresentação. O artista levantou a multidão e reforçou o clima de alegria que tomou conta do evento.

Encerrando a quarta noite de shows, Pablo levou romantismo ao palco com canções que marcaram sua carreira. O público acompanhou cada música em coro, fechando a programação com muita emoção e consolidando mais uma noite de grande sucesso do São João Arretado.

Além de proporcionar entretenimento e valorizar a cultura nordestina, o evento também vem gerando importantes resultados para a economia do município. O intenso movimento de visitantes aquece o comércio, fortalece o setor de turismo e amplia as oportunidades de renda para ambulantes, empreendedores, artesãos e trabalhadores que aproveitam o período junino para aumentar o faturamento.

Com grande participação popular e uma programação que tem agradado públicos de todas as idades, o São João Arretado 2026 segue se consolidando como um dos principais eventos do calendário junino da região, unindo tradição, cultura, geração de emprego e desenvolvimento econômico em uma grande celebração da identidade nordestina.

DIOGO MORAES ENTREGA EQUIPAMENTOS EM VERTENTES


O deputado estadual Diogo Moraes (PSB) entregou, , novos equipamentos agrícolas destinados ao município de Vertentes, frutos de uma articulação realizada em parceria com o deputado federal Felipe Carreras, por meio da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).

A entrega dos equipamentos, que inclui um trator com os implementos, uma retroescavadeira e tratorito, representa um importante reforço para o fortalecimento da agricultura familiar e para o desenvolvimento da zona rural do município, garantindo mais produtividade e incentivo à economia local.

Durante o momento de celebração da conquista, Diogo esteve acompanhado do líder político Zito Barros, do presidente e do vice-presidente da ONG Pro Vertentes, George Costa e João Albuquerque, respectivamente, além de vereadores, conselheiros tutelares e lideranças do município.

“Esses equipamentos chegam para melhorar a vida de quem vive e trabalha no campo. É investimento que fortalece a agricultura familiar, gera oportunidades e movimenta a economia local. Seguiremos trabalhando e articulando para levar mais ações e conquistas para o povo de Vertentes”, destacou Diogo Moraes.

O líder político Zito Barros ressaltou a importância dos novos equipamentos para o município e destacou o compromisso coletivo do grupo com a população. “A nossa retroescavadeira também serve para a construção civil, então nós vamos trabalhar para a população de Vertentes. Quando a gente sonha junto, sonha com ideais para o nosso povo, com certeza acontece. Esse é o grupo que trabalha em prol de Vertentes e está ao nosso lado”, afirmou.

Já o presidente da ONG Pro Vertentes, George Costa, destacou que a chegada do equipamento representa a realização de um sonho antigo da instituição e da população. “Isso era um sonho de muitos anos, que a gente conseguisse esse equipamento para uma instituição que tem relevantes serviços prestados a toda a sociedade vertentense. Então esse equipamento, certamente, será de suma importância para todos os nossos agricultores e toda a população de Vertentes”, disse.

Os novos maquinários serão utilizados para apoiar as atividades rurais da região, oferecendo mais estrutura e eficiência à população atendida pela ONG Pro Vertentes.

GOVERNADORA RAQUEL LYRA ENTREGA MAIS DE R$ 10,4 MILHÕES EM OBRAS E SERVIÇOS EM BUÍQUE COM INAUGURAÇÃO DE CRECHE E CENTRO DE REFERÊNCIA DA MULHER

Também foram entregues dessalinizadores e autorizada a pavimentação de 18 vias urbanas do município localizado no Agreste Meridional
A governadora Raquel Lyra entregou neste sábado (27), em Buíque, no Agreste Meridional, obras e serviços que somam mais de R$ 10,4 milhões em investimentos no município. A agenda incluiu a entrega de um novo Centro de Educação Infantil (creche) com vagas para mais de 300 crianças, a inauguração do Centro de Referência da Mulher, a entrega de 11 dessalinizadores para comunidades rurais e a assinatura de autorização de licitação para pavimentação de 18 vias urbanas.

"Vir aqui inaugurar uma creche, para mim, é como se a gente estivesse inaugurando 350 vidas. Quem é mãe, como eu, sabe a diferença que é ter um filho na escola. Igual a essa, nós vamos entregar 250 em Pernambuco. Isso é começo para que possamos garantir às nossas crianças o direito de aprender desde cedo, e à mãe o de sair para trabalhar. Não vamos desistir do sonho de fazer Buíque crescer e nenhum filho daqui precisar ir para outro lugar para ser feliz", afirmou Raquel Lyra.

O prefeito Túlio Monteiro celebrou as entregas. "A gente, enquanto gestor, é muito feliz, assim como o povo buiquense. São intervenções que mostram a verdadeira política pública, que é feita com respeito, com honestidade e com coração, que vai realmente chegar a quem está na ponta, a quem está precisando”, comentou. 

O novo Centro de Educação Infantil Blésman Modesto de Albuquerque, com investimento superior a R$ 6,1 milhões, conta com 10 salas de aula (duas para berçário, três para maternal e cinco para pré-escola), e capacidade para atender até 324 crianças. A entrega integra o Programa Juntos pela Educação, viabilizada por meio de parceria entre as secretarias de Educação, Projetos Especiais (Sepe) e a Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab).

O secretário de Educação, Gilson Monteiro, destacou o objetivo da entrega. "Cuidar da primeira infância, porque é através dela, da educação, da alfabetização na idade certa, que a gente consegue que os meninos avancem." Maria Aparecida Dionísio, mãe de Sabryna e Safira, será uma das beneficiadas. "Essa creche é maravilhosa para nós. Agora poderei colocar a minha filha em tempo integral para estudar e eu terei oportunidade de trabalhar”, revelou.

Presente na solenidade, o deputado federal Fernando Monteiro também se pronunciou. "O dia de hoje é histórico. Só sabe a importância de ter uma creche, as mães e pais que mais precisam." O deputado estadual Jarbas Filho completou: "Essa entrega traz tranquilidade e conforto para as famílias, porque as crianças vão estar tendo o que há de melhor na educação."
CRM— O Centro de Referência da Mulher (CRM) de Buíque também foi inaugurado. O equipamento passa a integrar a rede estadual de enfrentamento à violência contra as mulheres, oferecendo acolhimento, acompanhamento psicológico e social e orientação jurídica. O investimento foi de R$ 305 mil. A inauguração integra a maior expansão da rede estadual já realizada em Pernambuco, que amplia de 30 para 61 o número de Centros de Referência da Mulher no Estado.
DESSALINIZADORES — O município também foi beneficiado com 10 novos sistemas de dessalinização instalados nas zonas rurais. Com o investimento de aproximadamente R$ 2 milhões, o equipamento irá beneficiar mais de 3.500 moradores. "Essa é uma das ações mais importantes, porque ela privilegia pessoas que nunca foram contempladas, e a gestão tomou a firme decisão de promover o abastecimento dessas comunidades", afirmou o secretário de Recursos Hídricos e Saneamento, Almir Cirilo.

Maria Elma Ramalho, moradora do Sítio do Riachão, agradeceu a intervenção. "Estamos muito felizes com esta entrega. Água é vida e agora está chegando pura e cristalina para benefício de mais de trezentas casas. Só sabe o tamanho desse benefício quem já sofreu por falta d'água." As localidades contempladas são: Sítio Riachão, Sítio Ouricuri, Sítio Pereiros, Sítio Kágados, Sítio Lajes, Sítio Cafundó, Sítio Morro Vermelho, Sítio Xerém, Povoado Amaro e Sítio Logradouro.

Além disso, foram autorizados as licitações para obras de infraestrutura viária no município, coordenadas pela Cehab, com investimento total estimado em R$ 4,7 milhões. O primeiro lote prevê capeamento asfáltico e sinalização em 11 vias urbanas, abrangendo 2.909,50 metros. O segundo lote contempla pavimentação em pedra granítica, drenagem, calçadas e sinalização em outras sete ruas, com extensão de 1.533,70 metros.

Integraram a cerimônia o secretário da Casa Civil, Túlio Vilaça, o deputado estadual Kaio Maniçoba e o diretor de obras da Cehab, Samuel Azevedo. Também estiveram presentes os prefeitos Marcelo de Alberto (Inajá); Professor Ronaldo (Tupanatinga); Pedro Pilota (Itaíba); Júnior de Audálio (Manari); e Elton Martins (Águas Belas).

Fotos: Hesíodo Góes/Secom

sábado, 27 de junho de 2026

“COLOCO MEU NOME PARA SER O MELHOR GOVERNADOR DA HISTÓRIA DE PERNAMBUCO”, AFIRMA JOÃO CAMPOS

Pré-candidato fez declarações em mais uma visita a Abreu e Lima, no Grande Recife
ABREU E LIMA - O pré-candidato João Campos (PSB) declarou, neste sábado (27), que vai colocar seu nome à disposição do eleitorado para ser “o melhor governador da história de Pernambuco”. Segundo o ex-prefeito do Recife, ele entra na disputa para se propor a fazer o que nunca foi feito, como já foi demonstrado em ações inovadoras realizadas por sua gestão à frente da capital. As declarações foram feitas durante visita a Abreu e Lima, em mais um dia de agendas cumpridas na Região Metropolitana.

João criticou a falta de planejamento e força política da atual gestão estadual para atrair investimentos para o Litoral Norte, cenário bem diferente do ciclo do PSB à frente do Governo de Pernambuco. Conforme o pré-candidato, falar em polo automotivo, Hemobras, Vivix e indústrias do polo cervejeiro é se remeter “a um desenvolvimento que não foi o atual governo que trouxe”. O líder da Frente Popular disse ainda que seu papel é “fazer os próximos 30 anos melhores do que esses que a gente passou” e jogou luz sobre movimentos eleitoreiros, realizados para dar sobrevida a um governo que não trabalhou.

“O que a gente viu é um governo que passou muito tempo sem trabalhar e, quando chega no ano eleitoral, tenta fazer algum movimento. Mas movimento é diferente de resultado. Uma coisa é você se movimentar. Outra coisa é você dar resultado, inaugurar obra. Eu fiz 107 creches no Recife. Ela prometeu 250 e fez cinco no estado. O que aconteceu no estado foi muita promessa e pouco resultado. A sensação que eu tenho é que o Governo do Estado tenta se mexer, mas não consegue fazer gol”, avaliou, em em entrevista a uma rádio local.

João Campos também elencou o Ganhe o Mundo, criado pelo ex-governador Eduardo Campos, e o Recife no Mundo, de sua gestão à frente do Recife, como iniciativas pioneiras que exemplificam o que esse conjunto político é capaz de fazer em um novo ciclo de governo em Pernambuco. “Eu não virei prefeito do Recife para fazer o que sempre foi feito. Eu virei prefeito para fazer o que nunca foi feito e fazer pela primeira vez o que as pessoas achavam que era difícil fazer. E eu conto isso para vocês entenderem que eu não estou botando meu nome para disputar o Governo do Estado para fazer a mesma coisa. Eu estou botando meu nome para ser o melhor governador da história de Pernambuco”, afirmou.

Ainda durante a passagem pela cidade, João Campos falou sobre a necessidade de uma governança metropolitana que funcione. Ele relatou que, como prefeito do Recife, enfrentou desafios em áreas limítrofes que poderiam ser mais facilmente resolvidos se o Governo do Estado assumisse o protagonismo como mediador. “É preciso fazer uma governança metropolitana de verdade. Não vai ser aquela coisa de chamar os prefeitos para uma conversa e não fazer nada. Tem que ter para discutir os limites, os serviços de limpeza, de iluminação e saúde dessas áreas limítrofes. Eu vou criar uma instância de governança metropolitana permanente, para a gente discutir as ações do estado e entrar como mediador da interlocução entre os municípios”, prometeu.

João Campos foi recebido pelo prefeito Flávio Gadelha (PSB), pelo pré-candidato a deputado estadual Flávio Gadelha Filho (MDB) e outras lideranças locais. Junto ao pré-candidato a vice-governador Carlos Costa (Republicanos) e aos deputados Pedro Campos (PSB), Mário Ricardo (Podemos) e Francismar Pontes (PSB), o líder da Frente Popular caminhou pela feira nova e tomou café da manhã no Mercado Municipal de Abreu e Lima, momento em que interagiu com comerciantes e frequentadores. Também no roteiro esteve uma passagem pela carreta do programa Agora Tem Especialistas, do Governo do Brasil. Foi a segunda visita do pré-candidato a governador ao município nesta fase de pré-campanha

PREFEITO TÚLIO MONTEIRO RECEBE, COM CASA CHEIA, A GOVERNADORA RAQUEL LYRA EM BUÍQUE

O prefeito Túlio Monteiro recebeu, neste sábado (27), a governadora Raquel Lyra em Buíque em uma agenda histórica marcada por grande participação popular e importantes entregas para o município. Com o novo Centro de Educação Infantil completamente tomado pela população, a visita simbolizou o fortalecimento da parceria entre a Prefeitura de Buíque e o Governo de Pernambuco.

Ao lado da vice-prefeita Miriam Briano, de secretários municipais, vereadores, lideranças políticas e da população, Túlio Monteiro acompanhou a inauguração do novo Centro de Educação Infantil (CEI), obra construída com investimento de R$ 6,1 milhões e capacidade para atender cerca de 324 crianças, ampliando a oferta de educação infantil de qualidade no município.

A programação também contou com a inauguração do Centro de Referência da Mulher (CRM), equipamento que passa a oferecer atendimento especializado às mulheres em situação de violência e vulnerabilidade social, fortalecendo a rede de proteção e acolhimento em Buíque.

Na sequência, foram entregues novos sistemas de dessalinização para comunidades da zona rural, ampliando o acesso à água potável por meio de tecnologia com energia solar. A iniciativa representa mais saúde, segurança hídrica e qualidade de vida para centenas de famílias que convivem com os desafios da escassez de água no município.

Durante a agenda, a governadora também autorizou a abertura de processos licitatórios para novas obras de infraestrutura viária, garantindo mais investimentos para a melhoria da mobilidade e do desenvolvimento de Buíque.

Em seu discurso, o prefeito Túlio Monteiro destacou que as conquistas são resultado do diálogo permanente e da parceria institucional construída com o Governo de Pernambuco.

“Hoje Buíque vive um momento histórico. Receber a governadora Raquel Lyra com esta demonstração de carinho da nossa população mostra que estamos no caminho certo. Cada obra entregue e cada investimento anunciado representam mais qualidade de vida, oportunidades e dignidade para o nosso povo. Seguiremos trabalhando, de mãos dadas com o Governo do Estado, para trazer ainda mais desenvolvimento para Buíque”, afirmou o prefeito.

A agenda consolidou mais um importante capítulo da parceria entre a Prefeitura de Buíque e o Governo de Pernambuco, reafirmando o compromisso conjunto de promover investimentos que transformam a vida da população e impulsionam o desenvolvimento do município