terça-feira, 6 de maio de 2025

LUTO - MORRE NOÉ SOUTO MAIOR, EX-PREFEITO DE BOM JARDIM

Ex-prefeito da cidade de Bom Jardim, no Agreste Setentrional de Pernambuco, o político Noé Souto Maior faleceu na noite desta segunda-feira (05/05), em sua residência. Ele nasceu em 12 de setembro de 1926 e tinha 98 anos. Noé Souto Maior foi prefeito de Bom Jardim por dois mandatos, entre os anos de 1963 a 1967 e de 1972 a 1976. Aposentado como Tabelião do TJPE, ele era viúvo e deixou cinco filhos, além de netos e bisnetos.

Em homenagem ao ex-prefeito, o atual gestor municipal, João Francisco da Silva Neto (Janjão), decretou luto oficial de três dias e ponto facultativo nos órgãos públicos do município.

Segundo o secretário de Cultura da cidade, Célio Borges, o velório acontece na residência do político, no centro da cidade, a partir das 23h desta segunda. O sepultamento será realizado nesta terça-feira (06/05), às 17h, no Cemitério de Bom Jardim.

Noé Souto Maior foi um nome marcante na política de Pernambuco. Durante a ditadura militar (1964–1989), transformou Bom Jardim em um reduto da esquerda, sendo uma importante figura de resistência política. Foi derrotado pela primeira vez nas urnas pelo coronel Sebastião Rufino, do antigo PFL, representante da direita no estado.

Além disso, Noé foi um dos fundadores do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) em Pernambuco.

O ex-prefeito receberá homenagens na sede da Prefeitura, às 14h desta terça-feira. O prédio, onde hoje funciona a prefeitura, foi a antiga estação ferroviária da cidade, desapropriada por ele próprio durante sua gestão em 1964 para abrigar a sede do executivo municipal

Via Fala PE

Nenhum comentário: