sábado, 12 de julho de 2025

GARANHUNS ANTECIPA META NACIONAL E DISPARA EM ÍNDICE DE ALFABETIZAÇÃO INFANTIL

O município de Garanhuns, no Agreste Meridional de Pernambuco, conquistou um resultado expressivo na área da educação, superando a média estadual e nacional no mais recente levantamento do Ministério da Educação (MEC) sobre alfabetização na rede pública. De acordo com os dados referentes ao ano de 2024, 69,75% das crianças do 2º ano do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino foram consideradas alfabetizadas, número que coloca Garanhuns acima da média brasileira, que ficou em 59,2%, e também superior ao índice de Pernambuco, que foi de 60,79%. O resultado representa um salto importante em relação ao ano anterior, quando o município alcançou 52,3%, e consolida a tendência de melhoria observada nos últimos anos. Em 2021, o cenário era preocupante: um alto número de crianças não conseguia ler e escrever na idade esperada, o que acendeu o alerta da Secretaria Municipal de Educação. Desde então, uma série de medidas estruturantes começou a ser implementada com o objetivo de reverter o quadro. A administração municipal promoveu uma reestruturação no modelo pedagógico, investiu na ampliação e construção de novas unidades escolares, introduziu o ensino em tempo integral em diversas escolas, além de inaugurar creches e ampliar a oferta de vagas na Educação Infantil. Esses investimentos foram acompanhados por ações de formação continuada dos professores, adoção de materiais didáticos complementares e monitoramento contínuo da aprendizagem dos estudantes. O envolvimento dos profissionais da educação, desde a gestão escolar até os docentes e auxiliares, foi fundamental para transformar as salas de aula em ambientes mais acolhedores e focados no desenvolvimento integral das crianças. Os resultados já eram percebidos em avaliações internas da rede, mas agora foram validados nacionalmente com a divulgação oficial do MEC. O dado de 2024 não apenas reflete a consolidação de uma política educacional centrada na aprendizagem na idade certa, como também antecipa a meta prevista para ser atingida apenas em 2027, demonstrando que é possível avançar com planejamento, comprometimento e foco no que realmente importa: garantir que cada criança aprenda a ler e escrever nos primeiros anos da escola.

Nenhum comentário: