quinta-feira, 18 de setembro de 2025

ADAGRO REALIZA OPERAÇÃO PARA CONTROLE DA MOSCA-DAS-FRUTAS NO VALE DO SÃO FRANCISCO

O objetivo é assegurar os protocolos fitossanitários para exportação da manga do Brasil para os Estados Unidos na safra 2025/2026
Fiscais da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco – Adagro iniciaram esta semana ação conjunta de monitoramento do Sistema de Mitigação de Risco (SMR) em 20 propriedades produtoras de manga em Petrolina, cuja produção sará destinada aos Estados Unidos. A ação, que segue até a quinta-feira (18/09), visa assegurar o cumprimento, por parte dos produtores, dos protocolos fitossanitários estabelecidos bilateralmente entre o Brasil e os EUA, para o controle da mosca-das-frutas.

As equipes de fiscais e assistentes das unidades da Adagro de Petrolina, Caruaru, Recife, Sanharó e Palmares estão visitando as propriedades para verificar o cumprimento dos requisitos técnicos do SMR, conforme estabelecido pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e pelo Animal and Plant Health Inspection Service (APHIS/USDA) - Agência Governamental de Serviço de Inspeção Sanitária Animal e Vegetal dos EUA.

No dia 17/09, três equipes visitaram um total de sete propriedades, com fiscalizações em 36 Unidades de Produção (UPs), verificaram 47 armadilhas – que medem os níveis de infestação -, e verificaram 27 livros de acompanhamento de unidade de produção, com registros fitossanitários do monitoramento e o controle das pragas. Durante a ação, foram emitidas duas notificações para ajustes nos livros de acompanhamento da mosca-das-frutas, informou a fiscal Denise Escobar, que coordena a ação com Maria Lisiê Santana, gerente regional da Adagro Petrolina. 

De acordo com a equipe de defesa e inspeção vegetal da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do estado, estão inscritas no Programa de Exportação de Mangas para os Estados Unidos 144 Unidades de Produção (UPs), somando 2,6 mil hectares de área cultivada, com produção estimada 93,7 toneladas de manga para exportação. As UPs estão localizadas nos municípios de Ibimirim (1), Lagoa Grande (3), Santa Maria da Boa Vista (3) e Petrolina (26).

A ação é conjunta realizada com o apoio das Unidades Regionais (UR) de Petrolina, Caruaru, Palmares e Sanharó, contou com a participação dos fiscais Gilmar Segatto (UR Caruaru), Emanuel Feitosa (GEDV), Ernandes Barbosa (UR Palmares), Erick Rodrigues (GEDV), Filipe Freiras (UR Sanharó), Jamenson Farias (UR Caruaru), Rômulo Diniz (GEDV), Paulo França (gerente GEDV), Marcelo Bernardino (UR Petrolina), Edi Tacito Rodrigues (UR Petrolina) e Isabel Peixoto (UR Petrolina). 

Fiscalização em campo– As atividades de fiscalização compreendem a inspeção nas áreas produtivas, verificando as determinações do Plano de Trabalho para exportação de manga para os EUA, a execução de práticas de controle de mosca-das-frutas (monitoramento, iscas, armadilhas, pulverizações, controle cultural).

De acordo com a fiscal estadual da Adagro, Denise Escobar, a ação também realizará a análise dos registros de monitoramento da praga e seu controle, verificação dos cadernos de campo e avaliação da conformidade com os protocolos estabelecidos pelo APHIS/USDA.

Moscas-das-frutas - As moscas-das-frutas (Anastrepha spp. e Ceratitis capitata) fazem parte de um grupo de pragas responsáveis por causar grandes prejuízos econômicos na cultura da mangueira. Além dos danos à produção, a praga causa prejuízos econômicos pelas barreiras quarentenárias impostas pelos países importadores.

Mais Informações:

Assessoria de Comunicação da agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco - Adagro

Fones: (81) 3181-4512 – (81) 99488-2990

Nenhum comentário: