sexta-feira, 26 de setembro de 2025

GOVERNO DE PERNAMBUCO DÁ INÍCIO À LICITAÇÃO PARA REQUALIFICAÇÃO DO SANTUÁRIO DE PESQUEIRA

Sessão de Abertura do processo licitatório está marcada para o dia 21 de outubro, às 10h. Edital já está disponível

O Governo de Pernambuco divulgou, nesta sexta-feira (26), a abertura do processo licitatório para contratação de empresa especializada em engenharia para execução de obras de requalificação do Santuário de Nossa Senhora das Graças, no distrito de Cimbres, no município de Pesqueira (Agreste Central), localizado a 215 quilômetros da capital. O valor estimado da obra está estimado em R$ 17.488.631,81. O prazo de execução previsto é de dez meses.

A Sessão de Abertura está marcada para o dia 21 de outubro, às 10h. O edital e seus anexos estão disponíveis no site da Cehab (www.cehab.pe.gov.br); no sistema do Portal de Compras Públicas (www.portaldecompraspúblicas.com.br); e, presencialmente, na sala da Comissão Especial de Licitação de Obras Estratégicas (Celoe 2), na sede da Companhia (Rua Odorico Mendes, nº 700, 2º andar, sala 37, Campo Grande, Recife-PE, CEP 52.031-080). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (81) 3182-7570 ou pelo e-mail celoe2@cehab.pe.gov.br.

“O Santuário de Nossa Senhora das Graças é um local sagrado, da maior importância para Pernambuco e para o Brasil. A requalificação do espaço, um projeto maravilhoso da governadora Raquel Lyra, representa não apenas melhores condições para acolher os fiéis e visitantes, mas também uma grande oportunidade de fortalecer a economia local. O turismo religioso movimenta milhares de pessoas todos os anos e, com essa obra, vamos oferecer mais infraestrutura, acessibilidade e conforto valorizando ainda mais Pesqueira no mapa turístico do Estado”, ressalta Kaio Maniçoba, secretário estadual de Turismo e Lazer.

“A governadora Raquel Lyra tem atuado em várias frentes para garantir o desenvolvimento do Estado. E com o turismo religioso não é diferente. O projeto para requalificação do Santuário de Nossa Senhora das Graças prevê um investimento superior a R$ 17 milhões em um equipamento público de grande relevância histórica e religiosa. O turismo em Pernambuco como um todo tem apresentado um crescimento vertiginoso e isso se deve à forte atuação do Governo de Pernambuco”, afirma o secretário estadual de Projetos Estratégicos, Rodrigo Ribeiro.

“A Cehab é responsável pela fiscalização e pelo monitoramento das obras desse que é um dos principais destinos do turismo religioso no Estado. Após a requalificação, o santuário oferecerá muito mais praticidade e conforto para todas as pessoas que frequentam o local, dos fiéis e visitantes em geral até os profissionais que atuam no local”, afirma a diretora de Obras de Infraestrutura da Cehab, Paula Boumann.

O Santuário de Nossa Senhora das Graças, um dos principais pontos turísticos de Pesqueira, está situado na Serra do Ororubá, território indígena do povo xucuru. O projeto de reforma tem como finalidade requalificar os espaços existentes, adequando-os às normas vigentes, e valorizar o santuário como equipamento público compatível com a relevância histórica, social e cultural da região. A intervenção ocupará aproximadamente 10.000 m² de uma área total de construção de 1.315,59 m².

A proposta contempla a criação de dois estacionamentos: um destinado a ônibus e caravanas e outro para carros e motocicletas, ambos com estrutura de apoio (banheiros, copa e área para refeição). Prevê ainda a construção de um centro comunitário com lojinhas e quiosques, espaço de exposição, convivência e banheiros de apoio.

Para abrigar celebrações culturais e religiosas, a arquibancada existente será requalificada e parcialmente coberta e será implantada uma nova praça de eventos, maior e mais acessível, integrada a um palco para apresentações.

Sob a praça de eventos, com acesso direto ao palco, será construído um espaço de apoio à Diocese e aos visitantes composto por administração, sala para freiras, sacristia, confessionário, banheiros, vestiários e fraldário. Nessa mesma área será implantado um velário com acesso garantido a todo o público por meio de escadas e rampas.

A proposta inclui ainda a ampliação e uniformização da escadaria que conduz à imagem de Nossa Senhora das Graças, garantindo melhor fluxo de peregrinos, além da revitalização dos pontos de parada ao longo do percurso visando o conforto e a contemplação da paisagem natural.

O Santuário Nossa Senhora das Graças surgiu após as aparições da Virgem Maria a duas meninas em 1936, na Serra do Ororubá. A mensagem das aparições foi de oração e conversão transformando o local em destino de peregrinação e devoção mariana.


Nenhum comentário: