Sessão de Abertura do processo licitatório está marcada para o dia 21 de outubro, às 10h. Edital já está disponível
O Governo de Pernambuco divulgou, nesta sexta-feira (26), a abertura do processo licitatório para contratação de empresa especializada em engenharia para execução de obras de requalificação do Santuário de Nossa Senhora das Graças, no distrito de Cimbres, no município de Pesqueira (Agreste Central), localizado a 215 quilômetros da capital. O valor estimado da obra está estimado em R$ 17.488.631,81. O prazo de execução previsto é de dez meses.A Sessão de Abertura está marcada para o dia 21 de outubro, às 10h. O edital e seus anexos estão disponíveis no site da Cehab (www.cehab.pe.gov.br); no sistema do Portal de Compras Públicas (www.portaldecompraspúblicas.
O Santuário de Nossa Senhora das Graças, um dos principais pontos turísticos de Pesqueira, está situado na Serra do Ororubá, território indígena do povo xucuru. O projeto de reforma tem como finalidade requalificar os espaços existentes, adequando-os às normas vigentes, e valorizar o santuário como equipamento público compatível com a relevância histórica, social e cultural da região. A intervenção ocupará aproximadamente 10.000 m² de uma área total de construção de 1.315,59 m².
A proposta contempla a criação de dois estacionamentos: um destinado a ônibus e caravanas e outro para carros e motocicletas, ambos com estrutura de apoio (banheiros, copa e área para refeição). Prevê ainda a construção de um centro comunitário com lojinhas e quiosques, espaço de exposição, convivência e banheiros de apoio.Para abrigar celebrações culturais e religiosas, a arquibancada existente será requalificada e parcialmente coberta e será implantada uma nova praça de eventos, maior e mais acessível, integrada a um palco para apresentações.
Sob a praça de eventos, com acesso direto ao palco, será construído um espaço de apoio à Diocese e aos visitantes composto por administração, sala para freiras, sacristia, confessionário, banheiros, vestiários e fraldário. Nessa mesma área será implantado um velário com acesso garantido a todo o público por meio de escadas e rampas.
A proposta inclui ainda a ampliação e uniformização da escadaria que conduz à imagem de Nossa Senhora das Graças, garantindo melhor fluxo de peregrinos, além da revitalização dos pontos de parada ao longo do percurso visando o conforto e a contemplação da paisagem natural.O Santuário Nossa Senhora das Graças surgiu após as aparições da Virgem Maria a duas meninas em 1936, na Serra do Ororubá. A mensagem das aparições foi de oração e conversão transformando o local em destino de peregrinação e devoção mariana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário