Chuvas causam alagamentos e medo em Palmares e na Mata Sul
Terça-feira 08:22 h - Nesse momento não chove em Palmares e grande parte das ruas que dependem da drenagem (bueiros, canaletas, etc) estão se esvasiando, mas aqueles locais que estão à margem ou abaixo do Rio Una (pedreiras, etc) estão sendo inudados ou piorando sua situação.
Na régua que mede a vazão do Rio Una (Av José Américo de Miranda) subiu 156 cm (em duas horas) e nesse exato momento faltam 79 cm pra o Una transbordar de sua margem natural, depende, apenas, das águas que estão chegando das bacias do Una, Panelas e Pirangy. Notamos que houve uma discreta estabilização do n´vel, mas só saberemos a tendência (alta ou baixa) em mais uma hora.
Aguardem o próximo boletim.
Chuvas causam alagamentos e aterrorizam a Mata Sul de Pernambuco
As cidades da Mata Sul de Pernambuco, especialmente Palmares, Catende, Água Preta, Belém de Maria e Barreiros, amanheceram sob forte temporal que já dura cerca de 10 horas, registrando-se vários pontos de alagamentos e deslizamento de barreiras e encostas.
No momento(06:30, terça-feira – 03-05-2011), não há registros de mortes e/ou feridos, mas há uma verdadeira comoção coletiva para evacuação de áreas de riscos com pessoas abandonando suas residências, notadamente, em Palmares: Av. José Américo de Miranda, ruas projetadas, COHAB I, Pedreiras e algumas ruas de Santo Onofre. Em Catende: bairro do matadouro e beira rio. Em Água Preta: Barra de Lama, Liberdade e beira rio.
O nível do Rio Una, em Palmares, encontra-se estável desde as 03:00 h e está alguns metros abaixo de suas margens naturais (2 m) e os pontos de alagamentos são decorrentes da macro-drenagem deficiente e/ou inexistente, como os trechos em frente a Sulanca, Rodoviária Estadual,Rua Costa Maia, Igreja dos Mórmons, Muro do Campo da Usina NorteSul, entre outros.
A reportagem do GIRO-PE percorreu as ruas de Palmares e anotou que além da drenagem deficiente o problema se agrava com toneladas de lixo urbano não recolhido pela municipalidade, pois esse serviço entrou em colapso desde a substituição da LOCAR em 2009, empresa modelo que atuou em Palmares por mais de uma década.
O Governo do Estado, através do seu mandatário Eduardo Campos, anunciou há poucos dias a intenção de construir várias barragens de contenção para resolver em caráter definitivo o problema das enchentes da Mata sul e de parte do Agreste Pernambucano, para isso conta com a ajuda inestimável da Presidenta Dilma Roussef e de seu Ministro da Integração Regional, o Pernambucano Fernando Bezerra Coelho.
O GIRO-PE passou a madrugada informando através do seu Mural de recados, as notícias das cidades da Mata Sul e a partir das 07:00 h passaremos a emitir boletins e fotos periodicamente.
Apelamos para todos que usem o nosso Mural para essa comunicação com a população e as autoridades.
07:04 h A reportagem do GIRO-PE tentou se deslocar para Catende e não conseguiu passar na PE, a altura de Japaranduba, onde existe um pequeno riacho.
07:05 h o Bairro das Pedreiras está sendo evacuado, nesse momento, mas faltam caminhões e veículos similares.
GIRO-PE
Nenhum comentário:
Postar um comentário