terça-feira, 30 de agosto de 2011

PATRIOTA QUE ESTADO DO SÃO FRANCISCO


SERTÃO O deputado federal pernambucano apresentou dois projetos para a criação do novo Estado, que dividiria a Bahia. A bancada baiana é contra proposta do parlamentar
Jornal do Commercio
Uma das novas unidades federativas propostas ao Congresso Nacional, se aprovada, modificará toda a fronteira oeste de Pernambuco. Trata-se do Estado do São Francisco – nomenclatura que faz referência à antiga Comarca situada na mesma área, que foi tomada dos pernambucanos em 1824 pelo Imperador Dom Pedro I como punição pelo movimento separatista conhecido como Confederação do Equador. Coincidentemente, o autor de dois projetos de plebiscito para a criação do São Francisco, apresentados em 1998 e 2003, foi um deputado federal pernambucano, Gonzaga Patriota (PSB).
Em 2007, sob forte pressão da bancada parlamentar baiana liderada pelo deputado ACM Neto (DEM) – contrária à divisão do seu Estado em dois – a CCJ da Câmara rejeitou a primeira proposta. Em 2008, caiu a segunda tentativa. Desde então, Patriota – que tem base eleitoral no Sertão do São Francisco – uniu-se a forças políticas locais de oposição a ACM Neto para articular uma nova investida. Para ele, ao rejeitar a proposta, a CCJ feriu uma jurisprudência, consolidada com a aprovação de projetos semelhantes sobre o Maranhão do Sul, Carajás e Tapajós.
O recurso apresentado por Patriota à Mesa Diretora da Câmara – que ainda não foi julgado – pede que o projeto seja colocado diretamente em votação no plenário. “A região do São Francisco tem se desenvolvido de e hoje possui uma economia superior à de Tocantins (R$ 4 bilhões), criado há 20 anos, a partir da emancipação de um território de Goiás. Acredito que, sendo emancipada, essa parcela da Bahia poderá, em 20 anos, se tornar um grande Estado”, justificou Patriota.
Entre os projetos que tramitam no Congresso de criação de novos Estados estão o de Juruá (AM), Solimões (AM), Araguaia (MT), Mato Grosso do Norte (MT) Santa Cruz (BA), Planalto Central (DF, GO e MG), São Paulo do Oeste e São Paulo do Sul (ambos em SP), Minas do Norte (MG), Iguaçú (PR e SC) e Pampa (RS). (S.M.F.)

Nenhum comentário: