Duzentos e noventa e sete projetos das mais diversas linguagens artísticas e áreas culturais, tais como música, artes cênicas, dança, circo, patrimônio, formação e pesquisa, irão receber patrocínio do Governo do Estado de Pernambuco, através do edital 2010/2011 do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura, o Funcultura. O volume recorde de investimento vai chegar nesta edição a cerca de 22 milhões de reais. Somados aos R$ 8 milhões do edital específico para o Audiovisual, anunciado em maio deste ano, o Funcultura consolida-se como o principal mecanismo de fomento à cultura de todo estado.
A edição 2010/2011 do Funcultura contou com a participação de produtores culturais e artistas de todas as regiões do estado, que enviaram 1.395 propostas para análise, um quantitativo superior ao registrado na edição de 2009, que analisou 1.185 projetos. Naquele ano, o percentual final de aprovação ficou em 19,6%. Na edição atual, 21,2% das propostas enviadas foram selecionadas.
O resultado final é fruto do empenho da Comissão Deliberativa do Funcultura que, formada por membros do poder público, acadêmicos e representantes de organizações da sociedade civil – entre eles, o Sindicato dos Artistas e Técnicos em espetáculos de Diversão no Estado (Sated) e a Associação Carnavalesca dos Caboclinhos Índios de Pernambuco – é a instância máxima de decisão em todas as fases do processo de seleção.
Nenhum comentário:
Postar um comentário