De acordo com o médico do International Vaccine Institute e da Dengue Vaccine Iniciative (DVI) Luiz Jacintho da Silva, "a vacinação da família é um dos maiores recursos para ampliar a cobertura vacinal no Brasil, contribuindo para a redução do número de casos, de internações e de óbitos por doenças infectocontagiosas".
Um exemplo interessante pode ser dado a partir das vacinações escolares contra a gripe sazonal no Japão: "Foi a primeira constatação do impacto da imunidade coletiva intrafamiliar. As crianças imunizadas deixaram de transmitir o vírus e uma das consequências foi a significativa queda no número de mortes de idosos pela doença", explicou o médico na 13ª Jornada Nacional e 3ª Jornada Paulista de Imunizações, que aconteceu entre 26 a 29 de outubro em São Paulo.
Uma doença que pode ser tratada facilmente em um indivíduo pode ser fatal para outro da família ou do círculo social. O que é considerado uma doença pouco grave para um adulto pode ser de muita gravidade para um recém-nascido, por exemplo.
Na hora da vacinação, é muito importante não pensar pequeno!
Nenhum comentário:
Postar um comentário