quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Prefeitura confirma desabamento de dois prédios no centro do Rio de Janeiro - FOTOS DA TRAGÉDIA


Do NE10














Com agências
Atualizado às 22h17
Dois prédios de cerca de 20 andares desabaram na noite desta quarta-feira (25) na Rua Treze de Maio, no Centro do Rio de Janeiro. A informação foi repassada pelo Centro de Operações da prefeitura carioca. O edifício Liberdade e o prédio vizinho desabaram por volta das 20h30, no horário de Brasília. Testemunhas informaram ainda que um terceiro edifício, este de dez andares, também teria desmoronado. O prédio de menor porte estaria localizado na Rua Manuel de Carvalho, esquina com Treze de Maio.

Informações preliminares apontam que pelo menos 11 pessoas teriam se ferido. Há suspeitas de que haveria mortos entre as vítimas. Cerca de 60 homens da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros trabalham no resgate. Britadeiras estão sendo usadas na tentativa de socorrer eventuais vítimas soterradas. Dois feridos já foram retirados e encaminhados ao Hospital Souza Aguiar. Polícia e Defesa Civil afastaram imprensa e população do local, pois ainda há risco de novos desabamentos.
De acordo com os  bombeiros do Quartel Central, houve uma explosão seguida do desabamento do primeiro prédio perto da Cinelândia, área considerada histórica do centro do Rio. No seu entorno ficam o Teatro Municipal, o Quartel Central da Polícia Militar e a Câmara Municipal do Rio. A área está isolada e a Light informou que uma equipe está no local para desligar a energia nos arredores do prédio para evitar incêndios. 

Foram fechadas quatro estações do metrô e as linhas de ônibus que passam pelo trajeto das linhas de trem suspensas foram reforçadas. A Avenida Almirante Barroso, entre a Rua Senador Dantas e Avenida Rio Branco, está interditada em ambos os sentidos e as autoridades pedem que os motoristas evitem circular pelo local para não atrapalhar os serviços de resgate.

Dois fiscais do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-RJ) estão na Avenida Treze de Maio acompanhando os trabalhos das equipes que estão no local com o objetivo de buscar as primeiras informações para detectar as causas do desabamento do edifício. O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, está no local avaliando a situação e acompanhando o trabalho. Nesta quinta-feira, 26, a partir das 9 horas, o presidente da Comissão de Análise e Prevenção de Acidentes (CAPA), Luiz Antonio Cosenza, estará no local para dar prosseguimento aos trabalhos.



Nenhum comentário: