A praia de Iracema, em Fortaleza/CE, receberá um dos maiores projetos em acrílico do Brasil. Trata-se do Acquário Ceará, que será construído numa área de 21,5 mil metros quadrados, para ser novo ponto turístico do Estado a partir de 2014.
“Já começamos o processo de fabricação dos diversos componentes, e estamos trabalhando nas licenças ambientais para, no momento apropriado, podermos iniciar as obras no canteiro”, afirma o arquiteto Leonardo Fontenele. A estrutura terá 28 aquários, todos com visores de acrílico – que além de oferecer resistência à força de compressão da água, tem ótimo nível de transparência em comparação ao vidro.
1 / 3
O edifício será dividido em subsolo, para uso técnico, térreo, e outros dois pavimentos para visitação. Neles, estão aquários de tubarões, de pinguins, tanques que criam a oportunidade de contato com as espécies, simuladores de submarino, cinema 3D e 4D, escola de mergulho e mais 20 aquários menores. A principal atração será o tanque Master ou Oceânico, que ocupará os quatro andares. “Ele terá 50 metros de comprimento, 16 metros de altura e 15 metros de largura, que é aproximadamente o tamanho de um edifício de 15 andares”, afirma Fontenele.
A estrutura também apresentará como destaque um túnel de acrílico com 16 metros de comprimento, que permitirá cruzar o enorme tanque na diagonal. “As formas diferenciadas do acrílico irão permitir essa integração das pessoas com os animais marinhos”, diz o arquiteto. Também haverá dois túneis de acrílico de 10 metros no aquário dos tubarões. “Entre eles terá uma espécie de iglu, também de acrílico, que vai permitir uma visão 360° do entorno”.
O empreendimento exigirá chapas de acrílico de diferentes espessuras. “Tudo vai depender do tanque em que eles forem aplicados, mas posso adiantar que serão utilizados paineis de 15 até 80 cm de espessura”. “Todo o material utilizado será fabricado como uma peça maciça (monobloco) e não em camadas coladas, que é uma tecnologia mais simples”, conclui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário