terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

São Paulo terá sistema de locação de bicicletas


247 – A cidade de São Paulo irá ganhar um sistema de locação de bicicletas inspirados nos modelos utilizados na Europa. Dois dos maiores bancos do País, Itaú e Bradesco, estão na disputa para comandar e aplicar o projeto na capital paulista. De acordo com a prefeitura, as duas instituições têm apenas 30 dias para apresentarem seus projetos.
O sistema será idêntico ao implantado no Rio de Janeiro, no fim do ano passado, em que as bicicletas são disponibilizadas pelas organizações privadas e, em troca, elas têm a liberdade de explorar sua marca em placas instaladas nos meios de transportes. O sistema não irá gerar nenhum gasto para a cidade, já que o investimento será totalmente custeado por fundos particulares.
A proposta é de que sejam disponibilizadas de três a cinco mil bicicletas para locação. Segundo a arquiteta Regina Monteiro, presidente da Comissão de Proteção à Paisagem Urbana da Prefeitura, as bicicletas vão ter a primeira hora de aluguel gratuita e depois serão cobrados R$ 5 por hora adicional. “Não haverá ônus nenhum para a Prefeitura”, garante Regina.
O Bradesco já investe em trabalhos de mobilidade urbana na capital paulista. O banco é o patrocinador da cicloFaixa de lazer que funciona aos domingos e feriados em alguns trechos da cidade. Por isso, a instituição mantém o interesse em continuar a financiar projetos ligados ao ciclismo urbano. O Itaú investe no projeto de locação de bicicletas no Rio de Janeiro, onde há 600 bicicletas espalhadas por dez postos de locação, disponíveis todos os dias da semana. Além disso, ainda é possível consultar a quantidade de bicicletas livres pela internet.
Em São Paulo, o montante de bicicletas utilizadas no programa tende a ser bem maior, mas ainda assim estará abaixo do de Londres, que já conta com cinco mil bicicletas, e de Paris, que funciona desde 2007 e oferece 20 mil bikes à população.

Nenhum comentário: