domingo, 12 de fevereiro de 2012

SDS vai rastrear bandidos no Carnaval


Secretaria de Defesa Social (SDS) vai contar com uma nova arma para identificar criminosos durante o Carnaval. Cinco equipamentos móveis de leitura biométrica de impressões digitais serão utilizados durante a folia no Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes.
Os aparelhos, emprestados pela Polícia Federal, têm 90 mil registros de pessoas acusadas de cometer delitos nos Estados de Pernambuco, Alagoas, Paraíba e Bahia. O objetivo de utilizá-los é fazer com que os policiais verifiquem se suspeitos detidos durante o Carnaval são procurados pela Justiça, sem precisar se deslocarem para uma delegacia.
No Sábado de Zé Pereira, três dos leitores biométricos serão utilizados durante o desfile do Galo da Madrugada. Os equipamentos ficarão no Fórum Tomaz de Aquino, na Associação da Polícia Ferroviária Federal – onde funcionarão postos do Juizado do Folião – e na antiga sede da Secretaria de Educação, na Rua Siqueira Campos, Centro do Recife.
Nos outros dias, os aparelhos ficarão no bairro do Varadouro, em Olinda, onde haverá um Posto de Identificação na Guarda Municipal. Os outros dois equipamentos ficarão na sede no Instituto de Identificação Tavares Buril (IITB), na Rua da Aurora, área central do Recife, e na Área Integrada de Segurança de Prazeres, Jaboatão dos Guararapes.
“A identificação em tempo real de que a pessoa suspeita possui ou não algum registro criminal é o maior benefício que a polícia pernambucana terá com a implantação desse sistema”, destacou o gestor do IITB, delegado Jandir Carneiro Leão.
DIGITALIZAÇÃO
A Secretaria de Defesa Social está se preparando para digitalizar 8 milhões de prontuários pernambucanos. De acordo com Jandir Carneiro Leão, a pasta aderiu à ata de registro de preços para efetuar o processo no Estado.
O custo total do projeto gira em torno de R$ 6,5 milhões. O planejamento encontra-se em fase de conclusão, aguardando apenas o parecer técnico do Instituto Nacional de Identificação da Polícia Federal.

Nenhum comentário: