quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

A viagem espacial de um homenzinho de plástico


ELE ATINGIU A ESTRATOSFERA A BORDO DE UM BALÃO CHEIO DE GÁS HÉLIO. DEPOIS, ATERRISSOU COM UM PARAQUEDAS. TUDO OBRA DE DOIS ESTUDANTES CANADENSES


Um astronauta diferente completou com sucesso um voo na estratosfera na quarta-feira, dia 1º de fevereiro. Até aqui, nada de novo. Só que não se tratava de um homem de carne e osso, e sim de um homem miniatura, feito de matéria plástica. Um boneco Lego. Ele foi lançado a 24 quilômetros de altura por dois estudantes canadenses, Mathew Ho e Asad Muhammad, ambos de dezessete anos, o primeiro de origem chinesa, o segundo de origem árabe.
Acoplado a um balão meteorológico inflado com gás hélio, dotado de 4 videocâmeras e de um telefone celular (para localização via GPS), o brinquedo efetuou uma viagem de 97 minutos nos céus da cidade de Toronto, interrompida apenas pela súbita ruptura do balão. O pequeno astronauta de plástico aterrissou suavemente graças a um miniparaquedas de náilon, a cerca 120 quilômetros do local do lançamento: para recuperá-lo bastou utilizar o GPS do celular.
Os dois rapazes, que estudam no Agincourt Collegiate Institute, realizaram a façanha – realmente excepcional, segundo os expertos – usando instrumentos artesanais, costurando o paraquedas na máquina de costura da mãe de um deles, e gastando menos de R$ 1.000,00. Foram inspirados, dizem, pelos feitos de outros estudantes ingleses e americanos que, anteriormente, tinham mandado ao cosmos outros pequenos objetos.
No vídeo, o homenzinho Lego durante o seu voo, carregando a bandeira canadense.

Nenhum comentário: