quarta-feira, 7 de março de 2012

Dilma telefona para Putin e dá parabéns por vitória nas urnas


A presidente Dilma Rousseff telefonou nesta terça-feira para o recém eleito líder político da Rússia, Vladimir Putin. Além de desejar os parabéns pela vitória nas eleições presidenciais, o contato feito pela brasileira teria a intenção de convidar o premiê para participar da Conferência Rio+20, em junho.
A parabenização de Dilma acontece em um momento complicado em que a vitória de Putin é contestada por milhares de manifestantes e líderes internacionais. As eleições aconteceram no último domingo, quando o premiê conquistou uma vitória folgada frente a outros quatro candidatos. A vitória foi anunciada quando a Comissão Eleitoral Central apontou que Putin tinha 64% dos votos com 97% das urnas apuradas.
Durante o telefonema, o líder russo também convidou Dilma para ir até o país. A proposta foi aceita, mas ainda não há previsão de data. Esse não é o primeiro contato da presidente brasileira para convidar líderes políticos ao Rio+20. Durante esta semana, ela também chamou a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, e o rei da Espanha, Juan Carlos, que vai enviar o presidente do governo da Espanha como seu representante.
Putin governa a Rússia há doze anos. Desde domingo, diversos manifestantes anti-Putin saíram às ruas para protestar uma possível fralde na checagem dos votos. Nesta segunda-feira, dezenas de pessoas foram presas por avançar o limite determinado para protestos.
Também nesta segunda-feira, o governo dos Estados Unidos pediu que a Rússia providenciasse uma "investigação independente" sobre possíveis irregularidades na apuração da presidência. Segundo o país, os observadores a Organização para a Segurança e para a Cooperação na Europa (OSCE) e da Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa, em missão no país, notam que algo poderia estar errado.

Nenhum comentário: