terça-feira, 6 de março de 2012

Ministro Aldo Rebelo janta com Eduardo Campos nesta terça


O ministro dos Esportes, Aldo Rebelo, do PC do B, chega a Pernambuco já na noite desta terça-feira. Nesta quarta-feira, ele irá vistoriar as obras da Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata. Depois de conhecer as obras, dará uma entrevista coletiva e depois retorna à Brasília.

No Recife, o ministro terá um jantar reservado com o governador Eduardo Campos, do PSB. Além de política nacional, os dois caciques devem falar sobre a polêmica com a Fifa.

Na última sexta (2), o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke criticou duramente a atuação do Brasil e a demora na aprovação da Lei Geral da Copa, que estabelece regras para o mundial e tramita no Congresso Nacional. Para dizer que era preciso acelerar a aprovação da proposta e as obras do mundial, ele usou a expressão que pode ser traduzida como "chute no traseiro".

Na próxima semana, está prevista uma visita de Valcke ao Brasil, justamente no Recife.
No encontro, o governador Eduardo Campos vai dizer ao ministro que apenas receberá ou não o dirigente da Fifa, a depender do desfecho de Rebelo para o episódio. Haverá total alinhamento com o governo federal na questão.
No Rio de Janeiro, nesta terça, o ministro não quis comentar se iria aceitar ou não o pedido de desculpas de Jérôme Valcke.
O pedido de desculpas do secretário-geral da Fifa foi enviado na segunda-feira (5) ao ministro do Esporte. Na carta, Valcke explica que a expressão em francês utilizada por ele, "se donner un coup de pied aux fesses", significa apenas "acelerar o ritmo".

"Infelizmente essa expressão foi traduzida para o português utilizando palavras muito mais fortes. Portanto, gostaria de pedir desculpas ao senhor e também a qualquer pessoa que tenha se sentido ofendida", afirma Valcke, na carta.

Nenhum comentário: