sexta-feira, 2 de março de 2012

O PROERD será ampliado para toda Mata Sul de Pernambuco


Giro PE
O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), criado há 12 anos em nosso estado, pela Polícia Militar, está sendo estendido para todas as cidades da 13ª Área Integrada de Segurança sediado em Palmares, Mata Sul de Pernambuco (18 cidades), por meio de um convênio entre as Secretarias da Educação Municipais e a Secretaria de Segurança Pública.
O Programa tem por missão promover políticas públicas de prevenção ao uso de drogas, através de parcerias entre a Policia Militar de Pernambuco (10º BPM) e a comunidade escolar, objetivando a redução do consumo entre crianças, jovens e adolescentes e, por conseguinte,a redução da violência vivenciada por eles.
O Proerd é um programa educativo para crianças, sobre resistência às Drogas e à Violência, aplicada em 12 lições, onde tratamos de reforço a auto estima, a reação ao estímulo ao uso de dro gas e a resolução de conflitos sem o emprego da violência, além de trabalharmos o bullyng.
O PROERD
Atinge crianças da pré-escola, 1ª, 2ª e 3ª séries do ensino fundamental. Já os alunos do Ensino Médio não participam de aulas regulares, mas sim de palestras eventuais sobre o assunto.
As lições são passadas aos estudantes de forma leve e divertida, com apoio de atividades interativas, apoiadas em uma cartilha estruturada com linguagem apropriada para a idade dos alunos. “Escolhemos os policiais que têm as características necessárias para lidar com crianças. Esses policiais fazem um curso, no qual aprendem a abordar os temas do programa com as crianças e adolescentes nas escolas”, explica o capitão Kildere.
O objetivo é de atingir todas as 5ª séries da nossa região (Cortês, Ribeirão, Gameleira, Joaquim Nabuco, Água Preta, Xexéu, Palmares, Catende, Maraial, Jaqueira, Belém de Maria, Quipapá, São Benedito do Sul, Sirinhaém, Rio Formoso, Tamandaré, Barreiros, São José da Coroa Grande).
Policial Professor
O corpo de instrutores do PROERD  na Mata Sul de Pernambuco é formado por  policiais militares  (Ten PM Kildare, Sgt PM Jacinto, Sds PM Ronaldo, Cicero Cunegundes, Edmilson e Andréia Félix), especificamente treinados para dar aulas. Eles têm a missão de orientar e conscientizar os jovens sobre os efeitos provocados pela dependência de substâncias químicas, sejam elas lícitas, como álcool e cigarro ou ilícitas.

Nenhum comentário: