SRZD
As novas regras da poupança foram divulgadas recentemente e, o SRZD, pensando nas dúvidas dos leitores, convidou o advogado tributarista Ronald Maia para responder perguntas sobre o assunto.
O especialista participou do chat nesta quinta e sexta-feira, de 15h às 17h.
Veja abaixo as principais dúvidas que foram esclarecidas:
Gostaria de começar tomando um exemplo simples: se eu tenho R$ 1 mil e quero aplicá-lo na poupança, posso esperar para este momento, das novas regras, que meu dinheiro seja remunerado de que forma?
O seu dinheiro, a partir das novas regras terá a seguinte remuneração: Taxa SELIC maior que 8,5%, segue a mesma regra anterior,ou seja, TR + 6,17. taxa selic menor ou igual a 8,5%, segue a nova regra, isto é, TR + 70% da selic.
O que significa o "aniversário na conta"? O meu dinheiro tem que ficar na conta no dia X pra render alguma coisa?
Aniversário é tão somente uma forma de determinar o início da sua aplicação e que a partir dessa data você começa a usufruir sua remuneração. Nada mais do que isso.
Mas, se eu tiro o dinheiro antes de completar 30 dias, eu não ganho nada?
O fato de você efetuar a retirada antes dos 30 dias não implica na perda dos rendimentos. Você os terá, proporcionalmente, aos dias em que seu dinheiro ficou depositado.
Abri essa semana uma poupança conjunta, mas já tinha, em outro banco, uma poupança apenas em meu nome (desde 2009). Pretendo depositar, na poupança conjunta, o mínimo de R$ 1 mil todo mês. Vale a pena fazer esse depósito na nova poupança ou será mais rentável colocar esse dinheiro na outra conta?
A condição de você ter conta conjunta e outra em seu nome e em outro nome é irrelevante para efeitos de remuneração.
Mas a conta conjunta está sob as novas regras, a outra não? Gostaria de saber qual das duas é mais rentável.
Pela regra anterior o seu rendimento era TR +6,17% a.a. independente do valor da taxa SELIC. Agora, se a taxa SELIC for maior que 8,5% segue a mesma de remuneração.Se a taxa SELIC for menor ou igual a 8,5% a sua remuneração será TR + 70% DA SELIC. Portanto, apriorísticamente fica difícil dizer qual seria a mais rentável.Algumas variáveis terão influência,tais como:quadro da economia global,indíce inflacionário que certamente podem alterar a base de cálculo que utiliza a Taxa SELIC.
A poupança, sob essas novas regras, passou a render MENOS ou MAIS?
Quanto ao rendimento, se maior ou menor face às novas regras, só a evolução do quadro econômico é que balizará para você a expectativa de maior ou menor rendimento.
Leia outras dúvidas sobre as novas regras da poupança clicando aqui!
Nenhum comentário:
Postar um comentário