Blog da Folha
Mais uma reviravolta nas prévias do PT recifense. O juiz da Sétima Vara Cívil, Nilson Guerra Nery, do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), deferiu liminar impetrada por um grupo de militantes petistas determinando que todos os filiados do partido votem na eleição interna deste domingo (20). O presidente do diretório no Recife, Oscar Barreto, disse ter sido “pego de surpresa” ao ser notificado na noite deste sábado.
No Recife, o Partido dos Trabalhadores tem cerca de 33,3 mil filiados. Como o Blog havia antecipado, houve divergências nas listas com os nomes de quem quitou a anuidade e estaria apto a votar. O último número seria de 24 mil. A executiva municipal estava com uma previsão nada otimista, de que apenas a metade dos filiados iria às urnas neste domingo. Nos últimos dias, houve uma corrida contra o tempo para arrecadar dinheiro suficiente para garantir a votação de todos.
A decisão do juiz veio após o diretório nacional do PT ter determinado, através de fax, que apenas os filiados que pagaram suas contribuições de forma individual, até o dia 5 de maio, votariam nas urnas eletrônicas cedidas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Ao passo que aqueles que tiveram suas contribuições de forma coletiva, até o dia 10, votariam em separado, em urnas manuais, na sede do PT municipal. Esses votos seriam submetidos a futura apuração e deliberação. Com a decisão, todos os filiados votarão nas urnas eletrônicas das respectivas zonas eleitorais – exceto aqueles que, embora tenham pago a anuidade, não atualizaram seu cadastro e indicaram suas zonas eleitorais. Estes votarão na urna manual.
Curiosamente, o juiz Nilson Nery é o mesmo que, em setembro de 2008, determinou a cassação do registro de candidatura de João da Costa, em primeira instância. A alegação na época foi o uso da estrutura da Secretaria de Educação na campanha do PT. O então prefeito João Paulo foi inocentado na ação. João da Costa recorreu do processo, concorreu à Prefeitura sub-júdice e se elegeu com 51% dos votos válidos. Posteriormente, foi inocentado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário